Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznova

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznova

Post by JoséMiguel »

Ficha Técnica
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/ru/f/fe/%D0%A1%D0%B5%D0%BC%D0%BD%D0%B0%D0%B4%D1%86%D0%B0%D1%82%D1%8C_%D0%BC%D0%B3%D0%BD%D0%BE%D0%B2%D0%B5%D0%BD%D0%B8%D0%B9_%D0%B2%D0%B5%D1%81%D0%BD%D1%8B.jpg
Desassete Momentos de Primavera
Drama Histórico/Guerra/Espionagem (840 min / Formato em mini-série de 12 episódios diários consecutivos).

Data de Estreia: 11 de Agosto de 1973 (Ep. 1) - 24 de Agosto de 1973 (Ep. 12).
Realização: Tatyana Lioznova.
Argumento: Yulian Semyonov (argumentista e autor do livro, no qual o filme se baseia).
Actores Principais: Vyacheslav Tikhonov, Yefim Kopelyan (Narrador) e Leonid Bronevoy.

Sinopse:
Adaptação cinematográfica do romance histórico, com o mesmo nome, do escritor Yulian Semyonov, que devido à sua extensa duração foi exibido no formato de mini-série televisiva (12 episódios, em 12 dias consecutivos). A história, que retrata 17 dias de Fevereiro a Março de 1945, gira em torno do espião soviético Maxim Isaev, infiltratado numa divisão das SS, desde 1938 que, sob o pseudódimo Max Otto von Stierlitz, ascendeu à alta patente de SS Standartenführer da divisão Ausland-SD (Contra-espionagem estrangeira). O período retratado nesta história envolve a sua tentativa de minar as negociações na Suíça, de rendição separada entre o enviado de Himmler e o representante diplomata norte-americano Dulles. Esta série, desconhecida no ocidente, foi galardoada com as mais altas honras de estado da ex-URSS, e é actualmente considerada pelo público do antigo bloco de Varsóvia, como a melhor série televisiva de espionagem, feita até hoje.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0069628/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Seventeen_ ... _of_Spring
Trailer:
Last edited by JoséMiguel on February 3rd, 2013, 11:48 pm, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Desassete Momentos de Primavera (Семнадцать мгновений ве

Post by JoséMiguel »

Índice

1) Opinião.
2) Privatização dos estúdios de cinema, após a queda da União Soviética em 1991.
3) Consultadoria da chefia do KGB.
4) Cinematografia.
5) Comentário acerca do tratamento cinematográfico de personagens femininas fortes; Mulher-Realizadora.
6) Rigor histórico, ficção e erros técnicos.
7) Links You Tube e notas acerca das edições DVD.



Image

1) Opinião.

Começo por dizer que vi a série toda, no You Tube, pela 1ª vez, na semana passada, e concordo totalmente com o estatuto de obra-prima de extrema qualidade, que este clássico do cinema da era soviética, goza actualmente nos países de Leste.
É uma série que envelhece bem, que usa os melhores actores, até nos papeis pequenos, com grande esforço para criar uma obra prima intemporal, com grande realismo e credibilidade.

Image

A série em si, é equiparada a uma boa história do Poirot ou Sherlock Holmes, pelo menos é essa a sensação com que fiquei ao visualizar a série, mas com a mais valia da longa duração e história mais intrincada. Esta mini série, é como se fosse um filme de extra longa duração, e contém narração, que nos mostra o raciocínio do espião Sterlitz, colocando-nos dentro da mente dele. É acima de tudo um filme inteligente, que trata muito bem o espectador, que fica colado ao ecrãn, a esforçar a massa cinzenta de modo a absorver toda a lógica da história, e dos alibis que o Sterlitz planeia cuidadosamente, antes de executar uma tarefa arriscada. Com isto não quero dizer que seja um filme chato, aborrecido ou apenas destinado a intelectuais, pelo contrário, é um filme para todos, miúdos e graúdos.

Image

2) Privatização dos estúdios de cinema, após a queda da União Soviética em 1991.

A 1ª coisa que vemos, são os créditos iniciais, e reparamos logo no seguinte:

"Estúdio Central De Filmes Para Crianças e Jovens (actualmente Estúdios Gorky), Comissionado Pelo Comité de Estado do Conselho de Ministros da URSS."

Mas afinal que significa isto?

Ora bem, há cerca de 40 anos atrás esta série foi encomendada e patrocinada pelo governo soviético aos Estúdios Gorky (nome actual). No regime dictatorial comunista de então, o objectivo da série não era obter lucros, mas sim a arte, que neste caso era fazer o melhor cinema possível, com os recursos à disposição. Mas ironicamente esta série permanece até hoje, a mais lucrativa na história da televisão russa. A ideia aqui é "Façam uma série de qualidade, que os lucros hão-de vir, de forma natural."
Na altura o cinema russo, estava sob forte censura e controle do estado, a liberdade era pouca, isto significa que a série não pode denegrir o estado, nem os ideiais socialistas/comunistas.

Mas ao contrário do cinema de Hollywood, que denegria as "nações hostis", e isso sim era propaganda, no cinema soviético não vejo essa propaganda, o que vejo é tratarem qualquer tema com o máximo de respeito, isenção e profissionalismo. No exemplo desta série os alemães não são os maus da fita, uns são pessoas boas, e outros não, já os americanos são vistos de forma adversarial, pois o enredo envolve os pilares da guerra fria, mas sempre tratados com respeito, e de forma justa.

Image

Após a queda da União Soviética, em 1991, os Estúdios Gorky foram privatizados. Sendo assim, desapareceu este estilo de "cinema soviético" de alta qualidade, em que simultaneamente possuiam os meios financeiros, colaboração de governos, os bons actores, o profissionalismo, e que apesar da limitação dos temas pela censura, o que faziam era pelo bom cinema, e não pela procura do lucro fácil e rápido.

Ficam ao menos as obras, muitas delas disponibilizadas pelo You Tube, em acordos com os estúdios russos, para dar a conhecer ao ocidente os grandes trabalhos de um estilo de cinema que desapareceu.

3) Consultadoria da chefia do KGB.

Esta série contou com a colaboração de altas patentes do KGB, entre outros o próprio director-geral do KGB Yuri Andropov, que sem a sua aprovação pessoal, o filme/série não poderia ser mostrado, bem como o vice-director do KGB coronel-general Semyon Kuzmich Tsvigun. Os nomes dos consultores da KGB foram substituídos nos créditos por nomes fictícios, por motivos de segurança nacional, mas são revelados na versão colorizada de 2009.

Image
Yuri Andropov, director da KGB até 1982, quando sucede a Brejnev, como líder da URSS.

Podemos assim dizer que este filme/série é o artigo genuíno de espionagem, com consultadoria destas figuras máximas.

O actual presidente da Rússia, Vladimir Putin, ex-membro da KGB, declarou publicamente, que se candidatou à KGB, inspirado por esta série, que viu na sua juventude.

Na verdade fiquei impressionado com o detalhe dos equipamentos e procedimentos de espionagem, mostrados no filme:

Image
Gravador da Gestapo, com a marca Siemens.

4) Cinematografia.

Começo com um excerto da série, um pequeno vídeo no You Tube, sem diálogos, numa cena de retrospectiva, quando o Alto Comando Soviético, arranja um encontro em Berlin com a mulher do Stirlitz, em 1938 antes de este partir para Espanha, para a guerra civil. Eles não podem falar um com o outro, apenas podem trocar olhares, esta cena é representativa do alto nível dos actores, realizadora e trabalho de câmera:



Esta série teve relativo baixo orçamento, no entanto aqui e acolá, existem uns poucos exemplos da mítica técnica de filmagem soviética, das grandes super-produções, por exemplo no 1º encontro diplomático entre a Alemanha e os EUA. A série contou, numa 1ª fase, com cerca de 2 anos de filmagens em cidades europeias, como Berlim Oriental, ou República da Látvia, para simular Berna na Suiça e as montanhas da Geórgia, para simular os alpes suiços. A 2ª fase consistiu em filmagens nos estúdios da Gorky, em Moscovo.

Como curiosidade, o actor principal distraíu-se e saiu do seu hotel em Berlim Oriental, vestido com o uniforme de SS Standartenführer, e quase que foi preso pela polícia alemã.

Devido ao baixo orçamento, existem aquelas típicas cenas dentro do carro, com o fundo projectado por detrás, mas felizmente, aparece logo a seguir o próprio actor, a guiar o mesmo carro, no exterior:

Image

5) Comentário acerca do tratamento cinematográfico de personagens femininas fortes; Mulher-Realizadora.

Tenho notado, em críticas de cinema que leio, escritas por mulheres, que dão particular atenção à forma como o filme retrata as personagens femininas. Nós homens sabemos, mas se calhar reparamos pouco, que antigamente, as mulheres eram muitas vezes retratadas como umas tontinhas e tolinhas, pelas séries e filmes.

O cinema soviético merece especial destaque neste campo, pelo pioneirismo na igualdade do tratamento. Nesta série em particular vejam o seguinte:

Image

Nesta secção do livro/filme/série, as protagonistas são uma fanática Nazi, oficial das SS (daquelas que enterravam bebés vivos, nos campos de concentração), e a espia soviética, operadora de rádio, agora capturada e forçada a tornar-se numa agente dupla, sob ameaça de lhe matarem o seu bebé recém-nascido.

Image
Os protagonistas do filme são apresentados com um ficheiro.

Estas mulheres não são estereótipos ou clichés, elas confrontam-se a nível ideológico, e o personagem masculino neste cenário, que é um soldado inválido da Wermacht, é que tem de tomar conta do bebé, sob as ordens da mulher-oficial SS.

Mais ainda, o governo soviético não gostou do relevo dos espiões, apresentado pela história, no decurso da guerra, e obrigou a que fossem mostradas filmagens de arquivo, com batalhas reais, conforme estavam a acontecer nas datas da acção do filme. Uma das filmagens de arquivo é sobre as mulheres-soldado, do exército vermelho:

Image
Mulheres-soldado.

Image
Celebração do dia da Mulher, em 8 de Março de 1945.

Por último o filme possui uma realizadora mulher, comum no cinema do Bloco de Leste, mas muito raro, ainda hoje, no cinema ocidental. Fica por isso aqui a indicação para as leitoras do fórum.

6) Rigor histórico, ficção e erros técnicos.

Esta história é pura ficção, mas está emaranhada em acontecimentos históricos de tal forma, que o próprio líder soviético Bresnev, queria condecorar o espião Sterlitz. Ele descobriu que a personagem era fictícia, e decidiu condecorar os actores e cineastas.

A versão inglesa do wikipédia contém uma lista de erros técnicos e históricos do filme, não são muitos, tendo em conta a dimensão da série, mas fica aqui a lista:

http://en.wikipedia.org/wiki/Seventeen_ ... l_accuracy

A propósito desta questão, apresento este pequeno vídeo:



Esta cena diz verdadeiramente muito acerca da série, ora vamos lá ver as coisas boas e as coisas más:

Dois dos erros do filme são as músicas da Edith Piaf, que só foram gravadas nos anos 60 e o tratamento do padre católico (que irá dar lugar a contactos diplomáticos de alto nível com o Vaticano) que é mostrado com características da igreja protestante. Os russos são ortodoxos e por isso a confusão é compreensiva mas não desculpável. Ainda a nível negativo vemos aqui a falsa filmagem de estúdio hollywoodesca, com ecran de projecção por detrás.

A nível positivo vemos um genuíno Mercedes-230 de 1938, com auto-rádio Philips. Uma cinematografia lindíssima, que salta para narração em retrospectiva, com mistura de filmagens de arquivo, com tropas francesas a abandonarem a França, após a rendição de 1940, que iriam formar as forças da França Livre que combateram a Alemanha nas frentes ocidental e oriental. Chamada de atenção para o painel de instrumentos do Mercedes e a filmagem em 1ª pessoa de dentro do automóvel.

7) Links You Tube e notas acerca das edições DVD.

A playlist da versão original completa da série, com legendas em inglês, está disponível no You Tube, desde 2010:

https://www.youtube.com/watch?v=zIzOma9 ... 34C892E7EB

Image

Atenção que é do interesse dos estúdios russos, darem a conhecer ao ocidente o seu arquivo cinematográfico. No caso dos estúdios Mosfilm e Lenfilm, houve comunicado de imprensa a noticiar o acordo entre o You Tube e ambos os estúdios. Esta série porém, pertence aos estúdios Gorky, de modo que não posso confirmar se há ou não parceria.

No entanto é sempre recomendado que antes de comprar uma edição estrangeira da série em DVD, as pessoas vejam pelo menos o 1º episódio no You Tube, para ver se gostam. Esta série já tem 40 anos, e é praticamente desconhecida no ocidente. Sem estar disponível no You Tube, eu não a teria visto, nem estaria aqui a divulgá-la e recomendá-la.

Em relação à edição DVD, cuidado com a versão colorizada em 2009, em que para pouparem custos, cortaram várias horas da série. Eu já referi aqui que os Estúdios Gorky foram 100% privatizados por volta de 1991. Se comprarem a edição DVD, comprem a original a preto e branco, com duração total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznov

Post by JoséMiguel »

Em complemento à minha crítica prévia, gostaria de pedir aos leitores do fórum, que criticassem o texto que escrevi, negativa ou positivamente, apenas pela review em si. Digo isto pois sei que a totalidade desta série/filme, totalmente desconhecida em Portugal, mas o expoente máximo do conceito Blockbuster na europa de leste, tem cerca de 12 horas de duração, e por isso poucos leitores se irão atrever a visualizar isto. Mas se gostaram ou desgostarem de ler o meu texto digam qualquer coisa, porque afinal tive imenso trabalho para o escrever, mais do que é costume nas minhas críticas de cinema, e se tiver à espera que algum português veja a série, posso esperar sentado... :-(

Deixo ainda o 1º clip, da parte 1/7 do episódio 1/12, da versão do You Tube, com legendas em inglês, mas carregada antes de haver possibilidade de carregar videos longos:



O video não é longo, mas é o genuino começo da série, que ataca logo com os créditos do estado soviético, que referi na minha crítica, seguido da cena introdutória, com excelente música e trabalho de câmera, em movimento por entre o pinhal, que é pura poesia em movimento.
JRibeiro
Moderador
Posts: 2207
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm
Re: Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznov

Post by JRibeiro »

Não tenho tempo para estar 12 horas a ver isto, ainda que o meu media player me permita ver o Youtube, tenho muitas séries em atraso para por em dia.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznov

Post by rui sousa »

Eu não disponho de muito tempo para investir em filmes e séries, mas parece-me que esta vale muito a pena! :) Obrigado por mais um post José, estou sempre a descobrir obras que desconhecia e que me interessam!
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2613
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm
Re: Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznova

Post by drakes »

Além do argumento ser muito bem construído, os atores e atrizes escolhidos são muito bons, como dito pelo José Miguel, gostei muito dos cortes de cenas reais para cenas filmadas, a montagem em si muito bem feita. È uma produção caprichada que não perdeu o encanto.

Estranhei apenas que a realizadora Tatyana Lioznova dirigiu nove produções.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznova

Post by JoséMiguel »

Ainda bem que gostaste disto Drakes. :-)))

Como deves ter reparado, o meu texto deu mais trabalho a fazer do que é costume, sinal de que fiquei impressionado e de boca aberta com isto.

Ao contrário do cinema soviético, é extremamente difícil ver uma série de TV soviética, devido à falta de legendas inglesas. Assim a olho eu diria como palpite, que 20% do cinema soviético possui legendas inglesas, contra talvez 0,1% das séries de TV soviéticas possuírem legendas.

Em resposta à tua observação sobre as 9 produções realizadas pela realizadora Tatyana Lioznova, este número até é alto dento do modelo de cinema soviético (em concreto o cinema soviético da Rússia), pois outros realizadores russos da URSS, com que me tenho deparado, faziam apenas 6-7 filmes.

Era suposto os profissionais de cinema, formados nos institutos da URSS, serem multi-disciplinares e trabalharem como actores, realizadores, argumentistas, e demais funções que envolvem a produção de um filme. Aquilo era como uma orquestra sinfónica, em que cada músico fazia de maestro à vez.

Eu julgo que a razão do Drakes ser a única pessoa do fórum a ter visto esta série terá a ver com a inexistência de legendas portuguesas e a modesta resolução de imagem do You Tube. Estes dois factores afastam os outros membros do fórum, interessados no cinema de leste.

A nível pessoal fico feliz por o drakes ser aqui membro e de eu não ter escrito este tópico para o boneco. yes-)


Realizadora Tatyana Lioznova (1924-2011)

Prémios e honras

Order of Merit for the Fatherland;
3rd class (20 July 1999) - for outstanding contribution to cinema
4th class (20 July 2009) - for outstanding contribution to the development of the domestic art of film and many years of creative activity
Order of Honour (9 March 1996) - for services to the state, many years of fruitful work in the arts and culture
Order of the Red Banner of Labour
Order of Friendship of Peoples
Order of the October Revolution (1982)
People's Artist of the USSR (1984)
People's Artist of the RSFSR (1974)
Honoured Artist of the RSFSR (1969)
Special Prize of the President of the Russian Federation "For outstanding contribution to the development of Russian cinema" (12 June 2000)
State Prize of the RSFSR Vasiliev brothers (1976) - a multi-part television film "Seventeen Moments of Spring"

Não vi mais nenhum trabalho da realizadora, para além desta mini-série:

https://en.wikipedia.org/wiki/Tatyana_L ... ilm_career

(a versão russa do wikipedia acima contém links para todos os filmes dela)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: Desassete Momentos de Primavera (1973) - Tatyana Lioznova

Post by JoséMiguel »

Análise super-interessante em inglês por um homem soviético com 45 anos

Eu gosto muito do canal You Tube deste senhor soviético, que é da minha geração (3 ou 4 anos mais velho do que eu), a informação que ele prepara e analisa, ultrapassa em muito a minha capacidade de ler e citar textos russos traduzidos com o Google para inglês, e seria impossível para um português como eu obter ou criar análises conforme a informação deste vídeo.

Posso adiantar que o Fidel Castro pediu uma cópia privada e ordenou interrupção dos trabalhos do governo cubano, onde obrigou todos os membros do governo de Cuba, a verem a mini-série (são umas 11 horas ao todo) de penalti numa só sessão. :lol:


Post Reply