Man of the Year (2006) - Barry Levinson

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: Fri Sep 14, 2001 6:09 pm
Location: Portugal

Man of the Year (2006) - Barry Levinson

Post by Insano » Sat Jan 13, 2007 10:21 am

A formula deste filme é simples, Barry Levinson pega no actor que esteve consigo nos seus melhores filmes (Good Morning Vietnam), que ao mesmo tempo ainda por cima é um excelente Stand-Up performer... e para mim pessoalmente um dos melhores actores de sempre... Robin Williams, e nele personaliza o sonho de alguns americanos.

Com a crescente popularidade dos noticiários humorísticos (Daily Show ou Colbert Report), onde as verdades que dóiem são dadas a brincar, os seus pivots (Jon Stweart) são vistos como heróis da liberdade e não prisioneiros da teia política republiicanos e democratas. De certeza que muitos já pensaram e se ele se candidatasse...

A premissa do filme é mesmo esta, Tom Dobbs é o lider de audiências com o seu programa que goza com a realidade política e onde vai afirmando algumas das suas ideias. Até que um dia, alguém da plateia sugere que se ele se candidate à Presidência... como na realidade... a nternet cria o buzz e essa candidatura torna-se uma realidade....

O filme vive à custa dos "números" de Robin Williams, simp+lesmente delirantes, por isso só, é uma das melhores comédias dos últimos anos, falha a meu ver no confronto com a realidade, aí Levinson nunca consege estabelecer a ponte, tornando o filme muito "utópico" e não tão incisivo como por exemplo o seu "Wag the Dog"... falta "sangue"...

Referência também para o brilhante Christopher Walen como agente de Dobbs.

7/10
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org

Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: Fri Feb 16, 2001 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher » Sat Jan 13, 2007 5:21 pm

Se é na linha do fabuloso Wag the Dog, vou ver isso então...

User avatar
neotheone
Especialista
Especialista
Posts: 1210
Joined: Wed May 28, 2008 8:22 pm

Re: Man of the Year (2006) - Barry Levinson

Post by neotheone » Fri Aug 10, 2018 3:15 pm

Image

https://www.imdb.com/title/tt0483726/
https://en.wikipedia.org/wiki/Man_of_th ... 2006_film)
Tom Dobbs (Robin Williams) é um famoso humorista televisivo, que satiriza o vida política dos Estados Unidos. Certa noite, uma espectadora do seu programa sugere-lhe que se candidate à presidência, para combater os políticos tradicionais, corruptos e hipócritas. Dobbs acaba por concretizar a ideia e, para surpresa de todos, incluindo o próprio, ganha a eleição.
Só que a vitória deve-se a um erro informático da empresa Delacroy. Eleanor Green (Laura Linney) é uma funcionária da Delacroy que tudo faz para avisar Dobbs do erro, mas, inesperadamente, acaba por se envolver a fundo nesta história.

User avatar
neotheone
Especialista
Especialista
Posts: 1210
Joined: Wed May 28, 2008 8:22 pm

Re: Man of the Year (2006) - Barry Levinson

Post by neotheone » Fri Aug 10, 2018 3:32 pm

Depois de ter visto o recente documentário sobre o Robin Williams reacendeu-se a vontade de ver mais filmes deste fantástico actor.
Primeiro foi o Good Morning, Vietnam e depois seguiu-se este Man of the Year.

Neste filme Robin Williams é um comediante que apresenta um programa de humor (na onda de um Late Night) e que decide candidatar-se à presidência dos Estados Unidos.
Aqui temos um Robin Williams muito mais "controlado" mas o seu carisma continua igual, tem uma interpretação segura e carrega o filme sem esforço. A actuação do Christopher Walken também merece elogios apesar de não aparecer muito. Por outro lado não gostei da interpretação do Jeff Goldblum o que é esquisito pois é um actor que aprecio mas acho que aqui não se saiu bem.
O filme, para além de ser uma comédia, também resvala um bocado para o género thriller.
Não é dos melhores do Robin Williams mas vê-se muito bem.
7/10

Curiosamente quando fui dar nota no IMDB reparei que já tinha classificado este filme mas não me lembrava de todo que já o tinha visto :oops:

Post Reply