Documentários

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

De manhã vi um sobre o Pablo Escobar
https://www.imdb.com/title/tt1523980/?ref_=nv_sr_1
Achei piada a uma ocasião em que ele concordou entregar-se às autoridades e ser preso mas...
não sem antes mandar construir a prisão para onde foi morar.
:-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Morreu o Claude Lanzmann, principal documentarista do holocausto judeu e autor do Shoah
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Hoje vi uma coisa chamada Petition :-?
https://www.imdb.com/title/tt1426381/?ref_=nv_sr_7
https://www.rottentomatoes.com/m/petition

As petições são pedidas em Beijing por pessoas de todo a China que se sentem injustiçadas por decisões judiciais, por perseguição dos poderes locais, etc...
É um desfilar de situações humanas de injustiça e vitimas de abusos vários, o mais graves que se possam imaginar, e um serviço de atendimento onde muitas vezes os requerentes são arrastados dali à força por guardas.
Rondam também por ali pessoas cuja única missão é interceptar os requerentes e envia-los para as suas terras de origem de forma a que não façam queixa dos poderes locais. Aí não é invulgar serem internados em instituições psiquiátricas e mantidos cativos debaixo de fortes medicações.
As pessoas que aguardam por ver as suas situações resolvidas chegam a esperar anos.
A certa altura mostraram partes dos corpos de um casal que se suicidou na linha férrea depois de lutarem por justiça ao longo de 18 anos.
São pessoas que vivem em bairros de lata ou simplesmente como sem-abrigos.
O doc é de 2009 e por isso a situação talvez já tenha evoluído.
Espero que sim.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Murder on a Sunday Morning
https://www.imdb.com/title/tt0307197/?ref_=nv_sr_1
https://www.rottentomatoes.com/m/murder ... ay_morning
Um rapaz negro de 15 anos é acusado de ter assassinado uma mulher.
O documentário segue o advogado de defesa e é quase todo passado no tribunal.
Ganhou o oscar de melhor documentário em 2002
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Vi hoje o Risk
https://www.imdb.com/title/tt4964772/?r ... lmg_slf_13
https://www.rottentomatoes.com/m/risk_2017
Já tinha visto há mais tempo o 'We Steal Secrets: The Story of WikiLeaks' mas não tinha gostado muito.
Gostei mais deste Risk. É da autoria da Laura Poitras, a realizadora do Citizenfour.

P.S. não fazia ideia que a Chelsea Manning tinha sido libertada.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Finders Keepers
https://www.imdb.com/title/tt3462002/?ref_=rvi_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/finders_keepers_2015
Não achei o doc assim tão interessante como isso mas a história que está na origem acho que vale a pena contar
:biggrin:
Um homem com vícios de álcool e droga teve um acidente de avião e amputaram-lhe uma perna.
Ele achou interessante ficar com a perna amputada e por isso pediu-a no hospital e embalsamou-a.
Depois, a certa altura perdeu a casa onde vivia e depositou o recheio da casa num armazém alugado, tipo uma garagem.
A perna embalsamada ficou guardada dentro de um grelhador a carvão.
Como não conseguiu pagar o aluguer do armazém, foi leiloado todo o seu recheio, incluindo a perna que não estava à vista.
O comprador, um homem que se orgulha do sua capacidade de fazer negócios, quando descobriu a perna chamou a policia.
A policia investigou, descobriu o que tinha sucedido e o caso tornou-se noticia.
O homem que comprou o recheio do armazém, vendo na perna potencial de atracção turística que lhe poderia render dinheiro e fascinado pela atenção dos média, resolveu reclamar a perna alegando que a tinha comprado juntamente com o resto das coisas.
É isto para começar. Depois a história continua.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Documentários

Post by Helder Fialho »

Wild Wild Country

https://en.wikipedia.org/wiki/Wild_Wild_Country

https://www.imdb.com/title/tt7768848/


Ontem vi a última parte deste documentário e ainda estou a recuperar do impacto. Custa-me a acreditar que uma coisa destas aconteceu mas a verdade é que aconteceu mesmo. Todos podemos dizer "só podia ser na América" mas, acreditem, este caso é todo um outro nível. Foi extremamente difícil para mim não ver o que se passava diante dos meus olhos como uma série de ficção. O meu cérebro não consegue conceber que uma coisa destas tenha sido real. Mas não foi ficção nem ficção baseada em factos reais. O que se passa neste documentário diante dos nossos olhos foram factos reais mas isto lá que dava uma série
ou um filme, dava e bem. É uma história e tanto. Uma história que tem, citando o Artur Albarran, "a tragédia, o drama, o horror".
Este documentário é sobre um culto, uma seita. Existiram e existem muitos cultos como o da família Manson ou a Cientologia mas este culto e tudo o que se passou à volta dele é (ou foi) absolutamente impressionante, pelo menos para mim.
A vontade de contar tudo é muita mas vou tentar falar só um pouco sobre ele para vos despertar a curiosidade para verem o documentário. Não há mesmo palavras suficientemente boas que descrevam o que se passou naquela zona do Oregon. Vale mesmo muito a pena o documentário. É composto por seis partes de uma hora cada, estreou em Março no Netflix, chama-se Wild Wild Country e é sobre um culto que existiu no Oregon nos Estados Unidos nos anos 80 chamado Rajneesh ou Movimento Rajneesh. O líder deste culto era um guru indiano chamado Bhagwan Shree Rajneesh. Como todos os gurus, místicos ou homens santos (que é a designação pela qual são conhecidos na Índia onde o que há mais é gente desta), este homem criou nos anos 70 um movimento religioso/espiritual em que, de forma muito resumida, defendia o amor, a paz, a união, a liberdade total e o sexo livre. Por este motivo, ficou conhecido na altura como o guru do sexo. Da mesma forma, como todos os gurus indianos, teve muitos seguidores e muitos críticos. Ele pregava publicamente, fez imensos discursos e causou muita polémica e controvérsia em Pune, na Índia, onde ele tinha o seu Ashram (templo) ao qual os seus seguidores, os seus fiéis acorriam em massa, à medida que os bolsos dele se enchiam de dinheiro. Os seguidores dele e da sua filosofia chamavam-se Sannyasins (no documentário também irão ouvir a designação Rajneeshes, a partir de Rajneesh, o apelido dele). Esta "fase indiana" é abordada na primeira parte do documentário.
A coisa fica preta e ele acaba por ter de abandonar a Índia e instalar-se numa zona completamente deserta do Oregon para dar vida ao seu sonho de criar uma comunidade de pessoas em que todas pudessem viver em paz e harmonia mas a paz e a harmonia rapidamente se desvanecem e a utopia que os seguidores dele construiram, transformou-se rapidamente em distopia. Uma verdadeira loucura. É importante sublinhar que muitas das pessoas que fizeram parte deste culto e, em particular da comuna do Oregon a que o guru chamou Rajneeshpuram, não eram necessariamente pessoas com pouca instrução e, portanto, mais susceptíveis de acreditar neste vendedor de "banha da cobra". Houve mesmo médicos e até advogados que se deixaram levar pelo "conto do vigário". Estas pessoas abandonaram tudo por este homem e quando digo tudo é mesmo tudo. Família, amigos, empregos. Em suma, vidas. Largaram as suas vidas para viver outra vida. Algumas até levaram os seus filhos pequenos! Ah, e largaram também o dinheiro, claro. Muito, muito dinheiro. Esta verdadeira loucura que teve várias ramificações durou de 1981 até 1985.
O documentário tem vários excertos de imagens do local da comuna, com as pessoas, entrevistas e reportagens televisivas que são alternadas com testemunhos na actualidade de três ex-membros do culto, entre outras pessoas. Há ainda o testemunho de uma outra pessoa à qual, se tiverem curiosidade em ver o documentário, peço que prestem toda a vossa atenção. Esta pessoa foi extremamente importante (decisiva mesmo) em tudo o que se passou no culto e naquela comunidade. Trata-se de Ma Anand Sheela, a secretária do guru Bhagwan e a pessoa mais importante e influente da (e na) comunidade depois do próprio Bhagwan.
Last edited by Helder Fialho on July 29th, 2018, 9:18 pm, edited 5 times in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Não conhecia nem li o que escreveste mas vou ver.
Leio depois.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Documentários

Post by Helder Fialho »

nimzabo wrote: July 29th, 2018, 8:24 am Não conhecia nem li o que escreveste mas vou ver.
Leio depois.

Boa. Depois diz o que achaste. :-)
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Já vi. Ontem vi 5 episódios e hoje vi o final.
É como dizes uma história bastante estranha e bizarra como algumas situações surreais como a dos sem abrigo que foram buscar um pouco por toda a América, os rolls-royce, a policia armada, etc...
Acho que houve ingenuidade deles em pensar que podiam desafiar as autoridades americanas daquela forma.
Penso que como documentário, mesmo tendo achado muito interessante e também o recomendar, poderia ter explicado melhor algumas coisas.
Toda a parte espiritual e dos ensinamentos quase não existe. Ao fim de 6 horas e qualquer coisa fiquei sem perceber muito bem quais eram os ensinamentos e ao olhar para ele fica para mim incompreensível todo o fascínio e todos os seguidores que conquistou.
O 4º episódio achei uma bocado errático no sentido em que vai saltando de uns assuntos para outros sem haver um fio e sem responder a algumas questões que ia levantando. Há uma cena de um filme que alguém fez sobre a seita em que se vê um monte de gente nua a agir de forma tresloucada e não se vê a mais pequena resposta sobre essa situação. Penso que era algo que deveria ter sido perguntado aos entrevistados.

O documentário tem 6 partes de uma hora e pouco e nisso assemelha-se ao doc sobre o O.J. Simpson mas ao contrário deste em que uma pessoa chega ao fim e fica satisfeita com a narração e as explicações, o doc sobre os rajneeshes deixa muita coisa em aberto e nalgumas coisas fica a sensação de que nos é servida uma versão do que aconteceu. Por outro lado e ainda confrontando com o do O.J. Simpson, a verdade é que a complexidade das duas histórias não tem comparação.

Mas é uma grande história e tem muitas coisas incríveis.
Para mim a figura mais fascinante do documentário mais do que o próprio Bhagwan é a Sheeila.
https://www.rottentomatoes.com/tv/wild_wild_country/s01

P.S. fiquei com curiosidade de ver o doc sobre Jonestown ( https://www.imdb.com/title/tt0762111/?ref_=nv_sr_1 ) e dentro do tema das seitas e das histórias incríveis tens também o doc da cientologia: https://www.imdb.com/title/tt4257858/?ref_=nv_sr_1
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Para que é que uma pessoa que não sai de casa precisa de vinte Rolls-Royce?
Não sei quem é mais maluco, se ele se os seguidores :-)))
Agora também acredito deve ter tido piada viver numa comunas daquelas.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Já vi também o de Jonestown.
Como documentário tem menos informação do que os outros referidos mas a história...
É considerado o maior suicídio colectivo da história, 909 pessoas.
O que sobressai para mim é a influência que as pessoas conseguem ter por vezes sobre as outras.
O líder, Jim Jones, era alguém que deveria ter sido internado para toda a vida.
É uma história que faz impressão e é muito triste.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Documentários

Post by Helder Fialho »

nimzabo wrote: July 30th, 2018, 9:56 am Já vi. Ontem vi 5 episódios e hoje vi o final.
É como dizes uma história bastante estranha e bizarra como algumas situações surreais como a dos sem abrigo que foram buscar um pouco por toda a América, os rolls-royce, a policia armada, etc...
Acho que houve ingenuidade deles em pensar que podiam desafiar as autoridades americanas daquela forma.
Penso que como documentário, mesmo tendo achado muito interessante e também o recomendar, poderia ter explicado melhor algumas coisas.
Toda a parte espiritual e dos ensinamentos quase não existe. Ao fim de 6 horas e qualquer coisa fiquei sem perceber muito bem quais eram os ensinamentos e ao olhar para ele fica para mim incompreensível todo o fascínio e todos os seguidores que conquistou.
O 4º episódio achei uma bocado errático no sentido em que vai saltando de uns assuntos para outros sem haver um fio e sem responder a algumas questões que ia levantando. Há uma cena de um filme que alguém fez sobre a seita em que se vê um monte de gente nua a agir de forma tresloucada e não se vê a mais pequena resposta sobre essa situação. Penso que era algo que deveria ter sido perguntado aos entrevistados.

O documentário tem 6 partes de uma hora e pouco e nisso assemelha-se ao doc sobre o O.J. Simpson mas ao contrário deste em que uma pessoa chega ao fim e fica satisfeita com a narração e as explicações, o doc sobre os rajneeshes deixa muita coisa em aberto e nalgumas coisas fica a sensação de que nos é servida uma versão do que aconteceu. Por outro lado e ainda confrontando com o do O.J. Simpson, a verdade é que a complexidade das duas histórias não tem comparação.

Mas é uma grande história e tem muitas coisas incríveis.
Para mim a figura mais fascinante do documentário mais do que o próprio Bhagwan é a Sheeila.
https://www.rottentomatoes.com/tv/wild_wild_country/s01

P.S. fiquei com curiosidade de ver o doc sobre Jonestown ( https://www.imdb.com/title/tt0762111/?ref_=nv_sr_1 ) e dentro do tema das seitas e das histórias incríveis tens também o doc da cientologia: https://www.imdb.com/title/tt4257858/?ref_=nv_sr_1


Sim, há bastantes coisas que ficam por explicar. Isto dá "pano para mangas" para bem mais de 6 horas. Os ensinamentos, exacto, concordo. Aliás, a própria Osho International Foundation publicou um editorial no jornal online oficial, o Osho Times, em que refere "Unfortunately, the docuseries fails to explore key aspects and so does not give a clear account of the real story behind the story.". Ainda não li porque desde Sábado que tenho vasculhado a net toda à procura de mais informações que possam preencher os vazios que o documentário deixa por preencher, por isso tenho vários links "em espera" para ver.
Não disse antes mas digo agora. Eu já conhecia o nome Osho. Só não tinha visto era fotos dele. De certeza que, ao passares os olhos por uma Bertrand ou por uma FNAC, já deves ter visto as capas dos livros dele. Tem sempre o nome em letras grandes e tal... mas nunca tinha lido nenhum livro dele. Sou ateu e um pensador livre mas, no ano passado, em virtude de algo em que participei, experimentei fazer meditação pela primeira vez (nada a ver com o tipo de meditação do Osho/Bhagwan :-P foi muito mais calma e serena) e interessei-me pelo Budismo que nem sequer é propriamente uma religião, ao contrário do que se pensa e do que eu pensava. É mais uma forma de estar na vida. Talvez seja por isso que nunca houve guerras religiosas no Budismo. Não há um livro sagrado, por exemplo, como a Bíblia ou o Corão. O Budismo tem algumas coisas interessantes. O Buda atingiu a Iluminação. A Iluminação significa muita coisa, a pessoa conhecer-se a si mesma, conhecer a verdade sobre si e também uma sabedoria universal. Todos os gurus indianos dizem que atingiram a Iluminação mas são uns charlatões. O Bhagwan, entre outras coisas, parece-me que prometia dar a Iluminação a quem o seguisse (em troca dos belos dos dólares, claro) mas a Iluminação não se dá, não se transmite. Tenta-se atingir. É um assunto muito complexo e implicava escrever ainda mais do que provavelmente irei escrever nesta post. A Iluminação do Buda implica um "despertar" e um estar sempre atento, alerta, consciente. O mindfulness que agora se fala muito, é isto. E o que ele fazia era o oposto, era pôr aquela gente ainda mais alienada. Mas isto para dizer que no ano passado foi-me recomendado dois livros do Osho e o nome soou-me logo familiar e disseram-me "aquelas coisas que ele fez nos Estados Unidos foram uma loucura mas os discursos dele, no geral, têm sentido e valem a pena". O perigo ou um dos perigos está em seguir cegamente líderes como o Bhagwan e outros de outros cultos. Tem de se adoptar sempre uma postura e uma atitude de consciência crítica e de desconfiança. Os cultos, no fundo, não são diferentes das religiões instituídas. Por isso fartei-me de rir naquela parte em que a população de Antelope mais religiosa e conservadora dizer, entre outras coisas, que eles eram os maus e que a boa religião deles iria prevalecer, blá blá blá. Eu acho que, no caso do culto do Bhagwan, provavelmente muitas das pessoas que participaram nele até nem sequer eram religiosas de todo mas talvez estivessem insatisfeitas com as suas vidas em termos de emprego, de felicidade. Ou num estado de saturação total após anos de um dia-a-dia frenético de acordar, pequeno-almoço, trabalho, trabalho, trabalho, almoço, trabalho, trabalho, trabalho, voltar a casa, jantar, dormir e, embora se sentissem preenchidas em termos financeiros, sentiam que lhes faltava algo e a promessa do Bhagwan de liberdade, de libertação, de desinibição total, ainda por cima num local completamente isolado de tudo deve ter sido irresistível como um Paraíso na terra. Só pelo sexo livre, muita gente deve ter decidido aderir. O caso do advogado no documentário é mais ou menos assim. Ele tinha tudo, uma carreira de sucesso, tudo lhe corria bem mas ele estava farto e queria outra coisa, mesmo que não soubesse bem o que era. A própria Jane com os problemas no casamento e a sensação de insatisfação e de vazio que sentia. São pessoas que estavam muito frágeis e vuleráveis em termos emocionais e que queriam uma resposta para as suas ansiedades. As religiões alimentam-se de pessoas frágeis e com necessidade de algo que lhes dê estabilidade e conforto, só que é uma ilusão. Para outros, os problemas seriam também outros. Eram os anos 80, o Reagan mandava nos EUA com mão de ferro e no Reino Unido estava a Dama de Ferro, o neo-liberalismo começava a impor-se e muita gente ficou desempregada e com as perspectivas de vida arruinadas, sem saberem onde se agarrar. Era um contexto de crise. O Bhagwan devia ser mesmo muito persuasivo mas até os olhos dele... reparaste nos olhos dele? Muito vivos, muito fixos, hipnotizadores. O entrevistador também notou isso. Ele confessa abertamente algumas coisas nessa entrevista. Há um excerto que passa no documentário e que ontem vi no youtube a versão total:

https://www.youtube.com/watch?v=_oVOlmmI8Rs



Esse filme hei-de ver se o consigo encontrar porque também fiquei com curiosidade de ver. As cenas com o pessoal todo maluco, aquilo é o que o Bhagwan chamava de dynamic meditation. No 1º episódio eles dizem até as várias fases da meditação dinâmica que é basicamente saltar, gritar, soltar todos os urros primários do animal em nós e depois desse espasmo colectivo, deitar no chão em silêncio. Pudera, fazer aquilo montes de tempo tira a energia a qualquer pessoa. :lol:

Acho que o documentário mostra os dois lados de forma equitativa, especialmente na fase do conflito entre a Sheela e a população de Antelope e não é parcial, o que é incrível porque os americanos apontam sempre as coisas horríveis que os outros têm ou fazem e esquecem-se de que têm muitos "telhados de vidro" no que diz respeito a acusações que fazem a outros.

Concordo totalmente relativamente à Sheela. Ela é um caso que merecia um estudo psicológico. Tem um carisma brutal, é uma líder nata e é um monstro. É o mal absoluto.
Last edited by Helder Fialho on August 2nd, 2018, 3:40 am, edited 2 times in total.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Documentários

Post by Helder Fialho »

nimzabo, ainda bem que gostaste do documentário. Deixo-te algumas coisas para também explorares mais. Algumas delas já vi entretanto.


Pequena entrevista à Sheela colocada recentemente pela BBC:

https://www.youtube.com/watch?v=WsRgwDRaQkE





Reportagem sobre o surto de Salmonela provocado pelos Rajneeshes:

https://www.youtube.com/watch?v=qyfrBZddlsg





The Rise and Fall of Rajneeshpuram:

https://www.youtube.com/watch?v=3cDgOf2Om28






Entrevista de 1 hora com a Sheela:

https://www.youtube.com/watch?v=PctqkxbQa98





Entrevista de quase 2 horas com a Jane Stork da Austrália que viste no documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=vaSwM5bQ3xY





Entrevista com o guarda-costas do Bhagwan:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-44364901





https://newrepublic.com/article/147657/ ... magination




Isto é muito bom. São as declarações que o Mayor do Rajneeshpuram fez quando foi interrogado pelo FBI. O relatório é público:

https://assets.documentcloud.org/docume ... tement.pdf



Esqueci-me de te dizer no outro dia. O atentado à bomba no Hotel dos Sannyasins, ao contrário do que o documentário dá a entender por toda a vertiginosa escalada de tensão entre os habitantes de Antelope e o Rajneeshpuram, não foi feito pelas pessoas de Antelope. Eu depois procurei e descobri que os autores do atentado foram um grupo terrorista de afro-americanos muçulmanos com sede no Paquistão chamado Jamaat al-Fuqraa. Neste grupo, foi um homem chamado Stephen Paster quem colocou as bombas.
Wikipedia:
tephen Paul Paster (born 1949) is an American from Los Angeles, California who has been widely alleged to be a member of the Jamaat ul-Fuqra.

On July 29, 1983, Paster planted and exploded three pipe bombs at the Hotel Rajneesh, a Portland, Oregon hotel then owned by followers of the Bhagwan Shree Rajneesh. The attack caused $180,000 in damages to the property and severely injured Paster. Though Paster was arrested for the attack, he fled Oregon after being released on bail posted by his wife. The following June he was arrested in Englewood, Colorado and returned to Oregon to face trial for arson. Convicted, Paster was sentenced to 20 years imprisonment for his role in the bombing but was released after serving four years.

Following his release from prison, Paster moved to Lahore, Pakistan and allegedly began teaching "advanced training courses" in guerilla warfare.

In addition to the Portland attack, Paster was a leading suspect in two 1984 bombings of Hindu and Vedanta religious sites in Seattle.

Paster is a convert from Judaism to Islam.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4855
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Documentários

Post by nimzabo »

Estou a acabar de ver outro doc relacionado com isto e fiquei a saber da existência de uma organização chamada 'Cult Awareness Network' que pretendia monitorizar seitas.
Cult Awareness Network - https://en.wikipedia.org/wiki/Cult_Awareness_Network
Post Reply