The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

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nimzabo
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by nimzabo »

e ascrescento que lá para o meio surge em palco um dos supostamente grandes actores indianos da actualidade
É o da Lancheira. Na Wikipedia diz que está com cancro.

Estou longe de conhecer muitos actores indianos mas para mim o maior deve ser o Aamir Khan, pelo menos considerando o numero de participações em filmes de sucesso. Já viste alguma coisa dele?
https://www.imdb.com/name/nm0451148/?ref_=nv_sr_1
Devo ter visto para aí uma meia dúzia e os meus preferidos foram o 'Like Stars on Earth' e o 'PK'.
No imdb diz
With his recent success in India and China markets combined he has got the title of Worlds Biggest Superstar.
Samwise
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by Samwise »

nimzabo wrote: September 2nd, 2018, 4:33 pm
e ascrescento que lá para o meio surge em palco um dos supostamente grandes actores indianos da actualidade
É o da Lancheira. Na Wikipedia diz que está com cancro.
:-(

É o Irrfan Khan. https://en.wikipedia.org/wiki/Irrfan_Khan

Espero que se safe.

Estou longe de conhecer muitos actores indianos mas para mim o maior deve ser o Aamir Khan, pelo menos considerando o numero de participações em filmes de sucesso. Já viste alguma coisa dele?
https://www.imdb.com/name/nm0451148/?ref_=nv_sr_1
Devo ter visto para aí uma meia dúzia e os meus preferidos foram o 'Like Stars on Earth' e o 'PK'.
No imdb diz
With his recent success in India and China markets combined he has got the title of Worlds Biggest Superstar.
Eu não conheço mesmo NADA do cinema indiano. não vi nenhum filme de que me recorde e não conheço realizadores, actores nem atrizes. Estou literarlmente a zeros. Admito que possa haver muita coisa boa que estou a perder, como será normal, mas se não tenho já tempo para ver o dito "ocidental" de que tanto gosto, quanto mais... Talvez daqui a uns tempos, e com alguma ajuda de membros aqui do fórum que já conheçam alguma coisa eu considere investir para esse lado. :?: Há inclusive uma série policial recente que está naquelas listas de melhores que de vez em quando partilhamos aqui - e essa despertou-me alguma curiosidade. Só que impera a lei das prioridades à mesma...
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by nimzabo »

O Satyajit Ray vale a pena conhecer. Tem muitos filmes bons.
https://www.imdb.com/name/nm0006249/?ref_=fn_al_nm_1
https://www.rottentomatoes.com/celebrity/satyajit_ray

Desconfio um bocado dessa série, que já andei a cheirar...
Os cinemas indiano e turco têm com alguma frequência notas exageradas.
Last edited by nimzabo on September 2nd, 2018, 6:22 pm, edited 1 time in total.
Samwise
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by Samwise »

Ainda estou a remoer a sequência em que apanham o autocarro depois do funeral. A "remoer" de contentamento e maravilhamento, isto é. É brilhante! A câmara está plantada no meio da estrada e vai fazendo movimentos bruscos e milimétricos de 90º, ora para um lado, ora para o outro, e a cada novo plano, algo de novo surge em cena - mais personagens. É um portento de story telling visual e poder de síntese. Não tem som e ninguém fala, mas percebemos exactamente o que vai na cabeça de cada personagem, bem como o mood geral. E termina com a entrada para o autocarro e com a introdução de um trilho musical que não podia ser mais apropriado. Tenho pena que a qualidade geral do filme não se mantenha neste patamar, mas sei que seria muito complicado... Acho que o filme se define e encontra um rumo sólido essencialmente a partir do momento em que ocorre o acidente no rio. Até aí é algo débil e errático do ponto de vista emocional. Depois é uma delícia.
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by nimzabo »

Postámos em simultâneo*.
Gostei muito da cor das casas dessa aldeia.

*o meu post anterior
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by Samwise »

nimzabo wrote: September 2nd, 2018, 6:20 pm O Satyajit Ray vale a pena conhecer. Tem muitos filmes bons.
https://www.imdb.com/name/nm0006249/?ref_=fn_al_nm_1
https://www.rottentomatoes.com/celebrity/satyajit_ray
Afinal enganei-me. :oops: Já vi um filme do Ray, o Pather Panchali, e fiquei bastante impressionado com a realidade miserabilista e fatalista que aí é mostrada. Apesar de haver um universo de tempo, circunstâncias e factores que afastam essa abordagem desta outra mostrada pelo Anderson, fico com a forte sensação de que The Darjeeling Limited é altamente "ocidentalizado" e "polido". As cores de que tanto gostaste (e eu também) na vila, e o ar limpo, "branco" e quase perfumado de tudo (às tantas uma das personagens diz explicitamente que adorou cheiro da Índia), e mais a iconografia "chique" e divertida a referenciar o Chanel e o Louis Vuitton, muito à maneira fetiche do Anderson, nada é real. Eu não tenho grandes problemas com isso (até porque a própria visão do Anderson sobre o "ocidente" é também bastante artificialista e "dourada"), mas fico sempre a pensar o que um indiano que viva nas regiões representadas achará da "ousadia"...
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by Samwise »

Sabemos que estamos num filme de Wes Anderson quando...

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Como é norma nos filmes de W.A., o "valor facial" deste Darjeeling Limited é ilusório, e não encontra uma justa correspondência no seu "valor real". Como dizem los americanos, "there is more than meets the eye!". Isto para avançar que o design de produção e as características artísticas apuradas que adornam o conjunto são, para além de facilmente identificáveis enquanto iconografia "Wandersoniana", apenas parte de algo bem mais complexo e profundo. Pensem numa árvore e nas suas raízes. A aparência vistosa e colorida de uma árvore tem o seu sustentáculo debaixo do solo. Assim se passa também com as obras de Anderson - há muito para descobrir por baixo da bela camada de verniz (uma boa parte dela simbólica e metafórica). Para não fugir aos princípios do seu autor, The Darjeeling Limited encena mais um caso de uma família desagregada e disfuncional, em que os seus elementos procuram encontrar, em conjunto, o seu lugar no mundo. Também como é habitual, o ponto de vista proposto é o de um grupo de três irmãos adolescentes acabados de serem largados no mundo de feras dos adultos, desamparados e deixados à sua sorte, e ainda presos emocionalmente à herança do núcleo familiar mais fechado (imaginando-se com o pai e a mãe a comandarem as coisas em geral). São estas crianças, desesperadamente e desastradamente à procura de referências, que percorrerão o "caminho espiritual" proposto na sinopse do filme para se descobrirem a si próprios, e levarem a bom porto os ritos (dolorosos?) da passagem à idade adulta que os estão a pressionar fortemente.

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Típica imagem de pormenor a mostrar "iconografia Wandersoniana". Há uma quase-obsessão iconográfica pitoresca que percorre os filmes de Anderson, estabelecendo uma ligação contextual entre objectos decorativos, a definição local do espaço, e o contexto dramático em que as personagens se encontram.

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Outra "imagem de marca" de Anderson: os planos de pormenor perspectivados de cima, e de forma próxima aos objectos, permitindo, ainda que num curto espaço de tempo, observar a "iconografia".

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Idem aspas. Neste caso é mostrado um plano de tarefas criteriosamente delineado no tempo. Outra imagem de marca: uma das personagens é um "planeador obsessivo", quer em relação a si, quer em relação às personagens mais próximas.

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Ainda outra "imagem de marca": a filmagem do espaço geográfico em compartimentos tipo miniatura. Resulta par tudo o que é planos indoor - porque estão delimitados pelo cenário físico, e essa estrutura serve de "régua" para os enquadramentos. Cada espaço/compartimento serve normalmente de montra visual para as idiossincrasias e para o estado de espírito da personagem que o ocupa. No caso desta imagem, isso não sucede, mas ao longo do filme haverá casos em que sim.

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Outra "imagem de marca": os gadgets anacrónicos. Não sei bem que aparelho é este (parece ser um ventilador). No filme seguinte, o Fantástico Sr. Raposo, há uns quantos gadgets que também foram apelidados de "qualquer coisa - SONIC"

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"Voltaire Nº6" (Chanel) sobre uma mala que parece ser uma piscadela de olho aos "sacos" Louis Vuitton. Por esta altura, Anderson já é quase uma referência autónoma de peso no mundo da moda, de tão forte que os universos ficcionais que cria são "decorados" e "vestidos".

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Miúdos à beira de fazer um disparate irresponsável - comprar uma serpente venenosa...
O enquadramento e a composição da imagem são planeados com muito critério. Para quem gosta de fotografia, os filmes de Anderson são um manancial de criatividade (no preenchimento) e bom olho/gosto.

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Os três miúdos rezam "afincadamente" num tempo Hindu, seguindo rituais Hindu. Até que um deles se lembra de acusar um dos outros de ter feito uma coisa má... e então a importância das rezas sai logo pela janela. Miúdos...

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Os enquadramentos de Wes Anderson são invariavelmente captados de frente (mesmo que apanhem personagens de costas) e são "direitos", rectos, alinhados pelas linhas que compõem o cenário. Em sentido metafórico, parecem uma forma de tentar criar alguma ordem/organização num mundo de outra forma caótico. A criação de espaços geométricos "virtuais" em que as personagens encontram um cenário propício (que depois estão sempre a "dinamitar", porque a natureza humana é "irrequieta" por definição...)

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Os três irmãos já estão noutro templo/local de culto a rezar - neste caso estão mesmo no meio de uma cerimónia religiosa, misturando-se com fiéis locais, e não abdicando de seguir os costumes e de utilizar os adereços próprios para a ocasião. Como é evidente, destoam fortemente dos fieis locais.

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Depois de uma tragédia, a população de uma pequena vila agracia os visitantes, recebendo-os como irmãos, e dando-lhes abrigo e comida. Essa tragédia é o momento definidor em toda a viagem espiritual encetada. Ao envolver ao mesmo tempo uma experiência próxima da morte e outra próxima da vida, como que desbloqueia o marasmo espiritual e existencial em que os irmãos se encontravam desde a morte de seu pai. Há uma ligação estreita entre estes dois acontecimentos, aliás, de uma forma que nos é sussurrada através das imagens

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A WA trademark again - imagem de cima na perspectiva de uma personagem.

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"Cenas da vida da população local" - por compartimentos. A foto não mostra, mas a câmara está a fazer travellings pelo cenário, mantendo sempre uma trajectória paralela, e enquadrando sempre "de frente".

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O ciclo da vida - a renovação. Morre-se e nasce-se. Celebra-se nos dois casos. O filme é mudo (ou as falas são em "estrangeiro" não traduzido - e logo incompreensíveis) nestas cenas que se passam na vila. As imagens transmitem tudo o que necessitamos de saber.

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À espera do autocarro, e numa altura em que os ensinamentos recebidos na vila ainda não fizeram "click". E o monte de bagagem que carregam para todo o lado - e que não é mais do que o fardo do passado e a recusa em cortar como ele (ver fotograma final desta lista).

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O agora...

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... e o antes. As mesmas personagens, duas experiência de participação num funeral completamente diferentes - sobretudo por efeitos da cultura e da abordagem de cada sociedade perante a morte. Anderson liga os dois processos para mostrar que de facto a viagem acabou por trazer uma "mudança", um "crescimento", um "renascer para os desafios da vida", ainda que por vias sinuosas.

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A lição termina com um agradecimento. O "click" vem logo a seguir.

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Rezas num tempo cristão. É também um primeiro regresso a uma sociedade que lhes é familiar.

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Simbologia "in your face": deixar as malas para trás é o "cortar das correntes com o passado". Uma nova etapa/aventura aguarda estes jovens, agora um pouco mais adultos do que quando apanharam a outra composição, no inicio do filme.
Last edited by Samwise on January 8th, 2019, 8:32 pm, edited 12 times in total.
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by nimzabo »

yes-)
Ludovico
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by Ludovico »

Fico deliciado ao lêr comentários encantadores sobre este filme e sobre o resto da obra de Anderson.
É excelente ver isso :-D .Para mim, todos os filmes que vi de Anderson são maus filmes. Não vi ainda os filmes de animação dele mas os de imagem real são maus até dizer chega :-( .
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by nimzabo »

Se a tua opinião é essa, os de animação também não deves gostar.
Eu já tinha feito uma tentativa há uns 5 anos de ver este Darjeeling e também desisti ao fim de um bocado.
Os Royal Tenenbaums acho que também só consegui ver à 2ª tentativa.
Mas agora fiz nova tentativa e gostei.
Não apreciava a inexpressão das personagens mas já me habituei mais.
Samwise
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by Samwise »

Ainda não terminei os comentários todos que quero fazer sobre o filme, mas vai ter de ser a "conta gotas", sorry!, que o meu tempo é limitado. Acho que vou colocar legendas nos fotogramas...

Repararam que os irmãos rezam em três templos diferentes ao longo do filme (um deles Hindu, outro Católico e o outro não sei), sempre com muita vontade e dedicação para ver se atingem resultados (!?) , mas com pouca ou nenhuma fé? :mrgreen:
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by Samwise »

Samwise wrote: September 2nd, 2018, 6:14 pm
nimzabo wrote: September 2nd, 2018, 4:33 pm
e ascrescento que lá para o meio surge em palco um dos supostamente grandes actores indianos da actualidade
É o da Lancheira. Na Wikipedia diz que está com cancro.
:-(

É o Irrfan Khan. https://en.wikipedia.org/wiki/Irrfan_Khan

Espero que se safe.
Não safou. :|

https://expresso.pt/cultura/2020-04-29- ... os-53-anos

O Mansild colocou a notícia nas "curtas", mas lembrei-me que tínhamos falado dele aqui.

RIP
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by José »

Vi no cinema e desde então nunca mais o revi. Nada contra, apenas não se terá proporcionado. Recordo a riqueza visual e a beleza discreta das composições, numa história agridoce em que as personagens carregam bagagens literais e emocionais, numa demanda pelo aconchego maternal. Espero não estar a ser atraiçoado pela memória e estar aqui a dar calinadas atrás de calinadas, mas é assim que o retenho.
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by mansildv »

José wrote: April 30th, 2020, 10:19 am Vi no cinema e desde então nunca mais o revi. Nada contra, apenas não se terá proporcionado. Recordo a riqueza visual e a beleza discreta das composições, numa história agridoce em que as personagens carregam bagagens literais e emocionais, numa demanda pelo aconchego maternal. Espero não estar a ser atraiçoado pela memória e estar aqui a dar calinadas atrás de calinadas, mas é assim que o retenho.
Sim, é isso yes-)
É um grande filme e adorei rever a obra do Wes Anderson, em particular as animações.
José
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Re: The Darjeeling Limited (2007) - Wes Anderson

Post by José »

mansildv wrote: April 11th, 2021, 7:07 pm
José wrote: April 30th, 2020, 10:19 am Vi no cinema e desde então nunca mais o revi. Nada contra, apenas não se terá proporcionado. Recordo a riqueza visual e a beleza discreta das composições, numa história agridoce em que as personagens carregam bagagens literais e emocionais, numa demanda pelo aconchego maternal. Espero não estar a ser atraiçoado pela memória e estar aqui a dar calinadas atrás de calinadas, mas é assim que o retenho.
Sim, é isso yes-)
É um grande filme e adorei rever a obra do Wes Anderson, em particular as animações.
Este filme foi muito satisfatório, sim, tenho que admitir. :-)
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