Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismael

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Cyborg
Especialista
Especialista
Posts: 1381
Joined: July 29th, 2010, 7:24 pm

Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismael

Post by Cyborg »

Balas & Bolinhos - o último capítulo teaser:



vão começar a gravar finalmente o Balas & Bolinhos 3 :mrgreen:

mais info: http://www.balas3.com
tenho 1318 dvds na minha colecção, sempre a crescer :P

O meu Feedback | As minhas vendas | [Compro] Dvds
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Balas & Bolinhos - o último capítulo

Post by Darkav »

O primeiro está engraçado, mas o segundo está genial! :mrgreen: Tenho-o em DVD. Espero que repitam o feito com este novo. As audições começam hoje. Ninguém do Porto quer ir lá tentar para depois contar aqui? :-)))
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Re: Balas & Bolinhos - o último capítulo

Post by Skywatcher »

As audições já começaram no fim de semana passado. Pelo menos 2 amigos meus foram. Foi uma audição normal, com uma senhora da produtora, tudo muito profissional, ao que parece :)
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Balas & Bolinhos - o último capítulo

Post by p_alucinado »

O pessoal da Lightbox é muito profissional. É gente com boas ideias e força para as levar a cabo. Só tenho a dizer bem.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Balas & Bolinhos - o último capítulo

Post by elfaria »

Estreia hoje.

Image

IMDB


Sinopse:

Um tenta enganar. O outro anda a gamar. E há até quem não saiba o que anda a fazer... A verdade é que a vida continua difícil para Culatra, Rato e Bino.
Mas tudo muda quando Tone, o homem do Mundo, regressa a casa para tentar salvar o pai, que está às portas da morte.
E quando o reencontro acontece partem para a mais surpreendente das suas aventuras. Se tudo estava mal, agora vai ficar pior!




500,000.00 euros de budget sem qualquer subsídio do estado ou empresas públicas, filmado no Bietname e em Portugal. Estou convencido (convencidíssimo) que é bem melhor que a trampa dos Morangos com Açucar! Um verdadeiro herdeiro da comédia clássica portuguesa dos anos 40 caralh*! sorry, carago como?-)
Last edited by elfaria on September 6th, 2012, 5:30 pm, edited 5 times in total.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Balas & Bolinhos - o último capítulo

Post by p_alucinado »

Tentei, há uns anos, ver o primeiro, mas desisti ao fim de 40 minutos. Ontem à noite passou o 2º na SIC Radical e... outra desistência. Definitivamente, não é o tipo de filme que me cative, embora encontre nele momentos geniais.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Balas & Bolinhos - o último capítulo

Post by elfaria »

Uma aventura para rir do princípio ao fim
Por Ana Isabel Pereira

Imagem: DR

É difícil apontar a cena mais hilariante do terceiro e último filme da saga de Tone, Rato, Culatra e Bino, mas o que a Praça, que esteve na antestreia de “Balas & Bolinhos – O Último Capítulo”, pode garantir é que é um filme que não deixa ninguém indiferente e põe toda a gente a rir.

O filme, com estreia marcada para a próxima quinta, dia 6 de Setembro, e estará em exibição em cerca de 40 salas por todo o país, com distribuição da Lusomundo – desta vez, há 42 cópias e não apenas 7, como no segundo episódio –, começa “algures na China” – houve filmagens no Vietname – e evoca cenas de grandes sagas de acção, como Missão Impossível ou James Bond.

A famosa quadrilha do cinema português segue as pistas de uma mala com muito dinheiro e, pelo caminho, enfurece índios, polícias, ciganos e chineses.

Tone (Luís Ismael) passou uma temporada na China e virou “artista” marcial. Culatra (JD Duarte) faz-se passar por médico de clínica geral. Rato (Jorge Neto) é cantor pimba – no filme, faz a primeira parte de um concerto de Toy – e Bino (João Pires), bem, ninguém sabe.

A abertura de “O Último Capítulo” é uma afirmação e põe logo os pontos nos “is”: esta é uma longa-metragem com alta qualidade técnica, ao nível do som e da imagem, ou não tivesse reunido uma equipa de 40 profissionais das mais diversas áreas do cinema e áreas de suporte, com anos de experiência e que recorreram às mais modernas tecnologias.

Quando, há, 12 anos, a “quadrilha” realizou e produziu o primeiro ”Balas & Bolinhos” sem recursos e sem financiamento, Luís Ismael não imaginava que o filme se tornaria um fenómeno de culto. “Nunca imaginei”, confessa à Praça o realizador e actor que, “à boleia” do Balas, criou, com JD Duarte, a produtora Lightbox.

“Eu só queria fazer cinema. Descobri que poderia ser reconhecido na rua quando o filme ["Balas & Bolinhos – O Regresso"] passou no cinema”, conta.

Elenco de luxo

Jorge Neto e JD Duarte são particularmente engraçados e a cena do cofre – que mostra Neto na versão “Balas” de Tom Cruise – é muito, mas mesmo muito, engraçada. Porquê? Bem, não queremos estragar-lhe a surpresa, por isso, vai ter de acreditar na nossa palavra.

Também não lhe vamos dizer por que é que a “travessia no deserto” de Tone, Rato e Culatra – filmada em Resende –, depois de os 3 escaparem à morte às mãos do vilão Tito (o veterano Carlos Paulo), é hilariante. Tem que ver com superação e… sede. E mais não dizemos.

Para além do actor que deu voz a muitos dos desenhos animados da nossa infância, Ismael, JD Duarte, Jorge Neto e João Pires contaram com a ajuda de Octávio Matos, Francisco Menezes, Pedro Alves, Jel e o repetente Fernando Rocha. “Foram pessoas que convidamos para entrar no filme e, ao contrário do que se possa pensar, não tivemos nenhuma [resposta] negativa”, partilha Ismael.

E um actor de “Snatch”

Um orçamento de “cerca de 500 mil euros” permitiu trazer também para o projecto Jason Ninh Cao, actor vietnamita que tem no currículo filmes como “Snatch – Porcos e Diamantes” e “Blitz”, e construir de raiz cenários como o cemitério onde jaz a mamã de Tone, a sala do cofre ou o porão do barco.

“O cemitério, por exemplo, tivemos de criar de raiz porque não nos deixaram filmar em nenhuma cemitério”, conta Luís Ismael

“Como realizador, só quero que muitas pessoas vão ver o filme. Adorava que 10 milhões de portugueses fossem ao cinema porque estamos todos a precisar de rir”, diz à Praça Luís Ismael, acrescentando que, depois da estreia, “o filme é senhor dele próprio”.

Para a antestreia do filme, no Rivoli, no Porto, foram colocados à venda cerca de 150 bilhetes, a 15 euros, por se tratar de uma sessão especial, com direito a passadeira vermelha e projecções de luzes na Praça D. João I, que esgotaram em menos de 24 horas.


http://praca.porto24.pt/2012/09/02/balas-e-bolinhos/
ruben
Especialista
Especialista
Posts: 1346
Joined: August 9th, 2009, 10:42 pm
Location: Lisboa

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by ruben »

Tópico editado.

elfaria - Editei a tua msg também.
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by elfaria »

A t-shirt do Bino já dava um filme. Conhecer a história da t-shirt do Bino é perceber o fenómeno "Balas & Bolinhos". Expliquemos. Em 2000, o primeiro "Balas" estava cá fora e foi uma verdadeira reunião de amigos. O guarda-roupa era o que andava lá por casa e, ao mais tácito do grupo, calhou a t-shirt azul com um tubarão, comprada por Luís Ismael aka Tone naquela loja dos centros comerciais que tem um urso à porta.

Em 2004, chega "O Regresso", uma caça ao tesouro, verdadeiro Indiana Jones à portuguesa. Antes das filmagens, os autores decidiram que todos mudariam de farpela (ou ficariam mesmo sem ela), mas não Bino, que continuaria condenado a tamanha indumentária. O problema era saber onde é que teriam guardado a t-shirt. Veio a ser descoberta mais tarde, na serralharia do irmão de Jorge Neto (Rato), onde esteve três anos a "estagiar" como auxiliar de limpeza de óleo.

Em "O Último Capítulo", que encerra a trilogia, a t-shirt foi tratada como uma rainha, um autêntico "espólio de museu". Depois da lama e da água do segundo filme, receava-se que se desintegrasse. Bino (João Pires) teve de vestir outra t-shirt por baixo para a proteger, todos os dias era guardada em máxima segurança. J.D. Duarte, mais conhecido por Culatra, o verdadeiro cérebro das operações, chegou mesmo a contactar o fabricante no Canadá, na esperança de conseguir uma cópia da peça VIP. Em vão: "Deus criou a Monica Belucci e depois deitou o molde fora. A t-shirt do Bino foi a mesma coisa."

A t-shirt do Bino já dava um filme, mas esta é a sua história verídica. Luís Ismael, actor e realizador, e J.D. Duarte, actor e produtor, estão numa das salas da Lightbox, a produtora que criaram, a recordar a história. Quase choram a rir. E no terceiro filme? O que acontece à t-shirt? "Sobreviveu e está bem de saúde! Um dia ainda vai para uma exposição", garante Luís Ismael.

Antes da reforma
Doze anos depois, continuam as gargalhadas e, principalmente, a "vontade de fazer filmes", aquilo que verdadeiramente os move. Com estreia marcada para 6 de Setembro, o último filme da saga mostra Rato, Tone, Culatra e Bino envolvidos "na alta roda da espionagem internacional". "O Último Capítulo é uma mistura de filmes de artes marciais com o James Bond e a Missão Impossível", conta o realizador. Nele, estes criminosos "à portuguesa" já são quase, quase profissionais. Estão mais maduros, mas "não há rendição possível", garante J.D. Duarte. "A pior coisa que poderíamos fazer era dar-lhes um final Walt Disney", acrescenta Luís, atirando alguns - hilariantes - finais alternativos (ouvir som à esquerda).

O enredo mantém-se no segredo dos deuses. O que se sabe: há mais personagens, algumas desempenhadas por nomes bem conhecidos do grande público, como Jel, Fernando Rocha, Francisco Menezes e, até, Jason Ninh, actor vietnamita que entrou em "Snatch - Porcos e Diamantes", mas também por fãs que compareceram aos castings; Foi filmado em ultra alta definição, em vários pontos do país, e também lá fora, já para piscar o olho à possível internacionalização; Não obteve apoios financeiros, mas apenas logísticos, contando com um orçamento de 500 mil euros, suportados pela Lightbox; Entra um porco, que "vai ser uma vedeta", mas foi recusado por um jardim zoológico no minuto em que foi dado a conhecer o filme em que tinha trabalho. É o "preconceito" em relação ao "nefasto" nome "Balas & Bolinhos", dizem.

Este género de comédia sem freio, em que a linguagem quer-se "autêntica e verdadeira" ("Eu não estou a ver alguém a ficar chateado e a dizer 'bolas, pá'") pode gerar algumas inimizades. "Muitos gostam de ver, mas não assumem. A única coisa que queremos é fazer filmes e divertir as pessoas. Já existe tanta gente a fazer cinema de autor, a querer ser o próximo génio do cinema português, a preparar-se para assumir o papel do Manoel de Oliveira", desabafa Luís.

A seu favor têm os números: em 2004, com seis cópias do segundo filme em todo o país, atingiram os 58 mil espectadores, algo brutal para um projecto independente. Em 2010, quando a SIC Radical voltou a exibir os filmes, os dois somaram mais de 600 mil espectadores. Desta vez, com nove meses de antecedência, a Lusomundo decidiu começar a exibir o "teaser" (vídeo acima) e já demonstrou interesse em ter "O Último Capítulo" em, pelo menos, 30 salas, com a expectativa de alcançar 200 mil espectadores. "O terceiro Balas só existe porque fomos muito acarinhados pelas pessoas. Este filme é a melhor coisa que podemos fazer para os fãs da série. É um grande obrigado a quem manteve o filme vivo", diz o realizador.

Rato, Tone, Culatra e Bino morrem aqui, para algum desgosto de Luís Ismael, que cresceu no cinema a vibrar com o conceito de "personagens" e "heróis". Fica, no entanto, uma ressalva do próprio, citada textualmente para não deixar dúvidas: "Se, algum dia, lá por volta dos 60, 70 anos, ainda tivermos boa disposição e não tivermos umas barrigas opulentas de podres de ricos que vamos ficar, poderemos, se ainda estivermos os quatro dentro do prazo de validade, fazer o "Balas & Bolinhos - A Reforma". Nós de andarilho e algália. Isso era giro, reactivar assim as personagens." Pode ser uma esperança.

Texto de Amanda Ribeiro • 28/01/2012 - 11:34 in "Público"
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by rui sousa »

Bem, parece que o filme está a ser um enorme sucesso de bilheteiras. E ainda bem! :)
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by p_alucinado »

rui sousa wrote:Bem, parece que o filme está a ser um enorme sucesso de bilheteiras. E ainda bem! :)
É sempre bom ver filmes tugas levar gente ao cinema e em massa. Além de mostrar que há público par o cinema nacional - é preciso é saber chegar a ele - mostra também que quando o cinema consegue comunicar com o seu público, este adere em massa. A discussão em volta do cinema nacional j´teve demasiadas discussões e debates que acabam, invariavelmente, por bater nas mesmas conclusões.

Por isso, e não fugindo ao tema do tópicos, aproveito para dizer que vi apenas 40 minutos do primeiro filme e fiquei tão mal impressionado que só há dias, quando a SIC Radical transmitia o 2º a altas horas da manhã, decidi ficar, até porque toda a gente diz que o 2º é muito melhor. 25 minutos depois, e após um ou dois pormenores com graça, fui deitar-me, com a plena noção de que isto não é saga p'ra mim. Há muito boa vontade, sim, mais meios técnicos no segundo filme, sim, meia dúzia de piadas de antologia, ok. Mas tudo o resto é uma sucessão de caricaturas episódicas que não apenas têm pouca graça como, e pior do que tudo isso, aborrece.

Até acredito que o 3º filme seja bem melhor - e eu até gosto de muita tralha que se faz por esse mundo fora - mas desta vez já não me deixarei enganar.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by elfaria »

Depois de ter feito tanto lobby aqui pelo forum lá me decidi a ir ver para dar o exemplo. Podia ter comprado na feira mas achei desonesto e como tinha o cartão da BP cheio de pontos (600 pontos cada bilhete) fui ao cinema ver. Não me desiludiu pois já tinha visto os 2 anteriores e as expectativas eram moderadas. E foi aquilo que eu esperava: péssimo "argumento", péssima montagem, péssimas interpretações (com uma ou outra excepção), montes de calão, piadas básicas e escatológicas, enfim tudo o necessário para se tornar um filme de culto. O lado bom é que não custou um centimo ao erário público mas pergunto-me onde raio terão gasto 500.000 euros? deve ter sido em patuscadas de marisco e vinho verde :-))) Mas é malta fixe e o filme é tão estúpido que se torna engraçado. Conclusão:não aconselho nem desaconselho a ninguém, antes pelo contrário! E se forem ver não levem os meninos senão vão ter muito que explicar eh-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by rui sousa »

elfaria, conseguiste explicar exactamente o que eu senti a ver os dois primeiros filmes.

Acho espantoso que, apesar de os ter considerado maus, muito maus mesmo, deram muito gozo ver e apeteceram-me esperar por mais. Gostava de ver este filme no cinema porque também era contribuir para uma cambada de artistas que merecem.

O filme já teve quase o mesmo número de espectadores em 4 dias que o segundo!
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by elfaria »

Continuando a minha campanha a favor do cinema português não subsidiado aqui fica uma citação do site Porto 24

"O terceiro filme da saga realizada por Luís Ismael está no top de bilheteira dos cinemas nacionais pela segunda semana consecutiva. Há 2 semanas que é o filme mais visto nos cinemas nacionais, destronando filmes como “Patrulha de Bairro”, ”Morangos com Açúcar: O Filme” ou “ParaNorman”.
Em menos de 2 semanas de exibição, ”Balas & Bolinhos – O Último Capítulo” já foi visto por mais de 130 mil espectadores, informa a produtora da longa-metragem.
A primeira trilogia do cinema português, que está presente em 45 salas por todo o país, custou cerca de 500 mil euros, valores totalmente suportados pela produtora Lightbox.
Entre a redacção do guião e a estreia do filme, passaram-se 3 anos e meio.
Na véspera da estreia da longa-metragem, o realizador e produtor Luís Ismael dizia ao P24 que esperava que as salas de cinema enchessem."

http://www.pp.com.pt/files/editions/ed1327770811.pdf

E parece que já ultrapassou os 200 000 espectadores
Ora tomem lá os detractores desta "empolgante" saga! eh-)
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Balas E Bolinhos - O Último Capítulo (2012) - Luís Ismae

Post by p_alucinado »

elfaria wrote:Continuando a minha campanha a favor do cinema português não subsidiado aqui fica uma citação do site Porto 24

"O terceiro filme da saga realizada por Luís Ismael está no top de bilheteira dos cinemas nacionais pela segunda semana consecutiva. Há 2 semanas que é o filme mais visto nos cinemas nacionais, destronando filmes como “Patrulha de Bairro”, ”Morangos com Açúcar: O Filme” ou “ParaNorman”.
Em menos de 2 semanas de exibição, ”Balas & Bolinhos – O Último Capítulo” já foi visto por mais de 130 mil espectadores, informa a produtora da longa-metragem.
A primeira trilogia do cinema português, que está presente em 45 salas por todo o país, custou cerca de 500 mil euros, valores totalmente suportados pela produtora Lightbox.
Entre a redacção do guião e a estreia do filme, passaram-se 3 anos e meio.
Na véspera da estreia da longa-metragem, o realizador e produtor Luís Ismael dizia ao P24 que esperava que as salas de cinema enchessem."

http://www.pp.com.pt/files/editions/ed1327770811.pdf

E parece que já ultrapassou os 200 000 espectadores
Ora tomem lá os detractores desta "empolgante" saga! eh-)
Que mal pergunte, que tem isso a ver com a qualidade da saga?
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Post Reply