Quiz de cinema: I Know That Movie

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by technicolor »

Samwise wrote: June 1st, 2019, 12:07 pm O quadro em fundo não me é estranho, e ainda vou ver se descubro qual é,
Johannes Vermeer - The lacemaker (c.1669-1671)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

technicolor wrote: June 1st, 2019, 4:16 pm
Samwise wrote: June 1st, 2019, 12:07 pm O quadro em fundo não me é estranho, e ainda vou ver se descubro qual é,
Johannes Vermeer - The lacemaker (c.1669-1671)
Isso foi num instante. :-D yes-)

Ainda passei uns minutos a folhear um (só um..., mas com muitas páginas orgulho-) ) livro sobre pintura que tenho para aqui, mas sem resultados (encontrei tudo MENOS essa cara :mrgreen: ). O que significa que iria perder um bom tempo até dar com a obra - e era basicamente uma questão de sorte.

Mas isto é giro - um jogo de identificação dentro de um jogo de identificação, com saltos extra-disciplinares entre os meios artísticos representados. :lol: (lembro-me de uma vez andar a tentar identificar quem eram as caras dos psicólogos nas fotografias que estavam numa parede através de um fotograma do The Brood, do Cronenberg, entre o Freud e o Jung, que eram os imediatamente reconhecíveis... eh-) :mrgreen: )

Mas adiante. Tenho andado a ver mais filmes do Schrader (faceta de realizador) um pouco a conta gotas, e estou cada vez mais fã do seu trabalho. Vi dois grandes filmes que não conhecia (não vou dizer quais são, porque um deles entra já a seguir via fotograma-desafio) e um outro que me decepcionou um pouco, mesmo já estando preparado de entemão (posso revelar qual é: o Dominion: Prequel to The Exorcist), e isto porque tenho visto uma enorme qualidade nos outros filmes que estou a ver e a expectativa está num patamar elevado.

E sem mais demoras:
Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by technicolor »

Uau! Uma Nikon F (Photomic) pato-) com Power winder (?), uma das primeiras SLR (acho que chegou a ir à lua e a muitas guerras) e a objectiva... bom não dá para ver bem mas parece ser uma nikkor 50mm. Grande máquina, em jovem sonhava em ter uma saint-) mas eram raras e caras demais para o meu orçamento. Optei por uma FM2, comprada em segunda mão em 87, que agora é apenas uma peça decorativa na minha sala.

Ah pois... o filme!!! estava tão entusiasmado com a Nikon F que já me esquecia :mrgreen: não tenho bem a certeza (outra vez?) mas acho que tem qualquer coisa a ver com uma grande "vídeo-bronca" :?: preciso de Memofante passe a publicidade eh-) -bullshit-
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

technicolor wrote: June 7th, 2019, 8:36 pm Uau! Uma Nikon F (Photomic) pato-) com Power winder (?), uma das primeiras SLR (acho que chegou a ir à lua e a muitas guerras) e a objectiva... bom não dá para ver bem mas parece ser uma nikkor 50mm. Grande máquina, em jovem sonhava em ter uma saint-) mas eram raras e caras demais para o meu orçamento. Optei por uma FM2, comprada em segunda mão em 87, que agora é apenas uma peça decorativa na minha sala.

Ah pois... o filme!!! estava tão entusiasmado com a Nikon F que já me esquecia :mrgreen: não tenho bem a certeza (outra vez?) mas acho que tem qualquer coisa a ver com uma grande "vídeo-bronca" :?: preciso de Memofante passe a publicidade eh-) -bullshit-
Estás no trilho certo. yes-)

A título de curiosidada, e a propósito da Nikon, começa a ser evidente para mim, à medida que vou vendo a obra do Schrader, que nada é fruto do acaso. Todos os detalhes são planeados de forma deliberada e precisa.

Eis dois curiosos fotogramas retirados do Cat People:

Nesta cena, a câmara faz um movimento direccionado a uma mesa de cabeceira com o propósito, na altura obscuro aos espectadores, de mostrar o livrito que nele está pousado: Mishima: a Biography. :-)))
Image

E outra Nikon...
Image

---

Mais uma curiosidade curiosa no Cat People, a ver com o calendário do Star Wars que aparece no Hardcore: a determinada altura uns miúdos entram na loja do Zoo onde está a trabalhar a bela Natassja e compram uma caixa de pastilhas do... The Empire Strikes Back. :lol: :lol: :lol:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by technicolor »

Samwise wrote: June 7th, 2019, 10:46 pm Estás no trilho certo. yes-
Pois mas falha-me a memória (tenho que meter mais "ram" :wink: )
Pode ser que mais alguém se lembre. Lembro-me que era sobre o hobby muito "peculiar" de um actor (produtor & realizador) e o caso parece que até foi muito falado...

O Cat People conheço bem, não será o melhor mas é o meu favorito...
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

Restam-me mais dois ou três filmes que quero ver do Schrader (um deles será revisionamento, o American Gigolo, de que não guardo particulares recordações favoráveis) antes de fechar a porta e passar ao quarto seguinte.

https://www.theguardian.com/film/2016/n ... -interview
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

technicolor wrote: June 8th, 2019, 8:04 pm Pois mas falha-me a memória (tenho que meter mais "ram" :wink: )
Para essa situação concreta recomenda-se antes um HDD - ou, na sua versão mais recente, rápida e silenciosa, um SSD. :lol: :wink: (há de chegar uma altura em que tal "encaixe" e "expansão" cyber-neuro-organica é coisa rotineira... nails-) )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by technicolor »

Bom vamos lá então "resolver" o desafio... e até nem é muito difícil.

O filme em questão é ... Auto Focus (2002) https://www.imdb.com/title/tt0298744/?r ... flmg_dr_10

É baseado num caso que real mencionado na parte final desta mini bio https://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Crane
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

technicolor wrote: June 14th, 2019, 10:27 am Bom vamos lá então "resolver" o desafio... e até nem é muito difícil.

O filme em questão é ... Auto Focus (2002) https://www.imdb.com/title/tt0298744/?r ... flmg_dr_10

É baseado num caso que real mencionado na parte final desta mini bio https://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Crane
Certo.

Depois do teu exercício de recordação inicial, quase que bastaria percorreres os títulos na filmografia, com uma ou outra sinopse pelo meio, para chegares lá. salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by nimzabo »

Onde é que a Clarice Starling foi assaltada pelo Rei da Escócia?
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by mansildv »

nimzabo wrote: July 2nd, 2019, 8:45 pm Onde é que a Clarice Starling foi assaltada pelo Rei da Escócia?
Só pode ser no Panic Room :-)))
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4859
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by nimzabo »

eh eh
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by lud81 »

O rei da Escócia era o James, não o Forest. :wink:
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by mansildv »

lud81 wrote: July 6th, 2019, 4:29 pm O rei da Escócia era o James, não o Forest. :wink:
The film is based on events of Amin's rule, and the title comes from a reporter in a press conference who wishes to verify whether Amin, who was known to adopt fanciful imperial titles for himself, declared himself the King of Scotland.
The late African dictator Idi Amin was never content with being called simply the president of Uganda. At news conferences, he favored more fanciful titles like Conqueror of the British Empire. One name Amin gave himself, the Last King of Scotland, now serves as the title for a fact-based movie thriller.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by lud81 »

Ups... :-))) Do que me lembro do filme pensava que ele tinha dado esse título ao Nicholas, não a ele próprio.
Image
Post Reply