La Haine (1995) - Mathieu Kassovitz

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

La Haine (1995) - Mathieu Kassovitz

Post by Insano »

Excelente filme sobre os subúrbios paresienses e as lutas dos jovens p tentarem sair daquela vida, ou não e enveredarem pela submissão ao sistema q se instala, qd não há esperança.

Grande interpretação de Vicent Cassel, está algo de fantástica.

8/10
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
User avatar
tok
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2196
Joined: December 30th, 2002, 2:10 am

Post by tok »

Nunca percebi porque é que a edição nacional da Atalanta foi descatalogada e nunca mais "voltou" ...
If I speak at one constant volume, at one constant pitch, at one constant rhythm, right into your ear, you still won't hear. - A Small Victory
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

Nem eu... este é um dos filmes que mais quero ter na minha colecção. Tanto esperei para o encontrar a um preço mais acessível que acabou por ser descatalogado.

Jusqu'ici, tout va bien...

Vi este filme em 1996 e impressionou-me de imediato.
Excelente filme e retrato de Mathieu Kassovitz sobre a intolerância e a tensão racial, sobre a França e a forma como olha para os estrangeiros que lá estão (nomeadamente árabes, argelinos). Esta não é a França dos postais, do turismo e da Torre Eiffel.

Temos três amigos, Vinz (Vincent Cassel), Said (Said Taghmaoui) e Hubert (Hubert Kounde). Um amigo deles está no hospital depois de ter sido espancado pela polícia. Vinz jura que se o amigo morrer, ele mata um polícia. Por todo o filme, seguimos estas três personagens, numa crescente tensão, pelas ruas de Paris, filmadas a preto e branco.

L´important n´est pas la chute, c´est l´aterrissage.
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Quem quer comprar a edição nacional da Atalanta, vá aqui:

http://www.amazon.fr/exec/obidos/ASIN/B ... 63-4070516


Custa €21 e ainda tem mais os portes, mas em Portugal, como disseram, ja não há, por isso...
Image
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

E tem um som excelente. :wink:
Mas porque é que o K nunca mais fez filmes assim?!
Frances
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2259
Joined: August 30th, 2002, 1:32 pm
Location: Portugal/Lisboa

Post by Frances »

Realmente é a mesma edição que a portuguesa (e até tem legendas em português)...

http://www.dvdpt.com/o/o_odio.php
Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

alquimista wrote:E tem um som excelente. :wink:
Mas porque é que o K nunca mais fez filmes assim?!
Fez ainda um: Assassin(s)

Mas eu prefiro La Haine.
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: La Haine - O Ódio

Post by rui sousa »

Image

C'est l'histoire d'une société qui tombe et qui au fur et à mesure de sa chute se répète sans cesse pour se rassurer : "Jusqu'ici tout va bien, jusqu'ici tout va bien, jusqu'ici tout va bien..." L'important c'est pas la chute, c'est l'atterrissage.

Esta é a frase que ouvimos ser pronunciada no início de «O Ódio». É uma metáfora que percorre todo o filme e as situações em que as três personagens principais (Vinz, Said e Hubert, todos de culturas diferentes e que em nada se associam à francesa - um judeu, um árabe e um negro -, o que é uma pequena mostra da grande multiculturalidade do país, que tem vindo a crescer nestas duas últimas décadas de uma forma gigantesca) se envolvem, e que pode ter vários significados. Só chegamos mesmo a entender qual é o motivo desta pequena "piada" ser contada com todos os acontecimentos que culminam num final que traduz a preocupação de toda uma geração, e que acaba por coincidir com a minha geração (aliás, com tanta contestação que se tem visto no nosso país nas últimas semanas, não é para menos...), e a cada momento da fita, as personagens só ficam descansadas quando perceberem que "até aqui, está tudo bem". Porque vai haver momentos em que a incerteza vai aumentar as dúvidas e voltará a trazer consequências imprevisíveis para qualquer um dos três rapazes, ou das pessoas que conhecem e que vivem no mesmo bairro social que eles. Em «O Ódio», um filme baseado numa(s) história (s) verídica(s) - foi uma em particular que levou o realizador, Mathieu Kassovitz, a criar esta fita, mas o seu significado abrange muitas outras mais -, veracidade essa que visionamos, desde logo, nas imagens reais de confrontos entre a polícia e os cidadãos que são apresentados nos créditos iniciais do filme (mais a dedicatória "curiosa" que abre a obra, Dedicamos este filme aos que morreram antes dele ficar pronto) é uma reflexão sobre as transformações provocadas pela evolução constante da sociedade e da desorganização do poder político, judicial (na figura dos polícias que abusam da autoridade que têm - a causa do estado de Abdel, um amigo dos três rapazes, logo no início do filme, que está no hospital em estado grave, que nunca é visto na fita, mas têm uma grande importância) e económico. Mas ninguém é um verdadeiro santo em Paris, e em qualquer recanto, encontramos pessoas que, pura e simplesmente, querem zelar pelos próprios interesses, através de métodos mais ou menos irracionais... só resta perceber quando, ou até onde, é que tudo vai deixar de ficar relativamente bem.

«O Ódio» é um filme "outsider", fora das normas e direcionado à mentalidade dos espectadores. É um filme que pretende abrir os olhos das pessoas e mostrar como as coisas não estão muito bem no meio que as rodeia. Num tempo em que convivemos cada vez mais com a contestação social e a irracionalidade mostrada pelas duas "fações", os que protestam e os que tentam controlar o protesto, um filme como este, com um espírito tão profundo e com uma índole real e social tão forte, não pode ser posto de parte. A escolha do preto e branco foi certeira, apesar das distribuidoras televisivas, em 1995, terem imposto uma versão a cores para ser mais "visionável". Contudo, o sucesso do filme foi tal que essa versão foi eliminada. Mas na primeira edição DVD nacional de «O Ódio» podemos encontrar cenas eliminadas filmadas a cores, e percebemos que o impacto é muito diferente. Parece que, sem a vivacidade da cor, o filme conseguiu captar muito melhor os graves problemas sociais que são a sua temática principal, como parece que o confronto civis VS polícias, onde a força e a posse de uma arma torna-se o maior poder em casos extremos de violência (em que Vinz - Vincent Cassel - participa com muita convicção, dizendo até que, se Abdel morrer, irá vingar-se na autoridade) se torna mais próximo de nós nesta tonalidade, como parece também que a cidade é retratada com mais realidade desta forma (apesar de termos algumas cores mais bonitas - apesar de, com algumas tragédias que se sucedem no quotidiano do mundo, a existência delas pareça totalmente invisível...). Ah, e a realização e a montagem surpreendentes, muito pouco perfeitinhas e consistentes, são outro auxiliar importante para uma maior aproximação à "nossa" realidade, ou pelo menos, àquela que a produção contactou algumas semanas para que conseguisse fazer o filme da melhor maneira - ou seja. para conseguir atingir este maior nível de proximidade com o mundo real.

Seguimos um dia completo de atribulações para as personagens de «O Ódio», tal como se se tratasse de um documentário com os pontos mais altos das vinte e quatro horas vividas por Vinz, Said e Hubert (até as horas certinhas dos acontecimentos estão indicadas no filme!), que apesar de terem comportamentos estranhos e algo suspeitáveis, apenas querem concretizar os seus sonhos. São ainda muito infantis e reveem-se nas suas influências (maioritariamente da cultura americana, a partir dos filmes e das séries de televisão - e porque não se identificam com a cultura francesa) e querem ser como elas, mas não estão no ambiente certo para isso. E no meio de conversas banais (com uma linguagem muito vulgar e com muitos palavrões à mistura, num ambiente onde reina a violência física, psicológica e verbal) e do passeio do trio por várias zonas de Paris, percebemos quais são os verdadeiros impactos dos conflitos com a autoridade e, mais propriamente, do tumulto que ocorreu na noite anterior, que vitimizou Abdel e onde os jovens da zona incendiaram a escola local. «O Ódio» mostra que a raiva e o descontentamento humano, se levados a níveis extremos de irracionalidade, poderão gerar mais violência e mais contestação. É um ciclo que parece não ter fim, mas é tudo por causa das anomalias do sistema. E apesar de ter o abuso do poder como um dos temas mais fortes, «O Ódio» centra-se, de uma forma mais crítica à política, ao sistema que nos comanda, filmando, tão crua e diretamente, apenas mais um dia do "habitual" quotidiano daquele bairro social e das pessoas que o habitam. E acreditem, o "habitual" da realidade de um ambiente como o de «O Ódio» não augura nada de bom... um grande filme que continua a suscitar debate e a levantar questões importantes para a sociedade e para as novas gerações. Uma obra "social", que acaba por ser também uma grande peça de Cinema, do melhor que se fez na última década do século XX.

* * * * *
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: La Haine (1995) - Mathieu Kassovitz

Post by THX »

Um dos meus filmes franceses preferidos.
A crua realidade que nos é transmitida chega a ser tão intensa que chegamos ao fim do filme a sentir uma revolta interior e uma empatia com aqueles jovens e a sua luta diária que é "viver" naquela situação. Adorei um jovem Vicent Cassel que foi projectado para uma carreira de bons papéis com este filme.

Um bom filme de base para quem estuda sociologia/psicologia.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: La Haine (1995) - Mathieu Kassovitz

Post by mansildv »

La Haine 20 years on: what has changed?

https://www.theguardian.com/film/2015/m ... -on-france

https://i.guim.co.uk/img/static/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2015/4/28/1430238973195/La-Haine-009.jpg?w=620&q=55&auto=format&usm=12&fit=max&s=1b3f4c26ed050cc9d75f46bd3b630ef5
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: La Haine (1995) - Mathieu Kassovitz

Post by mansildv »

La Haine (1995) - 9/10

É um filme poderoso, com uma temática que continua, e que infelizmente será sempre, actual. Excelentes desempenhos e uma bela fotografia a p&b que acentua o impacto do filme!
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: La Haine (1995) - Mathieu Kassovitz

Post by drakes »

Assisti e fiquei impressionado, casa falas com imagens muito bem, sendo sempre cruas as duas, e como resultado temos um excelente filme.
Post Reply