Streets of Fire (1984) - Walter Hill
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Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Estrada de Fogo - Streets of Fire
Decidi ver mais um dos DVDs comprados a €1 no Jumbo. Desta vez escolhi este, um dos poucos que me escapou na altura em que via quase tudo o que havia para ver.
Pelos vistos não perdi muito. Acho que só tendo visto na altura é que poderia apreciar isto. É tão mau que me ri a maior parte do tempo. Entendo a fascinação dos adolescentes no entanto. Música, heróis com atitude que na altura deveria ser o máximo do cool, mas que hoje provocam risos. Tiros que conseguem provocar tantas explosões como bombas. Mesmo o vilão, um jovem Willem Dafoe com as suas roupagens, penteados e trejeitos me faz sorrir. Tão mal representado e tão completamente irreal que quase alcança o nível dos filmes do Ed Wood.
E a pensar que este é um filme de Walter Hill - que também participou no argumento - o realizador dos infinitamente superiores e anteriores, O Lutador da Rua - "Hard Times", Os Selvagens da Noite - "The Warriors" e 48 Horas - "48 Hrs."
O argumento resume-se a uma cantora que é raptada num concerto de rock por um gangue de motoqueiros que toda a gente sabe quem são, incluindo a polícia, mas que não fazem nada e é necessário que seja chamado o ex-namorado, um antigo delinquente juvenil que foi para o excército e que se torna mercenário. Ajudado por uma antiga soldado e pelo renitente manager da cantora, invadem o covil dos motoqueiros e no meio de muitas explosões e tiros salvam a cantora e vão enfrentar depois a ira do gangue.
O que no papel e bem feito poderia ser uma fime com interesse, torna-se numa quase paródia involutária, de tão mau que é.
O DVD nacional tem a imagem cortada em Pan&Scan para 4x3 e o som stereo, tendo como único extra um trailer.
Para quem tem boas recordações deste filme, aconselho mesmo a ficar pelas recordações, pois terá uma enorme desilusão. E daí, não sei, o valor da nostalgia tem a sua importância - eu que o diga.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
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Re: Streets of Fire (1982) - Walter Hill
Subscrevo totalmente, Pedro ia cheio de fé p'ra isto, já que toda a gente o considera um cult movie, mas... que desastre! Não te ponta por onde se lhe pegue. Só a ambiência 80's exagerada se aguenta. No restante, tudo mesmo muito mau.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Re: Streets of Fire (1982) - Walter Hill
Este era daqueles filmes que tinham um grande sucesso nos clubes de video na altura e realmente nos anos 80 o filme via-se bem, era cheio de estilo e a actriz principal era lindissima. Mas há umas semanas apanhei-o no canal Holywood e tenho que concordar que envelheceu muito mal, tanto que dei comigo a pensar: como é que fui capaz de achar graça a isto? E o mais curioso é que só agora reparei que a tal actriz que tanto furor fazia na altura era a Diane Lane, provavelmente no seu primeiro papel.
Re: Streets of Fire (1982) - Walter Hill
Eu sempre gostei deste filme e continuo a gostar hoje em dia. Não perdeu uma pitada de encanto para mim, apesar de uma certa abordagem "infantil" que agora consigo associar à narrativa. Tudo o que é ridículo no filme está numa espécie de patamar de "fábula moderna", para mim, a contar com uma forte influência dos códigos do western, e, tal como refere o "aviso", a história passa-se "in another time, in another place..."
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
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Re: Streets of Fire (1982) - Walter Hill
Tenho o filme há que tempos, mas ainda não o vi. E não me consigo recordar se o vi na altura...
Quanto a determinados filmes envelhecerem mal... os filmes são exactamente os mesmos que eram... quem "envelheceu" foram os antigos "eightianos"...
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Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Vi no cinema na altura, e tinha tudo o q se pedia a um filme para adolescentes nos anos 80. Depois a banda sonora tb teve mto impacto na altura com o album mtas semanas no top tuga dos mais vendidos. Digamos q era uma combinação quase perfeita de um marketing natural, e n imposto pelos media como hoje em dia.
Depois o filme ainda teve por cá outro motivo para continuar a ser falado, n havia edição nacional em dvd do mesmo, e o culto lá se foi mantendodo. Na tv tb nunca passa, ou seja o mito continua, quase sem se saber como ou pq....
Depois o filme ainda teve por cá outro motivo para continuar a ser falado, n havia edição nacional em dvd do mesmo, e o culto lá se foi mantendodo. Na tv tb nunca passa, ou seja o mito continua, quase sem se saber como ou pq....
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Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Como eu digo entendo a fascinação. Roupagens e penteados vistosos, uma miúda bonita com vestuário ousado (rachas nas saias a mostrar as pernas), um herói típico rebelde com ar cool (para a época) e muitas explosões. Música da moda teen da altura. Estilo sobre substância, infelizmente.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Também gosto bastante desse filme, pertence ao meu imaginário de adolescência, também o fui ver ao cinema. Ainda está à venda nos Jumbos a 1€?
Every day is a gift... But does it have to be a pair of socks? Tony Soprano.
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Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Já o tinha comprado há uns tempos, mas só agora é que o vi. Pelo menos no de Alfragide já não há.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
E a propósito de antigas pérolas da nossa juventude, deste alguém se lembra?
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Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Como disse antes, eu via quase tudo na época . E pelo que me lembro este é um dos que é melhor ficar por lá.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
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Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Pedro Pereira de Carvalho wrote:Como eu digo entendo a fascinação. Roupagens e penteados vistosos, uma miúda bonita com vestuário ousado (rachas nas saias a mostrar as pernas), um herói típico rebelde com ar cool (para a época) e muitas explosões. Música da moda teen da altura. Estilo sobre substância, infelizmente.
Acho q se calhar tens mais exemplos desses hoje, do que naquela altura A diferença para mim do SoF é q acho q o filme n foi feito para ser de culto, e q por alguns motivos "aleatórios", q nada têm a ver com a sua qualidade, ou falta dela, acabou por o ser. Hoje mais facilmente se fabricam esses "filmes de plástico",
Repito, n haver em DVD, e embora n possa jurar mas quase, o filme nunca ter passado na TV tuga (acho q nem no Hollywood) e n faço ideia pq, acabaram por lhe conferir um pouco esse estatuto de culto, q é mais saudosista q outra coisa...
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Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Era desse filme a musica dos Psychedelic Furs:-DCabeças wrote:E a propósito de antigas pérolas da nossa juventude, deste alguém se lembra?
Lembro-me + da música q do filme, e aliás tenho mesmo duvidas, se cheguei a vê-lo....
Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
penso que estas a confundir com o filme Pretty in Pink:
a grande musica do Mannequin e esta:
a grande musica do Mannequin e esta:
Re: Streets of Fire (1984) - Walter Hill
Os 80's mostram as garras!
Para que não fique a faltar o estandarte principal do tópico, deixo aqui as duas do Streets of Fire que terão contribuido mais fortemente para o sucesso do filme na altura, em particular junto de um certo estrato juvenil:
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Quanto ao "style over substante", é evidente que o filme transbordava de efeitos de estilo cenográficos, de clichés narrativos já nessa altura bastante firmados, e de uma história assente sobre base requentada, feita de restos colhidos de outros filmes, que nada de particulamente novo trazia a género nenhum, só que essa mistura arriscada de filme romântico para teens (seria grosso modo um equivalente de então ao Twilight) com os trejeitos de uma longa linhagem de westerns "à americana", deslocando o aglomerado populacional do seu espaço por excelência no meio do territórios inóspitos da grande planície americana para um ambiente urbano moderno (que, embora de colocação incerta, em determinados momentos faz lembrar o do The Warriors), mais um temperozito de Rock'n'Roll a cobrir tudo, resultou em cheio. Do velho se faz novo, e as questões de estilo, neste caso como em muitos outros, se adequadamente tratadas e aplicadas, permitem dar uma roupagem fresca e criar uma identidade própria suficientemente autónoma para resultar em "something completely different".
O que foi construído no filme quanto a estes aspectos, foi-o de forma deliberada - mas admito perfeitamente que a identidade dos 80's nos apareça nesta altura bastante visível e vincada, dando-lhe o tal aspecto de datado (em cima da noção de que o público alvo era adolescente). Como decidimos olhar para ele, isso já depende de cada um.
Para que não fique a faltar o estandarte principal do tópico, deixo aqui as duas do Streets of Fire que terão contribuido mais fortemente para o sucesso do filme na altura, em particular junto de um certo estrato juvenil:
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Quanto ao "style over substante", é evidente que o filme transbordava de efeitos de estilo cenográficos, de clichés narrativos já nessa altura bastante firmados, e de uma história assente sobre base requentada, feita de restos colhidos de outros filmes, que nada de particulamente novo trazia a género nenhum, só que essa mistura arriscada de filme romântico para teens (seria grosso modo um equivalente de então ao Twilight) com os trejeitos de uma longa linhagem de westerns "à americana", deslocando o aglomerado populacional do seu espaço por excelência no meio do territórios inóspitos da grande planície americana para um ambiente urbano moderno (que, embora de colocação incerta, em determinados momentos faz lembrar o do The Warriors), mais um temperozito de Rock'n'Roll a cobrir tudo, resultou em cheio. Do velho se faz novo, e as questões de estilo, neste caso como em muitos outros, se adequadamente tratadas e aplicadas, permitem dar uma roupagem fresca e criar uma identidade própria suficientemente autónoma para resultar em "something completely different".
O que foi construído no filme quanto a estes aspectos, foi-o de forma deliberada - mas admito perfeitamente que a identidade dos 80's nos apareça nesta altura bastante visível e vincada, dando-lhe o tal aspecto de datado (em cima da noção de que o público alvo era adolescente). Como decidimos olhar para ele, isso já depende de cada um.
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