Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

technicolor wrote: July 24th, 2018, 11:47 am The Siege of Jadotville (2016) Richie Smyth
Eu este vi também há uns tempos atrás, e partilho grosso modo da tua opinião. Não foi tempo perdido.

Em relação ao filme do Clint (que ainda não vi), o que te incomodou assim tanto? E porque a menção a "anti-americanismo primário"?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

Samwise wrote: July 24th, 2018, 11:57 am
technicolor wrote: July 24th, 2018, 11:47 am The Siege of Jadotville (2016) Richie Smyth
Eu este vi também há uns tempos atrás, e partilho grosso modo da tua opinião. Não foi tempo perdido.

Em relação ao filme do Clint (que ainda não vi), o que te incomodou assim tanto? E porque a menção a "anti-americanismo primário"?
Bom... acho que para filme (de ficção?) baseado num acontecimento real lhe falta um argumento mais bem estruturado e talvez até mais elaborado... e quer-me parecer que Eastwood não agarrou a história com muito entusiasmo, que terá talvez "sentido" que os os jovens heróis tiveram uma pitada de loucura e uma enorme dose de sorte sendo por isso que o resultado é (para mim) bastante frouxo e que não está ao nível da admiração que nutro pelo seu trabalho (de Eastwood). Quem sabe devesse ter feito antes um documentário com recriação dos factos dramáticos... Mas eu sou um bocado "esquisito" pois por exemplo gostei muito do J. Edgar e a maior parte das pessoas que conheço nem por isso grr-)

O "anti americanismo primário" refere-se a uma "moda" actual muito em voga nas RS de não se gostar de americanos só... por serem americanos :mrgreen: Eu apenas não gostei do filme e isso não tem nada a ver com o facto dos "heróis" serem americanos. (Ponto)
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

Vremeya Pervyskh/Spacewalk/Primeira Vez como?-) (2017) Dmitriy Kiselev

Mencionado pelo Drakes como sendo interessante (o seu a seu dono) decidi comprovar e... sim concordo inteiramente; um belo filme que nos relata um pouco em registo "tragicomédia" (um misto de apontamentos divertidos numa história de significativa e crescente intensidade dramática) a odisseia do primeiro passeio de um ser humano no espaço, o do cosmonauta Alexey Leonov em 18 de Março de 1965, na companhia do piloto Pavel Belyayev, quatro anos antes da primeira "alunagem" (Neil Armstrong/Edwin Aldrin). Uma missão antecipada pelos "Falcões do Kremlin" em desafio ao anúncio de intenção da NASA em fazer o mesmo. Rivalidades "quentes" de um época de guerra "fria". O filme, para além de tecer algumas críticas ao estalinismo (era a época Brejnev) evidencia sem pudor a precariedade tecnológica (arrepiante) reinante no secretíssimo programa espacial da ex URSS. Por oposição as naves espaciais da "concorrência" são mostradas nos filmes de Hollywood com outro aspecto, mais "acabadinhas", mais evoluídas! O filme de Kiseleve não se escusa a mostrar mesmo as mesas e cadeiras "básicas" de madeira do centro espacial dos russos e até as letras pintadas à mão nos mostradores e mesmo nos capacetes dos astronautas(cosmonautas) as "baionetas" de fecho dos capacetes e de ligação dos cabos,e isto não por motivos de escassez de budget do filme mas por rigor porque era assim mesmo ... :shock:
Resumindo; A missão é bastante atribulada e o final é épico a rondar a tragédia... protagonizada por homens comuns mas de coragem (possuídos por uma valente dose de loucura "fanática"?)
Os efeitos especiais "funcionam" a contento, a banda sonora cumpre, os actores são convincentes... nota-se que o rigor cientifico se sobrepôs ao espectáculo (nada do saltaricar fantasioso da Bullock no aclamado Gravity) , já o rigor histórico não sei... 8.5/10

https://www.imdb.com/title/tt6673840/
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Vi o Collector
https://www.imdb.com/title/tt0059043/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/the_collector_1965
Gostei muito do filme mas deve ter um dos piores 'sangues' da história do cinema.
É mesmo tinta encarnada e bem viva :-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

technicolor wrote: July 24th, 2018, 4:59 pm
Samwise wrote: July 24th, 2018, 11:57 am
technicolor wrote: July 24th, 2018, 11:47 am The Siege of Jadotville (2016) Richie Smyth
Eu este vi também há uns tempos atrás, e partilho grosso modo da tua opinião. Não foi tempo perdido.

Em relação ao filme do Clint (que ainda não vi), o que te incomodou assim tanto? E porque a menção a "anti-americanismo primário"?
Bom... acho que para filme (de ficção?) baseado num acontecimento real lhe falta um argumento mais bem estruturado e talvez até mais elaborado... e quer-me parecer que Eastwood não agarrou a história com muito entusiasmo, que terá talvez "sentido" que os os jovens heróis tiveram uma pitada de loucura e uma enorme dose de sorte sendo por isso que o resultado é (para mim) bastante frouxo e que não está ao nível da admiração que nutro pelo seu trabalho (de Eastwood). Quem sabe devesse ter feito antes um documentário com recriação dos factos dramáticos... Mas eu sou um bocado "esquisito" pois por exemplo gostei muito do J. Edgar e a maior parte das pessoas que conheço nem por isso grr-)

O "anti americanismo primário" refere-se a uma "moda" actual muito em voga nas RS de não se gostar de americanos só... por serem americanos :mrgreen: Eu apenas não gostei do filme e isso não tem nada a ver com o facto dos "heróis" serem americanos. (Ponto)
Roído pela curiosidade, lá fui ver o filme. Achei assim-assim, e de facto uma obra menoríssima na carreira do Eastwood. Apesar disso, e apesar de grande parte do filme ser um aborrecimento tremendo, as marcas dele estão lá meias escondidas.
Mas vamos por partes. E a parte boa é mesmo a do final, com a encenação da tentativa de atentado dentro do comboio, que está filmada de forma exímia - até lá, o Clint tenta, sem sucesso, manter o interesse no filme dando pequenos vislumbres dessa sequência, à medida que nos vai apresentando o passado das três personagens principais, os soldados americanos que evitaram um atentado terrorista em França. Esta parte, que vai desde a infância até ao atentado, é banal, embora considere que é banal de forma propositada, pois são três jovens "normais" a passarem os seus momentos "normais" (com altos e baixos) até chegarem a esse momento de coragem e transcendência. Há uma óbvia "agenda ideológica" no trabalho do Clint, que podemos até observar em outras obras recentes suas, como por exemplo Flags of Our Fathers (soldados "normais" que são "obrigados" a fazer de heróis perante o esforço necessário para a guerra) e American Sniper (a necessidade de estabelecer uma diferença entre o militarismo agressivo e o militarismo de protecção - a ideia da "ovelha, do lobo e do cão pastor") - e é neste campo que há inúmeras insistências ao longo do filme, de certa forma a "proteger" e defender as escolhas pró-treino militar que estes jovens fazem (não fosse esse treino, e esse espírito de sacrifício, e não teriam conseguido conter o ataque). Dou-lhe um 6 algo puxado, porque a parte final está mesmo muito boa, e também porque ele arriscou (bem) ao utilizar os heróis verdadeiros a interpretar os seus próprios papéis, mas é um filme completamente dispensável - só mesmo para os muito fãs da sua obra.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Já havia um tópico já criado para este filme:viewtopic.php?f=11&t=52928

Sorry, devia ter pesquisado antes...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Rui Santos »

Samwise wrote: July 25th, 2018, 5:56 pm Já havia um tópico já criado para este filme:viewtopic.php?f=11&t=52928

Sorry, devia ter pesquisado antes...
Sem problema com um quote fica tudo resolvido. Podes ir verificar.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Já vi. Obrigado. yes-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Jue ji

https://www.imdb.com/title/tt4819576

Animação chinesa chamada "duelo de dinastias" no Telecine (canal a cabo aka), história confusa demais onde querem colocar todos elementos possíveis, a animação não é boa, mas o curioso é que devido a magia a relação discípulo/mestre faz que o rapaz tenha uma "queda" (ou crush), não sei como passou na censura, mas tirando isso nada relevante. Nota 3,0.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Extinction
https://www.imdb.com/title/tt3201640/

Sci do netflix, surpreende até, boa premissa, efeitos e elenco, as falas poderiam ser melhor, mesmo assim agrada. nota 6,7.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Blue World Order
https://www.imdb.com/title/tt4457678

O ator principal vai bem (Jack Ryan), os efeitos ok, a premissa correta, mas as ideias desse mundo pós-apocalíptico parecem tiradas a cada momento de um filme conhecido, por isso o roteiro perdeu-se. nota 6,5.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

Gemini - 7/10

É tudo muito simplista, uma realização que remete-nos para o neo noir e mesmas as personagens (ou neste caso a principal) andam sempre em aventuras singulares à procura de significado. No fundo até se pode dizer que não se passou nada demais e tem o desfecho que já se calculava, mas a maneira peculiar e minimalista como lá chegaram, mesmo o seu inicio não lhe ser favorável, fez-me gostar particularmente dele.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

Operation Red Sea - 7/10

Vai na onda de um Black Hawk Down, mas claro sem o mesmo engenho técnico ou orçamento. O filme sofre ali um bocado do síndrome de Michael Bay onde qualquer coisa tinha uma explosão gigantesca e depois demasiada propaganda ao exercitio chinês. Tirando isso tem ali bons momentos de adrenalina, coreografias realistas q.b e sempre tudo em acção non-stop.

Tendo em conta a falta de filmes do género, até tenho que dizer que foi uma bela surpresa.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

The Night of the Hunter/A Sombra do Caçador (1955) Charles Laughton

Obra única e singular do notável e carismatico actor Charles Laughton (bom... fez a sua "estreia" sendo um dos 3 :shock: realizadores do The Man on the Eiffel Tower de 1950) que eu nunca tinha tido disponibilidade e/ou interesse em ver. Foi agora e ainda bem pois estava com o mood certo para a apreciar devidamente :-D . Desconhecia totalmente esta faceta de Laughton que sempre recordarei como o truculento Sir Humphrey Pengallan do Jamaica Inn de Hitchcock

Visto há menos de uma hora pelo que ainda não "digeri" bem ...ficam apenas alguns comentários "avulso", mais do que isso não sou agora capaz e se não escrever já é certo e sabido que dificilmente o farei posteriormente.

Começando pelo princípio eh-) foi uma agradável surpresa ver a Shelley Winters magra, nunca a tinha visto tão elegante (e vi bastantes filmes dela) yes-) aqui ainda muito jovem mas já a evidenciar muito talento...

O argumento é eminentemente original, (para mim é muito importante) já a época retratada é-o na minha opinião com pouco rigor cénico... mas nada de perturbador.

Perturbador mesmo está Mitchum, esse sim, no papel da sua carreira (antes pensava que a sua actuação em Ryan's Daughter tinha sido puro acaso , agora penso de maneira diferente) temível e caricato ao mesmo tempo... já do pequeno Billy Chapin não gostei muito, muito penteadinho, muitos tiques, não sei... parece ter sido escolhido por apenas ter aspecto de "menino cantor de Viena" -bullshit-

Belíssimo trabalho de fotografia de Stanley Cortez (...e não de Bernard Knowles como erradamente aqui tinha escrito mau-) nada a ver :mrgreen: Kowles foi sim o "responsável" pela fotografia de Jamaica Inn onde Charles Laughton participou mas como actor ) Algumas (boas) influências visuais ; Lotte Reiniger na cena do cavaleiro em silhueta na linha do horizonte, e os estilo de Norman Rockwell, o pintor/ilustrador mais querido da América, em duas cenas das crianças com a velhota "cuidadora": o caminhar em fila do grupo na rua e a cena no restaurante. Fabuloso e nunca visto em filmes dessa época: a cena do Ford T dentro de água :o yes-)

A musica de Walter Schumann sublinha muito bem a acção sem contudo incomodar

Ok ao 8,0/10 do IMDb yes-)
Last edited by technicolor on August 6th, 2018, 5:36 am, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Terminator 1 e 2.
Não tenho a certeza mas se calhar foi a 1ª vez que vi o 2.
Post Reply