Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
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Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Em vésperas de estrear o remake americano (assinado por Spike Lee e protagonizado por Josh Brolin), vale mesmo a pena visitar o filme original «Oldboy», porque desse não se pode ter dúvidas em relação à sua qualidade. Muito mais peculiar e sedutor do que qualquer imitação que se possa ser feita, por ser de uma cinematografia diferente e não tão sujeita a "plasticismos" como muita vezes vemos no circuito de Hollywood, «Oldboy» é uma obra vinda da Coreia do Sul e que, tendo sido feita há dez anos, continua ainda uma fita potente, aflitiva para o espectador, surpreendente e emocionante. É um thriller de cortar a respiração (e este cliché das críticas de cinema não é mencionado nesta só porque fica bem quando é relacionada com esse género cinematográfico, é porque é verdade também: «Oldboy» faz o público ficar de boca aberta e entusiasmado com cada novo passo original, brilhante e, em certos momentos, comovente, que a sua narrativa toma. A história fala de Oh Dae-Su, um homem que acorda e não sabe onde está, nem porque foi parar a um sítio desconhecido, nem como é que tudo se sucedeu. Por ali, num quarto fechado onde tem como companhia apenas uma TV, passa muito tempo (ou seja, vários e longos anos, para sua tristeza e simultânea fúria, principalmente porque, durante a sua longa estadia no dito quarto, a sua mulher morreu e a sua filha partiu para longe, e ele será acusado de um crime que não cometeu) e depois, sai de lá de repente, ainda cheio de coisas por esclarecer. E, tal como ele, nós pouco sabemos desta situação tão invulgar e que vem desprovida de qualquer explicação, e que nos faz ter tantas questões para responder, questões para as quais nunca encontramos resposta porque não encontramos os meios que precisamos para as dúvidas desaparecerem. O mistério prossegue e cada vez ficamos mais apavoradas, à medida de Oh Dae-Su descobre e nos mostra mais novos pormenores que podem esclarecer as dúvidas, conduzindo a um final que tem tanto de estimulante, como de profundamente arrebatador. No fundo, tudo foi milimetricamente bem planeado, e nada foi posto ao acaso. É tudo um plano com um certo objetivo, com o seu quê de assustador e de preverso e chocante, que faz a parte do thriller do filme tão ou mais intensa que muitas outras obras incluídas nesse género.
«Oldboy» é uma obra prima moderna, daquelas que fascina metade do mundo e que é repudiada pela outra, talvez mais ao seu estilo pouco usual, brutal, bizarro até, e aparentemente indisciplinado, muita gente tenha ficado de pé atrás, e ainda por cima, por ter sido Quentin Tarantino quem ajudou a internacionalizar o filme, algo que é usado por muitos para explicar porque não gostaram desta obra (e os seus gostos cinematográficos são muito invulgares, diga-se de passagem). Mas é um filme a que ninguém consegue ficar indiferente, ou pelo menos, não deve haver uma alminha sequer neste mundo que tenha continuado a ver da mesma maneira depois de visionar «Oldboy». E se pusermos a violência, controvérsia e o brilhantismo causado por essa violência e essa controvérsia de parte, o filme pode ser visto como uma espécie de «O Conde de Monte Cristo» moderno, mas com muito mais sangue, violência (expressa de formas tão marcadas e surpreendentemente icónicas nas cenas que envolvem um certo martelo) e reviravoltas inesperadas no argumento e nas personagens do mesmo. A vingança é um prato que se serve frio e são muitos os que querem dar esse prato para os outros provarem... com uma fascinante banda sonora e uma impecável montagem e mise-en-scène, «Oldboy» é um filme esteticamente forte e arrepiantemente construído, repleto de suspense e twists avassaladores (não só de "pressão" dramática ou emocional, como também nas pequenas atitudes que Oh Dae-Su tem no seu contacto com o quarto ou quando regressa, mais tarde, ao mundo real/exterior), sensacional pela sua expressividade e, mais importante até, pela forma inovadora que dá à sua expressão, ao seu conteúdo e ao seu estilo muito próprio e único. Depois de «Oldboy», o Cinema não pôde voltar a ser o mesmo e, com ou sem remakes e reinvenções de um conceito que surgiu originalmente num manga japonês (e de que o filme adapta) e que tão bem foi transposto para o grande ecrã, utilizando meios muito originais, é esta a obra que marcou o público e a história de obsessões, amor e família, que transporta tão eficazmente. «Oldboy» é uma fita de culto, uma obra cinematográfica aplaudida de pé por aqueles que não têm grande influência na imprensa especializada, mas que gostam de ver bons filmes. E fizeram bem.
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«Oldboy» é uma obra prima moderna, daquelas que fascina metade do mundo e que é repudiada pela outra, talvez mais ao seu estilo pouco usual, brutal, bizarro até, e aparentemente indisciplinado, muita gente tenha ficado de pé atrás, e ainda por cima, por ter sido Quentin Tarantino quem ajudou a internacionalizar o filme, algo que é usado por muitos para explicar porque não gostaram desta obra (e os seus gostos cinematográficos são muito invulgares, diga-se de passagem). Mas é um filme a que ninguém consegue ficar indiferente, ou pelo menos, não deve haver uma alminha sequer neste mundo que tenha continuado a ver da mesma maneira depois de visionar «Oldboy». E se pusermos a violência, controvérsia e o brilhantismo causado por essa violência e essa controvérsia de parte, o filme pode ser visto como uma espécie de «O Conde de Monte Cristo» moderno, mas com muito mais sangue, violência (expressa de formas tão marcadas e surpreendentemente icónicas nas cenas que envolvem um certo martelo) e reviravoltas inesperadas no argumento e nas personagens do mesmo. A vingança é um prato que se serve frio e são muitos os que querem dar esse prato para os outros provarem... com uma fascinante banda sonora e uma impecável montagem e mise-en-scène, «Oldboy» é um filme esteticamente forte e arrepiantemente construído, repleto de suspense e twists avassaladores (não só de "pressão" dramática ou emocional, como também nas pequenas atitudes que Oh Dae-Su tem no seu contacto com o quarto ou quando regressa, mais tarde, ao mundo real/exterior), sensacional pela sua expressividade e, mais importante até, pela forma inovadora que dá à sua expressão, ao seu conteúdo e ao seu estilo muito próprio e único. Depois de «Oldboy», o Cinema não pôde voltar a ser o mesmo e, com ou sem remakes e reinvenções de um conceito que surgiu originalmente num manga japonês (e de que o filme adapta) e que tão bem foi transposto para o grande ecrã, utilizando meios muito originais, é esta a obra que marcou o público e a história de obsessões, amor e família, que transporta tão eficazmente. «Oldboy» é uma fita de culto, uma obra cinematográfica aplaudida de pé por aqueles que não têm grande influência na imprensa especializada, mas que gostam de ver bons filmes. E fizeram bem.
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Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Mais uma excelente critica Rui para um filme que é dos filmes mais desastrosos e grotescos que eu vi em anos de cinema . É daqueles filmes que eu vou ver o remake porque confio em Spike Lee.Mas o coreano é tão péssimo que não será difícil fazer melhor.rui sousa wrote:Em vésperas de estrear o remake americano (assinado por Spike Lee e protagonizado por Josh Brolin), vale mesmo a pena visitar o filme original «Oldboy», porque desse não se pode ter dúvidas em relação à sua qualidade. Muito mais peculiar e sedutor do que qualquer imitação que se possa ser feita, por ser de uma cinematografia diferente e não tão sujeita a "plasticismos" como muita vezes vemos no circuito de Hollywood, «Oldboy» é uma obra vinda da Coreia do Sul e que, tendo sido feita há dez anos, continua ainda uma fita potente, aflitiva para o espectador, surpreendente e emocionante. É um thriller de cortar a respiração (e este cliché das críticas de cinema não é mencionado nesta só porque fica bem quando é relacionada com esse género cinematográfico, é porque é verdade também: «Oldboy» faz o público ficar de boca aberta e entusiasmado com cada novo passo original, brilhante e, em certos momentos, comovente, que a sua narrativa toma. A história fala de Oh Dae-Su, um homem que acorda e não sabe onde está, nem porque foi parar a um sítio desconhecido, nem como é que tudo se sucedeu. Por ali, num quarto fechado onde tem como companhia apenas uma TV, passa muito tempo (ou seja, vários e longos anos, para sua tristeza e simultânea fúria, principalmente porque, durante a sua longa estadia no dito quarto, a sua mulher morreu e a sua filha partiu para longe, e ele será acusado de um crime que não cometeu) e depois, sai de lá de repente, ainda cheio de coisas por esclarecer. E, tal como ele, nós pouco sabemos desta situação tão invulgar e que vem desprovida de qualquer explicação, e que nos faz ter tantas questões para responder, questões para as quais nunca encontramos resposta porque não encontramos os meios que precisamos para as dúvidas desaparecerem. O mistério prossegue e cada vez ficamos mais apavoradas, à medida de Oh Dae-Su descobre e nos mostra mais novos pormenores que podem esclarecer as dúvidas, conduzindo a um final que tem tanto de estimulante, como de profundamente arrebatador. No fundo, tudo foi milimetricamente bem planeado, e nada foi posto ao acaso. É tudo um plano com um certo objetivo, com o seu quê de assustador e de preverso e chocante, que faz a parte do thriller do filme tão ou mais intensa que muitas outras obras incluídas nesse género.
«Oldboy» é uma obra prima moderna, daquelas que fascina metade do mundo e que é repudiada pela outra, talvez mais ao seu estilo pouco usual, brutal, bizarro até, e aparentemente indisciplinado, muita gente tenha ficado de pé atrás, e ainda por cima, por ter sido Quentin Tarantino quem ajudou a internacionalizar o filme, algo que é usado por muitos para explicar porque não gostaram desta obra (e os seus gostos cinematográficos são muito invulgares, diga-se de passagem). Mas é um filme a que ninguém consegue ficar indiferente, ou pelo menos, não deve haver uma alminha sequer neste mundo que tenha continuado a ver da mesma maneira depois de visionar «Oldboy». E se pusermos a violência, controvérsia e o brilhantismo causado por essa violência e essa controvérsia de parte, o filme pode ser visto como uma espécie de «O Conde de Monte Cristo» moderno, mas com muito mais sangue, violência (expressa de formas tão marcadas e surpreendentemente icónicas nas cenas que envolvem um certo martelo) e reviravoltas inesperadas no argumento e nas personagens do mesmo. A vingança é um prato que se serve frio e são muitos os que querem dar esse prato para os outros provarem... com uma fascinante banda sonora e uma impecável montagem e mise-en-scène, «Oldboy» é um filme esteticamente forte e arrepiantemente construído, repleto de suspense e twists avassaladores (não só de "pressão" dramática ou emocional, como também nas pequenas atitudes que Oh Dae-Su tem no seu contacto com o quarto ou quando regressa, mais tarde, ao mundo real/exterior), sensacional pela sua expressividade e, mais importante até, pela forma inovadora que dá à sua expressão, ao seu conteúdo e ao seu estilo muito próprio e único. Depois de «Oldboy», o Cinema não pôde voltar a ser o mesmo e, com ou sem remakes e reinvenções de um conceito que surgiu originalmente num manga japonês (e de que o filme adapta) e que tão bem foi transposto para o grande ecrã, utilizando meios muito originais, é esta a obra que marcou o público e a história de obsessões, amor e família, que transporta tão eficazmente. «Oldboy» é uma fita de culto, uma obra cinematográfica aplaudida de pé por aqueles que não têm grande influência na imprensa especializada, mas que gostam de ver bons filmes. E fizeram bem.
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"Sempre as horas,as horas,as horas......"
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Comecei a ver mas não me interessou...
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
A 1º vez que o vi, há uns valentes anos atrás, também não me cheirou lá muito. Ver se um dia destes arranjo tempo para o rever.
Os 100 filmes da minha vida. (New link)
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
"Oldboy" é daqueles filmes que toda a gente deveria ver...sem saber nada sobre o mesmo.
Tal como um livro especial, que uma vez aberto, nos mostra um romance do qual nunca ouvimos falar.
Dele, apenas sabia que era um filme altamente recomendado pelo Quentin Tarantino...e mais nada.
Talvez por isso eu gostei tanto deste filme singular, sim, singular deverá ser a palavra mais acertada para o descrever, entre outros adjectivos.
Já o vi há uns bons anos, mas ainda não o esqueci e sei que, quase de certeza, que o remake que vem aí do Spike Lee deverá ficar muito atrás do original, tal como aconteceu com o remake do "ºREC" por exemplo.
Para quem ainda não viu este "Oldboy" apenas digo para "irem ás escuras" pois o factor surpresa é o maior trunfo deste maravilhoso filme coreano. Eu pelo menos fiquei surpreendido em vários aspectos, sendo talvez o maior o engenhoso argumento que nos leva numa viagem de montanha-russa...mas sem travões.
Recomendo assim, vivamente, este grande filme a toda a gente que se considere um cinéfilo de gema.
8/10
Tal como um livro especial, que uma vez aberto, nos mostra um romance do qual nunca ouvimos falar.
Dele, apenas sabia que era um filme altamente recomendado pelo Quentin Tarantino...e mais nada.
Talvez por isso eu gostei tanto deste filme singular, sim, singular deverá ser a palavra mais acertada para o descrever, entre outros adjectivos.
Já o vi há uns bons anos, mas ainda não o esqueci e sei que, quase de certeza, que o remake que vem aí do Spike Lee deverá ficar muito atrás do original, tal como aconteceu com o remake do "ºREC" por exemplo.
Para quem ainda não viu este "Oldboy" apenas digo para "irem ás escuras" pois o factor surpresa é o maior trunfo deste maravilhoso filme coreano. Eu pelo menos fiquei surpreendido em vários aspectos, sendo talvez o maior o engenhoso argumento que nos leva numa viagem de montanha-russa...mas sem travões.
Recomendo assim, vivamente, este grande filme a toda a gente que se considere um cinéfilo de gema.
8/10
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Vi hoje finalmente.Comecei a ver mas não me interessou...
Grande filme, violento, mas no geral muito bem feito*.
Do mais turtuoso que tenho visto. A lembrar filmes mais recentes como o Gone Girl ou o Confessions.
* em várias cenas de violência falta realismo mas é costume em muitos filmes asiáticos. Dá-se um desconto...
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Eu quando vi oldboy e sympahty for Mr vencgeance pela primeira vez adorei, oldboy então entrou nos meus favoritos, mas quando revi não gostei assim tanto de ambos os filmes :/ Não sei se tem pouco rewatch value ou se simplesmente não eram tão bons como me lembrava, mas isso deixou-me triste.
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Também há o sympathy for lady vengeance.
(desses só vi o oldboy)
(desses só vi o oldboy)
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
https://comunidadeculturaearte.com/oldb ... rtugueses/O clássico “Oldboy”, um thriller de vingança realizado por Park Chan-Wook, “Oldboy”, vai regressar no dia 25 de novembro aos cinemas portugueses numa versão restaurada em 4K.
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Para além de saudar o regresso deste prodigioso filme às salas de cinema, fico a rezar para que, pouco depois, surja uma edição em DVD ou Blu-Ray de se lhe tirar o chapéu.neotheone wrote: ↑November 17th, 2021, 11:04 amhttps://comunidadeculturaearte.com/oldb ... rtugueses/O clássico “Oldboy”, um thriller de vingança realizado por Park Chan-Wook, “Oldboy”, vai regressar no dia 25 de novembro aos cinemas portugueses numa versão restaurada em 4K.
Gostava tanto, mas tanto de o adicionar à minha colecção.
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Terás com certeza o DVD da Films4You que nem tem menus.José wrote: ↑November 29th, 2021, 8:14 pmPara além de saudar o regresso deste prodigioso filme às salas de cinema, fico a rezar para que, pouco depois, surja uma edição em DVD ou Blu-Ray de se lhe tirar o chapéu.neotheone wrote: ↑November 17th, 2021, 11:04 amhttps://comunidadeculturaearte.com/oldb ... rtugueses/O clássico “Oldboy”, um thriller de vingança realizado por Park Chan-Wook, “Oldboy”, vai regressar no dia 25 de novembro aos cinemas portugueses numa versão restaurada em 4K.
Gostava tanto, mas tanto de o adicionar à minha colecção.
E tendo em conta que o mercado em Portugal está a definhar, isto já é muito bom!
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Acredita no que te digo, já me darei por contente e poderei partir em paz.rui sousa wrote: ↑November 30th, 2021, 5:47 pmTerás com certeza o DVD da Films4You que nem tem menus.José wrote: ↑November 29th, 2021, 8:14 pmPara além de saudar o regresso deste prodigioso filme às salas de cinema, fico a rezar para que, pouco depois, surja uma edição em DVD ou Blu-Ray de se lhe tirar o chapéu.neotheone wrote: ↑November 17th, 2021, 11:04 am
https://comunidadeculturaearte.com/oldb ... rtugueses/
Gostava tanto, mas tanto de o adicionar à minha colecção.
E tendo em conta que o mercado em Portugal está a definhar, isto já é muito bom!
Re: Oldboy (2003) - Park Chan-Wook
Saudades da edição da New Age.... Será muito difícil de arranjar?
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