Infelizmente, em termos de crítica o filme nao foi bem aceite. Ainda não vi o filme, mas penso que não consegue ultrapassar a excelência do LA Confidential, pois não? Depois dessa adaptação, iria ser dificil fazer outra igual.jgeiras wrote:vi hoje e foi uma das melhores surpresas do ano.
quanto aos actores/actrizes devo dizer que fizeram a escolha acertada, tão todos mto bem e o Josh voltou a me surpreender, depois do lucky number slevin e deste começo a achar que afinal o homem até percebe disto e pode ser que assim a carreira dele possa vir a evoluir.
quanto ao filme, adoro o trabalho do Brian De Palma e este é sem duvida um excelente trabalho, só acho que ele deveria ter optado por uma fotografia a p/b, creio que resultaria mto melhor, tendo em conta o filme que é.
não é um filme inovador mas antes uma homenagem a todos esses films noir da epoca de ouro do cinema norte-americano, mas que desempenha mto bem a sua função.
só não gostei do facto de as revelações do caso tenham ficado para o fim, chegando mesmo a ter duvidas se eles tavam ali para resolver o caso ou para ou se o filme era sobre o triangulo amoroso Dwight "Bucky" Bleichert + Kay Lake + Leland "Lee" Blanchard.
nota final para a recriação dos cenários que tá fantástica
The Black Dahlia (2006) - Brian De Palma
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Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
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muitos desses tambêm eu vi e tinha precisamente a mesma ideia, até ver o lucky number slevin e esteBodyboard wrote:Josh Hartnett para mim não é actor nenhum de jeito, aquilo é só uma cara jeitosa para muitas miúdas se "babarem" todas, só de me lembrar do filme "Homicídio em Hollywood", com o Harrison Ford Nem vi metade
Vi outros filme com ele, Faculty, Cercados, 40 dias e 40 noites, Pearl Harbour, por falar neste filme, quase que dá para comparar com o Ben Affleck, talento não é assim muito
Vindo de Brian de Palma o filme só pode ser uma desilusao , irrepreensível a nivel técnico e niveis de producao (como é apanagio do realizador ) o filme é um deleito visual que nao é acompanhado por um argumento á altura com um payoff apressado onde quase tudo o que foi construindo ao longo do filme parece ser dispensavel , o que é surpreendente sendo uma adaptacao de uma obra de Elroy. O filme que eu vi nao é sobre o caso the black dahlia que serve apenas como uma subplot para a verdadeira historia construida que depois nao é aproveitada , nao sei se era essa a intencao do realizador ou se uma montagem mais de acordo com os estudios provocou tal mudanca (e este pareceu me muito cortado).Um filme algo semelhante que o black dahlia pode ser comparado é o Summer of Sam , onde os assasinios naquele Verao servem de pretexto para o que Spike Lee quer contar.
Quanto aos actores achei a grande maioria(dos principais) altamente desajustada para a época , num overacting que por vezes parece premeditado , excepcoes apenas para as excelentes interpretacoes de Aaron Echart e para a Mia Kirshner.
Apesar disso aconselho aos fas de De Palma , nem que seja por toda a estetica do filme e reproducao da epoca , pois até acabei por gostar mais do que esperava tal era a quantidade negativa de criticas que o filme tem (fas de De Palma incluindo)
Quanto aos actores achei a grande maioria(dos principais) altamente desajustada para a época , num overacting que por vezes parece premeditado , excepcoes apenas para as excelentes interpretacoes de Aaron Echart e para a Mia Kirshner.
Apesar disso aconselho aos fas de De Palma , nem que seja por toda a estetica do filme e reproducao da epoca , pois até acabei por gostar mais do que esperava tal era a quantidade negativa de criticas que o filme tem (fas de De Palma incluindo)
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
A meu ver este filme padece de um mal, que é querer ser uma coisa e ficar no meio... i.e. parece que De Palma queria homenagear o filme noir, recria os cenários, utiliza filtros para recriar a época, pega num argumento relativo à mesma e pede aos seus actores para se integrarem na coisa.
Ora o filme alterna entre realização à "golden years" e "moderna", interpretações coladas no passado (Scarlett.. linda!) e outras no presente (Aaron), nunca conseguindo ser coerente e tornando o fime por vezes aborrecido.
Gostei de Mia Krischner e Hillary Swank, que deram algo mais ao filme, novamente Hartnett tb me surpreende após Lucky Number Slevin, será que afinal o papel em Virgin Suicides era um prenúncio... é que ainda está aqui atravessado o BHD.
6,5/10
Ora o filme alterna entre realização à "golden years" e "moderna", interpretações coladas no passado (Scarlett.. linda!) e outras no presente (Aaron), nunca conseguindo ser coerente e tornando o fime por vezes aborrecido.
Gostei de Mia Krischner e Hillary Swank, que deram algo mais ao filme, novamente Hartnett tb me surpreende após Lucky Number Slevin, será que afinal o papel em Virgin Suicides era um prenúncio... é que ainda está aqui atravessado o BHD.
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Teso, duro, hardcore. Já percebi.Cinebanco wrote:" obscuro " ou " escuro " nao sei qual é a palavra que se enquadra melhor, queria dizer um actor com aspecto mais rude , tipo Mickey Rourke, Benicio Del Toro , Joaquin Phoenix ... um que se adapta-se melhor o género "série noire"
Alguém com um ar "macho", Clive Owen ou os que citáste.
Tens razão, no Sin City, o actor fazia de assassino contratado, a preto e branco e com a estilização parecia ter um ar mais maduro, perigoso, neste filme parece algo imberbe, quando se arma em duro apetece amandar-lhe com um: "vai mas é para o quarto fazer o TPC".
Agora a Hillary Swank como femme fatale, não engulo nem à porrada, não consigo mesmo.
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Bladder não podia concordar mais em relação à Hillary Swank. Não consigo olhar para ela como, como direi, sex symbol. Ela estava bem era para fazer de atleta um pouco para o feiota no MDB.
E sim, o Hartnett talvez nao tenha sido a melhor escolha. Na minha opinião claro. Não digo que não estivesse competente e que não tenha estado à altura do papel. Acho é que, tal como mais pessoal que já falou, o papel merecia alguém mais "macho".
E sim, o Hartnett talvez nao tenha sido a melhor escolha. Na minha opinião claro. Não digo que não estivesse competente e que não tenha estado à altura do papel. Acho é que, tal como mais pessoal que já falou, o papel merecia alguém mais "macho".
Life's the shit that happens while you're waiting for moments that never come...
Re: The Black Dahlia (2006) - Brian De Palma
Isto tinha tudo para dar um grande filme mas acabou por ser uma desilusão, ainda por cima depois de ver os excelentes Blow Out e Body Double
A história em que se baseia é muito interessante e o único desempenho que apreciei foi o da Mia Kirshner e achei a recriação da época e a fotografia excelentes. De resto, achei o filme um pouco perdido, mas o pior é mesmo a montagem demasiado infantil e a presença, ou a falta de, do Josh Hartnett - 6.5/10
A história em que se baseia é muito interessante e o único desempenho que apreciei foi o da Mia Kirshner e achei a recriação da época e a fotografia excelentes. De resto, achei o filme um pouco perdido, mas o pior é mesmo a montagem demasiado infantil e a presença, ou a falta de, do Josh Hartnett - 6.5/10
Re: The Black Dahlia (2006) - Brian De Palma
Vi-o e na altura achei mais ou menos, do tipo vê-se e esquece-se (que foi o que aconteceu, já nem me lembro de quase nada do filme)
Também vi mais o filme pela Scarlett Johanson, de quem sou fã.
Também vi mais o filme pela Scarlett Johanson, de quem sou fã.
Re: The Black Dahlia (2006) - Brian De Palma
É verdade, é descartável!
Infelizmente, nem ela esteve bem! E o papel não tinha conteúdo nenhum