Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by rui sousa »

technicolor wrote: August 4th, 2018, 10:34 pm The Night of the Hunter/A Sombra do Caçador (1955) Charles Laughton
É uma das grandes obras primas do cinema americano que, apesar de completamente desprezada na sua Wpox, recebeu com o passar do tempo todos os louvores que merece. Que filmaço! A cada revisita fica mais fascinante. Que outros grandes filmes poderia ter feito Charles Laughton se este tivesse corrido bem!
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by technicolor »

rui sousa wrote: August 6th, 2018, 1:29 am
technicolor wrote: August 4th, 2018, 10:34 pm The Night of the Hunter/A Sombra do Caçador (1955) Charles Laughton
Que outros grandes filmes poderia ter feito Charles Laughton se este tivesse corrido bem!
Uma pergunta muito "pertinente" sem dúvida... É uma pena que tenha desanimado e desistido, revelou muito potencial e talento nesta obra única.

Falando de actores que experimentaram a realização, há uns tempos dediquei alguma atenção a obras (quase esquecidas) de actores famosos: Brando, Cassavetes, Hopper e pouco mais... e no processo de pesquisa, encontrei uma lista no IMDb de actores/realizadores com 380 nomes desde os mais bem sucedidos (Sidney Pollack, Eastwood , Mel Gibson...) a vários outros que nem suspeitava tivessem alguma vez estado "atrás das câmaras" :shock: ...

Caso não conheçam e tenham interesse https://www.imdb.com/list/ls053021740/ salut-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

technicolor wrote: August 4th, 2018, 10:34 pm The Night of the Hunter/A Sombra do Caçador (1955) Charles Laughton

Obra única e singular do notável e carismatico actor Charles Laughton (bom... fez a sua "estreia" sendo um dos 3 :shock: realizadores do The Man on the Eiffel Tower de 1950) que eu nunca tinha tido disponibilidade e/ou interesse em ver. Foi agora e ainda bem pois estava com o mood certo para a apreciar devidamente :-D . Desconhecia totalmente esta faceta de Laughton que sempre recordarei como o truculento Sir Humphrey Pengallan do Jamaica Inn de Hitchcock

Visto há menos de uma hora pelo que ainda não "digeri" bem ...ficam apenas alguns comentários "avulso", mais do que isso não sou agora capaz e se não escrever já é certo e sabido que dificilmente o farei posteriormente.

Começando pelo princípio eh-) foi uma agradável surpresa ver a Shelley Winters magra, nunca a tinha visto tão elegante (e vi bastantes filmes dela) yes-) aqui ainda muito jovem mas já a evidenciar muito talento...

O argumento é eminentemente original, (para mim é muito importante) já a época retratada é-o na minha opinião com pouco rigor cénico... mas nada de perturbador.

Perturbador mesmo está Mitchum, esse sim, no papel da sua carreira (antes pensava que a sua actuação em Ryan's Daughter tinha sido puro acaso , agora penso de maneira diferente) temível e caricato ao mesmo tempo... já do pequeno Billy Chapin não gostei muito, muito penteadinho, muitos tiques, não sei... parece ter sido escolhido por apenas ter aspecto de "menino cantor de Viena" -bullshit-

Belíssimo trabalho de fotografia de Stanley Cortez (...e não de Bernard Knowles como erradamente aqui tinha escrito mau-) nada a ver :mrgreen: Kowles foi sim o "responsável" pela fotografia de Jamaica Inn onde Charles Laughton participou mas como actor ) Algumas (boas) influências visuais ; Lotte Reiniger na cena do cavaleiro em silhueta na linha do horizonte, e os estilo de Norman Rockwell, o pintor/ilustrador mais querido da América, em duas cenas das crianças com a velhota "cuidadora": o caminhar em fila do grupo na rua e a cena no restaurante. Fabuloso e nunca visto em filmes dessa época: a cena do Ford T dentro de água :o yes-)

A musica de Walter Schumann sublinha muito bem a acção sem contudo incomodar

Ok ao 8,0/10 do IMDb yes-)
Hão de se lembrar deste filme quando virem o First Reformed do Schrader... :-)))

Concordo com o Rui, uma das grandes obras primas do cinema e uma primeira obra com tanta eficácia quanto talvez o Citizen Kane). Pena que o homem não continuou... o-(
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

La belle noiseuse - 7/10

Foram 4 horas de filme que chega-se ao fim e fica difícil criar uma opinião com tanto que ocorreu. Mesmo ainda estando em fase de digestão, é impossivel não realçar logo a maneira ímpar como apresentaram e desenvolveram a construção de uma possível obra-de-arte. Ver-mos o autor desde os esboços, as dinâmicas, os primeiros traços (tudo na primeira pessoa), passando pela pintura inicial e concluindo com aquilo que era a sua ideia em forma de realização é realmente algo fora do comum. Realismo puro e duro.

Pelo outro lado, e nessa mesma criação tentam meter o pintor numa fase de preguiça artística e que vai ganhando alguma alento consoante vai pensando e reflectindo nas questões que o meteram naquele estado. Talvez aqui foi o ponto que não me dei muito bem. Tentam fazer uma introspecção da sua vida e o porquê do seu blackout, e com 4 horas de filme certamente que não faltaria tempo para o fazer, mas foi algo que nunca senti grande apreço. Foram na maior parte do tempo questões que nunca as vi com particularmente interesse ou empatia.
Last edited by PanterA on August 8th, 2018, 1:53 am, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Também vi e já não me lembro bem mas tenho ideia de me ter deixado algo indiferente.
O mesmo em relação ao 'El sol del membrillo'.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Skif
https://www.imdb.com/title/tt7844166/

Filme russo bem feito, esqueçam os fatos históricos do século IX, o gênero é fantasia com muita ação, o roteiro tem pitadas de Conan, Revenant, Bersek (anime), Furious, e Mad Max, lutas bem coreografadas com sangue, vale a pipoca para quem gosta do gênero.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

The Fortress
https://www.imdb.com/title/tt7160176/

Uma nota para quem assistiu Gwanghae: Wangyidoen namja (Masquarede - 2012 - passou aka na tv a cabo ou telecine ou hbo), este é o rei posterior, ou seja o décimo sexto, como pano de fundo veremos o fantoche das facções do norte em ação e a profunda divisão da corte que preferem matar-se a unir contra um inimigo que os cerca.

Dentro do tema, filme histórico é um bom filme, talvez uma visão mais particular para desvendar as intrigas fica-se mais a meu gosto ocidental, mesmo assim 7,2.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Si shi qing chun ou shiki oriori(2018)
Título Internacional: Flavors of Youth
https://www.imdb.com/title/tt8176578/
Animação do Netflix são 3 curtas contam 3 histórias principalmente na nostalgia todas de certa forma tocam na questão de como bloqueamos a comunicação de nossos sentimentos e isso interfere na nossa vida - além de outros pontos ( mas esse em questão é bem abordado no último), a melhor e mais triste é a primeira, nesse caso remete a infância e um prato origental o San Xian Bifun (Macarrão de Arroz) e o amor a avó, as outras duas poderiam ter cada uns 5 minutos a mais para ficar explicito alguns pontos, principalmente a última.

Achei melhor que a nota do Imdb, 7,1.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by paupau »

Tambem achei interessante e gostava que tivesse sido mais longo para desenvolver um pouco mais cada historia. Nao apreciei por ai alem a segunda historia, mas gostei muito da primeira e da ultima. Vinhetas simples sobre a simplicidade da infancia.
E fiquei muito surpeendido com a animacao, sendo um filme chines! De topo mesmo.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Apostasy
https://www.imdb.com/title/tt4729896/?ref_=nv_sr_1
https://www.rottentomatoes.com/m/apostasy_2017
Filme inglês que tem a ver com o rigor religioso (no caso Testemunhas de Jeová) e os extremos onde isso pode levar.
Daria uns 7,5 talvez.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

All the Way
https://www.imdb.com/title/tt3791216/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/all_the_way_2016
Sobre a fase inicial do Lyndon Johnson enquanto presidente dos EUA, em particular a questão dos direitos civis e a sua eleição.
O filme vive muito da interpretação do Brian Cranston mas tem um Martin Luther King que me parece ter sido um erro de casting.
Não é mau. Vê-se...
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by drakes »

Dayu Haitang ou Big Fish & Begonia mais uma netflix animação, achei bem feita até bem contada, mas a história não empolga, mesmo assim em um ano tão sem graça é um bom filme.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

Upgrade - 6.5/10

Tirando o problema grave que foi previsível de inicio ao fim tirando tirando 1 ou 2 momentos, o resto compensa possivelmente com aquela acção meia robótica que coreograficamente até me encheu as medidas mais ainda com todo aquele gore pelo meio.

Habermann - 5.5/10

Confuso, tudo a acontecer muito depressa, desenvolvimento de momentos chaves quase não existiram e personagens todas ocas. Historicamente é um dos poucos que tenho visto que abordou o assunto, mas fá-lo com tão pouco carisma que não soube a quase nada.

The Dead Zone - 7/10

Tema a técnica mas não a alma do Cronenberg. Também não conheço a novel de onde isto foi adaptado, e se estava assim tão preso para o filme não ter saído daquele casulo tão tímido, o que foi pena porque vi ali bastante potencial para ser outra coisa completamente diferente. Mesmo que tivesse ainda que lhe dar bastante forte para ficar como um dos meus favoritos do realizador.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4858
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by nimzabo »

Vi o Por um Fio (Bringing Out the Dead)
https://www.imdb.com/title/tt0163988/?ref_=nv_sr_2
https://www.rottentomatoes.com/m/bringing_out_the_dead
Martin Scorcese, Paul Schrader, Nicolas Cage, Patricia Arquette, John Goodman...
Mas o filme em si não é tão bom como os nomes, parece mais retirado de uma série sobre condutores de ambulância e hospitais.
O argumento do filme é basicamente isso: o Nicolas Cage a fazer papel de paramédico desvairado a acudir pessoas nas ruas de Nova Iorque.
O que também não quer dizer que seja muito mau... vê-se.
Post Reply