1ª Vez 16 mm (2008) - Rui Goulart

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

1ª Vez 16 mm (2008) - Rui Goulart

Post by siroco »

O realizador português Rui Goulart está a filmar em Madrid a longa-metragem «1ª Vez 16 mm», um retrato das atribulações de um jovem cineasta que tenta vencer vários obstáculos para concretizar o sonho de um filme grandioso.
Nesta sua sétima longa-metragem, com filmagens já realizadas em Portugal, Itália e França, Rui Goulart dirige a actriz espanhola Marisa Paredes, que trabalhou, nomeadamente, nos filmes de Pedro Almodóvar «Tudo sobre a Minha Mãe» e «Fala com Ela».

Do elenco fazem ainda parte João D´Ávila, Adelaide João, António Vitorino de Almeida, Miguel Borges, Ana Afonso, Rui Goulart, Ana Reis, José Miguel Monteiro, Sofia Fragateiro, Rafael Reis, Victor Mariquito e Nuno Modesto.

Produzido pela Chiado Terrasse Filmes, «1ª Vez 16 mm» tem direcção de fotografia de Alexandre Gonçalves e Vasco Rio Bom e direcção de som de Quintino Bastos e Victor Ribeiro.

A longa-metragem mostra as frustrações e alegrias de Miguel, jovem e obstinado cineasta, ao longo do processo de fazer um filme, desde o trabalho com uma equipa de jovens estudantes finalistas da Escola Superior de Cinema, ao improviso de um casting para descobrir os actores e à difícil procura de patrocínios para o projecto.

O filme lança também um olhar sobre a ingenuidade do principiante, sobre «a primeira vez» da experiência de fazer cinema, os processos interiores dos personagens que se constroem e as tentativas de superar as constantes contrariedades.

Rui Goulart já fez filmagens em várias localidades de Portugal, nomeadamente em Lisboa, Sintra e Funchal, e também em Bordéus, Paris e Veneza, e encontra-se actualmente em filmagens em Madrid.

«Estranhos Dias» (2003), «Pensão Internacional» (2002), «Sem Destino - Lisboa Los Angeles...» (2000), «Abstracto» (1997), «Fábula em Veneza» (1991), e «Em Obsessão» (1998) integram a filmografia do realizador.

Diário Digital / Lusa
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: 1ª Vez 16 mm (2008) - Rui Goulart

Post by rui sousa »

Fiquem a conhecer este clássico bizarro do cinema nacional no novo episódio do Escolhe Tu! :p

https://www.mixcloud.com/escolhetupodca ... -vez-16mm/
Post Reply