Pleasantville (1998) - Gary Ross

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Image
Pleasantville - Viagem ao Passado

Isto dos filmes é como as cerejas, estava eu a escrever a crítica a O Lado Bom da Fúria e entre Joan Allen, fábula e New Line, deu-me vontade de rever este magnífico filme Pleasantville - Viagem ao Passado, talvez já não tão conhecido por um público mais recente.

Era uma vez... um rapaz moderno (Tobey Maguire, antes de Beleza Americana e Homem-Aranha), cuja vida no mundo moderno, com desgraças, tragédias, guerras e fome, injustiça, uma família desfeita, o levam a refugiar-se nos sonhos. Nos sonhos de um passado perfeito para ele, o de uma velha série de TV a preto e branco, na altura em que a América era inocente, a vida nos subúrbios com famílias ideais, onde todos tinham o seu lugar e tudo era risonho e limpo, a vida perfeita e sem mudanças.

Um dia, esse mesmo rapaz recebe um comando que sem o saber, é mágico e irá transportá-lo ao mundo dos seus sonhos em tons de cinzento. O problema... a sua irmã (Reese Witherspoon), que detesta essa nostalgia, vive apaixonadamente no presente e que por azar (será?), é transportada com ele para esse mesmo mundo mágico a preto e branco. E enquanto o rapaz se integra fácilmente no seu mundo perfeito, ela sente-se entediada e decide divertir-se...

E tal qual uma Eva moderna é o sexo que irá mudar a ordem das coisas. Em resultado uma rosa ganha a cor vermelho, e a cor vermelha começa a quebrar todo o colete de forças deste mundo.

É estranho como a mente e a memória nos pregam partidas. A minha memória dizia-me que a personagem de Reese Witherspoon ao beijar o seu companheiro de saída mudaria a cor dos lábios para vermelho - uma homenagem aos beijos de Cinema Paraíso - mas na realidade ao rever o filme a primeira cor é a rosa vermelha que o acompanhante de Reese vê após o seu encontro sexual.

Seja um libelo contra os regimes autoritários fascistas ou de esquerda, uma denúncia da censura ou dos vendedores de sonhos, poderia apresentar 1001 críticas sobre este filme todas de um ângulo diferente. Um filme sobre a liberdade e sobre o caos, um apaixonado protesto contra o imobilismo. E o uso da cor, a cor que transborda, transgride e revolta-se, um prodígio de imaginação que só poderia ser filmado com as técnicas modernas. Talvez algo de homenagem ao Feiticeiro de Oz. Aliás apesar de não transparecer, o filme teve o maior número de efeitos especiais da altura. Talvez algo comparado ao Avatar nos dias de hoje, mas de uma forma mais subtil.

Existem tantas cenas, fases, referências que poderia discutir deste filme, que poderia passar vários posts só a discuti-las. Por exemplo a quase inversão da atitude dos personagens principais. Embora seja a sua irmã a iniciar físicamente todas as mudanças, na realidade é a personagem de Tobey Maguire que inconscientemente introduz a mudança, quer ao forçar o encontro da irmã, o libertar da personagem de Jeff Daniels que origina o interesse da sua mãe na série, ou a leitura dos livros aos restantes personagens. Livros como As Aventuras de Huckleberry Finn, The Catcher in the Rye ou O Amante de Lady Chatterley que foram na realidade alguns dos mais banidos livros nos EUA.

Um elenco, na altura não propriamente de estrelas de primeira grandeza, interpretam brilhantemente este filme dirigido por Gary Ross, o argumentista de Big com argumento do próprio e produzido entre outros por Steven Soderbergh.

O DVD inclui um óptimo comentário áudio do realizador e argumentista, um documentário e o excelente vídeo da música final do filme, uma cover por Fiona Apple de uma canção dos Beatles, cujas imagens são inspirado numa das cenas do filme.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by Cabeças »

Confesso envergonhado que tenho este filme em edição nacional há imensos anos... e que tenho vontade de o ver há imensos anos também!

Por uma razão ou por outra, acabei por nunca o ver, mas sempre pensei que era um filme de que iria gostar bastante.

A ver se depois da crítica do Pedro yes-) eu o vejo este fim-de-semana!
Cabeças
Image
User avatar
tok
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2196
Joined: December 30th, 2002, 2:10 am

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by tok »

Também o tenho ... mas nao sei onde !!!
No outro dia fui para revê-lo e ao abrir a caixa vi que não tinha lá o disco dentro . Acho que deve ter sido numa altura em que quando emprestava filmes só emprestava o discos e ficava com a caixa !

Grrrr
If I speak at one constant volume, at one constant pitch, at one constant rhythm, right into your ear, you still won't hear. - A Small Victory
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by Cabeças »

tok wrote:Também o tenho ... mas nao sei onde !!!
No outro dia fui para revê-lo e ao abrir a caixa vi que não tinha lá o disco dentro . Acho que deve ter sido numa altura em que quando emprestava filmes só emprestava o discos e ficava com a caixa !

Grrrr

Regra de ouro do Coleccionador: não se emprestam filmes a ninguém. como?-)
Cabeças
Image
User avatar
Paulo Sousa Dias
Fanático
Fanático
Posts: 598
Joined: February 20th, 2002, 1:28 pm
Location: Lisboa / Portugal

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by Paulo Sousa Dias »

Cabeças wrote:Confesso envergonhado que tenho este filme em edição nacional há imensos anos... e que tenho vontade de o ver há imensos anos também!

Por uma razão ou por outra, acabei por nunca o ver, mas sempre pensei que era um filme de que iria gostar bastante.

A ver se depois da crítica do Pedro yes-) eu o vejo este fim-de-semana!
Cabeças, vê, que é um filme excelente! :-)
Paulo Sousa Dias
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by rui sousa »

Excelente trabalho Pedro! yes-)
Quando vi este filme em 2011 deixei uma pequena opinião no tópico do "Qual foi o último filme que viram?". Deixo aqui a mesma:

Dois irmãos adolescentes entram no mundo de uma famosa série de televisão americana dos anos 50, por causa de um comando mágico dado por um estranho técnico de televisores. Contando assim a história de «Pleasantville» de uma forma bastante resumida, pode não gerar grande expectativa. Errado! Este filme consegue ser, além de uma homenagem à época do preto e branco, uma metáfora sobre o cinzento que é a sociedade actual, ao longo do que vamos conhecendo desse estranho universo televisivo, onde as pessoas aparentam ser muito felizes e em que o seu horizonte não vai para além da cidade onde vivem (algo comum nas séries dessa época). É com a entrada acidental nesse mundo que David (Tobey Maguire) e Jennifer (Reese Witherspoon) vão tomar o lugar dos filhos de um casal da dita série, que com a sua chegada vai ser completamente alterada, o que causará estranheza e mais tarde mudança nos habitantes de Pleasantville.
Uma extraordinária fita.
Nota: *****
User avatar
tok
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2196
Joined: December 30th, 2002, 2:10 am

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by tok »

Cabeças wrote:
tok wrote:Também o tenho ... mas nao sei onde !!!
No outro dia fui para revê-lo e ao abrir a caixa vi que não tinha lá o disco dentro . Acho que deve ter sido numa altura em que quando emprestava filmes só emprestava o discos e ficava com a caixa !

Grrrr

Regra de ouro do Coleccionador: não se emprestam filmes a ninguém. como?-)

grr-) grr-) grr-) grr-) grr-) grr-) grr-) grr-) grr-) grr-)
If I speak at one constant volume, at one constant pitch, at one constant rhythm, right into your ear, you still won't hear. - A Small Victory
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by JoséMiguel »

Eu vi este filme quando passou na televisão pública portuguesa, há uns 10 anos. Tinha gostado na altura, pois sou fã de sci-fi, embora o filme seja do género fantasia e não sci-fi, são estilos que se roçam frequentemente.

Image

Não sabia o nome do filme, até o Pedro ter feito esta crítica, e voltei a revê-lo, gostei ainda mais dele, mas por outros motivos...

É um excelente filme, de qualidade e bem executado. A quem ainda não o viu, chamo a atenção de que começa numa espécie de filme fútil da tanga, para adolescentes, ao estilo da série "Beverly Hills 90210", ou talvez uma idiotice como o "Scary Movie", mas o filme é poderoso e feito com maturidade.

Image

Como o Pedro indicou no seu excelente texto, o filme é tão rico, que permite mil críticas diferentes. Eu já li o artigo Wikipédia sobre a censura religiosa do cinema americano até 1968, pelo que revi o filme tendo isso em conta:

http://en.wikipedia.org/wiki/Motion_Pic ... ction_Code

Quem gosta de algum filme norte-americano, que tenha sido feito antes de 1968, deve ler este artigo, parece que a Igreja usou o cinema como plataforma de evangelização e lavagem ao cérebro do povo, está lá tudo explicado, e falam até no Casablanca. Cinema à parte, isto deve ser denunciado e contado pois promoveu abertamente, às claras, o racismo contra os negros, incentivou à guerra, e no que parece saído da 4º directiva secreta do Robocop (que não podia agir contra a empresa que o criou), tem lá uma cláusula igual ("Robocopiana"), também secreta na altura, a proteger a Igreja.

Image

O tema principal do Pleasentville é esta censura do "Production Code", com toda a carga religiosa que faz a vila parecer o paraíso perdido de Adão e Eva, e com alusão ao racismo, quando os comerciantes colocam cartazes a dizer "proibida entrada a pessoas de cor", mas fico na dúvida se o filme está realmente a criticar sériamente, ou apenas a ridicularizar algo que se calhar já é conhecimento geral dos americanos, mas desconhecido dos cinéfilos de outros países, tais como Portugal.

Por exemplo eu como português não percebo se os casais reais americanos dos anos 50, tinham realmente aquelas camas de solteiro lado a lado (e faziam filhos por magia), ou se era algum tipo de propaganda religiosa do Production Code. Alguém saberá a resposta? O filme destaca isto logo no início.

Image

Não me parece que o filme seja político ou crítico, realmente cada um vê nele o que quer ver...mas que é um excelente filme, não tenho dúvida... e funciona muito bem como filme romântico, com belas músicas e fotografia. Não sei bem o que achar dele, e só por isso é bom sinal.

É um filme que começa de forma suspeita, que pode levar o cinéfilo a achar que não merece a pena o tempo, mas que melhora lenta, mas exponencialmente, à medida que vai progredindo, e que termina nesta belíssima canção da Fiona Apple (adaptada do original dos Beattles), o teledisco oficial contém imagens do filme, e esta música para mim resume a carga emocional do filme:

JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by JRibeiro »

Acho piada falares da censura norte americana e não referires nem por um momento a censura soviética que foi muito mais intensa e drástica. Além de que nos EUA a censura foi auto imposta, o governo não podia fazer nada, enquanto que na URSS quem abrisse o pio contra o governo comuna ia logo para um gulag na Sibéria.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
miguelj
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 219
Joined: May 30th, 2001, 11:48 am
Location: Portugal

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by miguelj »

JRibeiro wrote:Acho piada falares da censura norte americana e não referires nem por um momento a censura soviética que foi muito mais intensa e drástica. Além de que nos EUA a censura foi auto imposta, o governo não podia fazer nada, enquanto que na URSS quem abrisse o pio contra o governo comuna ia logo para um gulag na Sibéria.
Não vejo qual seja a piada... O filme foi feito na URSS por acaso? O filme passa-se na URSS dos anos 50? E já agora porque não falar na censura chinesa ou coreana? :evil: :evil: :evil:
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by JRibeiro »

miguelj wrote:
JRibeiro wrote:Acho piada falares da censura norte americana e não referires nem por um momento a censura soviética que foi muito mais intensa e drástica. Além de que nos EUA a censura foi auto imposta, o governo não podia fazer nada, enquanto que na URSS quem abrisse o pio contra o governo comuna ia logo para um gulag na Sibéria.
Não vejo qual seja a piada... O filme foi feito na URSS por acaso? O filme passa-se na URSS dos anos 50? E já agora porque não falar na censura chinesa ou coreana? :evil: :evil: :evil:
Falei da censura soviética porque o José Miguel farta-se de colocar aqui vários filmes soviéticos e nem por uma vez se referiu à intensa censura que a indústria cinematográfica soviética sofreu durante os anos do comunismo.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by JoséMiguel »

Boas, eu realmente tenho-me tornado fã do cinema soviético, que o divulgo aqui. Há uns tempos escrevi um texto chamado "cinema soviético", que funciona também como index para os filmes que vou apresentando, e dedico uma pequena secção à censura do cinema em 3 regiões: URSS, EUA e Península Ibérica. Acho que foram as 3 censuras todas más obviamente. Mas eram diferentes. E sim já vi filmes soviéticos que a seguir fui ao wikipédia e li que o realizador foi mesmo enviado para um Gulag na Sibéria e morreu lá, é verídico. O JRibeiro tem totalmente razão. Não fiz review a esse filme, acho que nem o vi (julgo que estava so a ler o wikipedia a decidir se o havia de ver), mas se o fizesse obviamente teria referido isso como facto curioso.

Mas fiz review ao filme russo Almirante (recente) e referi lá que teria sido proibido no tempo da censura soviética. No geral não vejo propaganda moral ou ideológica nos filmes que tenho apresentado aqui, tendem a ser filmes neutros, mas leio que há vários filmes de propaganda, eu é que não toco neles. Como exemplo "Eu Sou Cuba" filme claramente de propaganda, não fiz review, mas no meu texto (cinema soviético) referi que o Francis Ford Coppola restaurou o filme, porque muitos cineastas acham que tem a melhor filmagem até hoje, e pus lá 2 pequenos videos com camaras montadas em automoveis. Mas nunca faria uma review, pois não gosto nem recomendo o filme por causa da propaganda política. Os filmes que eu gosto, devem-se à técnica e qualidade, e são maioritariamente adaptações fieis de clássicos da literatura (exactamente porque os realizadores tinham medo de ir para o Gulag, e adaptar livros para o cinema era seguro).

PS: Pelo o problema acabou nos EUA, URSS e Europa, infelizmente temos o caso actual grave do médio oriente, onde cortam as cenas do filme Western "For A Few Dollars More" que contêm um crucifixo ou bebidas alcoólicas, e se houvesse um tipo a comer uma sandes de presunto também cortavam porque o porco é um animal demoníaco ou algo assim. :lol:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by nimzabo »

Este é um bocadinho ao contrário do Rosa Purpura do Cairo.
Em vez de sair a personagem do ecrã, são os telespetadores, dois irmãos, que passam para dentro da história (a preto e branco).
Entram num mundo perfeito, o da América dos anos 50, e vão ser eles que vão agitar esse mundo imutável e imaculado mas a preto e branco (que a pouco e pouco irá ganhando cor).
O argumento está genial cheio de alusões à história de Adão e Eva e cheio de pormenores por vezes difíceis de deslindar (pelo menos para mim).
http://www.imdb.com/title/tt0120789/?ref_=nv_sr_1
http://www.rottentomatoes.com/m/pleasantville
(os resumos quer do imdb quer do RT não fazem justiça ao filme)

Melhor que tudo é ver o trailer
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Pleasantville (1998) - Gary Ross

Post by José »

Maravilhoso, encantatório e inesquecível filme do final dos anos 90! Para além de ser um festim espectacular para os olhos - com recurso a efeitos especiais da mais elaborada ordem - , tem uma história sumarenta, belíssima, à beira do insustentável mas que não deixa ninguém indiferente.

A "culpa" é de um argumento muito bem trabalhado, com subtextos elegantemente tratados e subtis como uma brisa marítima, muito bem desenvolvidos, sobre a descoberta do poder da auto-estima, das valências pessoais que se encontram escondidas na penumbra, a opressão social e individual de maneira a preservar a "normalização" comunitária e o emergir em força do feminino num contexto dominado pelas mais veladas formas de controlo masculino.

Uma fábula social e moral excelente, a trazer à memória Capra, que penso que não será muito relembrada. Com Tobey Maguire, Reese Witherspoon, William H. Macy, Paul Walker, Jeff Daniels e uma gigantesca Joan Allen.
Post Reply