Cinema de Leste

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Amigos,

Agradeço imenso as vossas palavras de apoio.

Continuo a atravessar uma fase muito difícil, mas de vez em quando venho aqui ao fórum para desanuviar. Não tenho tempo para ler todos os tópicos que gostaria, apenas espreito 1 em 20, mas vou tentar voltar a participar no fórum, conforme eu possa. Por acaso já li vários tópicos interessantes que gostaria de comentar.

Para retornar este tópico ao tema do "Cinema de Leste", irei deixar uma montagem recente (6 meses) que descobri agora mesmo no You Tube, da mini-série soviética de 1985 "Guest from the future", que adorei e recomendo a todos os que tiverem tolerância para uma série infanto-juvenil. Já tinha comentado esta série anteriormente neste tópico, pois foi o meu primeiro contacto com o "cinema" de leste, e um dia espero poder escrever uma análise muito aprofundada na secção de "TV e Séries" aqui do fórum.

Aqui vai o clip, seguido de alguns comentários meus:



a) Aos 30 segundos, temos a sequência de viagem no tempo para o futuro com efeitos especiais estilo teledisco inglês dos anos 80.

b) Após essa sequência podemos observar algumas técnicas cinematográficas bem conseguidas, com estúdio/labirinto completo, com cameraman a correr atrás do miudo, e com rotações de 360º.

c) No intervalo de tempo [2m20s - 2m30s] vemos um rapaz a entrar na porta de tele-transporte, e no mesmo take a camera roda e não está nada do outro lado. Cena muito bem conseguida, ensaiada e filmada (o rapaz deve ter fugido a correr antes da camera girar).

d) A partir do tempo 3m00s, vemos uma montagem lindíssima e original com navezinhas a voarem, que não recorrem aos truques ópticos de Hollywood (Star Wars, Star Trek, Back to the Future), e por isso nunca ficam obsoletas. Os tipos soviéticos usaram gruas em grande parte das filmagens, e quando fizeram sobreposição das naves contra o plano de fundo, calcularam e estudaram muito bem as sombras e cores. Julgo que vale a pena ver e apreciar.

Este video não é meu. Eu ainda não arranjei nenhum editor de video decente. O video foi publicado em 18 de Novembro de 2013, e ainda só tem 290 visualizações, por isso façam um like no You Tube, se gostarem (para motivar o rapazito que o criou). A música do clip é mesmo a banda sonora original da mini-série, a cantora russa está sempre a dizer "badalhoca" no refrão que não sei o que significa em russo, mas naturalmente terá outro significado... Acho que a música é bonita...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Acerca da canção russa Katyusha, composta em 1938...

Katyusha em português, significa Cátiazinha ou Catarinazinha, é um nome próprio difícil de traduzir, porque em português, o nome Cátia já é, por si só, diminuitivo de Catarina.

Esta canção de 1938 foi amplamente usada na 2ª Guerra Mundial, e por causa da popularidade da canção, as duas classes de camionetas-artilharia lança-rockets BM-13 e BM-31, criadas durante o decurso da 2ª guerra, foram baptizadas com esse nome.

Existe um artigo no wikipédia brasileiro escrito em "português" (é português-índio brasileiro, muito esquisito), com a tradução da letra em "português" (Índio) ao lado do texto original em cirílico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Katyusha_% ... %C3%A3o%29

Mas em inglês, podem ler um artigo mais decente, que não foi escrito em índio:

http://en.wikipedia.org/wiki/Katyusha_%28song%29

Image
Legenda: Katyusha modelo BM-13, em exposição no museu militar (2ª Guerra Mundial) da cidade de Moscovo.

Ora bem, este tema é bastante relevante para entender e acompanhar várias críticas de filmes, que escrevi no passado... Filmes que têm a ver com mulheres-soldado combatentes, conceito insólito no Ocidente. No vídeo seguinte podem ver as cantoras com farda histórica feminina de mulher-soldado soviética da 2ª Guerra Mundial:



Por acaso gosto imenso da melodia desta música, que não é mais do que folclore regional europeu. Não é assim tão diferente de um fado português do estilo "Lisboa, menina e moça", que é muito apreciado no estrangeiro.

Vou colocar de seguida uma versão cantada por uma menina (criança), que ao minuto 2:04 tem um close-up de uma foto genuína (histórica) da duas mulheres "snipers" (franco-atiradoras), do exército vermelho, trajadas com a tal farda de saia da mulher-soldado da 2ª guerra mundial:



Reparem nos instrumentos musicais muito parecidos com os instrumentos portugueses, eles têm um cavaquinho igual ao nosso mas chamam-lhe balalaica, e aqueles acordeãos são iguais ao do Quim Barreiros (incluindo o bigode). -bullshit- :-D

Aliás, uma das razões que me faz apreciar o cinema de leste, é mesmo a similaridade cultural e histórica, com o sul da europa, nomeadamente Portugal, algo que não acontece no cinema anglo-saxónico, alemão, sul-americano, finlandês, etc. :-D :o
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Time of Violence / ВРЕМЕ РАЗДЕЛНО (1988)

"In the 17th century, a Bulgarian Christian region is selected by the Ottoman rulers to serve as an example of conversion to Islam. A Janissary who was kidnapped from the village as a boy is sent to force the reluctant inhabitants to convert. The Turkish governor seeks a peaceful solution, but ultimately torture, violence, and rebellion break out." (imdb)

http://www.imdb.com/title/tt0096403/

O "Time of Violence" é uma super-produção épica bulgara de 1988, de 288 minutos de duração, com meios e qualidade para além das capacidades financeiras do cinema dos E.U.A., Europa Ocidental, e o resto do mundo. Reparem que Hollywood deixou de fazer os épicos da Golden Age (Ben-Hur e afins), por volta de 1960, eventualmente por falta de dinheiro. Mas o cinema soviético, financiado pelo estado, continuou a produzir e desenvolver estas super-produções épicas até ao colapso político-economico do regime (desintegração da U.R.S.S.) por volta de 1989-1991.

Trailer:



Este é um filme que já vi há alguns anos e que adorei e acho que vale 10/10 de classificação.

O interesse histórico para o cinéfilo português, será a noção da violência da ocupação muçulmana, circa 1666 num país mediterrânico, que faz fronteira com a Grécia, com cultura, clima e tradições muito semelhantes a Portugal. É que quando Portugal foi ocupado pelos árabes, 900 anos antes não ocorreu esta violência dos empalamentos e desmembramentos, visível na 2ª metade do trailer (partem um homem ao meio com cordas atadas a animais de carga), nem esta conversão à religião muçulmana pela força e tortura. É uma questão que dá que pensar.

Vi o filme no You Tube, com legendas em inglês, no canal da Lora Marina (cinéfila búlgara). Já se passaram 3 anos desde que ela carregou o filme, e até agora não houve nenhum pedido de remoção pelo estúdio búlgaro. Sendo assim irei colocar aqui o link para a primeira parte, no caso de alguém querer espreitar: :-)
PS: Este filme foi a submissão oficial da Bulgária aos Óscares da Academia, para melhor filme estrangeiro, e simultaneamente foi a entrada oficial no festival de Cannes na categoria "Un certain regard". Ainda não percebi bem que categoria de Cannes é essa, mas com base noutros filmes de leste que foram exibidos em Cannes nessa mesma categoria, parecem ser filmes pioneiros que quebram alguns tabús de nudez, violência, etc., e que simultaneamente são trabalhos originais de grande qualidade que nada têm a ver com a porcaria da série B do "exploitation".

Seja como for, este parece-me ser um filme com a qualidade do cinema europeu (ocidente), mas com os meios e dinheiro que o cinema norte-americano teve outrora, e que já não tem, e que o cinema europeu nem sequer chegou a ter. Portanto este é um bom exemplo do cinema de leste, que reúne o melhor dos dois mundos, :-D mas que já não existe mais... :-(

E para quem ainda não esteja convencido, deixo um segundo trailer muito poderoso a nível técnico-artístico, que por si só merece uma nota de 10/10, enquanto trailer. yes-) Podem não querer ver o filme, mas ao menos vejam isto que vale muito a pena:

PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Cinema de Leste

Post by PanterA »

JoséMiguel wrote:Acerca da canção russa Katyusha, composta em 1938...

Katyusha em português, significa Cátiazinha ou Catarinazinha, é um nome próprio difícil de traduzir, porque em português, o nome Cátia já é, por si só, diminuitivo de Catarina.

Esta canção de 1938 foi amplamente usada na 2ª Guerra Mundial, e por causa da popularidade da canção, as duas classes de camionetas-artilharia lança-rockets BM-13 e BM-31, criadas durante o decurso da 2ª guerra, foram baptizadas com esse nome.

(..)
Uma do género que também muito usada é a "The Sacred War".



Aparece num dos meus filmes preferidos. Come and See. Genial. GENIAL!!!
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Image

Missão sexual

Filme polaco vencedor de múltiplos prémios e que participou em dois festivais de cinema portugueses:
Portugal 8 September 1985 (Figueira da Foz Film Festival)
Portugal February 1986 (Fantasporto Film Festival)
Sexmission (Polish: Seksmisja) is a 1984 cult Polish comedy science fiction action film. It also contains a hidden political satire layer specific to the time and place of its production.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sexmission
http://www.imdb.com/title/tt0088083/

Intro do filme (video feito por mim) que antecede uma década as intros dos jogos de computador de aventura gráfica da década de 1990:



Vários screenshots que tirei:

Image Image

Image Image

Image Image

Image Image

Image Image

Image Image

Image Image

Image Image

Este é um excelente filme (nota: 10/10) de ficção científica, com intervenção política e social em múltiplos aspectos, e ainda bastante actual e necessário. É parecido com a versão original do "Planeta dos Macacos" e com "A Fuga do séc. XXIII".

Este filme teve partes censuradas (agora desclassificadas e restauradas no filme) pelo governo polaco por motivos políticos, pois trata-se de cinema de intervenção contra a ditadura comunista, imposta na Polónia pela URSS. O aspecto de intervenção mantêm-se actual a vários níveis, em particular no que toca ao puritanismo do cinema da terra das coca-colas, mas não só...

Quero muito escrever uma crítica acerca deste filme quando tiver tempo e oportunidade (motivação e inspiração não irão faltar). yes-) salut-) :wink: :-D

Até lá fica este mini-tópico para deixar o pessoal intrigado (afinal eu até nem gosto de comédia, mas que se passa aqui afinal?).

Nota: Este filme perdeu o 1º prémio do cinema polaco perante o "Austeria", filme que falei ainda há pouco no tópico das parcerias com o You Tube. Atenção que quando são os italianos ou americanos a lançarem um filme com um título "Sex Mission", espera-se porcaria série B exploitation, mas este é um filme de primeira linha feito por um estúdio nacionalizado pelo governo polaco, com grandes meios técnicos e financeiros, e financiado com dinheiros públicos. :o :wink: :biggrin:

Julgo que muita gente do fórum irá gostar deste filme...
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Cinema de Leste

Post by PanterA »

Foi para a lista. E como existe um HDTV do filme, tendo em conta que não gosto de ver na qualidade de DVD, parece ser algo interessante para cheirar a curto prazo.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Apenas um comentário de fugida...

Boas Nimzabo, não conheço esse filme mas interessa-me, porque gostei dos comentários no IMDB e porque há um filme desse mesmo realizador (nunca vi nenhum trabalho dele), que está na minha watchlist e que em inglês se chama "Closely Watched Trains" (tenho ideia que é estilo "A Lista de Schindler", mas posso estar a fazer confusão com outro filme que ainda não vi).

A dificuldade com o cinema de leste é encontrar legendas SRT na língua inglesa, porque tipicamente os clássicos desses países são vendidos a 1 euro no supermercado sem legendas. Isto é como um russo andar à caça de legendas russas para "O Costa do Castelo" e "A Canção de Lisboa", que se calhar nem legendas em inglês existem... :wink:

Já agora, tu falaste neste filme porque já o viste, ou estavas só curioso? :o
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Cinema de Leste

Post by paupau »

O Larks foi lancado no UK pela Second Run.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Brother e The Thief ambos de 1997 e Prisoner of the Mountains de 1996, já ouviste falar?
Parecem ser bons...
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Cinema de Leste

Post by elfaria »

JoséMiguel wrote:há um filme desse mesmo realizador (nunca vi nenhum trabalho dele), que está na minha watchlist e que em inglês se chama "Closely Watched Trains" (tenho ideia que é estilo "A Lista de Schindler" + A dificuldade com o cinema de leste é encontrar legendas SRT na língua inglesa, porque tipicamente os clássicos desses países são vendidos a 1 euro no supermercado sem legendas. Isto é como um russo andar à caça de legendas russas para "O Costa do Castelo" e "A Canção de Lisboa", que se calhar nem legendas em inglês existem... :wink: ,
Image

Ostre sledované vlaky= Closely Watched Trains= Comboios Rigorosamente Vigiados

http://www.fnac.pt/Comboios-Rigorosamen ... ar/a337958

Oscar for Best Foreign Language Film 1968



P.S.: Para o JoséMiguel aqui fica uma outra sugestão completamente diferente mas que que considero também mt interessante https://www.youtube.com/watch?v=xlK6-UJPX3s
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Cinema de Leste

Post by Evil_Djinn »

Vou aproveitar este tópico para perguntar se já viram este filme:

Image


http://www.imdb.com/title/tt0050634/

Qual é o veredicto ?

E já agora existe alguma explicação para existirem vários filmes russos com legendas em Português ?
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Cinema de Leste

Post by elfaria »

http://www.imdb.com/title/tt0050634/

Qual é o veredicto ?

E já agora existe alguma explicação para existirem vários filmes russos com legendas em Português ?

Image
Eu gostei bastante e já vi 2 vezes a primeira em 1975 (estava proibido pela censura) quando estreou em Lisboa no Cinema Nimas e há alguns anos quando adquiri a edição da Criterion no ebay por 7 libras (a pontuação no IMDb também é boa e quanto a mim justa). Embora já conte 57 anos e o cinema tenha evoluído muito tecnicamente esta uma obra que vale pela qualidade estética e pela excelente performance dos atores soviéticos (opinião meramente pessoal). E a Palma de Ouro de 1958 assenta-lhe bem! Penso que já exista aqui um tópico sobre este filme mas não tenho a certeza. Quanto a "abundância" de filmes russos com legendas em pt penso que isso se deve a se tratar de uma cinematografia bastante interessante para um público limitado mas mais exigente, que sabe distinguir a qualidade e normamente não frequenta foruns na net por se tratar de uma geração mais velha distante do cinema mainstream de hollywood atual, e talvez também por os estúdios russos cobrarem direitos de edição das suas obras muito acessíveis. salut-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Estive umas semanas sem computador, porque uso PC's baratuchos de €150-200 montados por mim, em que tenho de trocar a massa térmica de 2 em 2 anos, mas desta vez tive preguiça e desliguei o alarme de temperatura aos 70º C, e ficou tudo queimado para eu aprender a não ser preguiçoso chico-esperto... :lol: Agora estou a montar/aproveitar um PC velho, mas como tinha saudades do DVD Mania, até venho escrever com a caixa aberta e a placa gráfica não aparafusada (espero que não se desencaixe enquanto escrevo).

Já vi que há vários comentários a mensagens minhas, mas vou só comentar o filme "Quando Passam as Cegonhas".

Eu nunca criei nenhum tópico desse filme, mas já tinha mostrado este excerto por aqui e ali, trata-se da chegada dos soldados russos a uma estação de comboio de Moscovo, após o fim da 2ª guerra:
O filme é gratuito no You Tube, mas não tem legendas portuguesas. Na versão que a Mosfilm lá colocou as legendas inglesas estão desenhadas nos próprios gráficos do filme (hard-coded), e é necessário desactivar as legendas soft-coded húngaras do You Tube. A qualidade do You Tube não é lá grande coisa...

Filme oficial gratuito:
Qualquer dia até escrevo uma crítica sobre o filme...
Post Reply