Vacinas

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Post Reply
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Vacinas

Post by siroco »

Todas as duvidas tiradas e posto de uma forma fácil e direta. Em banda desenhada.

https://thenib.com/vaccines-work-here-a ... e3d0f9ffd0
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Vacinas

Post by Rui Santos »

Não consigo perceber como é possível sequer de haver opção.
Desculpem-me a frontalidade, mas a partir do momento em que vivemos em sociedade, há que seguir algumas regras para que todos possamos viver melhor. É um daqueles caso, em que defendo: que a lei devia tornar o plano nacional de vacinação obrigatório.
É muito fácil falar que as vacinas não fazem falta, quando foram as mesmas que irradiaram as doenças que agora dizem que não existem.

O Daniel Oliveira num post do FB colocou um video, que sintetiza um pouco os tempos que vivemos.
https://www.facebook.com/neildegrassety ... 888806613/

Post do Daniel Oliveira
Apesar de se sentirem modernos, nada separa os anti-vacinas dos criacionistas ou dos negacionistas do efeito humano nas alterações climáticas. Todos negam o mesmo, todos são tomados pela mesma arrogância, todos promovem e resultam de um recuo civilizacional das nossas comunidades.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Vacinas

Post by Samwise »

Rui Santos wrote: April 20th, 2017, 2:12 pm Post do Daniel Oliveira
Apesar de se sentirem modernos, nada separa os anti-vacinas dos criacionistas ou dos negacionistas do efeito humano nas alterações climáticas. Todos negam o mesmo, todos são tomados pela mesma arrogância, todos promovem e resultam de um recuo civilizacional das nossas comunidades.
...para além de colocarem em risco a vida de outras pessoas, o que é verdadeiramente intolerável.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Vacinas

Post by siroco »

Não é obrigatório porque não era necessário ser, mas se a moda dos antis aumentar é muito provável, e desejável, que passe a ser.

Até agora os antis sentiam-se seguros porque eram poucos e aproveitavam-se da proteção dos outros, como explicado na BD no "efeito manada".
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Vacinas

Post by Samwise »

siroco wrote: April 20th, 2017, 4:58 pm Não é obrigatório porque não era necessário ser, mas se a moda dos antis aumentar é muito provável, e desejável, que passe a ser.

Até agora os antis sentiam-se seguros porque eram poucos e aproveitavam-se da proteção dos outros, como explicado na BD no "efeito manada".
Eu já li e ouvi os argumentos e as opiniões das entidades e pessoas envolvidas nesta questão - e dos que estão a favor e contra a ideia de obrigatoriedade da vacinação - e defendo a obrigatoriedade de um conjunto de vacinas - não de todas, mas de todas as que imunizam contra doenças infecto-contagiosas.

A minha questão é muito simples: não vejo nada contra a ideia de obrigatoriedade na vacinação (absolutamente nada), mas já vejo alguns problemas potencialmente graves com o sistema tal como está neste momento - problemas esses que chegam para tirar uma vida ou outra de vez em quando (e uma vida já é demasiado) e para preocupar toda a sociedade quando as coisas vêm à praça pública.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Vacinas

Post by Samwise »

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Vacinas

Post by Rui Santos »

É um bom artigo sem dúvida.
Aponta um dos lados importantes da vacinação ser ou não obrigatória.

Note-se que no caso mais falado, há sem dúvida uma sucessão de azares, e mais do que apontar culpados (quem nunca errou que atire as pedras) há que lamentar a morte de alguém saudável. Mas uma coisa completamente diferente é a epidemia (para sermos honestos é uma mini epidemia) de Sarampo que está a surgir, muito por culpa de algumas coisas que estão bem explicada no vídeo que coloquei.
As redes sociais tem coisas boas sem dúvida, mas a quantidade de vezes que vejo factos falso serem noticiados e aparecerem na minha timeline, faz com que tenha acesso a informação muito mais errada e manipulada que alguma vez tive acesso.
Isso sim é preocupante haver tanta gente, que pensa que o ato de não vacinar uma criança é: 1) tomar uma decisão sobre alguém de qual se tem uma tutela e a pode prejudicar para sempre 2) prejudicar todos os outros à volta que contactem com essa pessoa.

Lembra um pouco alguns debates juridicos, sobre as transfusões de sangue e as testemunhas de Jeová... quem tem o direito de decidir no caso de um menor e de risco de vida. Com uma diferença substancial... aqui quem é prejudicado é apenas o doente. No caso de uma vacina pode-se estar a contribuir para a não erradicação de uma doença...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Vacinas

Post by siroco »

Mais do que um direito, a vacinação é um dever social (Expresso, 13 de junho de 2015)
Sandra Maximiano

“Há quem não vacine por crenças religiosas, há quem se oponha a vacinas que usem produtos animais, há quem considere que não está provada a sua eficácia, há ainda quem ache que as vacinas são desnecessárias quando certas doenças “já não existem” e há aqueles que receiam, sem razões médicas para tal, possíveis efeitos secundários e reações nefastas à vacinação que podem causar danos irreversíveis e até a morte.
Estes últimos objetores são pais que aceitam, em consciência, que os filhos estejam em risco de contrair a doença. Este risco é, no entanto, um risco por omissão, como se resultasse de um infortúnio e, para estes pais, preferível ao risco que advém de uma escolha “mais proativa”, a de vacinar. Mas a decisão de vacinar ou não vacinar não é apenas uma decisão moral, que mexe com a consciência de cada um, pois tem consequências negativas para os outros. Para controlar epidemias é necessária uma imunidade de grupo, em muitos casos só alcançada com uma cobertura superior a 90%.
Mais do que irresponsáveis, os pais que optam pela não vacinação, são egoístas e oportunistas, sofrendo de uma atitude chamada free riding. Protegem os filhos dos hipotéticos riscos da vacinação beneficiando do risco incorrido pelos pais que decidem vacinar as suas crianças. A coragem e a imunidade dos outros serve de escudo protetor aos seus. Usam da sua liberdade de escolha apenas porque quase todos os outros fizeram uma escolha diferente.”
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Vacinas

Post by lud81 »

Longe de mim ser anti-internet (isto é um disclaimer para o que digo a seguir, hehe) mas eu costumo dizer que a culpa da sociedade estar a andar para trás é da internet. Porquê? Pelo seguinte.

Antigamente, a forma de obter conhecimento era através de enciclopédias e outros livros de cariz científico ou filosófico, etc, qualquer área do conhecimento humano. E não era qualquer pessoa que podia publicar um livro sobre o que fosse. Com a internet agora toda a gente tem a sua voz. Como sempre tiveram, só que na época pré-internet essa voz espalhava-se pelo pequeno círculo de amigos que cada um tinha.

A internet é uma grande ferramenta de conhecimento. A melhor enciclopédia de sempre. Mas é preciso procurar na mesma aquilo que se quer. E o "problema" é que precisamente esse, a internet dá-nos aquilo que quisermos. Quem quer aprender fisica quântica, pode fazê-lo, mas quem quer passar o tempo a ver vídeos de gatos também o pode fazer. :-))) Na altura das enciclopédias, a única coisa que passava era o conhecimento da Humanidade. Com a internet, isso também passa, pois tudo o que há em enciclopédias, há na internet. Mas também passa a estupidez! Num mundo em que qualquer pessoa pode publicar blogs (e outras coisas), qualquer pessoa pode publicar e espalhar a sua estupidez. A internet veio dar voz pública e mundial a toda a estupidez que sempre existiu.

Por isso é que no século XXI a sociedade está a dar grandes passos para trás em relação ao século XX. A ciência continua a ir para a frente, mas a sociedade lentamente vai para trás. Por isso movimentos como este anti-vacinas (baseado num único estudo feito há uns 30 anos que já foi ultrapassado inúmeras vezes), a Flat Earth Society, as conspirações dos Globalists (Reptillian Interdimensional beings), os anti-Global Warming, etc, estão a voltar e a crescer a cada dia que passa.

Eu de vez em quando vejo uns vídeos da Flat Earth Society, é bom entretenimento. Mas entristece-me a força que esse movimento está a ganhar novamente nos últimos anos, depois de uns 4 séculos. :-(

E é essa a força da internet. Uma grande ferramenta para procurar e absorver tanto os maiores avanços da Humanidade como as suas maiores parvoíces. :-)
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Vacinas

Post by Rui Santos »

lud81 wrote: July 17th, 2017, 6:18 pm Longe de mim ser anti-internet (isto é um disclaimer para o que digo a seguir, hehe) mas eu costumo dizer que a culpa da sociedade estar a andar para trás é da internet. Porquê? Pelo seguinte.
O quote é só de parte do post, mas fica aqui o meu total acordo com o que escreveste.
Aliás escrevi algo de parecido recentemente no FB, naqueles dias em que tento evangelizar o FB... :oops:

Acerca de um elogio por causa da página "truques da imprensa nacional"

Sim, mas sem esquecer que a trupe internauta cada vez mais me desilude, através das caixas de comentários que vou lendo, e da quantidade de lixo que vejo partilhado vezes sem conta.
A Internet é isto, tem muita coisa boa, mas muito mais coisas más, como o lixo repetido vezes sem conta, a informação falsa, a mesquinhez e a inveja.
Nem tudo são rosas na internet.

Excelente página que acompanho desde o início. Lendo sempre com muita atenção a mesma. Discordei deles apenas algumas vezes, mas são absolutamente obrigatórios no panorama atual da internet.

Acho que deviam ter um blog onde iam colocando as notícias... experimenta procurar algo que tenham escrito à um mês e percebes a dificuldade que é. E no mundo atual vale muito a penas olhar por vezes para trás e não só para a frente.
A internet é precisamente o que escreves lud, um mundo cheio da verdade, e cheio também de lixo. Lixo esse que cada vez mais vejo à minha frente via partilhas do FB e quando me dou ao trabalho de ler os comentários.

Há algumas frases que me vêm à memória cada vez que vejo coisas na net:
"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" Joseph Goebbels Ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista
"Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência" Mark Twain

E finalmente não esquecer, a Wikipedia é um extraordinário exemplo do que uma comunidade pode fazer e criar, mas muito cuidado quando se usa informação da mesma para algo realmente critico, pois a Wikipédia é feita por humanos em regime de voluntariado, logo pode estar cheia de erros.

Sei que não gostas de likes nos fóruns, mas o teu post merece o meu like :mrgreen:
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Vacinas

Post by PanterA »

Muitos aqui devem ser muitos mais velhos que eu. Mas por exemplo, quando eu entrei para o 5º ano para aí em 98/99, eu fui obrigado a ter as vacinas em dia. E lembro-me disto porque quando era puto tinha um pavor de tal forma ás agulhas, que tive em risco de não entrar para o básico porque as enfermeiras não me conseguiam dar a dita cuja.

Agora hoje em dia isso já não é assim? Provavelmente para quem já tem filhos deve ser mais fácil de responder.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Vacinas

Post by paupau »

Ainda e feita a verificacao daa vacinas aquando da matricula. E com a historia do sarampo houve cuidados redobrados nessa verificacao.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Vacinas

Post by Rui Santos »

As minhas filhas tem de apresentar o boletim de vacinas todos os anos, inclusive a que anda no colégio que por causa do Sarampo até emails recebemos (e muito bem imho).
Eu em 1988, lembro-me de no primeiro ano de faculdade ter de ir fazer o teste da tuberculina (era na praça do Chile) e dois dias depois ir mostrar a reação acho que na rua do Apolo 70.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Post Reply