Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Helder Fialho
Novato
Posts: 13
Joined: Sun Oct 15, 2017 2:10 am
Location: Évora

Re: Censura no Cinema: Antes e agora...

Post by Helder Fialho » Sun Feb 11, 2018 5:24 pm

JoséMiguel wrote:
Thu Nov 09, 2017 2:34 pm

a) Qual a situação com nudez no cinema português, antes do 25 de Abril? Tenho ideia que a nudez só foi permitida após a revolução, mas se calhar estou enganado, sendo assim qual o propósito de fazer um filme português com nudez em 1973? Era só para desafiar a ditadura, sabendo que não poderia ser exibido?

b) Esse termo "Primavera Marcelista" sugere um ligeiro aumento de liberdade antes do fim da ditadura, mas eu não sei nada sobre isso e em particular algum efeito de diminuir a censura no cinema. Alguém sabe mais?

Só agora é que vi a tua resposta! Peço desculpa pelo atraso! :-P

Relativamente à primeira questão, não te sei responder com conhecimento de causa porque nasci em 86. Tudo o que sei é das minhas leituras ao longo dos anos e de conversas com os meus pais mas houve coisas que a Censura deixou passar.
Há umas cenas de nudez parcial feminina e masculina no filme de 1970 'O Cerco', de António da Cunha Telles, que duram ou breves minutos ou segundos. Talvez a Censura tenha feito "vista grossa" por serem mesmo muito curtas. Há uma cena de nudez total feminina que dura 4 segundos, se tanto.
Deixo-te frames de algumas dessas cenas deste filme.


Image



Image



Este filme não foi censurado pelo regime, tal como a adaptação que o Fernando Lopes fez em 72 do 'Uma Abelha na Chuva' do Carlos de Oliveira, ambos também muito críticos da situação no País, embora 'O Cerco' se concentre mais na questão da Mulher e de como a sua margem de manobra na sociedade era extremamente limitada. O motivo para não terem sido censurados, quanto a mim, prende-se com o facto de se tratarem de filmes cuja crítica que fazem é muito subtil e, por isso mesmo, os censores não perceberam a mensagem ou as mensagens que eram transmitidas. Os censores eram, na sua maioria, militares, e, quando lhes chegava aos olhos material subversivo, proibiam o que eles percebiam que era óbvio que criticava o regime pela linguagem do próprio texto, panfleto, cartaz, música ou filme. Quando se tratava de coisas mais complexas e indirectas, com metáforas textuais, visuais ou símbolos, aí já não percebiam o que tinham à frente e não viam essas coisas como críticas ao regime, por isso davam luz verde.


Tanto quanto sei, o 'Sofia ou a Educação Sexual' foi o único filme português com nudez total feito antes do 25 de Abril. O tabu e a proibição eram totais e os filmes estrangeiros em que há nudez só foram exibidos em Portugal após o 25 de Abril, tanto os filmes de 74, como anteriores. É o caso do Last Tango in Paris do Bertolucci, que, apesar de ser de 72, só pôde ser visto no nosso país após o 25 de Abril. Provavelmente alguns filmes com conteúdo explícito até foram exibidos mas com imensos cortes feitos pela Censura. Quanto ao Eduardo Geada, realizador do 'Sofia', não me parece que ele se tivesse importado de todo com o destino mais do que certo de o filme ser impedido de chegar às salas. Para ter avançado com o projecto, de certeza que pensou "quero lá saber! vou fazer isto e acabou!". Agitou as águas, foi resistente, corajoso e fiel à sua visão artística e não abdicou disso, apesar de tudo lhe ser desfavorável.

Sobre a segunda questão, do que sei, a Primavera Marcelista não teve qualquer efeito no cinema português no que à censura diz respeito, tirando casos esporádicos como as cenas do filme 'O Cerco' de que falei no início e que, surpreendentemente, a Censura não cortou. As consequências foram mais ao nível de uma certa liberalização moderada ao nível político e uma pequena modernização económica e social do País.
Last edited by Helder Fialho on Fri Feb 16, 2018 1:15 am, edited 16 times in total.

drakes
Especialista
Especialista
Posts: 1171
Joined: Wed Jun 10, 2015 11:44 pm

Re: Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by drakes » Tue Feb 13, 2018 12:04 pm

Documentário sobre a censura no Chile que começou em 1916 :shock:, e hoje em dia concentra em comédias e desenhos animados.


drakes
Especialista
Especialista
Posts: 1171
Joined: Wed Jun 10, 2015 11:44 pm

Re: Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by drakes » Tue Feb 13, 2018 5:18 pm

JoséMiguel wrote:
Sun Jan 28, 2018 5:04 am
JoséMiguel wrote:
Sun Jan 28, 2018 5:04 am


Em Portugal o filme foi autorizado, mas no Brasil foi proibido. Andei a ler o wikipedia acerca da história política do Brasil, durante a década de 1980, tal como faço para conhecer a história política da Valáquia, na Idade Média quando o Vlad Tepes (Dracula) empalava os turcos otomanos, mas não percebi nada! Diz lá que até 1985 existia uma ditadura militar no Brasil, mas este filme foi proibido no Brasil após o fim da ditadura militar. No link acima, voltei a pedir opinião ao Drakes, para esclarecer isto. Ele é que terá a noção da situação política no Brasil em 1986, que o wikipedia não explica de forma que um português possa entender por que motivos este filme foi proibido no Brasil.
O Sarney foi o último presidente do partido do regime militar, Arena, entrou em uma chapa com um membro conservador da oposição (Tancredo) ao vencerem a eleição no Congresso que na época ainda tinha senadores escolhidos pelo Presidente General Geisel, o cabeça da chapa morreu. Foi um governo impopular principalmente depois do plano cruzado (1) com forte oposição de setores ligados a uma parte dos sindicatos e a igreja.

Em um movimento para dividir os católicos, a censura contra filmes deveu-se a obter d apoio dos conservadores contra os ligados a teoria da Libertação, essa aliança passa por Roma, mas não apenas, Mario Soares, o Kerensky português (2), apoio o regime aqui, se alguém procurar irá ver várias entrevistas feitas por ele no Brasil, como se pacto social cria-se condições para crescimento e fim da inflação. Quanto aos sindicatos, eles viviam do imposto sindical que era retirado compulsoriamente do trabalhador ele querendo ou não, como o Brasil tinha mais de 10.000 sindicatos, era fácil encontrar quem aceita-se mais dinheiro e parte da estrutura era ligada ainda ao governo desde o governo Fascista de Getúlio Vargas.

O governo sarney apesar de fragilizado pelos escândalos de corrupção e sua ineficiência, chegou até o fim com 90% de inflação ao mês, devido a esses apoios e outros, como Vlade é um herói para aos Romenos, acho que ele se sentiria insultado com essa comparação ao ineptocrata tupiniquim, mesmo que os brasileiros erroenamente comparem seus presidentes a vampiros, como o atual n"homenageado" no carnaval do Rio de Janeiro.

Image


(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Cruzado
(2) https://www.dn.pt/portugal/perfil/inter ... 50683.html

Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7712
Joined: Tue Jun 12, 2001 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by Pedro Pereira de Carvalho » Thu Feb 15, 2018 9:28 pm

Pedro Pereira de Carvalho - 53 anos - Lisboa

Helder Fialho
Novato
Posts: 13
Joined: Sun Oct 15, 2017 2:10 am
Location: Évora

Re: Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by Helder Fialho » Fri Feb 16, 2018 1:08 am


Fantástico! :lol: Consigo imaginar o Diácono Remédios a dizer algumas das justificações oficiais para a censura desses filmes. :lol:

drakes
Especialista
Especialista
Posts: 1171
Joined: Wed Jun 10, 2015 11:44 pm

Re: Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by drakes » Sun Feb 18, 2018 2:00 pm

https://i2.wp.com/www.apostagem.com.br/ ... C445&ssl=1


Apesar de não ser cinema, mas escola tuiuti retornou para desfile das campeãs e o presidente vampira entrou sem faixa, ainda existe dúvidas se "foi censurada pela presidência da República, ou simplesmente, aconselhada a não desfilar com referências diretas à figura presidencial.

https://www.apostagem.com.br/2018/02/18 ... iro-no-pe/

Enquanto isso o Rio está sob intervenção federal para segurança;

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2692
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by JoséMiguel » Thu Feb 22, 2018 10:22 am

Pedro Pereira de Carvalho wrote:
Thu Feb 15, 2018 9:28 pm
Esta é para o José Miguel :lol:
https://ruixisto3112.wordpress.com/2018 ... -de-abril/
Genial e precioso! yes-) salut-)

Já me podem imaginar a esfregar as mãos de contente, com um riso sinistro como o Gasganete dos Estrumpfes. :twisted:

Filhos da mãe dos fascistas do governo português!!! Grr:-) A justificar a censura pela ideologia nazi/fascista, a grandes filmes (do Ocidente, por que do bloco de Leste nem sequer era necessária qualquer justificação técnica, para o banir em Portugal) que eu já apresentei no fórum.

Pedro Carvalho, muito obrigado pela partilha.

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2692
Joined: Tue Aug 30, 2011 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Censura no Cinema e TV: Antes e agora...

Post by JoséMiguel » Thu Feb 22, 2018 10:55 am

Helder Fialho wrote:
Fri Feb 16, 2018 1:08 am

Fantástico! :lol: Consigo imaginar o Diácono Remédios a dizer algumas das justificações oficiais para a censura desses filmes. :lol:
Hélder!

Existia um vídeo português no You Tube, com uma gravação do Diácono Remédios (Herman José) a dizer mal do cinema de animação do bloco de leste, que o Vasco Granja apresentava. O próprio Vasco Granja alinhou na paródia. Eu tinha mostrado esse vídeo neste tópico abaixo, mas o autor ficou sem o canal e já não encontro essa gravação VHS da RTP 1, no You Tube.

viewtopic.php?f=11&t=48497

Basicamente, o Diácono Remédios criticava a animação do bloco soviético, por ser "apaneleirada", comunista e por usarem uma lata de sardinhas em stop motion, o próprio Vasco Granja participou a fazer de ele próprio nesse sketch de paródia, chamando de "obra-prima de cinema" a um vídeo muito mau (acho que o vídeo era portuga, feito para o programa do Herman) que de facto tinha apenas uma lata de sardinhas aberta, em stop-motion. Mas em defesa do Cinema de Leste, sinto-me na obrigação de defender a utilização de latas de sardinhas, em magníficas obras-primas da 7ª Arte (sem nenhuma brincadeira, e com toda a seriedade), exemplo abaixo (lata de sardinhas logo ao início! :-D ):


Post Reply