Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2228
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by NFCDS »

grisas wrote:Apoio qualquer filme que coloque a Sandra Bullock relativamente longe deste planeta.
Mas no final deve haver um happy ending... e ela volta grr-)
grisas
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 310
Joined: September 1st, 2004, 11:57 am

Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by grisas »

-
Last edited by grisas on January 13th, 2021, 7:56 pm, edited 2 times in total.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by lud81 »

grisas wrote:O Clooney também faz o seu papel sem esforço (é como se estivesse a vender Nespresso no espaço).
Hahaha, esse comentário tá demais! :lol:

O filme é espectacular e este sim é dos poucos que merece o 3D. Os long takes característicos do Cuarón estão lindos, com a câmera a passear-se livremente e sem pressas pelo espaço enquanto apanha casualmente os personagens. Muito bom.

Realmente eu vi-o num ecran relativamente grande mas acho que este vai ser a minha primeira experiencia no IMAX do Colombo! Para quem adora o espaço como eu, não há nada melhor. Se hoje ja foi quase como estar lá, imagino em IMAX!

As interpretações estão excelentes. Eu também não vou muito à bola com a Bullock (a mulher é irritante) mas a interpretação dela está de louvar. Deve-se esquecer o ódio de estimação e dar mérito onde ele é merecido.

Este, apesar de todo o aparato técnico, é um filme de actores e realizador. Este Cuarón é mesmo um gajo talentoso, porra.

Altamente recomendado e este recomendo em 3D e se possível IMAX.

(Peço desculpa se houver alguns erros neste post mas é longo e escrevi-o no telemóvel)
Image
Kimosabe
Novato
Posts: 35
Joined: November 1st, 2012, 12:28 am

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Kimosabe »

Fui ver ontem este filme na sala IMAX e o melhor que posso dizer é que... por mais caro que possa parecer, valeu cada euro!!!!

Este filme é um autêntico orgasmo visual de 80 minutos!!! Mais do que um filme, é uma experiência visual arrebatadora (e atenção que isso tem os seus aspectos negativos - mais sobre isso mais logo) que, na minha opinião, não tem paralelo nos últimos tempos. Efeitos especiais de uma qualidade técnica imaculada, um 3D de uma profundidade como eu nunca tinha visto, extremamente imersivo, não só na forma como transmite eficazmente o infinito e vazio do espaço nos grandes planos, como nos transporta automaticamente para dentro das estações espaciais, cápsulas e até fatos de astronautas nos planos mais próximos (sim, não estou a delirar...), fazendo com que nos sintamos a Km's de distância acima da Terra, flutuando no vazio silencioso do espaço. Uma montanha-russa visual e de emoções, uma história que se pode resumir a 3 linhas, mas imensamente inspiradora, tudo rematado por uma banda sonora incrível que faz vibrar as cordas certas sempre no momento certo. E o que dizer da cinematografia... Um fantástico compêndio de wallpapers em movimento sobre o espaço!

Façam um favor a vocês próprios: esqueçam os receios sobre a habilidade da Sandra Bullock (bela interpretação, já agora) e o star power do George Clooney (Clooney talvez seja um pouco Clooney demais), não existe praticamente nada disso no ecrã, levantem o rabo do sofá, percam o amor a 10€ e vão ver este filme em 3D e na maior tela do país! Este filme TEM de ser visto em 3D e merece-o!!

Este foi facilmente o melhor momento que passei numa sala de cinema este ano e correndo o risco de ainda me sentir sobre-excitado que nem um miúdo de 10 anos... 9/10!!!
bisard
Especialista
Especialista
Posts: 1607
Joined: October 2nd, 2003, 12:33 am
Location: Portugal

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by bisard »

Acabei de ver o filme em IMAX e a única coisa que consigo escrever neste momento é... Que experiência incrível. Vale cada euro pago. Se puderem nem pensem duas vezes. Experiência a repetir daqui a 1 ou 2 semanas antes que saia de exibição. yes-) yes-) yes-) yes-) yes-)
Snider
Fanático
Fanático
Posts: 543
Joined: August 2nd, 2010, 2:09 am

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Snider »

Acabei de vir do cinema. Vi o filme em 3D, apenas. Em IMAX teria que fazer muitos kms para o ver.

Em questões técnicas o filme está mesmo perfeito. Planos lindíssimos. A camera a divagar pelo o espaço. A longa cena no inicio. Imerge-nos completamente no ambiente. Diria até que fui ao espaço, e senti o que é estar no espaço, por 8 euros. O som está espectacular. Tiveram o cuidado de não cair na tentação do som das explosões no espaço (não ha materia para a dispersão do som). O ritmo do filme está muito bom, porque não sentimos o tempo a passar, e o timing quando ele quebra o ritmo do filme está perfeito.
Os efeitos especiais foram do melhor que já vi. Os pormenores dos fatos, os objectos que voavam pelas naves. Os movimentos. Enfim, tudo.

A interpretação do Clooney, é normal. É ele, como em quase todos os últimos filmes que ele fez. A Sandra Bullock faz um bom papel. Aquele ar de sofrimento assenta-lhe bem, e apesar de não vermos com grande nitidez as suas expressões faciaiss durante quase metade do filme (por causa do reflexo do vidro do capacete e de estar embaciado), só através da sua voz sentimos tudo o que ela quer transmitir.

Depois de tanto elogio, tenho que criticar algumas coisas e elogiar mais umas, mas são spoilers.
A nivel de argumento ou guião, o filme deixa muito a desejar. Pois, está cheinho de cliches. Se até a parte em que ela tem um delírio e entra numa conversação com o Clooney (cena muito bem feita) eram suportáveis devido a excepcionalidade visual e sonora, a partir desse momento o filme entra numa sequênica insuportável, que nos leva a um final que para mim está ao nivel do vencedor do óscar muito questionável do ano passado: Argo.
Lá se lembra que existe energia nos propulsores de aterragem. A personagem muda completamente de atitude (fica muito optimista, o que nos diz de forma clara que o final é feliz, a 30 minutos do final), não consegue apanhar a frequencia de radio de estacoes da NASA, ESA, etc, que têm tecnologia de ponta, mas consegue apanhar uma comunicação pirata (de um chines), ainda consegue misturar chines com espanhol, e depois la vai ela em direcção a estação espacial chinesa. No timing perfeito sai da capsula, usa um extintor como propulsor (!!!) que até me fez lembrar o filme Wall-e (animação!!!), e esse mesmo extintor que já por si era pouco provavel de a salvar, acaba no momento exacto em que ela já não precisa dele, conseguindo-se agarrar por um tris no ultimo ferro "palpavel" da estação. Mete-se na capsula, com os destroços a "aparecerem" no momento exacto em que ele chega (só para tornar o momento mais realista :shock: ). E lá vai ela em chamas, entretanto há um resto que bate na fuselagem, e eu pergunto, será que já tinha entrado na atmosfera? É que lembro-me de um vaivem ha uns anos atras, que explodiu quando entrou na atmosfera, por aparentemente ter um problema (danificado) no isolamento térmico ou do isolamento que sustenta a diferença brutal das pressões. E o para quedas abre intacto.

A parte boa do filme é esta.

Image

Quando ela consegue chegar a tempo à estacao espacial, onde parece haver uma relação entre a vida no útero com o seu renascer.

As "mangueiras" parecem o cordão umbilical, o circulo da porta o útero, e a posição dela com a forma de estar do bebé.
Para mim 8.5/10 pela primeira hora do filme, e 5 pelos ultimos 20 minutos. Geral 7/10
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7310
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Cabeças »

Bom... lá fui ao IMAX (nunca tinha ido).

A experiência excedeu todas as minhas expectativas. Foi, confesso-vos, uma das maiores experiências cinematográficas da minha vida! A maior de todas, mesmo num contexto comparativo entre as mais recuadas memórias, que são sempre muito importantes, até ao deslumbramento sentido quando do primeiro visioanamento do MATRIX e, mais rececentemente, do AVATAR!

Não se podem no meu entender fazer comparações sequer! É um contexto e uma experiência totalmente nova! A imersão é total. O "3D" não tem absolutamente nada a ver com a miséria da maioria dos filmes feitos apenas para explorar essa tecnologia do ponto de vista comercial. Para mim, posso-vos dizer que o único 3D que tinha visto até hoje digno de ver, foi o do AVATAR. O resto são amendoins!

O que vos posso dizer relativamente e esta experiência, é que foi do tipo da primeira vez que vi o Matrix, salvo erro no ano 2000... mas multiplicada por DEZ! :shock:

Esqueçam tudo o que viram até hoje! Assim o 3D vale a pena e a experiência de visionamento passa para outro patamar!

Para quem gosta de tecnologia e de Cinema... este é o next level! salut-)

Mal posso esperar para ir lá ver o AVATAR!... :-D
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Rui Santos »

É pá... Vocês estão me a deixar com vontade de ir ao Colombo, o filme é bom e com estas vossas opiniões estou a ficar em pulgas.
Depois de não ter visto o Avatar no cinema, se calhar vou-me retratar com este.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
bisard
Especialista
Especialista
Posts: 1607
Joined: October 2nd, 2003, 12:33 am
Location: Portugal

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by bisard »

Fui ver hoje novamente ao IMAX. Não perde nada no segundo visionamento. Experiência incrível. Quero uma sala daquelas na minha casa... pato-)
Bazofio
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 323
Joined: February 11th, 2006, 6:31 pm

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Bazofio »

Passa o cheque e pode ser que tenhas sorte....
http://www.imaxprivatetheatre.com

Fica entre 1 a 2 Milhões de dólares!!!!
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by paupau »

Ver isto em Imax acho que passa a ser a minha experiencia mais arrebatadora em sala ate hoje.
O filme e extremamente sensorial, nao levanta grande discussao, e mesmo para curtir a viagem.
Mais alguem achou o filme muito stressante? Quem dera a muito horror... Pode ser da imersao da sala, mas algumas partes quase que me agarrava a cadeira.
Este nem vale a pena pensar em comprar o BD, acho que nem em 8K numa 100'' se ia aproximar sequer.
So ponderava comprar se tivesse uma faixa audio sem musica, so ouvir as vozes no capacete e o silencio fo espaco... Musica so no epico plano final. Ia adorar ver o filme assim.
No fim de semana talvez va novamente.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Helldr »

Este fim de semana estou lá caído!!!
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by elfaria »

Bom, depois de tão boas críticas e não tendo eu ainda conhecido o mini IMAX português lá resolvi hoje meter os pés a caminho e ir até Lisboa para comprovar o que por aqui se dizia. E confirmo, é caro mas neste caso vale a pena. Tem uma história original, 2 bons atores, uns efeitos especiais altamente e o melhor 3D que vi até hoje ( cheguei a baixar-me na cadeira quando os detritos voavam pela sala em direção ao projetor :mrgreen: ) . Enfim não há home cinema que se lhe possa comparar. A emoção foi semelhante à que tive à 30 anos quando vi o Star Wars no antigo Monumental. O IMAX é que sabe a pouco comparado com o de Madrid mas representa um passo em frente relativamente ao velhinho Cinerama sistema de projeção triplo do qual nunca existiu nenhuma sala em Portugal. Vão e divirtam-se. salut-)

P.S.: Evitem as sessões com muita pipoca
Snider
Fanático
Fanático
Posts: 543
Joined: August 2nd, 2010, 2:09 am

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Snider »

tem uma história original? :-?
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Gravity (2013) - Alfonso Cuarón

Post by Helldr »

Também fui ver e a história não é grande coisa embora tenha umas reflexões interessantes sobre a vida, a perda ou a solidão, mas não é nenhum novo 2001 como alguém já referiu. Arrisco até a dizer que o filme fora do 3D não vai ter nem metade do interesse, pelo que merece a ida até ao IMAX porque a sensação de proximidade com os actores e a imersão no vazio do espaço é extraordinário.
Post Reply