Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by ruben »

Estreia hoje.

Image

IMDB


Sinopse:

Decorrendo numa ilha ao largo da costa de Nova Inglaterra, no verão de 1965, «Moonrise Kingdom» conta a história de dois jovens, com 12 anos, que se apaixonam,
fazem um pacto secreto e fogem juntos para um lugar selvagem. Enquanto as diversas autoridades locais os tentam encontrar, uma violenta tempestade irrompe e a pacífica
comunidade da ilha fica, a todos os níveis, virada do avesso.


Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by Strangelove »

Estive ontem na antestreia deste filme e devo dizer que foi muito muito bom.
Não houve ninguém (que eu conseguisse perceber) que não saísse muito agradado da sala.
Apenas continua um problema grave a acontecer, o raio do intervalo.
A segunda parte do filme não me pareceu tão boa como a primeira (mas foi!) apenas porque é preciso reentrar no ritmo depois de 7 minutos de olhar para o vazio...
TDDM
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 396
Joined: November 7th, 2009, 12:36 am

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by TDDM »

Fui ver este hoje, que já ansiava há muito, e achei absolutamente maravilhoso, bem como o Wes já nos habituou.

Os diálogos estão excelentemente bem escritos, o argumento é super interessante e a escolha de actores assenta quem nem uma luva - o Wes sempre teve este dom (e claro que o Murray e o Schwartzman tinham de lá estar :-)))) -, então os miúdos estão perfeitos. Tem momentos arriscados (é fácil de perceber quais são ao ver o filme), mas funcionam muito, muito bem e o resultado é hilariante, embora acredite que tenham levantado críticas lá pelos norte-americanos mais assanhados.

Vale bem a pena ver, indubitavelmente. História, personagens, música, edição... tudo resulta em perfeita sintonia. E arrisco dizer que é o trabalho de maior sensibilidade do Wes.

Este leva um 8.5, sem pensar muito. salut-)

PS: Entretanto farei uma crítica mais alongada ao filme no site onde escrevo e trato de a deixar aqui.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by Grande Guru »

É um filme aconselhável a uma criança de 11 anos? Digamos q é daqueles bons para se ver em família?
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by Grande Guru »

Pois para mim foi uma grande desilusão. Olhei para o argumento e para uma significativa qtidade de opiniões positivas q li sobre o filme e construi uma imagem q acabou totalmente defraudada. Diria q é o estilo q não faz parte do meus gostos cinematográficos. Os actores estão mto bem, mas tirando isso, n houve nada q me cativasse no filme. Há uma ou outra passagem/pormenores engraçados, mas é uma gota no oceano. A história, a forma como é contada, a forma como é filmada, a apresentação, desenvolvimento e desenlace, estão completamente fora dos meus padrões cinematográficos. Esperava ficar encantado e acabei inconsolavelmente desagradado com o filme.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by paupau »

Sempre que vejo um filme deste autor fico maravilhado, e este parece-me particularmente bem conseguido, talvez só atràs do Rushmore. Acho que o Wes tem conseguido amadurecer o seu estilo, sem que as suas idiossincracias não cheguem a cansar, como aconteceu com uma fase menos conseguida dos Coens. Depois do fantástico fantástico senhor raposo, mais uma excelente fábula sobre amour fou adolescente literalmente no olho da tempestade. Uma ideia do caneco! A paixão de dois miúdos que começa de forma subtil numa peça de escola, impele-os a partirem para o meio da natureza, e o turbilhão de sentimentos que sentem quando a sociedade os tenta separar, manifesta-se de forma extrema como uma tempestade.

Há qualquer coisa no Wes que me remete para a infância, e para séries/histórias estilo britânico como vento nos salgueiros ou watership down, consegue equilibrar um mundo sempre muito erudito com uma ideia de inocência que deve ser difícil de conseguir, mas que lhe sai de forma absolutamente natural.
Os elementos dos costume estão cá todos: os diálogos, os tons pastel, os cenários extremamente detalhados , o grande elenco - com os suspeitos do costume, etc.
Um bom filme de entrada para quem não conhece este realizador, e seguramente um dos melhores filmes do ano. Pelo menos o óscar de argumento merecia.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by Salgueiro »

Mais um grande filme do Wes Anderson. O argumento é muito bom e uma excelente escolha dos dois miúdos, Jared Gilman e Kara Hayward.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by jimmy »

Nem sempre é fácil aceitar a sensibilidade do cinema do Wes Anderson. É como estarmos em comprimentos de onda diferentes. É o seu estilo. Por isso ou gosto muito de algumas das suas obras , ou não gosto nada das outras . O Moonrise Kingdom conquistou-me deste o primeiro frame. O primeiro momento. A primeira musica. O primeiro olhar da actriz . É uma viagem lindíssima , por um romance adolescente entre duas crianças com alguns problemas e frustrações , num local cheio de encanto. E todo o filme é uma história de encantar , de um charme absoluto. Tudo contribui para isso. As belíssimas musicas do Desplat. A estética muito rígida , de composições perfeitas , linhas centradas. Os actores , em especial as crianças. Um grande exemplo que é possível apresentar crianças em cinema , com a inocência própria da idade e que é impossível replicar. Muitas vezes cai-se no exagero , e actores de jovem idade são irritantes pois tudo é extremamente forçado. Nada aqui é forçado. É tudo absolutamente natural , a melancolia infantil tão bem capturada.

Fez-me lembrar o Whisper of the Heart , com todas as marcas de autor do Anderson.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by THX »

Já tinha visto o trailer na altura da estreia e sinceramente não dava nada por este filme. Achei-o mesmo muito esquisitóide, apesar de estar recheado com um elenco com um certo peso.

Finalmente vi-o este fim de semana, mas vi-o sem saber muito do filme, a não ser o resumo que li do argumento no verso da capa do DVD e a boa aceitação que este teve perto de alguns membros do fórum. Acho que foi o 1º filme que vi deste realizador e fiquei apaixonado pela sua realização. As cores, as músicas, os ângulos de filmagem, a narrativa, as personagens, a dupla acção das cenas, até as cenas a decorrerem em simultãneo com o ecran dividido a meio. Tudo muito bem pensado e meticulosamente idealizado.

A sensação que tive foi a de ter entrado num mundo encantado e maravilhoso onde a magia do amor demonstra o porquê da sua grandiosidade :

Amor entre duas crianças, amor entre um homem solitário e um orfão, amor de um homem ao escutismo e o amor de uns pais pelos seus filhos.

Um filme belo e diferente que poderá alegrar a tarde de uma familia.

7.5/10
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by Ludovico »

Grande Guru wrote: September 23rd, 2012, 11:14 am Pois para mim foi uma grande desilusão. Olhei para o argumento e para uma significativa qtidade de opiniões positivas q li sobre o filme e construi uma imagem q acabou totalmente defraudada. Diria q é o estilo q não faz parte do meus gostos cinematográficos. Os actores estão mto bem, mas tirando isso, n houve nada q me cativasse no filme. Há uma ou outra passagem/pormenores engraçados, mas é uma gota no oceano. A história, a forma como é contada, a forma como é filmada, a apresentação, desenvolvimento e desenlace, estão completamente fora dos meus padrões cinematográficos. Esperava ficar encantado e acabei inconsolavelmente desagradado com o filme.
Outro enorme desenterranço.
Desta vez para dizer que estou no mais completo desacordo com a maioria das opiniões e de acordo com a do Grande Guru.
Sendo que vou mais longe do que ele,acho este filme um mau filme com todas as letras.
Aliás,eu de Anderson só me falta ver "O Fantástico Senhor Fox" e o último filme que estreou no festival de Berlim este ano.
De resto dele já vi tudo e todos os filmes dele,na minha opinião,são maus.
Tem bons atores? Tem.Mas ele não os dirige,estão à nora.
Tem bons técnicos?Tem.Mas esse aspeto é claramente secundarizado nas histórias que ele conta incluindo neste Moonrise Kingdom.Enfim,os filmes de Wes Anderson são filmes SEM ALMA NEM DENSIDADE CINEMATOGRÁFICA.É UM AUTOR MENOR que não aproveita os atores nem técnicos que tem à sua disposição o que é uma pena.
Nota:4 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Moonrise Kingdom (2012) - Wes Anderson

Post by mansildv »

Ludovico wrote: March 28th, 2018, 7:19 pm
Grande Guru wrote: September 23rd, 2012, 11:14 am Pois para mim foi uma grande desilusão. Olhei para o argumento e para uma significativa qtidade de opiniões positivas q li sobre o filme e construi uma imagem q acabou totalmente defraudada. Diria q é o estilo q não faz parte do meus gostos cinematográficos. Os actores estão mto bem, mas tirando isso, n houve nada q me cativasse no filme. Há uma ou outra passagem/pormenores engraçados, mas é uma gota no oceano. A história, a forma como é contada, a forma como é filmada, a apresentação, desenvolvimento e desenlace, estão completamente fora dos meus padrões cinematográficos. Esperava ficar encantado e acabei inconsolavelmente desagradado com o filme.
Outro enorme desenterranço.
Desta vez para dizer que estou no mais completo desacordo com a maioria das opiniões e de acordo com a do Grande Guru.
Sendo que vou mais longe do que ele,acho este filme um mau filme com todas as letras.
Aliás,eu de Anderson só me falta ver "O Fantástico Senhor Fox" e o último filme que estreou no festival de Berlim este ano.
De resto dele já vi tudo e todos os filmes dele,na minha opinião,são maus.
Tem bons atores? Tem.Mas ele não os dirige,estão à nora.
Tem bons técnicos?Tem.Mas esse aspeto é claramente secundarizado nas histórias que ele conta incluindo neste Moonrise Kingdom.Enfim,os filmes de Wes Anderson são filmes SEM ALMA NEM DENSIDADE CINEMATOGRÁFICA.É UM AUTOR MENOR que não aproveita os atores nem técnicos que tem à sua disposição o que é uma pena.
Nota:4 em 10
Não concordo nada com a tua opinião (mas respeito, claro)! :wink:
Gosto imenso dos filmes dele, e têm uma marca muito própria do realizador, uma espécie de universo só dele :-)))

Pode ser só uma questão de gosto, talvez não seja a tua onda :wink:
Post Reply