Fantasporto 2007

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Fantasporto 2007

Post by Shivers »

Já se conhecem os primeiros nomes a alinhar no cartaz da 27º Edição do Fantasporto, que decorre entre 19 de Fevereiro a 4 de Março de 2007 no Porto.

Os nomes já indicados são The Fountain de Darren Aronofsky; The Host de Bong Joon-Ho; Ausentes do espanhol Daniel Calparsoro e Isabella de Ho Cheung Pang que têm como fundo de pano a transição de Macau de Portugal para a China.

Image

Página oficial do festival: http://www.fantasporto.com/
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

I'm there! Pelo terceiro ano consecutivo :-D
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Para além dos filmes já anunciados (acima indicados), mais nomes para juntar ao cartaz:

Ghost Rider de Mark Steven Johnson e Silent Hill de Chistophe Gans são as surpresas em ante-estreia.

O novo de Guillermo Del Toro, El Laberinto del Fauno (Pan's Labyrinth) também já está confirmado no alinhamento.

The Bothersome Man de Jens Lien e The Living and the Dead de Simon Rudley, mais dois titulos inscritos na competição.

Em termos de cinema português:
Suicídio Encomendado de Artur Serra Araújo, Tebas de Rodrigo Areias e o documentário Olhar Sobre o Cinema Português de Manuel Mozos sobre vários realizadores nacionais de nome.

A atribuição do Prémio Carreira irá para o cineasta francês Marin Karmitz.

De resto, retrospectivas do cinema russo e grego.

Mais detalhes em breve. 8)
Edward Brock
Especialista
Especialista
Posts: 1500
Joined: April 30th, 2005, 9:48 pm

Post by Edward Brock »

Raios... porque é que não há-de ser tudo em Lisboa? :-x :wink:
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Boas, aqui fica o comunicado oficial:


27º Fantasporto Festival Internacional de Cinema do Porto

19 Fevereiro a 4 de Março de 2007 - Rivoli - Teatro Municipal

Todos os anos é assim. O mês dos namorados e do Carnaval é, também, o mês do Festival Internacional de Cinema do Porto. A cidade Invicta acolhe durante 15 dias o melhor cinema que se faz em todo o mundo. Este ano há o regresso de nomes consagrados ao palco do Fantaporto e fabulosas descobertas a não perder!

A 27ª edição do festival tem como habitual o patrocínio do Ministério da Cultura português, através do ICAM – Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia, bem como, da Câmara Municipal do Porto. O festival tem lugar entre os dias 19 de Fevereiro a 4 de Março de 2007, no Rivoli Teatro Municipal.

CONSAGRADOS E NOVOS TALENTOS JUNTOS NO FANTASPORTO 2007 SECÇÃO OFICIAL DE CINEMA FANTÁSTICO

Os consagrados do cinema fantástico aliam-se aos jovens talentos no Fantasporto 2007. Realizadores como Christophe Gans e Satoshi Kon partilham a Selecção Oficial Competitiva de Cinema Fantástico com promissores cineastas como Simon Rumley ou Jens Lien.

Uma vez mais a competição de cinema fantástico promete ultrapassar todas as expectativas. Um dos argumentistas de Reservoir Dogs e Pulp Fiction, o canadiano Roger Avary, junta-se ao francês Christophe Gans (Crying Freeman e Le Pacte des Loups) na adaptação para cinema de um popular jogo de video da Konami, Silent Hill, um marco nos jogos de terror, graças às atmosferas negras e aos cenários arrepiantes.

No campo dos sonhos, o japonês Satoshi Kon, conhecido realizador de Perfect Blue (1997), e a Mad House, produtora de filmes de animação como The Animatrix (2003), adaptaram para Animé (cinema de animação japonês) um romance de ficção científica de Yasutaka Tsuitui, considerado um mestre no género. O filme chama-se Paprika.

Da Noruega chega-nos um fantástico diferente: The Bothersome Man de Jens Lien. Premiado na Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2006,

o filme é uma parábola inteligente e dramática sobre o consumismo e a obsessão com as aparências. Leva-nos à descoberta dos maiores problemas da sociedade moderna – a obrigação da padronização, a negação da originalidade, a vigilância sobre os cidadãos.

Destaque, ainda, para The Living and the Dead de Simon Rumley. O pior horror é aquele que vivemos no dia-a-dia. Baseado na experiência dolorosa da morte dos pais, o realizador propõe uma exploração notável do terror realista, que se poderá passar um dia na nossa casa.

A vanguarda do cinema fantástico mais uma vez no Porto.

O MELHOR CINEMA DO MUNDO NO FANTASPORTO 2007 17ª SEMANA DOS REALIZADORES

Quando as vivências e o mundo que nos rodeia estão em primeiro plano, o Fantasporto gosta de lhes dar uma secção especial: Semana dos Realizadores. Os filmes podem ser fantásticos, comédias, dramas, thrillers, mas são de certeza filmes que reflectem sobre a riqueza da vida humana, ou seja, fundamentais.

O comité de selecção do Festival Internacional de Cinema do Porto escolheu filmes de todo o mundo para a 17ª edição da Semana dos Realizadores. Do Oriente, o magistral e consagrado Chen Kaige com The Promise e Ho Cheung Pang com um surpreendente e multipremiado Isabella.

A Europa está representada com várias propostas de valor, começando pelo português Suicídio Encomendado de Artur Serra Araújo, uma revelação, passando por 12:08: East of Bucharest do romeno Corneliu Porumboiu. Já a América do Norte apresenta, entre outros, uma co-produção com a Alemanha de Sidney Pollack, sobre o arquitecto do Museu Guggenheim de Bilbao e que irá revitalizar o Parquer Mayer em Lisboa, Frank Gehry. O filme chama-se Sketches of Frank Gehry e nele se assiste à evolução da sua carreira e ao seu modo de criação.

E muitas outras propostas integrarão esta secção, das mais popuares do Fantasporto.

KIM KI-DUK E SATOSHI KON DE REGRESSO AO FANTASPORTO SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS

Ano após ano o Festival Internacional de Cinema do Porto divulga o melhor cinema que se faz no Extremo Oriente. A Secção Orient Express serviu para Portugal conhecer o cinema asiático e, já são muitas as distribuidoras portuguesas que apostam nestes filmes. Este ano não vai ser excepção. Na selecção está, por exemplo, o maior sucesso de bilheteira dos últimos anos deste cinema: The Host, mas também Time de Kim Ki-duk e Paprika de Satoshi Kon.

De regresso ao Fantasporto está uma das descobertas que o festival se orgulha de apresentar, ano após ano. É ele o sul coreano Kim Ki-duk, realizador de The Isle, Samaritan Girl ou The Bow.

The Host foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2006 e logo se tornou num dos filmes mais falados e um enorme êxito de bilheteira do novo cinema coreano. “Um filme de montros como nunca antes se fez”, disse a revista Variety. De facto, o filme subverte o género de terror, chocando o espectador ao mesmo tempo que o desorienta com cenas de humor. Um monstro invade as ruas de Seoul e o terror vai-se espalhar.

CINEMA FANTÁSTICO EUROPEU EM GRANDE DESTAQUE NO 11º MÉLIÈS DE PRATA

O melhor cinema europeu na área do fantástico encontra-se no Porto. O Festival Internacional de Cinema do Porto volta a eleger mais um candidato ao Méliès d’Or. Desde 1996 que a Federação Europeu de Festivais de Cinema Fantástico organiza uma competição para dar visibilidade ao cinema do Velho Continente. A 11ª edição do Méliès de Prata conta com filmes como Taxidermia de Gyorgy Pálfi, da Hungria, mas também, The Horror Bus do holandês Pieter Kuipjers ou o britânico Severance de Christopher Smith, entre muitos outros exemplares demonstrativos da vitalidade do cinema fantástico europeu.

O Méliès d’Or é uma competição única, organizada entre os vários festivais de cinema da Europa para escolha da melhor curta e da melhor longa metragem de cariz fantástico do ano. A competição está aberta a longas e curtas-metragens e é organizada pelos festivais membros da Federação.

Numa primeira fase, cada festival faz uma competição, nomeando um candidato, o Méliès d’Argent. Esse filme fica automaticamente habilitado a candidatar-se ao Méliès d’Or. A partir do momento que todos os festivais atribuiram o Méliès d’Argent, o próximo festival no calendário organiza a competição final. A 11ª edição da Cerimónia do Méliès d’Or realiza-se em Lund, na Suécia, durante o Festival Internacional de Cinema Fantástico, no mês de Setembro de 2007.

A Federação pretende com a organização desta competição, dar destaque e oportunidades novas ao cinema europeu fantástico de qualidade.

GUILLERMO DEL TORO E DARREN ARONOFSKY NAS SESSÕES DE ABERTURA E ENCERRAMENTO DO FESTIVAL

Dois dos cineastas de culto do Fantasporto regressam ao festival para as sessões oficiais de abertura e encerramento. A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto conta com as duas mais recentes obras cinematográficas destes realizadores.

A abrir, El Laberinto del Fauno, a última aventura de Guillermo Del Toro. A Alice do País das Maravilhas encontra a depressão pós-guerra civil espanhola na sexta-feira, 23 de Fevereiro, às 21h15, no Grande Auditório do Rivoli – Teatro Municipal.

E, a fechar, The Fountain de Darren Aronofksy. É o mais pessoal de todos os seus filmes, um poema de amor e morte na definição do próprio realizador. Filme apresentado na sessão inaugural do Festival de Veneza 2006, The Fountain vai encerrar o Fantasporto 2007 no sábado, 3 de Março, às 21h15, no Grande Auditório do Rivoli – Teatro Municipal. A oscarizada Rachel Weisz (The Constant Gardner) e Hugh Jackman (X-Men) são os protagonistas de uma bela história de amor que atravessa séculos.

CINEMA PORTUGUÊS NO FANTASPORTO 2007 ARTUR SERRA ARAÚJO, MANUEL MOZOS E RODRIGO AREIAS

Desde sempre o cinema português tem lugar de destaque no Fantasporto.

Este ano as várias facetas do cinema português estão mais presentes que nunca. A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto tem o prazer de apresentar mais um filme português em competição nesta secção. A comédia negra Suícidio Encomendado, de Artur Serra Araújo, com produção de Francisco Bravo Ferreira, é uma lufada de ar fresco no cinema português, tal como Coisa Ruim que, na anterior edição do Fantas, foi filme de abertura. Suicídio Encomendado estará na abertura da 17ª Semana dos Realizadores.

Lugar ainda para um documentário sobre a Sétima Arte portuguesa, realizado por um dos grandes valores do nosso cinema:, Manuel Mozos. Olhar o Cinema Português fala de tudo, de Manoel de Oliveira a João César Monteiro, passando por Tino Navarro e Joaquim Leitão. Apresenta-se ainda a longa metragem Tebas, de Rodrigo Areias, com a participação e a banda sonora de The Legendary Tiger Man.

Inúmeras médias e curtas metragens portuguesas estão ainda presentes na secção Panorama do Cinema Português.

RETROSPECTIVA CINEMA RUSSO O IMPÉRIO MOSFILM

A retrospectiva dedicada à produtora Mosfilm é um dos mais marcantes momentos do Fantasporto 2007. Com mais de 60 anos de história, a produtora e estúdios Mosfilm são o espelho fiel do cinema russo e soviético ao longo do séc. XX, e o seu património fílmico e documental é impressionante.

A Mosfilm nasceu com a revolução bolchevique, contribuiu com patriotismo para combater a invasão nazi, sobreviveu durante o estalinismo, assistiu à Guerra Fria, à era Gorbachov, ao declínio do império soviético e ascensão da Federação Russa. Com um arquivo excepcional de mais de 900 filmes produzidos, a Mosfilm, através do empenhamento pessoal do seu director Karen Shakhnazarov, seleccionou um conjunto de oito filmes, diversificado nos géneros e nas épocas representadas, mas todos com a marca de serem obras primas do cinema.

A retrospectiva vai dos clássicos de cinema fantástico como Viy que inspirou Roger Corman à sumptuosidade de Sadko, um conto russo das 1001 noites, passando pelo cinema de autor do rebelde Andrei Tarkowsky, ou o cineasta do regime Klimov, para terminar com o renovado cinema russo de Karen Shakhnazarov que alia a tradicional qualidade das grandes produções aos temas de sempre.

RETROSPECTIVA E HOMENAGEM A MARIN KARMITZ UM PRODUTOR DIFERENTE DOS OUTROS

A homenagem ao produtor e cineasta francês Marin Karmitz é outro dos pontos altos do Fantasporto 2007. Realizada com o Alto Patrocínio do Ministério da Cultura Francês, o apoio total do seu Consulado no Porto e do seu amigo pessoal, Jean Loup Passek, contará com a presença do homenageado a quem será atribuído o Prémio de Carreira. Com uma carreira de mais de 40 anos ao serviço do cinema, Marin Karmitz mantém ao longo do tempo uma marca inconfundível de qualidade ao serviço do cinema de autor.

No seu currículo constam produções que vão da nouvelle vague de Jean Luc Godard, ao cinema militante de Maio de 68, até à actualidade, em que a aposta do cinema francês passa muito pelas co-produções trans-europeias e com as mais inovadoras cinematografias do mundo. Foi produtor de Code Unconu de Michael Hanneke com Juliette Binoche, e La Femme est L’Avenir de L’Homme de Sang-Soo Hong, que passaram em Cannes, de Trois Couleurs: Rouge e Trois Couleurs: Bleu de Krysztof Kieslowski, assim como de Je Veux Rentrer à la Maison de Alain Resnais, entre centenas de filmes absolutamente essenciais na história do cinema.

RETROSPECTIVA SUPER -HERÓIS FANTASPORTO 2007 DOS COMICS PARA OS ÉCRANS

Há certas coisas que os homens vulgares não são capazes de fazer! Há limites biológicos que a espécie humana não consegue superar. Para determinados desafios é preciso mais que um simples homem ainda que seja um verdadeiro herói. É preciso a ajuda de um … super-herói. Escondidos entre o comum dos mortais, anónimos, eles andam aí! O Fantasporto não faz por menos e na edição 2007 convoca praticamente todos os super-heróis que existem à face da Terra.

A antestreia nacional de Ghost Rider, a mais recente adaptação para o écran de uma das mais populares bandas desenhadas do universo Marvel, é o ponto alto de uma das mais animadas retrospectivas desta edição do Fantasporto 2007. Os actores Nicolas Cage e Eva Mendes juntaram-se a Mark Steven Johnson, o mesmo de Daredevil, para fazerem Ghost Rider.

O pré-Fantas no Grande Auditório do Teatro Rivoli estará recheado de aventuras fabulosas. Dos X-Men à Liga de Cavalheiros Extraordinários, passando por Hellboy ou Batman, entre muitos outros, o cinema dos melhores efeitos especiais para dar vida a toda a fantástica imaginação dos DC Comics e da Marvel.

KIM KI-DUK VERSUS SHYNIA TSUKAMOTO UM DUELO DE GIGANTES

Tendo sido o Fantasporto a principal porta de entrada do cinema oriental em Portugal nos últimos anos, é natural que tenha sido no festival que se fizeram as grandes descobertas da nova geração de realizadores asiáticos que estão agora no topo do cinema mundial. É, nomeadamente, o caso do sul-coreano Kim Ki Duk e do nipónico Shynia Tsukamoto, que foram duas das maiores revelações descobertas no Fantas.

O cinema japonês e o sul-coreano, duas das mais pujantes cinematografias actuais, encontram-se num aliciante confronto de estilos de realização, de culturas e de temas, na área do fantástico. Dois cineastas, curiosamente nascidos ambos em 1960, protagonizam esta luta renhida pela supremacia dos favores dos inúmeros fans do fantástico. Quem saírá vencedor? Obviamente, o público do Fantasporto.

BENVINDOS À 27ª EDIÇÃO DO FANTASPORTO, NO FINAL DE FEVEREIRO, NO PORTO
Edward Brock
Especialista
Especialista
Posts: 1500
Joined: April 30th, 2005, 9:48 pm

Post by Edward Brock »

Aronofsky e Del Toro presentes! :shock: O novo do Tsukamoto! :shock:
Edward Brock wrote:Raios... porque é que não há-de ser tudo em Lisboa? :-x :wink:

:cry:
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Post by jimmy »

A ver se este ano dou um saltinho ao Fantasporto que tem muita coisa interessante , desde El Laberinto del Fauno , The Fountain e principalmente o The Host e o Paprika despertam-me grande interesse. Ainda nao saiu o programa oficial de todos os dias(horarios e afins)?
Last edited by jimmy on January 10th, 2007, 10:49 pm, edited 1 time in total.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Edward Brock
Especialista
Especialista
Posts: 1500
Joined: April 30th, 2005, 9:48 pm

Post by Edward Brock »

Até agora nada.
Pinhead
Iniciado
Iniciado
Posts: 57
Joined: October 20th, 2004, 6:49 pm
Location: Santa Maria da Feira

Post by Pinhead »

Parte de um email enviado a direcção do Fantas.

- Ao consultar o programa deste ano constato que existem filmes que já sairam em dvd em EUA ou em Espanha ou mesmo em Portugal.
- SLITHER de James Gunn - Já existe em dvd nos EUA desde 24/10/2006 e na Inglaterra desde 26/10/2006 e em Espanha desde 10/10/2006
- SILENT HILL - Já existe em dvd nos EUA desde 22/08/2006 e na Inglaterra desde 22/08/2006 e vai sair em Espanha desde 31 de Janeiro
- SEVERANCE de Christopher Smith - Existe em dvd na Inglaterra desde o inicio deste ano.
- THE WOODS de Lucky McKee - Este filme já existe em dvd em Portugal há mais de 2 meses. FIM DO EMAIL

A resposta do Fantas foi que estes filmes são referências do fantástico do ano passado e disseram-me que era impossivel THE WOODS de Lucky McKee já estar em dvd em Portugal, então lá tive eu que mandar os links de alguns sites em Portugal que têm o filme á venda. Depois responderam-me que eu tinha razão e que o filme ia ser retirado da competição.
Mas de facto começa a ser ´"chato" para apreciadores de cinema fantástico ir ao Fantas ver filmes que já sairam em dvd. Pior ainda são as pessoas que compram livre transito em Novembro ou Dezembro (como eu) porque é mais barato e ainda n se sabe o programa e depois leva banhadas deste tipo.
E quem me garante a mim que o Silent Hill ainda n estreou em Portugal para ter Antestreia Nacional no Fantas....
Penso que a direcção do Fantas neste momento não tem conhecimento do mercado de cinema fantástico (Terror) que se passa no mundo.

PS: O puto do ET vem ao Fantas..... (não havia necessidade)
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Quando o fundador/mentor já pouco manda (pouco o deixam mandar), a confusão instala-se... :-(
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Wow..... agora percebo porque realmente vão estar presentes no Rivoli..... a mentalidade parece a mesma...
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
Count Raven
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 472
Joined: January 15th, 2002, 5:29 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Count Raven »

O The Woods existe em edição nacional?
Olha, para mim também é novidade, e espero bem que não seja retirado da mostra pois é um dos filmes que tenho mais interesse de ver na grande tela, adorei o May e acho que este também deve estar bastante bom.

E os outros filmes já sairam lá fora?
Epá, nem toda a gente tem acesso aos mesmos. E não deixa de ter interesse vê-los no cinema no âmbito de um festival fantástico visto que nunca estrearam em salas nacionais. Se fosse uma feira de dvds com lançamentos oficiais era uma coisa, mas trata-se de um festival - uma competição e mostra em simultâneo - não me parece nada de estranho.

Em relação ao Fantas, queixem-se menos e aproveitem mais. É o melhor festival de cinema do país sem dúvida alguma, e o cartaz deste ano é muitissimo apelativo.
Cumprimentos,
[CR]

LIGHT AGAINST TIME - Mostra de Fotografia de Espectáculos em Exposição de 26 de Janeiro a 21 de Fevereiro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco - http://nmdesign.org/lat
Pinhead
Iniciado
Iniciado
Posts: 57
Joined: October 20th, 2004, 6:49 pm
Location: Santa Maria da Feira

Post by Pinhead »

Eu já sou participante do Fantas á mais de 10 anos e nunca vi um cartaz tão pobre como no ano passado.
Se tu não sabes que os filmes já sairam em dvd é porque não conheces os sites de venda de dvds ou porque não gostas de cinema fantástico senão andavas melhor informado. Caso não saibas mas o The woods está á venda por 10 Euros á mais de 2 meses.
Concordo que seja o melhor festival do pais (também não era dificil so mesmo o Indie Lisboa para fazer frente).
Também concordo que existam filmes que "merecem" um visionamento no cinema mas por exemplo este ano no Fantas são no minimo 7 filmes que já existe em dvd e metade deles em Espanha.
E mais uma vez volto a dizer, alguns dos filmes ainda não estrearam no cinema porque têm antestreia marcada no Fantas ou seja no caso do Silent Hill o filme sofreu um atraso de mais de meio ano.

Mas não é por causa disso que eu vou deixar de ir ao Fantas porque o Fantas não é só cinema, também é convivio entre amantes de cinema fantástico.
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Post by DarkAvenger »

Qual é o nome portugues do The Woods? Quero isso!
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
PJM
Iniciado
Iniciado
Posts: 145
Joined: January 2nd, 2002, 11:23 am

Post by PJM »

Post Reply