O que faz um bom filme de TERROR?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

O que faz um bom filme de TERROR?

Post by waltsouza »

Apesar de tudo o terror continua a ser meu género preferido (se é que os utilizadores deste fórum ainda tivessem algumas dúvidas). E eu adoro finais anti-«happy-ending»... Os filmes de terror são pródigos em finais de ir contra o politicamente correcto (o bom da fita salva-se sempre, o bem vence o mal, bla, bla, bla) o que por outro lado deixa sempre caminho aberto para a sequela.

O repto que vos deixo é simples: O que importa mais num filme de terror/horror? A história/argumento ou os efeitos/violência explicita/gore?

O que faz um filme de terror ser bom para vocês? Tem que existir sempre uma boa premissa de história/argumento de base? Ou basta o filme estar bem feito, com bons efeitos de CGI, com cenas de make-up e Gore de encher o olho?

Já estou a imaginar que alguns me vão responder que uma mistura entre um argumento coerente e bem escrito, entremeado com uma boa dose de violência sem censura seria o ideal :wink:

Mas como nos dias de hoje penso que não devemos exigir demasiado do cinema que nos dão (senão não viamos quase nada), sendo assim o que será que pesa mais na vossa balança? História ou Gore?

Tenho que admitir que tenho um gostinho especial por ver cenas de violência explicita bem fortes a salpicar por todos os lados o ecrã... :-D
Leão de Ouro
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 331
Joined: January 13th, 2005, 2:09 pm

Post by Leão de Ouro »

Sem dúvida, história.
E prefiro um dos chamados filmes de susto fácil em vez de gore.
User avatar
wavey
Especialista
Especialista
Posts: 1885
Joined: December 1st, 2004, 10:27 am

Post by wavey »

Olá Walt 8)

Confesso que o género cinematográfico que menos gosto é o de terror. Não tenho estômago para isso. Sou fácilmente impressionável. :lol:
Para mim, um bom filme é aquele que tem história e não é só um pretexto para ver uma série de mortes bárbaras (estilo Sexta-Feira 13 ou Texas Chainsaw massacre).Um exemplo de um bom filme de terror, sem conter muito gore e que gostei de ver foi o Halloween, do Jonh Carpenter. O filme tinha tudo para ser bom: uma história interessante (o que levava um miúdo como Michael Myers a matar e depois transformar-se num vulto de rosto desconhecido, um monstro?), os tais chamados sustos fáceis, o suspense aliado a uma música assustadora (da autoria do Carpenter), a frescura da Jamie Lee Curtis, ver a angústia no rosto dela, ao tentar manter-se viva. Todos estes elementos proporcionaram um belo momento de entretenimento, fazendo com que o filme fosse um sucesso e se tornasse num clássico.
No entanto, e tenho que admitir, que existem raros casos em que se pode construir um bom filme de terror, aliando a história com o gore. Só vou dar um exemplo, e mais um filme do Carpenter: o The Thing. Um filme que tem uma história (12 homens desterrados no Ártico que são apanhados numa luta desigual contra um ser extraterrestre feroz e ansioso por espaços quentes) e efeitos especiais excelentes: cada morte consegue ser mais impressionante e nojenta que a outra.
Mas neste caso, o casamento da história com o gore foi perfeito e necessário, para relatar a ferocidade daquele e.t. disposto a conquistar a Terra á custa de muitas mortes.
Last edited by wavey on July 10th, 2005, 6:38 pm, edited 1 time in total.
Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
http://cinemasparaiso.blogspot.com
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Portanto, Leão de Ouro, tu és adepto da escola de horror «Aumentem o volume de som de repente para o máximo para criar SUSTOS... Buhhhhhhhhhhh :-P» Está muito em voga esse sistema de assustar na cinematografia de horror asiática (filmes coreanos, japoneses, tailandeses...) e por efeito ricochete também já chegou há algum tempo aos E.U.A.

Hum...deixem-me pensar :roll: Eu só estou a falar por mim mas quem me tira a minha dose maciça de hemoglobina de sangue do ecrã tira-me tudo...

E para ganhar sustos pelo efeito aumento do volume de som nem preciso de ver filmes de terror, basta-me levar quase todos os dias com o meu vizinho a cantarolar músicas «pimba» en quanto toma banho para ir para o trabalho :-(
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Nenhum dos factores sozinho garante um bom filme de terror, mas pode acontecer. Vejamos por exemplo Evil Dead, um dos meus preferidos. História? Zero. Mas a mestria técnica de Sam Raimi no departamento de estilo visual e, claro, o gore extremo fazem do filme um excelente examplar de terror. Portanto, boa história é coisa que não é necessária.

Mas há filmes de terror sem gore que são muito bons também, portanto gore é também coisa que não é necessária. Por outro lado, há filmes cheios de gore que não valem um peido, portanto gore é coisa que não é suficiente. Conclusão? Gore não é nem necessário e nem suficiente. Logo, o factor gore é totalmente irrelevante.

É-me difícil dizer o que faz um bom filme de terror, mas acho que terá de ser mesmo a mestria do realizador. Não é preciso história, não é preciso gore, SOBRETUDO não é preciso CGI, mas é preciso mestria, é preciso saber manipular o espectador, criar tensão, suspense, aqueles momentos em que nos vemos a suster a respiração como se estivéssemos dentro do filme. O género do terror é um género que mexe com os sentimentos, com o medo, é irracional, e um filme que saiba tocar nos pontos certos é um bom filme de terror.
Image
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Para mim, o cinema de terror é dos poucos géneros que deve ter como uma das suas leis bases a completa ausência de CGI. E também sou da opinião que este género vive da conjugação dos vários elementos referidos. Mas tenho especial predilecção por uma boa história. O último bom filme de terror que gostei muito, foi o "Saw".
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Será que dentro de toda a banalidade que se vem fazendo dentro do género terror nós quando escolhemos ver um filme com um argumento já muito rebatido ( estilo «o psicopata primo do Jason e irmão do Myers que mata raparigas loiras no duche ao som de Marilyn Manson » :lol: ) não estamos sempre á espera de um twist que vire tudo do avesso, de ver o assassino morrer de uma forma como nunca até hoje vimos, de presenciar algo que não estávamos definitivamente á espera e que nos deixa estarrecidos?

Não será o(s) twist(s) a principal ferramenta de apoio de um realizador competente que consegue tornar um argumento banal e muito visto num bom filme de terror?
Rc Gouveia
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 286
Joined: May 25th, 2002, 11:33 pm
Location: Portugal

Re: O que faz um bom filme de TERROR?

Post by Rc Gouveia »

Para mim o que mais importante num filme de terror é conseguir transmitir a sensação de pânico. Algo tão simples como saber que estás a ser perseguido por algo/alguém que te vai matar e ao fugires não consegues inserir uma chave na fechadura da porta...

Também prefiro filmes sobre entidades sobrenaturais do que filmes tipo o Friday 13th, em que o monstro assassino se revela impiedoso até à ultima morte, altura em que fica dado ao sentimento...
Kakihara
Iniciado
Iniciado
Posts: 74
Joined: March 30th, 2005, 12:28 am
Location: Ermo Alentejano

Post by Kakihara »

Enormes seios :twisted:
Ai wa, kanari itai.
Leão de Ouro
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 331
Joined: January 13th, 2005, 2:09 pm

Post by Leão de Ouro »

Não gosto só de filmes de sustos fáceis, mas os filmes que mais me marcarm de terror foram (só para terem uma ideia):

- Pesadelo em Elm Street (uns melhores que outros mas os 7 são fantásticos, especialmente o 1º e o 7º)
- Sexta-Feira 13 (A série decresceu muito de qualidade mas dá sempre pica ver o Jason a assassinar mais uns jovenzinhos...)
- Scream (não é bem terror e muita gente odeia, mas eu simplesmente adoro!)
- Trilogia Omen (Fantástico!)
- Rosemary´s Baby
- Silêncio dos Inocentes ( se for considerado terror...)
- The Fog (não é considerado dos melhores de Carpenter mas eu adorei o filme!)
- The Thing
- Halloween
- Psycho
- Poltergeist

e o Se7en mas não o considero terror é mais thriller.
Enigma
Fanático
Fanático
Posts: 739
Joined: May 17th, 2001, 11:21 pm

Post by Enigma »

No cinema em geral dou sempre preferência a história/argumento e o género terror não foge à regra, sabendo também que neste género os bons argumentos não costumam abundar e tal como o lud81 referiu isso também não impede de existirem bons filmes de terror.
wavey wrote:Um exemplo de um bom filme de terror, sem conter muito gore e que gostei de ver foi o Halloween, do Jonh Carpenter.
O Halloween para mim nem se pode considerar que tenha algum gore, pois não será exagero dizer que, mesmo com mortes por facadas pelo meio, praticamente não se vê uma única gota de sangue durante o filme todo! :wink:
Enigma Files
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Tenho que admitir, eu me confesso... Apesar de saber que não se trata de nenhuma obra-prima da 7 arte eu fiquei totalmente rendido e fascinado por VERSUS filme japonês de Ryuhei Kitamura. Toda aquela violência estilizada, todo aquele sangue, e sobretudo, todo aquele toque de humor nipónico deixou-me sem palavras. Esse é para mim um bom exemplo de filme de terror: o gore sobrepõem-se á história que basicamente não existe mas o visual da obra compensa e desculpa tudo. E para quem ainda não sabe Ryuhei Kitamura já está a produzir VERSUS 2
Rui Santana
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 193
Joined: October 10th, 2003, 11:46 am

Post by Rui Santana »

Em primeiro lugar as personagens tem de me cativar ( o que na maioria dos filmes do genero isso nao acontece) para depois poder sentir o filme de forma mais envolvente. Agora se um pateta desata a correr para uma cave (depois de tudo indicar que é lá q está o ser maligno) eu torço para que o tipo tenha uma morte horrivel. Se a tipa loira e boa resolve depois de um ataque de insonias ir passear de roupão para o parque abandonado e andar de baloiço ás 4h30 da manha eu só tenho pena de nao morar nas redondezas.

Na maioria dos filmes de terror só há vitimas mortais pq estas nao tem cerebro.
Laruxz
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 281
Joined: March 1st, 2005, 4:38 pm

Post by Laruxz »

Prefiro susto a sangue.
Um dos melhores p mim, ñ esquecendo o meu querido Freddy que até pesadelos me deu, foi - FINAL DESTINATION - O ULTIMO DESTINO. :-))) :-))) :-)))
Saí do cinema literalmente cansada, tal não foi o estado de ansiedade que sofri durante todo o filme com o que iria acontecer a seguir. Gostei da história, da ideia do "quando chega a nossa hora" não há como fugir... E principalmente, adorei a imprevisiabilidade de cada morte. Várias maneiras de morrer eram introduzidas na cena... Enfim..... AAADDDOOOOREEIII
(Escusado será dizer que o 2º n chega aos calcanhares do 1º :-( )
Laruxz
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 281
Joined: March 1st, 2005, 4:38 pm

Post by Laruxz »

Os apreciadores de filmes de terror devem ser fans (alguns) do realizador Wes Craven. A mais recente obra do Sr. chama-se Red Eye.
http://www.redeye-themovie.com/
Já vi o trailer várias vezes, e n consigo deixar de axar o filme mais um thriller do que um filme de terror conforme estamos habituados a ver do Sr. Wes Craven. Quem n sabia dê 1 espreitadela e comentem se quiserem. :wink:
Post Reply