Cinema de Leste

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Criei um índice com pósters no tópico de cabeçalho.

A 1ª visualização poderá ser demorada, pelo carregamento das imagens, mas depois disso fica no cache, e é imediata. Penso que vale a pena este formato.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Mal disposto com o realismo cinematográfico :-(

Estava a ver um belísimo filme húngaro de 1963, e já estava a ficar apreensivo com todo o realismo, cinematografia e encenação, nos 5 minutos prévios a prepararem uma cirurgia. Parei o filme ao minuto 21, quando mostram uma cirurgia ao coração verdadeira, com o peito aberto e o coração a bater. :shock:

Não estava à espera de nada disto, e estou mesmo a sentir-me mal...

O filme é este, não sei quando o irei continuar a ver (parece ser muito bom):

http://www.imdb.com/title/tt0057381/
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Já há algum tempo que não escrevo nada aqui (tirando mexer no índice com pósters no cabeçalho), e criei agora 2 clips muito impressionantes de um filme russo de 1972.

Primeira utilização dos protótipos das camionetas-artilharia lança-rockets "Katyusha", em 1941, contra os alemães, inclui filmagens de munições verdadeiras a serem disparadas, exército vermelho ao serviço do filme:



Lançamento do satélite Sputnik, que apenas emitia o som "Bip... Bip...", com a indústria espacial soviética ao serviço do filme:



Futuramente (não sei quando) tentarei escrever uma crítica acerca deste filme, em tópico dedicado, eventualmente com outros clips, ou então uma versão com legendas.

Espero que gostem dos dois videos... yes-)

Nota: Estou a fazer um jogo noutro website, para ver se alguem descobre qual é o filme, por isso não o vou ainda revelar (depois venho cá editar esta mensagem e coloco a info).
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Podias fazer aí uma espécie de top 5 ou top 10 do cinema de leste ou do cinema russo e ir actualizando à medida que vais visualizando mais e mais.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Nimzabo, o meu Top 5, para recomendação geral sem conhecer as preferências de quem os vai ver:


Este é do realizador japonês Akira Korusawa, mas com forte apoio técnico e cinematográfico dos soviéticos. Ganhou um Óscar americano. É uma obra-prima comovente que julgo que agrada mesmo a toda a gente, gregos ou troianos.


Este é a Lista de Schindler+Pianista+ A Vida é Bela, soviético. O formato não é convencional e a 1ª metade até parece um filme intelectual em que não acontece nada, mas a 2ª parte deixou-me mal disposto exactamente da maneira que os 3 (bons) exemplos ocidentais pretenderam fazer mas não conseguiram com essa intensidade.


Pós-Guerra Nuclear URSS-NATO. Um filme muito pesado e lento, mas facada no coração, porque as crianças não podem entrar no bunker, devido a menor resistência à exposição de radiação que já receberam, e são deixadas para morrer.


Filme histórico romeno acerca do avô do Drácula, muito bem feito.


Ficção científica para adultos, parece um filme artístico parvo de inicio, mas é uma bomba poderosa a nível filosófico, um filme completamente original. Na Rússia, metade das pessoas adora e a outra metade odeia, é imprevisível e varia conforme as pessoas. Não há nenhuma regra.

Depois se me disseres que odiaste 4 e gostaste de 1 em particular, poderei dar-te outras sugestões parecidas com o filme x de que gostaste. yes-)

Atençao que as sugestões 1,2 e 5 são gratuitas no You Tube com legendas em inglês (Parceria oficial Mosfilm)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Actriz Libuše Šafránková, a princesa checa dos contos de fadas



Nos filmes que já mostrei no fórum, esta menina foi a Gata Borralheira, foi a princesa que a Pequena Sereia tentou matar com uma faca e foi também a filha mais nova do Rei que preferiu o Ouro ao Sal.

Completou 60 anos de idade em Junho de 2013, aqui está a Libuše Šafránková aos 60 anos de idade:

Image

Filmografia: http://en.wikipedia.org/wiki/Libu%C5%A1 ... nkov%C3%A1

Aqui está uma verdadeira estrela de cinema, que sofreu ao frio, aprendeu a cavalgar a galope e a disparar flechas com bestas medievais, em nome da cinematografia realística da Europa de Leste. A actriz certa para os papéis certos... yes-) salut-)

Parabéns menina... :-D
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Video-montagem musical feita por mim

Todos os filmes já têm tópico aqui no fórum, mas não tive tempo de creditá-los individualmente no You Tube, destaque para a perseguição policial do táxi português na segunda metade da montagem. :-)



Coloquei também o video no cabeçalho/índice deste tópico.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Cinema da Geórgia

Primeiro que tudo, que país é esse da Geórgia?

No meu tempo de vida aparenta ser um país novo, que nunca constou nos mapas políticos dos meus livros de geografia e história, e só surge em 1992 nos noticiários, mas estes tipos são os Iberos de oriente, referenciados pelos gregos da antiguidade, antes da invasão romana dos Iberos do ocidente (Portugal e Espanha), e com estas histórias de há 2.500 anos atrás fiquei realmente bastante intrigado.

O nome actual interno e verdadeiro do país é Kartvélia (Geórgia é um termo oficial externo ofensivo cunhado pelos poderes prepotentes da Europa Ocidental, duranta a idade média, que significa apenas que os kartvélios eram fiéis ao São Jorge, é como se os ingleses chamassem a Portugal de "PortWineLand", e 95% do Mundo seguisse o exemplo).

Link em inglês, para quem quiser investigar mais pormenores: http://en.wikipedia.org/wiki/Georgians (se mudarem de língua para georgiano e traduzirem com o Google Chrome, corresponde a tomarem o blue (ou será red) pill do Matrix).

Ok, mas em relação aos filmes, apenas vi um ainda, que é uma espécie de "Resgate de Soldado Ryan" mas com a mais valia da carga emocional do "A Vida é Bela", aqui está um trailer:



É sobre um pai, já velho demais para combater na 2ª grande guerra, que soube que o filho soldado foi ferido e anda à procura dele, para lhe levar uns chouriços, vinho, tabaco ou afins. É uma história muito triste e comovente, se arranjar tempo para escrever uma crítica, à partida irei dar a nota máxima de 100%.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0169828/

Por exemplo nesse trailer anterior, o camponês georgiano (um homem simples do campo) está a refilar com os tanquistas russos, para não esmagarem as vinhas de uma aldeia em solo inimigo (os russos tinham acabado de penetrar em território aliado do eixo, pela 1ª vez no decurso da guerra).

Eu não achei que o filme fosse de comédia, macacada ou palhaçada. Isto é um puro filme anti-guerra de facada no coração, onde os soviéticos eram realmente mestres do cinema. É um filme que marca...

Por último a Geórgia conseguiu preservar o seu alfabeto único no mundo inteiro, e o título do filme no seu idioma original (podem fazer copy paste para o You Tube, quem sabe até surja uma versão em HD :wink: ) tem este aspecto:

ჯარისკაცის მამა
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Off Topic

Estou a aproveitar o meu "cantinho" aqui no fórum, para deixar uma explicação de natureza pessoal, pois é esta secção que frequento mais.

O meu pai morreu há um mês, e desde então estou a prestar cuidados médicos à minha mãe 24 sobre 24 horas, que está em perigo de vida constante, pelo que só agora tive um momento, para vir aqui explicar a minha ausência abrupta do fórum.

Não sei se este ano voltarei a escrever alguma crítica de cinema no fórum, que é um hobby de que gosto muito. Quando esta tragédia pessoal ocorreu, estava a preparar a digitalização de anúncios, noticiários, etc. portugueses da RTP 1 e 2 de cassetes VHS gravadas em 1982, em que eu julgo ser a única pessoa com cópia existente/sobrevivente disso. Eu tenho gravados anúncios do estilo "restaurador Olex", mas ainda mais castiços e inacessíveis, que ainda ninguem meteu no You Tube, que merecem a pena serem preservados. Já tinha começado a falar nisso na secção de TV e séries do DVD Mania, mas se calhar só daqui a um ano é que terei tempo de digitalizar as cassetes VHS de 1982...

Gostaria de dar os parabéns ao WaltzSouza que "fala para o boneco", eu sou um dos bonecos que gosta de ler o que ele escreve.

O Nimzabo e Rui Sousa têm escrito bons textos, mas não tenho tempo para os comentar/responder.

Quanto ao Evil_Djinn, ele comentou erradamente que Hollywood nunca tinha pegado no livro de sci-fi "Simulacron-3", em resposta à minha crítica da primeira versão de cinema alemã:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=47205

Na verdade eu já tinha feito a ficha técnica da adaptação de Hollywood, mas agora já não irei conseguir a crítica e análise que tencionava fazer:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=49081

Cumprimentos a todos os DVD Maníacos, e até uma próxima ocasião em que eu possa voltar a este entretém e passatempo!

Vou continuar a espreitar e ler o fórum, sempre que tenha um tempinho, mas duvido que possa comentar ou responder...
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Cinema de Leste

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Os meus sentimentos, já passei por isso - ou algo semelhante.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6162
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema de Leste

Post by Rui Santos »

José Miguel um abraço. Espero as melhoras da tua mãe.
Em relação a leres e não comentar, melhores dias virão.

Obrigada pela explicação. salut-)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Cinema de Leste

Post by waltsouza »

JoséMiguel wrote: Gostaria de dar os parabéns ao WaltzSouza que "fala para o boneco", eu sou um dos bonecos que gosta de ler o que ele escreve.
Obrigado. yes-)

Quando se gosta muito de cinema escrever sobre ele dá-nos realmente prazer. Não que eu escreva muito, a minha função é mais tentar trazer para esta seção um pouco de tudo que esteja a acontecer a nível de cinema. A ver se eu crio um tópico (pesquiso) sobre o cinema de terror soviético/russo, que é um género que me diz muito, de um sitio/zona geográfica que não é muito conhecida nesses meandros, pelo menos por mim, mas que deve ter de certeza alguma coisa a mostrar ao longos destes anos.

Quanto aos infortúnios da vida que estás a passar neste momento apenas posso desejar-te força. o-(
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Cinema de Leste

Post by paupau »

As melhoras para a tua mãe. Força para uma etapa dificil da tua vida.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Cinema de Leste

Post by rui sousa »

José, os meus fortes sentimentos, envio-te um forte abraço. A tua ausência já se fazia sentir, e ficamos todos muito tristes por saber da situação difícil que estás a atravessar neste momento. As melhoras para a tua Mãe. salut-)
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Cinema de Leste

Post by siroco »

Força Zé !
Até ao teu regresso. salut-)
Post Reply