Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Paulo Sousa Dias
Fanático
Fanático
Posts: 598
Joined: February 20th, 2002, 1:28 pm
Location: Lisboa / Portugal

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Paulo Sousa Dias »

Depois de o ter visto no IMAX, não me consigo imaginar a vê-lo noutro formato.

(Mas claro que vou comprar o BD...) :D
NFCDS wrote:Mais próximo é no UCI Arrábida (em 3D).
No El Corte Inglês em Lisboa também está em exibição.
Paulo Sousa Dias
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by paupau »

Para quem comprou, sempre traz a silent space version? Em que consiste?
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by siroco »

Disclaimer:

Eu também gostei (muito) do Gravity. :twisted:


THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by THX »

Estes gajos que fazem estas merdas tipo "Everything Wrong with...blá, blá ,blá" devem ser uns frustrados que nunca fizeram um filme amador de jeito na vida...isto se eles tiverem uma.

GET A LIFE, YOU TROLLS, NERDS...SAD PEOPLE!!!

Só mesmo uns TROLLS e uns NERDS como estes é que ainda não perceberam que as pessoas vão ao cinema para ver filmes e não documentários da NASA.

Ao menos com os outros ainda me rio um bocado, agora com estes gajos...
São apenas uns tristes que querem atenção. Mais valia saírem de casa sem calças e cuecas.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by waltsouza »

THX wrote:Estes gajos que fazem estas merdas tipo "Everything Wrong with...blá, blá ,blá" devem ser uns frustrados que nunca fizeram um filme amador de jeito na vida...isto se eles tiverem uma.

GET A LIFE, YOU TROLLS, NERDS...SAD PEOPLE!!!

Só mesmo uns TROLLS e uns NERDS como estes é que ainda não perceberam que as pessoas vão ao cinema para ver filmes e não documentários da NASA.

Ao menos com os outros ainda me rio um bocado, agora com estes gajos...
São apenas uns tristes que querem atenção. Mais valia saírem de casa sem calças e cuecas.

Nesse ponto estou contigo. Também não entendo qual é o interesse de ir para um filme à procura de erros, parece que vão com um caderdinho e com uma caneta, sempre à procura de possíveis falhas. Todos os filmes têm falhas, erros, sejam cientificos, espaciais, factuais, temporais, e outros que tais. Somos seres humanos, logo erramos.

Para ver um filme que à partida tenha o menor número de erros possíveis vejo um documentário, não vejo fição. E mesmo assim os documentários continuam a ter erros, tudo feito por nós traz consigo o erro. Somos humanos, lembrem-se.
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by elfaria »

- Durante uma conferência de imprensa, um jornalista mexicano (Carlos Pérez) perguntou a Alfonso Cuarón se tinha sido muito difícil filmar no espaço. O realizador não se desmanchou e respondeu: «Tínhamos câmaras da Soyuz, a missão russa. Por isso estivemos 3 meses no espaço sem problemas.» A gargalhada foi geral na sala.

:lol:
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by paupau »

La vi a Silent Space, ganha-se em isolamento e realismo o que se perde na tensao com a ausencia da musica. Uma boa maneira de avaliar a importancia da musica num filme. Por exemplo, o epico plano final torna-se basicamente banal sem a musica. Quem gosta do filme experimente ver esta versao, nem que seja como uma curiosidade.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Lorde X »

Já há vários anos e enquanto a minha princesinha não crescer que infelizmente os únicos filmes que vou ver ao cinema são de animação…
Os filmes que gostaria de ver, acabo por ver mais tarde quando compro o Blu-ray só que realmente não é a mesma coisa…

O visionamento tardio dos filmes é a razão principal que tem levado a que a minha participação neste fórum tenha decaído muito nestes últimos anos. Muitas vezes interrogo-me se vale a pena vir aqui comentar um filme, anos depois de ele ter saído e de a discussão sobre ele ter terminado…
Neste caso, como a minha opinião vai num sentido diferente do da maioria, venho aqui dar os meus “two cents”.

Vi-o há dias em Bluray 3D, numa TV LED, no conforto da minha casa, com auscultadores postos, ou seja, pude usufruir do 3D e emergir sonoramente no filme. Todavia, a experiência visual é muito distante da que eu obteria num cinema. Embora o sistema que possuo me ofereça profundidade 3D, não beneficio daquele efeito em que os objectos saltam para fora do ecrã na minha direção (julgo que tal se deve, não só à limitação do próprio sistema, mas também porque eu estou mais distanciado da TV do que deveria estar).
E esta limitação acaba por marcar a minha opinião sobre este e outros filmes do género…

Pelo que li nos comentários, muitos dos que viram este filme e o adoraram, foram antes de mais, cativados pela experiência audiovisual que vivenciaram… Ora, embora eu adore filmes de FC com cenas passadas no espaço, nunca em nenhum momento a ação me entusiasmou…
Julgo que para tal também terá contribuído o facto de aquele tipo de cenas não serem uma absoluta novidade. Astronautas perdidos no espaço, desligados das suas naves e a tentar regressar a elas já vi em vários filmes (Mission to Mars, julgo, entre outros).

E quanto ao enredo. Concordo com aqueles que dizem que não é tão simplista como parece à primeira vista. Temos um arco narrativo muito interessante da personagem principal, o qual é tratado pelo realizador com grande competência.
Mas considero que isso é curto para preencher uma longa metragem. Li que este filme inicialmente esteve para ser uma curta-metragem. E apesar dos expedientes bem engenhosos usados para estender a história (personagens trazidos para a história através das memórias e referências feitas pelos 2 astronautas) e de as cenas de ação terem sido estendidas o mais possível, chamando à demanda todas as localizações espaciais possíveis (Space Shuttle, Hubble, estação espacial internacional, estação espacial chinesa), o enredo não deixa de ser algo escasso.
Claro que se pode e bem dizer que o filme não é um drama e que dado o número de personagens que tem não seria possível / aconselhável, estender mais o mesmo.
Mas uma vez que acabei por não ser deslumbrado pela vertente visual e o enredo, focado num drama pessoal de uma das personagens não me preencheu, acabei por ficar dececionado com o seu visionamento.

Acresce que também não pertence ao género de filmes de FC que mais me cativam… Aliás, de ficção científica tem pouco ou nada e o que eu gosto mesmo é de filmes que, não obstante eventualmente disponham de parcos valores de produção, incidam sobre ideias científicas inovadoras, sociedades alternativas, mundos fantásticos… basicamente que me levem a explorar o desconhecido…

Na Wikipedia é esta a noção de “Ficção científica”:

“Género da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a "literatura das ideias", evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais”.

E isto é basicamente o que me entusiasma nos filmes passados no espaço… Já ação e suspense, por si só, nunca me cativaram…

Por curiosidade, antes deste filme vi o Órbita 9, um filme espanhol de FC de baixo orçamento, cheio de buracos no enredo... Como não li nem vi nada sobre ele (e ainda bem que o fiz! Quer no trailer quer na sinopse constante da capa do Blu-ray, é logo dado um grande spoiler, o qual estraga o primeiro e maior twist do filme...), pensei que estaria perante um filme semelhante a este Gravity. Não tem nada a ver, realmente. É focado numa história de amor que me prendeu e que me fez desculpar todos os erros de que fui dando conta ao longo do filme...
Só o refiro aqui porque constato que pelo menos para mim funciona assim. Se algo no filme me encanta, acabo por ser muito generoso com as suas deficiências. Quando não me entusiasma, então sou muito objetivo e crítico na sua análise...

Por isso, para muita pena minha, não consigo dar a este filme mais do que 7/10.

Embora tenha a certeza que se o tivesse visto no cinema e nesse caso não tenho dúvidas que os meus sentidos seriam arrebatados pela experiência audiovisual a que teriam sido sujeitos, a nota que lhe daria seria bem superior…
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Rui Santos »

I'll be back

Apenas o vi pela primeira vez hoje, e adorei o filme... Não lia aqui o tópico à anos, por isso ia sem qualquer ideia do que ia ver.
Apesar de já o ter comprado em BD 3D, vi o mesmo durante a tarde no Hollywood e sempre com um banner indicando que era o fim de semana Brad Pitt.

Mas vamos ao que interessa, um filme muito melhor do que esperava. Sem qq dúvida um 9/10. Com tempo voltarei para escrever sobre o filme, fica a nota para quem não o viu que anda por ai nos canais abertos.
Lorde X wrote: March 22nd, 2018, 11:17 am O visionamento tardio dos filmes é a razão principal que tem levado a que a minha participação neste fórum tenha decaído muito nestes últimos anos. Muitas vezes interrogo-me se vale a pena vir aqui comentar um filme, anos depois de ele ter saído e de a discussão sobre ele ter terminado…
Neste caso, como a minha opinião vai num sentido diferente do da maioria, venho aqui dar os meus “two cents”.
Não caro Lorde X, vale sempre a pena vir aqui escrever.
Vale nem que não seja pela esperança que um dia a tua pequena possa vir aqui ver a tua opinião sobre alguns filmes.

Eu já o fiz centenas de vezes sobre coisas que escrevi num passado... e que agora leio e penso como ainda concordo comigo :)
E vale a pena, porque ainda agora li o que escreveste.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Lorde X »

Rui Santos wrote: October 14th, 2018, 3:12 am
Lorde X wrote: March 22nd, 2018, 11:17 am O visionamento tardio dos filmes é a razão principal que tem levado a que a minha participação neste fórum tenha decaído muito nestes últimos anos. Muitas vezes interrogo-me se vale a pena vir aqui comentar um filme, anos depois de ele ter saído e de a discussão sobre ele ter terminado…
Neste caso, como a minha opinião vai num sentido diferente do da maioria, venho aqui dar os meus “two cents”.
Não caro Lorde X, vale sempre a pena vir aqui escrever.
Vale nem que não seja pela esperança que um dia a tua pequena possa vir aqui ver a tua opinião sobre alguns filmes.

Eu já o fiz centenas de vezes sobre coisas que escrevi num passado... e que agora leio e penso como ainda concordo comigo :)
E vale a pena, porque ainda agora li o que escreveste.
Sim tens toda a razão! Já me sucedeu visitar tópicos e ler comentários meus que me tinha esquecido de ter escrito... :-D

E com essa da minha pequenina poder um dia ler o que escrevi sobre certos filmes, convenceste-me por completo!!! :wink:

Vou tentar ser mais assíduo na minha participação, apesar de, quanto aos visionamentos, andar sempre uns anos atrasado em relação à maioria...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by PanterA »

Já nem me lembrava do testamento que fiz para esta obra-prima. Acho que deve ter sido a maior review que fiz para fóruns.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Lorde X »

Embora o tenha visto há pouco tempo, não me recordo se o filme contém algo impróprio (cenas de sexo ou assustadoras) para uma criança de 9 anos...

Alguém me sabe dizer se, sem problemas dessa índole, o poderei rever com a minha filha?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by No Angel »

Lorde X wrote: November 7th, 2018, 1:23 pm Embora o tenha visto há pouco tempo, não me recordo se o filme contém algo impróprio (cenas de sexo ou assustadoras) para uma criança de 9 anos...

Alguém me sabe dizer se, sem problemas dessa índole, o poderei rever com a minha filha?
Sexo e nudez é zero, mas tem algumas cenas assustadoras a nivel psicologico sim...
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Cabeças »

Lorde X wrote: November 7th, 2018, 1:23 pm Embora o tenha visto há pouco tempo, não me recordo se o filme contém algo impróprio (cenas de sexo ou assustadoras) para uma criança de 9 anos...

Alguém me sabe dizer se, sem problemas dessa índole, o poderei rever com a minha filha?
Viva!

Tirando as situações aflitivas, não me recordo de nenhum vocabulário ou parte gráfica menos própria...

Eu veria o filme com a minha filha sem problemas, se ele tivesse aparecido quando ela tinha 9 anos... É um daqueles filmes que dá uma perspectiva do Universo, na sua imensidão e na nossa pequenez, que acho muito salutar.
Cabeças
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Lorde X »

No Angel wrote: November 7th, 2018, 1:47 pm Sexo e nudez é zero, mas tem algumas cenas assustadoras a nivel psicologico sim...
Obrigado No Angel! salut-) Se se tratarem apenas de situações de stress vividas no espaço, julgo que isso não a irá assustar!
Cabeças wrote: November 7th, 2018, 1:54 pm Viva!

Tirando as situações aflitivas, não me recordo de nenhum vocabulário ou parte gráfica menos própria...

Eu veria o filme com a minha filha sem problemas, se ele tivesse aparecido quando ela tinha 9 anos... É um daqueles filmes que dá uma perspectiva do Universo, na sua imensidão e na nossa pequenez, que acho muito salutar.
Boas Cabeças! Obrigado pelo esclarecimento!

Realmente pretendia ver com ela um filme sobre o espaço que a deslumbrasse em termos visuais, mas que não tivesse um enredo complicado nem que suscitasse questões metafísicas... esses ficam para mais tarde! :wink: Por outro lado, uma vez que a minha princesinha já ultrapassou a idade mínima aconselhável para ver um filme inteiro em 3D, queria ter com ela essa experiência.

Além de que, ficou-me atravessado o facto de este filme, contrariamente às expectativas que detinha, não me ter deslumbrado... a ver vamos se um segundo visionamento mudará a minha opinião. Conto vê-lo no próximo fim-de-semana!
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply