Eu Vou Ser como a Toupeira (LP) José Afonso

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Eu Vou Ser como a Toupeira (LP) José Afonso

Post by Cabeças »



Meus Caros, não sei se há alguém a fazer como eu a coleção dos LPs do Zeca Afonso, mas hoje estava a digitalizar este vinil para wav. e apercebi-me que estava em 45º rotações quando devia estar em 33º... ainda pensei que fosse o meu prato que tivesse avariado as rotações, não queria acreditar que fosse o LP que estivesse marado... mas experimentei depois com outros LPs do Zeca e estava tudo OK, todos em 33º rotações como é suposto.
É só colocar o prato nas 45º rotações e fica ok... mas é um péssimo controlo de qualidade do estúdio de Madrid que fez a gravação. evil-)
Fica a informação.
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Eu Vou Ser como a Toupeira (LP) José Afonso

Post by Cabeças »

O nosso amigo Humberto Sintra informou que este LP foi mesmo gravado em 45º rotações supostamente para melhorar o som... deixo a minha resposta que coloquei no Face, só para ajudar a esclarecer este tema:

"...Era simpático terem informado, acho eu... apanhei um susto quando coloquei o LP a tocar e percebi que as rotações não estavam certas.
Aqui entre nós, confesso que por vezes penso se terei feito a melhor opção em não ter comprado os CDS (metade do preço) em vez dos vinis. Gosto muito de vinis, a mística, a estética, o gira-discos e tudo o mais, mas é espantoso como tenho os vinis absolutamente novos, abri-os para os digitalizar, e mesmo assim alguns já "estalam" no som. Mais este "susto" das 45º rotações... enfim. Já só faltam 3 para terminar a coleção, felizmente. O primeiro álbum, "Baladas e Canções" não entra nesta coleção por causa dos direitos de autor... o vinil antigo aparece de vez em quando, mas a cerca de 200,00. 🤣
Continuo no entanto a achar o som do vinil mais "cheio" e continuo como sempre a preferir os vinis em termos estéticos aos CDS. Decidi fazer esta coleção em vinil porque acho que fazia todo o sentido sendo o Zeca e sendo daquele tempo.... estou a digitalizá-los (o meu prato permite fazer isso) para não ter que me chatear mais com os vinis em termos de audição. 🤣 Estou a passá-los para Wav. e pronto."

Abraços
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Eu Vou Ser como a Toupeira (LP) José Afonso

Post by Cabeças »



Fica o "mea culpa"... na capa não encontro indicação, mas no label estão lá bem visíveis as 45º rotações 🤣Tenho vinis desde os anos 80 e nunca tinha ouvido falar de Lps a 45 rotações... Abraço e desculpem.
Cabeças
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Eu Vou Ser como a Toupeira (LP) José Afonso

Post by rui sousa »

Creio que um dos outros LPs também vinha em 45 RPM, e que havia até um autocolante na capa - lembro-me de ver isso uma vez numa fnac, mas depois nunca mais encontrei esse autocolante.

Deviam informar isso como deve ser... :-?
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Eu Vou Ser como a Toupeira (LP) José Afonso

Post by Cabeças »

rui sousa wrote: November 29th, 2023, 2:24 pm Creio que um dos outros LPs também vinha em 45 RPM, e que havia até um autocolante na capa - lembro-me de ver isso uma vez numa fnac, mas depois nunca mais encontrei esse autocolante.

Deviam informar isso como deve ser... :-?
Tem sido muito gratificante ouvir os álbuns e passá-los para wav., sem perdas. Daqui para a frente posso ouvir os álbuns em vinil mas poupando-os, ouvindo-os numa pen por exemplo. Os vinis custam o dobro do preço dos cds... mas sendo o Zeca e os vinis de muito boa qualidade, estou contente por ter optado pela coleção em vinil.

Nesta coleção em vinil fica apenas de fora dos álbuns em estúdio o "Baladas e Outras Canções", por causa de direitos de autor... mas também o tenho em CD e já o passei para wav. Existe em vinil numa edição muito antiga, mas o preço da última vez que vi era de 200,00 o-(

Sim, há vários LPs a 45 rotações... em breve coloco aqui a lista, até agora. Faltam só dois para terminar a discografia, o "Como se Fora seu Filho" (1983) e o "Galinhas do Mato" (1985), já cantado em colaboração com outros artistas.
Cabeças
Image
Post Reply