Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

picaroto84
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 421
Joined: March 6th, 2011, 12:34 pm
Location: Lisboa

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by picaroto84 »

O primeiro filme que vi foi o Bambi mas não foi propriamente num cinema mas num salão que de vez em quando projectavam filmes.
Numa sala a sério o primeiro que vi foi o Duplex muitos anos mais tarde
Até agora 1062 DVD
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by elfaria »

O meu primeiro filme em cinema foi: A Fera e a Flecha no Eden Cinema em Alcântara, Lisboa
Image



Em sessão dupla com: Kartoum
Image

Long time ago 8)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by PanterA »

picaroto84 wrote:O primeiro filme que vi foi o Bambi mas não foi propriamente num cinema mas num salão que de vez em quando projectavam filmes.
Numa sala a sério o primeiro que vi foi o Duplex muitos anos mais tarde
Se formos por aí, eu também andei num daqueles centros até aos 8/9 anos e tinham uma sala de projecção enorme com uma tela praticamente do mesmo tamanho de uma de cinema. E se tivermos a contar nesses moldes, então um dos meus primeiros foram aqueles clássicos da Disney (Snow White etc etc).
LeMarquisDeSade
Iniciado
Iniciado
Posts: 122
Joined: April 7th, 2004, 12:12 am

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by LeMarquisDeSade »

O primeiro filme que me lembro de ter visto foi o The Bear (Jean Jacques Annaud) em 1989, no cinema Condes (devo ter ido a outros antes, mas já não restam memórias).

Fui com o meu Pai e o filme marcou-me brutalmente.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by THX »

Se formos por aí, eu também andei num daqueles centros até aos 8/9 anos e tinham uma sala de projecção enorme com uma tela praticamente do mesmo tamanho de uma de cinema. E se tivermos a contar nesses moldes, então um dos meus primeiros foram aqueles clássicos da Disney (Snow White etc etc).
Se formos por aí...até há altura de eu comprar um verdadeiro bilhete de cinema, também já via filmes há algum tempo.

Antes de começar a frequentar os cinemas a minha primeira experiência cinematográfica com tela grande foi muito engraçada. Andava eu ainda na primária e existia um professor que toda a gente admirava - o professor Walter (pronunciava-se Valter), que era um homem alto, elegante, com uma expressão sempre séria no rosto. Usava óculos e andava sempre de fato, mas também tinha uma particularidade fisica, que era o de ser coxo. Toda a gente na minha localidade o conhecia, pois ele era um homem bom, amável, amigo de todas as crianças e prestava-se a tudo.

Foi ele que um dia decidiu que os alunos não deviam ter só ginástica no recreio da escola, mas que também deveriam trabalhar a outra parte, a mais intelectual/cultural.
Por isso todas as sextas-feiras ao fim da manhã ele levava algumas classes para uma associação recreativa que tinha uma sala ampla, como um pequeno teatro, e era aí que ele projectava filmes.

Os filmes eram todos europeus e quase sempre os temas eram sobre crianças e a duração de cada sessão não passava dos 40 minutos. Mas para além dos filmes serem todos a PB também eram... mudos, viam-se as imagens mas não se conseguia ouvir o som.
Mas esse "problema técnico" foi facilmente colmatado. Lá atrás, na penumbra, estava o prof. Walter em pé, a segurar um microfone e a narrar os filmes de uma forma entusiástica. Ele gostava muito de cinema e transmitia isso com as únicas expressões faciais que se conseguiam ver naquele rosto sempre sério.

Ainda hoje não me esqueço da alegria que eu sentia, quando ia a percorrer os passeios estreitos para me sentar naquelas frias cadeiras de tábua-pá, para ver um filme com o prof. Walter.

Foi assim que eu aprendi a gostar muito de cinema.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by p_alucinado »

Já tarde, Junior, de Ivan Reitman.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by PanterA »

THX wrote: Foi assim que eu aprendi a gostar muito de cinema.
No meu caso também foi um pouco por aí.

Lembro-me perfeitamente que ficava completamente deliciado a ver aqueles filmes no dito "cinema". Até foi numa altura que ainda não tinha leitor de VHS em casa (só veio mais tarde), então ver aqueles filmes todos, que naquela idade todo o pessoal gosta, é magnifico mesmo.

Foi algo que nunca mais me esqueci.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by mansildv »

Posso estar a ser atraiçoado pela memória mas tenho ideia que o primeiro filme que vi no cinema foi o Titanic :wink:

Quando era mais novo não tinha o hábito de ir ao cinema, penso que só voltei ao cinema para ver o The Two Towers!
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by Rui Santos »

Sem certezas, foi algum da Disney numa qq matiné de domingo.

Mas lembro-me dos filmes Disney menos clássicos e que nunca vi a venda, em nenhum formato.
Como por exemplo o gato que veio do espaço...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2568
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by José »

Para minha grande vergonha, o primeiro filme que vi numa sala de cinema foi o The Flintstones (1994), tinha eu 10 anitos.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by Helder Fialho »

O primeiro filme que vi no cinema foi o filme dos Power Rangers. O primeiro de 95/96. Ainda sei alguns diálogos de cor! Eu estava no pico da loucura pelos Power Rangers. Coitado do meu pai que deve ter sofrido tanto a ver aquilo comigo. :lol: Na altura para mim o filme foi a oitava maravilha do mundo e os efeitos especiais eram state of the art. Hoje olho para aquilo, parto-me a rir e faço facepalm atrás de facepalm. :lol:
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Qual foi o 1º filme q viram no cinema ?

Post by technicolor »

Ah o encanto do primeiro filme... o "meu"foi num daqueles cinemas ambulantes que andavam pelas aldeias (também conta?) e foi este :wink:

https://www.imdb.com/title/tt0049499/

Uma "aparentemente inócua" tragicomédia produzida na Espanha dos anos 50... a inocência dos meus 8 anos não me permitiu perceber o pendor "franquista" da obra ...e o deslumbramento da "novidade" esse foi "avassalador" :lol:
Post Reply