Twilight (2008) - Catherine Hardwicke

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Re: Twilight (2008) - Catherine Hardwicke

Post by Argaroth01 »

SpiderPig wrote:Corrijo : "as tuas expectativas". As minhas nao, de certeza. E uma questao de andar bem informado; e ainda mais se tiver intençao em gastar dinheiro com isso.
salut-) salut-)

Eu nunca li os livros (nem vou ler), nem me lembro se cheguei a ver os trailers, mas em várias revistas que compro coisa que não faltou foi informação sobre os livros, o filme e a autora (rica peça), chegou-me para me afastar desta "coisa", o que também não seria muito díficil: já ando farto de vampiros, se bem que vampiros mormons não é todos os dias :mrgreen:

Mas de facto, "Let The Right One In" é uma muito boa excepção...
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Twilight (2008) - Catherine Hardwicke

Post by mansildv »

Ainda estou a processar o que vi :shock: Isto é realmente muito fraco, não se aproveita quase nada! grr-) - 3/10
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Twilight (2008) - Catherine Hardwicke

Post by José »

Bem, estou ciente de que provavelmente serei convidado a abandonar este fórum por esta minha "heresia". :lol:

Já aqui me referi a este filme, numa comparação entre ele e o Titanic, relativamente à sua tendência, o seu pézinho a dar para o romancezinho de água com açúcar.

Mas tenho mesmo que ser sincero, o filme é mais do que isso. E não, não me vou escudar nem legitimar a minha posição nas opiniões do Eurico de Barros nem do João Lopes, que, na altura, lhe atribuíram 4 estrelas nos seus textos - embora, de certa forma, já o esteja a fazer.

Mas isto para dizer que concordo com eles. Para além de alguns (poucos) momentos de "vergonha alheia", Twilight é, de facto, uma espécie de romance pop-rock à moda antiga. Ao contrário das comédias românticas ligeiras e juvenis dos anos 80 e até mesmo da actualidade, em que o que conta é a difícil gestão das hormonas aos pulos e a acumulação numérica de diversos parceiros sexuais, este filme de 2008 baseia-se na crença que o prazer da coisa está na temporária estagnação da concretização sexual.

Sejamos honestos: não tem uma certa beleza ver dois adolescentes com miolos a falar na cama, a conhecerem-se, quando decidem não dar o passo em frente em termos da efectivação do acto sexual? Deitados num prado, em silêncio, olhos nos olhos, a contemplarem-se um ao outro? Ou na mesa de um restaurante, numa conversa franca de revelações e exposição emocional? Já nem falo de ambos apreciarem Debussy, que me deixa logo derretido.

Não posso dizer que gosto da saga no seu todo - à excepção de New Moon, bela variação sobre Romeu e Julieta, com fiadas de depressão e medo do envelhecimento à mistura, os outros títulos parecem-me esquemáticos e olvidáveis.

Mas em particular, este Twilight acho-o low profile, delicado e harmonioso, na contra-corrente da ideia da juventude histérica, aos berros e com as hormonas a comandar o destino individual.

Em suma, e no que li algures aqui no fórum, não, Cabeças, não és o único a gostar disto.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Twilight (2008) - Catherine Hardwicke

Post by Cabeças »

José wrote: September 10th, 2022, 3:04 pm
(...)

Em suma, e no que li algures aqui no fórum, não, Cabeças, não és o único a gostar disto.
Caro José! yes-)
Um abraço e obrigado por te teres lembrado! salut-)
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Twilight (2008) - Catherine Hardwicke

Post by José »

Cabeças wrote: September 10th, 2022, 3:15 pm
José wrote: September 10th, 2022, 3:04 pm
(...)

Em suma, e no que li algures aqui no fórum, não, Cabeças, não és o único a gostar disto.
Caro José! yes-)
Um abraço e obrigado por te teres lembrado! salut-)
Um abraço, Cabeças salut-) yes-)
Post Reply