Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Post by Grande Guru »

Titulo em Português: Despojos de Inverno


Este é o tal "perigo" de esticar a lista de nomeações a melhor filme do ano para 10.

A inclusão deste filme na lista faz-me lembrar aquelas questões politicamente correctas q mtas vezes se assistia em festivais da canção ou em concursos de misses. O que é que quero dizer com isto?

Parece que houve a "obrigação" de incluir um filme "independente" nesta lista de nomeados e não sei pq carga de água lembraram-se "disto" - (disto é o nome q chamo a isto que há quem chame de filme).

É claramente o pior dos 10 filmes, algo q n lembra ao diabo.

A actriz principal consegue mais ou menos aquilo que a actriz do "true grit" conseguiu, ou seja, não parecer forçada a sua posição de adolescente com "tiques" de mulher feita.

Tirando esta boa actuação, tudo o resto q compõe o filme é a atirar para o disparatado (qd pretende ser sério/dramático).

A mim, isto n me caiu mesmo nada bem.
butterfly swimmer
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 267
Joined: June 9th, 2010, 3:20 pm

Re: Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Post by butterfly swimmer »

Este filme é realmente um aborrecimento, eu não me podia importar menos com a história/personagens e por mais realista que tivesse tentado ser, não me conseguiu entreter minimamente. Vale mesmo pela performance da Jennifer Lawrence porque de resto pff, não tenho pachorra nenhuma para este tipo de dramas americanos aborrecidos.
Image
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Re: Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Post by jimmy »

Guru estás obcecado com os Oscares :-)))

Que perigo é esse que falas ? Qual é o problema de serem 5 , 10 ou 20 nomeados ? Mas alguma vezes estes foram uma amostra do melhor cinema que se fez no mundo ? Claro que não...foi aquilo que as produtoras e distribuidoras entenderam como possíveis vencedores.

O sistema para eles está perfeito. Basta veres o registo de espectadores em Portugal para o kings speech , black swan e o true grit vs crash ou o hurt locker que já tinham estreado muito antes de se falar em nomeações. O pessoal adora este comprovativos e lá vão tipo patinhos ver os filmes.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2513
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Post by p_alucinado »

Ora aqui está um filme cujo visionamento vinha adiando há uns tempos. E foi uma boa surpresa! A história é a de uma adolescente que vai em busca do pai delinquente para não perder a casa onde vive.

O filme, dirigido com sensibilidade e método por Debra Granik, não será do agrado de todos. Aliás, está mais para os filmes que nos habituamos a ver em festivais de cinema independente do que em grandes cerimónias. Nessa senda, é um bom exemplo de que o cinema mais arriscado vem mesmo desses pequenos festivais que são muito mais interessantes do que os cada vez mais óbvios e boçais Oscars, Cannes e afins.

O filme merece estar nomeado para melhor filme nos Oscars? Não sei, aliás, isso é sempre subjectivo. Mas gosto de ver e perceber que também há lugar, entre os dez nomeados, para um filme que não quer ser o melhor de sempre. Muito pelo contrário, leva o seu tempo a chegar onde quer, com calma e paciência. Mas cada plano diz algo. Como dizia o Billy Ray (Breach, Shattered Glass) numa entrevista, argumento é tudo sobre conflito e subtexto. Neste filme, subtexto é algo presente em todo o momento, e é isso que faz dele obra digna de ser vista.

Uma palavrinha para as belíssimas interpretações de Jennifer Lawrence e de John Hawkes. No caso dele, arrisco-me a dizer, é mesmo genial. Está tudo naquilo que não diz e na forma como diz o que tem a dizer. É fantástico quando um actor consegue isso. Dificilmente daria o meu voto a outro actor nos Oscars.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Post by Musicslave »

Apesar do filme não ter uma história por ai além, tudo o resto compensa esta falha.

A fotografia é muito boa, recriando muito bem aquele ambiente mais hostil, as interpretações são igualmente acima da média com o claro destaque para a jovem Jennifer, a mostrar aqui porque é um dos futuros nomes de hollywood, ver ela a tomar conta dos irmãos e a fazer tudo inclusive ensinar a disparar é muito bom, ao mesmo tempo que recria muito bem aquela zona do EUA
a narrativa apesar de lenta nunca nos deixa adormecer tal é sede em saber o que se ira passar e como, queremos sempre saber o que vai acontecer àquelas pobres personagens.

8/10
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Post by Rui Santos »

O nosso amigo TrinityA acaba de publicar um post deste filme.
Winter's Bone [Despojos de Inverno], (2010), Debra Granik.
Passados sete anos desde que foi feito, a coisa que mais salta à vista neste filme é a presença já na altura tão marcante de Jennifer Lawrence, a par de Fassender uma das raras pessoas a conseguir a proeza de ser aclamada pela crítica pelos seus papéis mais sérios e endeusada pelos fãs pelos seus personagens de filmes de acção.
Mas Winter's bone é também um mergulho no mundo 'white trash' da pobreza da américa profunda, um mergulho gelado com direito a arrepios, por entre a humilhação e o desespero de nada ter para comer, o frio que se entranha pelas casas degradadas, e os estranhos e sinistros códigos de sobrevivência e de morte dessas comunidades.
Como não conhecia o filme, vim logo ao dvdmania procurar o tópico do mesmo...
E é fantástico chegar aqui e deparar com isto:
Musicslave wrote: August 8th, 2011, 3:14 pm A fotografia é muito boa, recriando muito bem aquele ambiente mais hostil, as interpretações são igualmente acima da média com o claro destaque para a jovem Jennifer, a mostrar aqui porque é um dos futuros nomes de hollywood, ver ela a tomar conta dos irmãos e a fazer tudo inclusive ensinar a disparar é muito bom, ao mesmo tempo que recria muito bem aquela zona do EUA
Não é que se veio a confirmar...
Dito isto fiquei com vontade grande de ver o filme... mais um para o backlog
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Winter's Bone (2010) - Debra Granik.

Post by José »

Transportado para uma outra era, com um ou outro retoque, e ninguém duvidaria que estaríamos na presença de um verdadeiro western. "Winter's Bone - Despojos de Inverno" conserva a matriz clássica deste género, somente adicionando-lhe uma roupagem mais moderna. É a demanda por um familiar, neste caso de uma filha por um pai, sendo este uma personagem omnipresente que contamina todas as relações sociais e afectivas, embora ausente fisicamente. A fotografia gélida acentua o clima de desencanto e melancolia em que aquelas pessoas circulam e, no centro nevrálgico de tudo, está uma Jennifer Lawrence demolidora a levar com o filme às costas do princípio ao fim. É uma excelente proposta indie que no seu decurso vai alternando entre esperança e desespero, causando forte impacto no espectador.
Post Reply