Visita de Franco a Lisboa em 1949 (Vídeo com comentários)

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Post Reply
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
Posts: 53
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Visita de Franco a Lisboa em 1949 (Vídeo com comentários)

Post by ZédaAdega »

Boas pessoal,

Eu aqui não pretendo dar asas a nenhuma discussão política. Irei dar a minha opinião e os outros são livres de comentar. Estamos, felizmente, num país livre e num fórum bastante livre (por mérito do grande Rui Santos).

Há um tempo atrás foi disponibilizada a "footage" histórica da visita do ditador Franco a Lisboa em 1949, quando ele foi recebido com honras de estado, pelo governo fascista português, 4 anos após a derrota dos nazis alemães e dos fascistas italianos, entre outros países europeus alinhados com o Eixo, no fim da 2ª Guerra Mundial.

Em 1945 existiam muitos portugaizinhos e espanhazinhas fascistas na Europa Central e de Leste, que se alinharam com a Alemanha Nazi, esses Salazarinhos e Franquinhos foram "todos com os porcos", foram mesmo mortos, com a razia que houve entre os 2 vencedores da 2ª Guerra Mundial, que dividiram a Europa entre os capitalistas e os pseudo-comunistas.

Como Portugal e Espanha foram neutros na 2ª Guerra, os vencedores americanos e soviéticos deixaram-nos ficar no poder. Os dois últimos ditadores fascistas da Europa, que convinham aos americanos na guerra fria.

Eu faço esta introdução do ponto de vista histórico, para a rapaziada mais nova, não quero discutir ideologia.

Eu peguei nesta footage e acrescentei-lhe o hino de Portugal, o Ai Carmela espanhol, etc. a nível de áudio. Depois escrevi uns comentários pessoais históricos. Portanto o meu clip reflete a minha opinião pessoal e ideológica.

Os meus avós paternos eram do Barreiro, cidade industrial vigiada pela PIDE. A minha avó trabalhava numa fábrica de conserva de peixe e aderiu a uma greve na década de 1940. Ela foi assinalada pela PIDE, e segundo uma portaria em vigor na cidade do Barreiro, qualquer empresa que a quisesse contratar tinha de pedir autorização à PIDE em Lisboa, como a minha avó estava assinalada como grevista pela PIDE, foi proibida de voltar a trabalhar até ao 25 de Abril de 1974.

O meu pai que nasceu em 1941 passou fome, quando a minha avó foi assinalada pela PIDE. Na década de 1960 o meu pai arranjou trabalho em Lisboa, quando ele chegava ao cais marítimo do Barreiro, para apanhar o barco, tinha GNR's com metralhadoras apontadas à cabeça dele, estilo aqueles filmes dos anos 80 do muro de Berlim, com o Checkpoint Charlie. Esses polícias da GNR dos anos 1960, não eram como aqueles agentes dos anos 1980 que ficavam a beber cervejas no bar da esquadra, caso não houvesse nenhuma ocorrência. Eles estavam endoutrinados por um estado policial a caçar suspeitos de Comunismo com metralhadoras.

Finda a minha explicação familiar, passo a mostrar o meu vídeo comentado da visita do Franco a Lisboa, em 1949:

Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
Post Reply