Quiz de cinema: I Know That Movie

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

nimzabo wrote: May 29th, 2019, 9:40 am O moço que tem o cursor morre a pintar um carro de azul :-)
:lol: Não confirmo nem desminto. Mas... como é que não sabes que filme é?


(tenho de ver se paro de deixar o rato nos fotogramas que saco... teimoso-) )
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by nimzabo »

Eu não sei qual é o nome do filme mas sei que o vi.
O moço do cursor pareceu-me familiar.
Se for ver os filmes que vi nos últimos 1/2 anos acho que descubro.
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by technicolor »

Vá lá, aqui fica mais uma ajudinha para o nimzabo que está com dificuldade em se lembrar mas pelos vistos já viu o filme...

Image
Last edited by technicolor on May 29th, 2019, 4:55 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by nimzabo »

Já sei, lá tive que ir ver a lista... mas não vou dizer.
:-D
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by rui sousa »

Blue Collar!
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by PanterA »

E outro do Paul Schrader. Vale a pena ver como o Hardcore? :D
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

Correct, Rui. salut-)

Acho que foste o único a comentar o filme aqui no fórum, em posts mais para trás.
PanterA wrote: May 30th, 2019, 7:43 pm E outro do Paul Schrader. Vale a pena ver como o Hardcore? :D
São filmes completamente diferentes. O Hardcore tem sequências que, pela temática e crueza como são mostradas, te podem fazer cerrar os dentes, enquanto que o Blue Collar não (ou não da mesma forma *) - mas não deixa de ser bem potente na situação que denuncia. E a imagem do tipo a ler o Catch 22 não está ali por acaso. Digamos que as personagens da história estão numa situação de "preso por ter cão e preso por não ter" - emparedados entre duas entidades que controlam "o sistema".

* Há uma sequência em particular que acerta com estrondo no alvo, e que te vai fazer rir e ficar impressionado (porque é trágica) com a mesma dose de intensidade.

Mas respondendo à tua pergunta, para mim é um claro "SIM".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by nimzabo »

O Blue Collar fez lembrar-me doutro da mesma altura que se chama 'sheep' qualquer coisa sobre um negro que trabalha num matadouro, salvo erro.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by PanterA »

Este fds já devo tratar dele. Ver se me satisfaz tanto como no Hardcore.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by rui sousa »

O "Blue Collar", se não valesse por mais nada (e tem muitíssimas qualidades), bastava o Richard Pryor, que tem uma prestação impecável.

Estava a ver que ninguém dizia qual era o filme! :p
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

rui sousa wrote: May 30th, 2019, 11:14 pm Estava a ver que ninguém dizia qual era o filme! :p
Estavam todos a fazer cerimónia. "Eu sei mas não digo..." :lol:

Image

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by technicolor »

Este é difícil! :oops:
Uma tentativa... (já não me recordo bem) :-?
Light Sleeper ?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

technicolor wrote: May 31st, 2019, 10:01 am Este é difícil! :oops:
Uma tentativa... (já não me recordo bem) :-?
Light Sleeper ?
Certíssimo. :wink:

Este fime é muito bom (muito moody, jazzy e melancólico à superfície, mas carregado de subtilezas, nuances e ramificações psicológicas de alguma intensidade - é uma espécie de light-neo-noir com proximidades ao Taxi Driver) - talvez o melhor que vi o Schrader, sendo que também adorei o Mishima, mas não consigo agora estar a comparar.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by technicolor »

Análise Pericial eh-) :wink:

Desafio bastante difícil (talvez) só acessível a quem viu o filme (as fotos "quase" não dão pistas) A primeira foto da agenda Esselte caneta Montblanc a condizer (aponta para um estrato/contexto social médio alto muito possivelmente urbano) com duas listagens um pouco indiciadoras de uma personalidade bizarra (pelo conjunto) : detalhes, um nome riscado e uma palavra sublinhada (ripper) -- solução "preguiçosa" (pesquisa de imagem google) zero resultados (Samwise não facilita a preguiça :lol: ) e a memória... zero (possível plano de curtíssima duração, não me recordo, só vi o filme uma vez e faz muito tempo).

Segunda foto; ambiente interior, nocturno, passível de ser anos 80/90 (listas telefónicas, candeeiro) e um personagem mas com o rosto quase totalmente oculto. Mas há ali qualquer coisa que... faz clik ! dessa cena eu tenho uma recordação ainda que um pouco "esbatida" :-?

Terceira "pista" : tudo indicava, pelos desafios anteriores que o "desafiante" anda às voltas com a filmografia do P.J: Schrader ; e como não há duas sem três :wink: (elementar meu caro Samwise saint-) ) ...mesmo assim são 24 filmes realizados !!! identificar um fotograma num tempo "razoável" bahha, pois... o-(

Enfim, houve um pouco de sorte, mas pelos vistos a coisa vai ficar ainda mais difícil nails-) e eu vou ter que dar oportunidade a outros participantes... :mrgreen: ... e revelado que está o "método" Technicolor já não há segredos :lol:

Finalmente, concordo com o comentário do Samwise sobre o filme. Sem dúvida uma das melhores obras do Schrader (não o meu favorito do realizador/argumentista) que requer talvez um mood adequado para desfrutar. salut-)

https://www.imdb.com/title/tt0102307/ (underrated)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Quiz de cinema: I Know That Movie

Post by Samwise »

technicolor wrote: May 31st, 2019, 2:53 pm Análise Pericial eh-) :wink:

Desafio bastante difícil (talvez) só acessível a quem viu o filme (as fotos "quase" não dão pistas) A primeira foto da agenda Esselte caneta Montblanc a condizer (aponta para um estrato/contexto social médio alto muito possivelmente urbano) com duas listagens um pouco indiciadoras de uma personalidade bizarra (pelo conjunto) : detalhes, um nome riscado e uma palavra sublinhada (ripper) -- solução "preguiçosa" (pesquisa de imagem google) zero resultados (Samwise não facilita a preguiça :lol: ) e a memória... zero (possível plano de curtíssima duração, não me recordo, só vi o filme uma vez e faz muito tempo).

Segunda foto; ambiente interior, nocturno, passível de ser anos 80/90 (listas telefónicas, candeeiro) e um personagem mas com o rosto quase totalmente oculto. Mas há ali qualquer coisa que... faz clik ! dessa cena eu tenho uma recordação ainda que um pouco "esbatida" :-?

Terceira "pista" : tudo indicava, pelos desafios anteriores que o "desafiante" anda às voltas com a filmografia do P.J: Schrader ; e como não há duas sem três :wink: (elementar meu caro Samwise saint-) ) ...mesmo assim são 24 filmes realizados !!! identificar um fotograma num tempo "razoável" bahha, pois... o-(

Enfim, houve um pouco de sorte, mas pelos vistos a coisa vai ficar ainda mais difícil nails-) e eu vou ter que dar oportunidade a outros participantes... :mrgreen: ... e revelado que está o "método" Technicolor já não há segredos :lol:

Finalmente, concordo com o comentário do Samwise sobre o filme. Sem dúvida uma das melhores obras do Schrader (não o meu favorito do realizador/argumentista) que requer talvez um mood adequado para desfrutar. salut-)

https://www.imdb.com/title/tt0102307/ (underrated)
É este tipo abordagem que dá sabor aos desafios. salut-) salut-) salut-)

Retiro o meu chapéu de Watson e faço uma vénia perante tão metódico e apurado instinto "Sherlockiano"- :wink:

De facto, o nível de dificuldade, pelos motivos que apontas, foi criteriosamente nivelado para "difícil", sendo que inicialmente, com apenas uma imagem, estava no patamar "Insane beyond hope"... depois lá me chegou o bom senso e coloquei a segunda imagem.

Capto sempre um conjunto de imagens, algumas por me dizerem algo de estimulante e revelador nos enquadramentos da mise-en-scène, outras porque me apelam esteticamente, e outras ainda para colocar aqui nos desafios - sendo que estas são sempre testados no google contra eventuais duplicados que apareçam nas pesquisas ( :twisted: ), e muitas vezes requerem segundas capturas, ou até crops.

Deixo-vos com mais exemplares da colheita no Light Sleeper:



Um muito novito Sam Rockwell:
Image

A Susan, sempre deslumbrante e apetitosa (e o Schrader sabe bem o que está a filmar...)
Image

O dinheiro do negócio - dado para "limpeza", a quem sabe lidar com a coisa...
Image

Memórias evanescentes do passado numa noite de chuva (noir-ish)
Image

Memória do passado, part2 - fase melancólica
Image

O quadro em fundo não me é estranho, e ainda vou ver se descubro qual é, porque a escolha é por certo mais do que apenas um "enquadramento bonito".
Image

A "parede que nos separa...."
Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply