Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Post by jimmy »

Novo filme dos irmãos Coen

Trailer

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Post by siroco »

Image
Por Pedro Justino Alves

Um filme dos irmãos Coen, Joel e Ethan, é sempre um acontecimento. Por isso, esta quinta-feira, é dia de digressão aos cinemas para milhares de cinéfilos, ávidos por verem o novo filme da dupla, «A Propósito de Llewyn Davis», nomeado recentemente para o prémio de Melhor Filme de Comédia ou Musical dos Globos de Ouro, assim como o seu protagonista, Oscar Isaac, nomeado para o prémio de Melhor Actor de Comédia ou Musical (também recebeu nomeação para Melhor Música Original, com «Please, Mr. Kennedy»).
«A Propósito de Llewyn Davis» é uma espécie de homenagem ao folk (não é por acaso que o filme termina com um jovem desconhecido, Bob Dylan, no início da sua carreira, numa interpretação que acabaria por alterar a música norte-americana e, consequentemente, mundial), mas principalmente aos artistas derrotados, que lutam, lutam e, apesar dos seus talentos, não singram na carreira artística, por esta ou aquela razão, numa prova de que a aptidão não é suficiente para alcançarmos o ambicionado êxito e reconhecimento.

Oscar Isaac, deslumbrante (dificilmente não será nomeado aos Óscares), é precisamente esse artista perdido, que procura de todos os modos encontrar o seu caminho da fama. Cínico, deprimido e irresponsável, Llewyn Davis não tem pouso fixo. O sofá da casa dos seus amigos, e não só, é o seu pouso. Em pleno início dos anos 60, o “cantautor” procura vencer no mundo desconhecido do folk, que começa a dar os primeiros passos na sociedade norte-americana, em plena época hippie (apesar da revolução que representou, nunca é mencionada no filme, é totalmente ignorada, como se os irmãos Coen quisessem dizer que também houve vida nos anos 60 para além do “hipismo”). Davies não tem nenhum dinheiro mas faz de tudo para não abandonar o seu sonho, nem que isso signifique alterar por completo a vida de quem o ajuda. E, muitas vezes, magoar… Os Coen falam portanto do êxito e do fracasso, da dificuldade em saber o momento exacto de quando devemos parar ou prosseguir.

A interpretação de Isaac, as suas dúvidas e incertezas, consegue atrair o cinéfilo para si, apesar da sua personalidade. A vulnerabilidade que transmite é carismática, o que faz com que o espectador, contra a lógica, se incline por ele, espere que Llewyn Davis alcance o ambicionado êxito. Sempre no fio da navalha, o protagonista acaba por mostrar o seu «Eu» com um gato, que deixou fugir após dormir na casa de uns amigos. Apesar da sua frieza e egoísmo, há algo de nobre em Davis que motiva alguma esperança.

«A Propósito de Llewyn Davis» é portanto um filme cruel, duro, mas principalmente melancólico, uma obra que aborda a amargura do fracasso. Sempre com a música folk sob fundo…

Ficha técnica:

Título: «A Propósito de Llewyn Davis»
Título Original: «Inside Llewyn Davis»
Realização: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Carey Mulligan, John Goodman, Justin Timberlake, Max Casella e Oscar Isaac
Género: Drama
País: EUA
Duração: 105 minutos
Ano: 2013
Image

rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Post by rui sousa »

Como todos os grandes títulos da filmografia dos notáveis irmãos Coen, «Inside Llewyn Davis» é um filme que nos deixa um vazio profundo e impercetível na alma, devido à maneira sempre pouco usual que a dupla de cineastas utiliza para contar as suas histórias, sempre tão cativantes e diferentes de tudo o que estamos habituados. Esta é uma narrativa que acaba onde começou, e que nos interroga sobre a rotina que Llewyn Davis toma e que nos acompanhamos passo a passo, e de como, talvez, o protagonista da fita nunca conseguirá sair da sua condição e conseguir tudo aquilo que ambiciona para o futuro. Tudo se repete, apesar dos sonhos quererem dar a entender que há sempre esperança de conseguirmos mudar as coisas. Mas para isso, a alteração prática da normalidade do quotidiano é a chave essencial. Os Coen fazem aqui o retrato de uma geração, e do que é que essa geração queria fazer no mundo da música: numa era de zés-ninguém, onde talentos explodem a cada esquina, são poucos os que conseguem realmente sobreviver e impor-se na indústria discográfica.

Estamos nos primeiros anos da década de 60 do século passado, e Llewyn Davis (uma incrível composição de Oscar Isaac) é um cantautor de folk rock, ao jeito do que tornaria Bob Dylan um ícone universal (aliás, até o podemos ver e ouvir numa pequena cena). Ele busca o êxito que nunca atingiu nem conheceu durante o seu percurso artístico até então, mas talvez Llewyn Davis nunca conseguirá alcançar o patamar da fama por causa do seu caráter. «Inside Llewyn Davis» é um filme extremamente interessante e comovente até, pegando nas coisas mais simples como só os Coen sabem fazer, adicionando o seu peculiar humor negro, sarcástico e perspicaz, e um rol de personagens deliciosas, interpretadas pelos formidáveis atores tão bem escolhidos pelos dois realizadores (desde o repetente John Goodman - o secundário mais hilariante da fita - a Justin Timberlake, passando por Carey Mulligan e Garrett Hudlund), e onde se inclui um "ator" imprevisto, um gato extremamente caricato e que compõe a narrativa com um outro espírito especial. Há ainda uma banda sonora espetacular, com temas da autoria dos Coen, Isaac e Timberlake, que se mistura perfeitamente com o drama e a comédia, conjugados para resultarem nessa mistela de sensações estranhas e fabulosas que «Inside Llewyn Davis» nos proporciona. É mais uma prova da versatilidade desta dupla de cineastas, e é mesmo um filme a não perder.

* * * * 1/2
diesel
Fanático
Fanático
Posts: 611
Joined: January 15th, 2001, 9:36 pm

Re: Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Post by diesel »

Mas que grande filme....um filme como este e tem apenas um comentario?

Escusado será dizer que dos irmaos Coen geralmente sai coisa de génio. Este filme é sobre o Lewyn, uma pessoa...é a vida dele.
E os irmaos Coen sao implacevis.....ca nao ha floridos cor de rosa, nao ha finais "felizes" que acabaram felizes para sempre.....é um retrato que pode ser de qq pessoa. Brutal
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Post by nimzabo »

Vi hoje, gostei e tal mas não acho que seja um grande filme.
Tem a musica, os atores e a realização mas a história achei fraquita.
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Post by Musicslave »

eu esperava muito mais.
a realização como sempre está muito boa e aqueles planos da cara estavam excelentes. a fotografia essa estava exemplar com aquele tom mais negro a condizer com a vida do personagem e o filme retrata também bem a época. a interpretação do Oscar estava muito bom e só gostava que o material o fizesse ter mais algumas expressões faciais porque ele esteve quase sempre com a mesma.

Ver esta viagem do personagem foi interessante, ele que esta completamente perdido depois daquela morte. Não tem ninguém e tudo lhe corre mal, mas senti falta de mais backgroud dele, faltou saber o que ele queria e para onde queria ir, ele estava perdido e nos também. Outra falha ainda mais grave foi a falta de personagens secundárias, elas estavam lá, mas quanto a mim foram mal aproveitadas e nenhuma se destacou. A história também não foi nada de especial e esperava-a mais dramática, mais pesada.

6.5/10
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Inside Llewyn Davis (2013) - Joel & Ethan Coen

Post by Cabeças »

Vi hoje, gostei bastante.

É um retrato intimista, um filme calmo e algo contemplativo, que gira à volta do Llewyn, que sinceramente não me despertou grande simpatia. Nem achei as canções nada de especial...

Mas a fotografia está lá... e também aquele "não sei quê" muito próprio dos Cohen. Gostei de ter visto este filme.
O final, quando entra o jovem Bob Dylan... genial, por parte dos Cohen! salut-) :-)
Cabeças
Image
Post Reply