Variola Vera (1982) - Goran Marković

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Variola Vera (1982) - Goran Marković

Post by JoséMiguel »

Variola Vera
Image
Drama/Ficção Histórica (110 min) - "Variola Vera"

Data de Estreia: 9 de Julho de 1982 (Jugoslávia)
Realização: Goran Marković

Sinopse:
Filme baseado em factos verídicos ocorridos em 1972 na Jugoslávia, onde surge uma epidemia de varíola, que leva o governo a declarar lei marcial e a encerrar as fronteiras. Esta é a história dramática do Hospital Geral de Belgrado, cercado por tropas e sob quarentena.

imdb: http://www.imdb.com/title/tt0083275/
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Variola_Vera
Excerto:


Image

Conforme a sinopse, este filme baseia-se num caso verídico, embora a história seja semi-ficcional, podem ler os acontecimentos de 1972 aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/1972_outbr ... Yugoslavia

Este é o cinema do Bloco de Varsóvia, muito diferente do cinema da Europa Ocidental, neste filme o orçamento não era muito, e à primeira vista até tem aspecto de um filme italiano manhoso acerca de zombies, mas em compensação o esforço de toda a equipa, aliado simultaneamente a um argumento sério e sólido, consultadoria de médicos especialistas, e a mítica cinematografia soviética, fazem deste filme um trabalho de qualidade acerca de um tema interessante.

Image

Este não é um filme de Hollywood com o objectivo de ser "um filme fixe", esta história é passada na Europa, e as pessoas comportam-se como pessoas normais, com lógica e credibilidade. A acção é mesmo filmada num Hospital genuíno, com equipamento autêntico, nada de estúdios e adereços. Não é um filme com uma fotografia elegante, todas as imagens são depressivas e sombrias.

Image

Se repararem no actor com óculos da imagem acima (filmagem autêntica dentro do carro), podem vê-lo a bordo do helicóptero, na imagem seguinte, final de um zoom longo com o cameramen no pátio do hospital:

Image

Eu gostei do filme, porque gosto deste tema apocalíptico da quarentena, admito que por vezes achei-o aborrecido, mas o género do filme é o drama, e não acção. Depois é um filme pedagógico, porque fui ao wikipédia ler sobre a varíola, julgava que era uma doença de criança estilo papeira ou sarampo, mas afinal é pior que a gripe das aves. Só existem 2 amostras, uma na Rússia e outra no CDC em Atlanta (conhecido vosso do Walking Dead).

Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Variola Vera (1982) - Goran Marković

Post by JoséMiguel »

Trailer criado por mim

Ando a fazer trailers para os grandes filmes que apresentei no fórum, antes de ter a ferramenta do Movie Maker.

Não posso tão cedo recarregar os screenshots omissos na mensagem original (a vigarice do Photobucket é outra história), mas adorei fazer este vídeo acerca de um caso verídico tão dramático (saído de um filme de apocalipse de zombies do George Romero) passado numa capital europeia em 1972, lá pelas terras do Bloco Comunista.

Eu acho que este filme é genial em muitíssimos aspectos, incluindo o realizador neste filme criticar o governo em 1982, antes do colapso da ditadura comunista. Por exemplo a sequência final do filme envolve política internacional e a Organização Mundial de Saúde, e está de acordo com a informação presente na Wikipédia em 2018, mas pela maneira como ela está ensaiada e filmada, vê-se logo que o realizador está a culpar o governo jugoslavo de 1972 por não ter procedido correctamente durante o estado de quarentena, não tendo salvo mais vidas humanas por motivos políticos...

O meu trailer ficou muito engraçado: :-P

Post Reply