Um Lance no Escuro chegou ao fim

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

«Django», «Goodfellas»... e muito mais, nesta quarta emissão de «Um Lance no Escuro», um especial dedicado às canções dos filmes. O podcast está agora disponível e podem ouvi-lo, como sempre, na Rádio Autónoma. São 25 minutos de boa música!

http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2103
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

Já está disponível o podcast da quinta emissão de Um Lance no Escuro. O convidado foi o Francisco Rocha, do blog My Two Thousand Movies. Para a semana não haverá programa, mas voltaremos dia 21, com mais uma emissão! :)

http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2104
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

Hoje há Um Lance no Escuro, e o convidado é o José Carlos Maltez, do blog A Janela Encantada. Uma conversa sobre clássicos e a magia do Cinema, para ouvir às 22 horas, na Rádio Autónoma.

www.radioautonoma.com
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by JoséMiguel »

Nunca cheguei a ripar os programas de rádio do Rui, para ouvir no rádio do automóvel... Falta de tempo e muitos problemas e distracções... Muitas vezes dou por mim a guiar e a desejar que o tivesse feito.

Ora bem, estive a espreitar os primeiros 5 minutos do programa 5, com o convidado Francisco Rocha, que explica que tinha dificuldades para encontrar legendas PT-PT para filmes norte-americanos ultra-famosos... :o :-? :wink: :roll: Não ouvi o resto da entrevista (quero fazê-lo, pois o Rui é um tipo inteligente e gosto de ouvir os comentários dele), mas o convidado Francisco Rocha que se acautele, porque sincronizar e traduzir legendas russas de filmes polacos para o inglês é tramado, e muito penei eu...

Foi o caso do filme polaco "Copérnico", que apenas possui legendas SRT em russo (no mundo inteiro). O cientista Nicolau Copérnico era polaco, e quando encontrei o filme no You Tube demorei 2 dias a auto-traduzir as legendas do cirílico russo para inglês e a sincronizá-las com o filme. Infelizmente o Manoel de Oliveira também tinha colegas pseudo-intelectuais na Polónia Comunista e por isso desisti de ver o filme a 1/5 do tempo... Foi pena o desperdício de meios do estado e uma falta de respeito ao cientista Copérnico, mas eu tinha de investigar o filme... :-D o-( Não criei nenhum tópico sobre esse filme...

Esse exemplo até é um caso fácil, existem muitos outros filmes sem qualquer idioma de legendas, e impossível de ser visto por um português, como este:


É um filme oficial da parceria do estúdio polaco TOR com o You Tube, acerca do primeiro dia da 2ª Guerra Mundial em 1 de Setembro de 1939, quando a Polónia é atacada. Parece ser excelente, mas não encontrei legendas.
Este foi o meu feedback aos tais primeiros 5 minutos da entrevista do programa 5, a propósito de legendas de filmes.

Vamos ver se o Rui me convida para falar de cinema de leste... lá para final de 2015 ou princípio de 2016, porque antes não posso... :-)

Qualquer dia a RTP contrata o Rui para ser anfitrião de uma rúbrica acerca de cinema. Ele bem merece. yes-)

PS: Esse tal Francisco Rocha que tente encontrar legendas para os filmes polacos dos estúdios TOR e KADR, que estão no You Tube... :wink: :biggrin:

Nota: O meu comentário é apenas acerca do tema das legendas, pois apenas ouvi os primeiros 5 minutos do programa. :oops:
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote:Nunca cheguei a ripar os programas de rádio do Rui, para ouvir no rádio do automóvel... Falta de tempo e muitos problemas e distracções... Muitas vezes dou por mim a guiar e a desejar que o tivesse feito.

Ora bem, estive a espreitar os primeiros 5 minutos do programa 5, com o convidado Francisco Rocha, que explica que tinha dificuldades para encontrar legendas PT-PT para filmes norte-americanos ultra-famosos... :o :-? :wink: :roll: Não ouvi o resto da entrevista (quero fazê-lo, pois o Rui é um tipo inteligente e gosto de ouvir os comentários dele), mas o convidado Francisco Rocha que se acautele, porque sincronizar e traduzir legendas russas de filmes polacos para o inglês é tramado, e muito penei eu...

Foi o caso do filme polaco "Copérnico", que apenas possui legendas SRT em russo (no mundo inteiro). O cientista Nicolau Copérnico era polaco, e quando encontrei o filme no You Tube demorei 2 dias a auto-traduzir as legendas do cirílico russo para inglês e a sincronizá-las com o filme. Infelizmente o Manoel de Oliveira também tinha colegas pseudo-intelectuais na Polónia Comunista e por isso desisti de ver o filme a 1/5 do tempo... Foi pena o desperdício de meios do estado e uma falta de respeito ao cientista Copérnico, mas eu tinha de investigar o filme... :-D o-( Não criei nenhum tópico sobre esse filme...

Esse exemplo até é um caso fácil, existem muitos outros filmes sem qualquer idioma de legendas, e impossível de ser visto por um português, como este:


É um filme oficial da parceria do estúdio polaco TOR com o You Tube, acerca do primeiro dia da 2ª Guerra Mundial em 1 de Setembro de 1939, quando a Polónia é atacada. Parece ser excelente, mas não encontrei legendas.
Este foi o meu feedback aos tais primeiros 5 minutos da entrevista do programa 5, a propósito de legendas de filmes.

Vamos ver se o Rui me convida para falar de cinema de leste... lá para final de 2015 ou princípio de 2016, porque antes não posso... :-)

Qualquer dia a RTP contrata o Rui para ser anfitrião de uma rúbrica acerca de cinema. Ele bem merece. yes-)

PS: Esse tal Francisco Rocha que tente encontrar legendas para os filmes polacos dos estúdios TOR e KADR, que estão no You Tube... :wink: :biggrin:

Nota: O meu comentário é apenas acerca do tema das legendas, pois apenas ouvi os primeiros 5 minutos do programa. :oops:
José, agora os programas são mais curtos e eu contenho-me mais no encher chouriços, acho que estão melhorzinhos! :mrgreen: Vale a pena ouvir o resto da emissão... mas eu sou suspeito. :lol: Além disso, o site da Rádio permite descarregar os podcasts em mp3 directamente.

Considera-te convidado! yes-) Tens é de me lembrar mais ou menos por essa altura, não sei se o programa continua até finais de 2015! :-?

Já agora, eis aqui o podcast da sexta emissão, e o convidado é o José Carlos Maltez, do blog A Janela Encantada. A conversa foi sobre nostalgia, clássicos e o Poder do Cinema. Mais um divertido momento de cavaqueira radiofónica!

http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2165
Javier Mendez
Novato
Posts: 35
Joined: March 11th, 2013, 5:49 pm
Location: Málaga, España

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by Javier Mendez »

Eu aprecio muito este trabalho que tens feito, devo dizer que sou espanhol e estes podcasts não só são interessantes como também me ajudam na aprendizagem da lingua, eu estudo português mas tenho alguma dificuldade na forma como voces falam, e ao ouvi isto e musicas do vosso pais e por vezes filmes ajuda-me bastante, Obrigado por fazeres este trabalho e continua com o bom trabalho
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

Javier Mendez wrote:Eu aprecio muito este trabalho que tens feito, devo dizer que sou espanhol e estes podcasts não só são interessantes como também me ajudam na aprendizagem da lingua, eu estudo português mas tenho alguma dificuldade na forma como voces falam, e ao ouvi isto e musicas do vosso pais e por vezes filmes ajuda-me bastante, Obrigado por fazeres este trabalho e continua com o bom trabalho
Obrigado Javier! yes-) Estás a escrever cada vez melhor, parabéns! salut-)

Obrigado eu por te dares ao trabalho de ouvir estas conversas! :-D Fico feliz que estes programas estejam a ser úteis para ti!

Já agora, aqui fica o mais recente, com entrevista a António Sala.
http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2201
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by JoséMiguel »

rui sousa wrote:Já agora, aqui fica o mais recente, com entrevista a António Sala.
http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2201
Olha lá Rui, como é que consegues entrevistar estas personalidades mediáticas? :o :shock: :-?

Cá para mim já começas a ser conhecido por colegas e professores, como o próximo comentador cinematográfico da RTP nas vindouras décadas de 2020/2030. :-))) yes-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote:
rui sousa wrote:Já agora, aqui fica o mais recente, com entrevista a António Sala.
http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2201
Olha lá Rui, como é que consegues entrevistar estas personalidades mediáticas? :o :shock: :-?

Cá para mim já começas a ser conhecido por colegas e professores, como o próximo comentador cinematográfico da RTP nas vindouras décadas de 2020/2030. :-))) yes-)
Por acaso não José. Tem sido tudo através do facebook! :mrgreen: Envio mensagem a pessoas que gostava de entrevistar e, felizmente, a maioria tem-me respondido :)

o convidado de ontem foi o Miguel Gonçalves Mendes, realizador do «José e Pilar». Aqui fica o podcast:
http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2219
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

A nona emissão de Um Lance no Escuro, que teve Manuel S. Fonseca como (Grande) convidado, já está disponível em podcast! :)
http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2238
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

A décima edição de Um Lance no Escuro já está disponível em podcast. O convidado foi João Chaves, e não estranhem: o programa é o mesmo, mas a introdução é melhor que todas as outras. :)

http://www.ualmedia.pt/ra/?v=2256
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by JoséMiguel »

Venho submeter oficialmente uma cunha ao Rui Sousa, para um próximo convidado:

Image

Eu não gosto de comédia, e no entanto, este grande humorísta Ricardo de Araújo Pereira, consegue fazer-me rir! yes-) :lol: :o :-?

Para além de eu achar que ele tem uma grande capacidade de "humor de intervenção", tal como o Zeca Afonso fazia música de intervenção e o Stanley Kramer fazia filmes de intervenção, este gato fedorento, além de ser excepcionalmente muito inteligente, parece ser bom rapaz, com o coração no sítio certo, e é bem capaz de aceitar ser entrevistado . Basta que descubras um email de contacto e lhe mandes o link do DVD Mania, Rádio Autónoma, etc. yes-)

É apenas Whisfull Thinking da minha parte... sei que é improvável de acontecer... :-( Mas como tens tido grandes convidados, quem sabe...
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by rui sousa »

JoséMiguel wrote:Venho submeter oficialmente uma cunha ao Rui Sousa, para um próximo convidado:

Image

Eu não gosto de comédia, e no entanto, este grande humorísta Ricardo de Araújo Pereira, consegue fazer-me rir! yes-) :lol: :o :-?

Para além de eu achar que ele tem uma grande capacidade de "humor de intervenção", tal como o Zeca Afonso fazia música de intervenção e o Stanley Kramer fazia filmes de intervenção, este gato fedorento, além de ser excepcionalmente muito inteligente, parece ser bom rapaz, com o coração no sítio certo, e é bem capaz de aceitar ser entrevistado . Basta que descubras um email de contacto e lhe mandes o link do DVD Mania, Rádio Autónoma, etc. yes-)

É apenas Whisfull Thinking da minha parte... sei que é improvável de acontecer... :-( Mas como tens tido grandes convidados, quem sabe...
Nem é assim tão difícil José. Pelo que sei ele dá aulas numa pós-graduação na minha faculdade. Talvez possa ser um dos convidados futuros... mas da próxima temporada, que esta está quase a acabar. :mrgreen:
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by PanterA »

Ele também é professor?
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Um Lance no Escuro - na Rádio Autónoma

Post by JoséMiguel »

rui sousa wrote:Nem é assim tão difícil José. Pelo que sei ele dá aulas numa pós-graduação na minha faculdade. Talvez possa ser um dos convidados futuros... mas da próxima temporada, que esta está quase a acabar. :mrgreen:
Grande Rui! yes-) salut-) ;-)
Post Reply