Músicas da História do Cinema

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Músicas da História do Cinema

Post by NFCDS »

À semelhança do excelente tópico sobre as Cenas da História do Cinema (http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=44067), deixo aqui um desafio para todos os users do fórum partilharem as músicas mais marcantes de filmes que tenham gostado (ou não).
Eu começo com um dos meus compositores favoritos (Hans Zimmer) e o excelente tema "Dream Is Collapsing" de Inception:

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Cabeças »

Once Upon a Time in America, do Ennio Morricone

Das melodias mais bonitas que conheço em termos de cinema e uma das que mais consegue criar um laço indivisível com as imagens. Emociono-me sempre a ouvi-la.



Blade Runner, de Vangelis

Mais uma das melodias que me acompanharam a vida toda. De certa maneira, esta música faz parte de mim.



Somewhere in Time, de John Barry

Um filme lindíssimo (e penso que pouco conhecido entre nós), e uma música fabulosa que também casa perfeitamente com o filme.

Cabeças
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Samwise »

Em duas penadas indicaram três dos meus compositores preferidos: o Morricone, o Barry e o Zimmer. :-D

Do Inception, a minha favorita é esta:



---

Mais Barry, Out of Africa:



-- Mais Morricone, a par dessa que colocaste, Cabeças, outra que para mim é um poço de emoções, Cinema Paraíso:

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Músicas da História do Cinema

Post by jimmy »

Blade Runner Blues do Vangelis. Parece que nos leva para outro lado...




Legend of Ashitaka do Joe Hisashi . Um tema heroico lindissimo



Making of Cybork do Kenji Kawai .

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Samwise »

Este trecho entrava bem em três tópico, se pensarmos também nos melhores genéricos e nas sequências que ficam para a história: o início do Batman Returns, com a descida da cuba do Pinguim, ainda bebé de "colo", às catacumbas de Gotham. Música de Danny Elfman, reminiscente das trilhas usadas no primeiro capítulo da saga.

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Enigma
Fanático
Fanático
Posts: 739
Joined: May 17th, 2001, 11:21 pm

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Enigma »

Ennio Morricone é incontornável... Há imensos exemplos que me tocam, mas deixo apenas dois:


O "Death Theme" do The Untouchables... aqui, ao vivo, na eterna guitarra do saudoso Shawn Lane... arrepio-me sempre:





Malena's Theme... aqui, no violoncelo de Yo-Yo Ma... não sei o que vocês acham, mas isto para mim é do melhor jamais criado:

Enigma Files
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Samwise »

Jerry Goldsmith e o film noir...



«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Samwise »

O youtube é lixado, não dá para parar de ouvir os encadeamento de vídeos...

Este é outro tema inesquecível que serve na perfeição o filme para que foi feito - a suspeição, a solidão e a obcecação parecem ser as palavras dominantes na vida do Hackman.

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Músicas da História do Cinema

Post by paupau »

Bom tópico, dá pano para mangas, tudo bons exemplos até agora, deixo algumas que me lembrei assim no momento:

Tokyo Story:

Comprei este filme pela reputação, meti o dvd, começa a tocar esta canção no menu e fiquei imediatamente conquistado...

Naked Island:


7 Samurai:


Merry Christmas Mr Lawrence


Amarcord


Third Man


Eyes without a face
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
DeadParrot
Fanático
Fanático
Posts: 654
Joined: April 8th, 2004, 10:52 pm
Location: Caldas da Rainha

Re: Músicas da História do Cinema

Post by DeadParrot »

Oiço muito bandas sonoras e podia pôr aqui muitas, mas ficam só duas.
Uma das minhas preferidas (if not the one): "Il Triello" de Ennio Morricone


E o tema principal do filme "La Nuit Américaine", composto por Georges Delerue:


Mais recentemente, gostei muito de "The Fountain"
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Argaroth01 »

Do meu compositor favorito de sempre, Basil Poledouris:

"Conan The Barbarian"



"Robocop"



"Starship Troopers"



"Cherry 2000"



"Farewell to the King"



"Quigley Down Under"

Tony Soprano
Iniciado
Iniciado
Posts: 64
Joined: November 17th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto Moniz - Madeira
Contact:

Re: Músicas da História do Cinema

Post by Tony Soprano »

Ennio Morricone é de um campeonato à parte salut-)

Um tema do Kyle Eastwood e Michael Stevens que não me canso de ouvir:

As minhas fotos no Panoramio:

http://www.panoramio.com/user/1181190
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Músicas da História do Cinema

Post by jimmy »

O Ennio realmente merecia um tópico só para si. A chegada do Tuco ao cemitério ou o duelo (já postado ) são exemplos de uma perfeição praticamente inatingivel.

Bernard Hermann - Taxi Driver



Ouvir esta música enquanto se conduz á noite tem muita piada :-)))

O Carpenter nao tem o reconhecimento suficiente. As suas composições são maravilhosas e adequadas para os seus filmes. São parte integral de todo o seu génio.







No youtube está apenas uma versão adulterada da musica dos titulos inicais do Big Trouble. Mas como a banda sonora é magnifica , qualquer track exemplifica o brilhantismo da musica do Carpenter neste filme.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Músicas da História do Cinema

Post by NFCDS »

Adoro a OST de Bram Stoker's Dracula. Aqui fica um tema do compositor Wojciech Kilar:

Last edited by NFCDS on July 9th, 2011, 12:06 am, edited 1 time in total.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Músicas da História do Cinema

Post by rui sousa »

A banda sonora do «cinema paraiso» é, tal como o filme, extraordinária, assim como acontece com o «Inception» e tantos outras bandas sonoras de filmes que têm postado aqui.

Mais recentemente, houve uma banda sonora que me marcou mais e que ainda me tem marcado: A da trilogia «O Padrinho». Vi recentemente os três filmes de seguida pela primeira vez e fiquei perplexo com a poderosa banda sonora de Nino Rota e Carmine Coppola.

Deixo-vos a música final da banda sonora do primeiro capítulo d'«O Padrinho».

Post Reply