Saúde e Bem Estar - Running

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Recentemente, o jornal Británico The Guardian, publicou no seu blog de running, um artigo onde descreve as principais razões para começar a correr e não desistir. Com a chegada da Primavera, muitas pessoas começam a correr, mas com o tempo, algumas acabam por desistir.

A investigação demonstra que uma grande percentagem de principiantes acaba por abandonar a prática da corrida ao fim de 2 meses. Apesar disso, a evidência sobre os benefícios da corrida está generalizada e comprovada. Por outro lado, os benefícios da corrida tornam-se mais significativos quando tornamos este hábito algo regular.

Aqui ficam 5 razões para continuar a correr, sem desistir.

1. Correr aumenta a inteligência. Este efeito acontece depois dos corredores terem desenvolvido um nível básico sólido, e iniciarem os seus primeiros treinos de intervalo ou series. Num estudo da Univerdidade de Münster, da Alemanha, os neurologistas demonstraram que os corredores de séries demonstravam melhores níveis do fator neurotrófico derivado do cerebro (BDNF), responsável por estimular o crescimento e a longevidade dos neurónios. Para além disso, correr aumenta os níveis de noradrenalina (um neurotransmissor responsável pela melhoria da concentração e do estado de atenção).

2. Correr não faz mal aos joelhos. Muitas vezes, ouve-se dizer, erradamente, que correr prejudica os joelhos. Embora os joelhos se ressintam durante a corrida, já que suportam 20 a 25 vezes o peso do atleta, isso não significa que a corrida faz mal aos joelhos. Pelo contrário; é o que comprova o estudo realizado por médicos pesquisadores na Austrália, publicado pelo American College of Sports Medicine. Neste, concluiu-se que a relação da atividade física com as articulações do joelho é positiva, devido ao aumento do volume da cartilagem. A corrida ajuda a fortalecer a musculatura, o que estabiliza a estrutura das articulações e impede rotações não naturais ao movimento. O problema, portanto, não está na corrida, mas na forma como é praticada. Escolha incorreta dos ténis, locais inadequados de treino, falta de preparação física, são os principais fatores causadores de lesões nos joelhos. Existem ainda ainda os fatores de predisposição para lesões, como excesso de peso, idade avançada e desequilíbrio anatómico.

3. Correr melhora a memória. Se a investigação já provou que correr aumenta a plasticidade cerebral (isto é, a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito), as pessoas que correm necessitam de menos esforço para recordar aspetos da sua vida quotidiana. Virginia Woolf, escritora, afirmava que caminhar era como ler, ou seja, uma atividade mental e criativa. Para muitos corredores de longa distância, a corrida adquire um papel profundamente restaurador e meditativo.

4. Correr reduz os níveis de stress. Está provado que o contacto com a natureza é benéfico. Recentemente, foram realizados estudos sobre a influencia da natureza nos benefícios cognitivos, concluindo-se que ajuda a restabelecer a função cognitiva, reduz o stress, melhora a atenção e aumenta a longevidade. A melhoria na função cognitiva tem início após 20 minutos de exercício e mantém-se até cerca de 40 minutos de treino. O motivo principal para esse efeito positivo na cognição é o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e o estimulo de células nervosas que causam a libertação de mais neurotransmissores. Esse efeito positivo mantém-se por um período após o final dos exercícios. Em resumo, durante uma sessão de exercícios aeróbios intensos, a performance mental melhora em vários sentidos: tempo de reação a estímulos, perceção e interpretação visual de imagens, controle de processos como planeamento, organização, memória de curto prazo e inibição a reações excessivas.

5. Segredo da Euforia do corredor: anandamida. O prazer sublime, a tranquilidade sentida no final de correr é difícil de explicar a quem nunca experimentou esta sensação, mas a verdade é que a euforia do corredor existe. Apesar de muitos corredores se vangloriarem deste sentimento de bem estar, os cientistas basearam-se na explicação das endorfinas como responsáveis pelo estado de humor. Embora as dúvidas persistam, o mistério foi resolvido recentemente: os corredores experimentam uma sensação de euforia quando se ativa a anandamida – um neurotransmissor, produzido pelo cérebro humano e descoberto em 1992, também conhecido como “substância da felicidade” – com efeitos analgésicos, ansiolíticos, antidepressivos e de alegria. Em conclusão, apesar dos primeiros três meses de treino poderem ser exigentes, a maioria dos benefícios mencionados resultam da prática habitual da corrida.
In https://everyzone.sportzone.pt/running/ ... e-correr-0

Fiquei com satisfeito com isto que li. Tenho sido autenticamente bombardeado com negativismo da parte de conhecidos que não correm, muito na linha de: "correr reduz a longevidade", "um corredor ao fim de alguns anos está cheio de problemas nas articulações", etc, etc
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Hoje consegui realizar uma das minhas metas pessoais que era a de correr uma meia maratona.
Espero que tenha sido a primeira de muitas. E, para primeira, o meu tempo até foi bem razoável... Na casa da 1h43m! :-)

Alguém aqui do fórum correu ou vai correr alguma das várias meias maratonas que se irão realizar até ao final do ano?

Eu fiquei com apetite por mais, e vou tentar ir a mais algumas...
Também estou inscrito na Maratona do Porto, que se irá realizar em Novembro, mas conseguir terminar essa já é outra história... Vai ser uma experiência e logo vejo como saio dela... Espero que vivo e de boa saúde... :mrgreen: :mrgreen:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Darkav »

Grande tempo! E estavas tu com receios :)

Eu agora estou parado na corrida. Ganhei coragem e sempre cheguei a alterar o estilo de passada. Comprei uns Nike Free 3.0 e recomecei o C25K em estilo minimalista. Mas tive que parar, porque de momento estou entusiasmado e a ter imensos resultados com planos de HIIT em casa. Já fiz o Insanity, e agora estou no Focus T25 (acabei hoje o Alpha e vou entrar na fase Beta). Já não estava em tão boa forma na minha vida desde, provavelmente, os meus 17 anos, quando praticava Taekwon-Do. Mas não consigo correr e fazer isto ao mesmo tempo. É muito puxado. Tive mesmo que parar. Daqui a 9 semanas, quando acabar o T25, recomeço a correr... E talvez depois faça o P90X3 :P
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Darkav wrote:Grande tempo! E estavas tu com receios :)
Correu melhor do que eu esperava! :wink: Mas também foi muito fruto do meu receio... Só decidi que ia correr esta meia maratona do Porto, cerca de um mês antes. E nessa altura nunca tinha corrido esta distância exacta... Na internet consegue-se encontrar sites com planos de treino para correr uma meia maratona, só que esses planos duram no mínimo 3 meses...

Então o que eu fiz... Algo impensável... Nas férias comecei a correr a meia maratona e impuz a mim próprio correr uma meia maratona de 2 em 2 dias... Achei que assim consegui mais rapidamente familiarizar-me com a distância. Nas férias que duraram 15 dias, corri 6 meias maratonas, sempre perto da casa das 2H de tempo. Quando voltei de férias, continuei a tentar manter essa frequência, de correr uma meia de 2 em 2 dias, mas aumentei a distância para 21,6km (a meia maratona tem 21,1km). Achei também que assim estaria a dar uma margem de segurança de 1/2 quilómetro. Quando fosse correr a meia maratona do Porto, iria beneficiar desse "desconto" e achei que isso poderia facilitar... :-)))

Fui para a Meia Maratona do Porto, com a ideia de tentar contrariar a tendência que normalmente se tem quando se corre em competição, que é a de não seguirmos o nosso próprio ritmo, mas o daqueles que correm à nossa volta... Não o consegui e acabei por correr a um ritmo bem mais elevado do que normalmente faço... Conclusão: aos 16 km fiz as contas e fiquei entusiasmado pois iria conseguir ficar abaixo da marca da 1H40... Só que a 3 km do final, quebrei fisicamente... :oops: O cansaço muscular era muito intenso, devido a estar a correr a um ritmo que não estava habituado. Corri os últimos 3 km em grande dificuldade, em menor velocidade, mas lá consegui chegar ao final... :-)
Darkav wrote: Eu agora estou parado na corrida. Ganhei coragem e sempre cheguei a alterar o estilo de passada. Comprei uns Nike Free 3.0 e recomecei o C25K em estilo minimalista. Mas tive que parar, porque de momento estou entusiasmado e a ter imensos resultados com planos de HIIT em casa. Já fiz o Insanity, e agora estou no Focus T25 (acabei hoje o Alpha e vou entrar na fase Beta). Já não estava em tão boa forma na minha vida desde, provavelmente, os meus 17 anos, quando praticava Taekwon-Do. Mas não consigo correr e fazer isto ao mesmo tempo. É muito puxado. Tive mesmo que parar. Daqui a 9 semanas, quando acabar o T25, recomeço a correr... E talvez depois faça o P90X3 :P
Sinceramente, tive que pesquisar no google o que era isso de "Focus T25", "Insanity", " P90X3 "... :mrgreen: Para mim era chinês. Mas lá descobri que são planos de treino de musculação.
Ainda bem que estás a ter resultados, mas cuidado para que eles não dificultem a corrida no futuro.
Conheço uma pessoa que correu muito até que começou a investir na musculação. Ganhou tanta massa muscular que ficou demasiado pesado para correr. Hoje, muitos anos depois, arrepende-se de ter levado tal longe de mais, pois diz ele que tem saudades dos tempos em que corria, mas que perder massa muscular é muito difícil.

Eu também comecei a fazer musculação, em simultâneo com a corrida. Embora, nos últimos meses tenha me desenfiado muito da musculação (apenas 1 treino de 2 em 2 semanas) e investido mais na corrida. Mas é por falta de tempo!
A ideia que eu tinha era conseguirum físico harmonioso. Não pretendia ficar ultra-musculado nas pernas, graças à corrida, mas magricelas na parte superior. Como também não queria o inverso.
Mas na verdade, se tiver que sacrificar algo, coloco mais facilmente de parte a musculação, pois é na corrida que eu me sinto realmente bem e feliz com a vida, com paz interior, fruto da tal "higiene mental" que a mesma opera.
Eu pratiquei dos 16 aos 22 anos Karate, e acho que em certos aspectos estou na minha melhor forma de sempre. Nunca tive tanta resistência e força como a que possuo agora aos 43 anos... Isso deixa-nos bem satisfeitos... Como te compreendo! :mrgreen:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Darkav »

Não é bem musculação. O Insanity e o T25 usam apenas o peso do corpo para os exercícios. É mais para perder massa gorda e ganhar massa muscular de forma equilibrada. Mas em treino intervalado de alta intensidade. Não é para ganhar músculo como os treinos de hipertrofia. Mas com o T25 não consigo correr. A mudança para passada natural colocou todo o impacto que o joelho sofria para os gémeos, o que me obriga a uma fase de adaptação bem grande. E o T25 foca-se muito em treino de pernas (pelo menos a primeira fase), pelo que não estava a aguentar todo o stress nos gémeos. Mas estou desejoso para voltar a correr :-P
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Darkav wrote:Não é bem musculação. O Insanity e o T25 usam apenas o peso do corpo para os exercícios. É mais para perder massa gorda e ganhar massa muscular de forma equilibrada. Mas em treino intervalado de alta intensidade. Não é para ganhar músculo como os treinos de hipertrofia. Mas com o T25 não consigo correr. A mudança para passada natural colocou todo o impacto que o joelho sofria para os gémeos, o que me obriga a uma fase de adaptação bem grande. E o T25 foca-se muito em treino de pernas (pelo menos a primeira fase), pelo que não estava a aguentar todo o stress nos gémeos. Mas estou desejoso para voltar a correr :-P
Encontrei esta imagem na net:

Image

O programa é constituído por exercícios feitos com esse elástico?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Darkav »

Acho que é só na última fase (Gamma) do T25, em que se pode escolher dois tipos de treino distintos. Finalizei agora a primeira (Alpha) em que foi só com o peso do corpo, e hoje entro na Beta. De qualquer forma, tenho pesos em casa, que são preferíveis aos elásticos.
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Lorde X wrote:Alguém aqui do fórum correu ou vai correr alguma das várias meias maratonas que se irão realizar até ao final do ano?

Eu fiquei com apetite por mais, e vou tentar ir a mais algumas...
Também estou inscrito na Maratona do Porto, que se irá realizar em Novembro, mas conseguir terminar essa já é outra história... Vai ser uma experiência e logo vejo como saio dela... Espero que vivo e de boa saúde... :mrgreen: :mrgreen:
Minha opinião pessoal. Cuidado com o volume de treinos... vais "queimar" mais cedo ou mais tarde :wink: Percebo o plano, até porque eu próprio estou a ter que acelerar/abusar a minha preparação para a meia de 5/10, porque "atrasei-me" em Agosto com uma lesão, mas meias de 2 em 2 dias é "suicida".

A "bitola" costuma ser sensivelmente 50% da distância nos treinos "normais", 75% ou um pouco mais consoante no treino longo da semana. Se o objectivo for fortalecer, eu pessoalmente obtive maior evolução na fase em intervalei os treinos normais com treinos mais curtos, mas muito mais intensos (séries).

Quase todos os planos de treino 12 semanas assentam nesse esquema. Por alguma (boa) razão deve ser.

PS.- Os treinos mais curtos mas a ritmos mais elevados também ajudam precisamente a lidar com a situação de chegarmos à prova e fazermos ritmos mais elevados que o dos treinos. É certo e sabido que isso vai acontecer ;) Fazemos quase sempre a nossa melhor marca dos últimos tempos numa prova.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Sykor wrote:
Lorde X wrote:
Minha opinião pessoal. Cuidado com o volume de treinos... vais "queimar" mais cedo ou mais tarde :wink: Percebo o plano, até porque eu próprio estou a ter que acelerar/abusar a minha preparação para a meia de 5/10, porque "atrasei-me" em Agosto com uma lesão, mas meias de 2 em 2 dias é "suicida".

A "bitola" costuma ser sensivelmente 50% da distância nos treinos "normais", 75% ou um pouco mais consoante no treino longo da semana. Se o objectivo for fortalecer, eu pessoalmente obtive maior evolução na fase em intervalei os treinos normais com treinos mais curtos, mas muito mais intensos (séries).

Quase todos os planos de treino 12 semanas assentam nesse esquema. Por alguma (boa) razão deve ser.

PS.- Os treinos mais curtos mas a ritmos mais elevados também ajudam precisamente a lidar com a situação de chegarmos à prova e fazermos ritmos mais elevados que o dos treinos. É certo e sabido que isso vai acontecer ;) Fazemos quase sempre a nossa melhor marca dos últimos tempos numa prova.
Eu sei que devia também alternar corridas de distância mais longa com as tais séries rápidas, mas a verdade é que não aprecio correr desta forma... O que eu queria era tornar a meia maratona a minha distânca normal de corrida, pois usufruo bem mais a todos os níveis, mesmo a nível da tranquilidade interior, da limpeza mental, etc, quando corro 2 horas do que quando corro menos do que 1.

Como o meu objectivo em Outubro é correr a maratona, até estará certa a minha ideia de correr então a meia maratona como distância normal, pois a mesma será 50% da distância da prova.

Na semana passada, depois de correr a meia maratona do Porto no Domingo dia 14, corri novamente a meia na 3ª e na 5ª feira seguintes. No último domingo realmente quebrei fisicamente... Tinha me proposto correr 2 horas e fiquei-me pela hora e meia pois muscularmente senti-me muito cansado. Ontem, porque senti que ainda não tinha recuperado fisicamente, corri apenas 10km, mas a uma velocidade bem inferior à que costumo conseguir (fiquei-me pelos 49m).

Como te compreendo quanto à frustação acerca da lesão que sofreste. No meu caso foi bem pior, pois uma queda em Dezembro do ano passado, implicou uma paragem de 45 dias, logo na época festiva em que cometi vários excessos alimentares... Conclusão. Demorei 6 meses a retomar a forma que tinha antes da queda, o que se traduziu no total em 7,5 meses de atraso...

Sei que evoluiria mais se cumprisse um plano de treinos desse, mas também já não tenho qualquer aspiração de, com 43 anos, me tornar no novo Carlos Lopes... :mrgreen: embora não me importasse de ser o novo Fauja Singh saint-) http://en.wikipedia.org/wiki/Fauja_Singh
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Lorde X wrote: Sei que evoluiria mais se cumprisse um plano de treinos desse, mas também já não tenho qualquer aspiração de, com 43 anos, me tornar no novo Carlos Lopes... :mrgreen: embora não me importasse de ser o novo Fauja Singh saint-) http://en.wikipedia.org/wiki/Fauja_Singh
Nunca (à partida) seremos Carlos Lopes, mas nem precisamos porque podemos (e devemos) sempre aspirar às nossas vitórias pessoais. É a verdadeira "beleza" da corrida, ao melhorarmos o nosso tempo e/ou a nossa capacidade de cumprimos as distâncias saímos sempre vencedores.
Pouco interessa se ficámos no ultimo terço de 15 mil atletas, o que realmente interessa foram os 5min, os 10min, seja o que for que tirámos ao nosso melhor tempo.
Falo por mim é claro, mas desconfio que, fora os mais fanáticos para quem tudo na vida é competição e fonte de "bazófia", quase todos encaram o desporto (neste caso a corrida) da mesma forma.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Sykor wrote:É a verdadeira "beleza" da corrida, ao melhorarmos o nosso tempo e/ou a nossa capacidade de cumprimos as distâncias saímos sempre vencedores.
Pouco interessa se ficámos no ultimo terço de 15 mil atletas, o que realmente interessa foram os 5min, os 10min, seja o que for que tirámos ao nosso melhor tempo.
Falo por mim é claro, mas desconfio que, fora os mais fanáticos para quem tudo na vida é competição e fonte de "bazófia", quase todos encaram o desporto (neste caso a corrida) da mesma forma.
Sim, é verdade que o cronómetro é o companheiro inseparável do corredor... Mas também é fonte de stress e insatisfação...
No ano passado passei vários meses a esforçar-me para me tornar mais rápido. Todos os meses conseguia tirar 1m em média ao tempo em que fazia os 10km. Em Novembro fiz os 10km em 45'25'', que ainda é o meu record pessoal para essa distância. Em Dezembro, com a queda na S. Silvestre, estive 45 dias sem correr e 6 meses a seguir a recuperar a forma perdida... Entretanto, em Julho deste ano voltei a conseguir aproximar-me desses tempos, mas como estabeleci o objectivo de correr a meia e a maratona e dado que o tempo já era escasso, comecei a trabalhar exclusivamente a resistência, deixando a velocidade de lado. Conclusão: hoje consigo correr sem dificuldade 2 horas seguidas, mas não tenho a velocidade que tinha quando trabalhava os 10km...

Por outro lado, retirar minutos ao nosso tempo pessoal irá esbarrar necessariamente nas nossas limitações físicas e chegará uma altura em que atingiremos o nosso máximo e a partir daí será perder velocidade todos os anos... Já notei também que alguns que trabalham dessa forma, chega uma altura em que parece-me que desmotivam pois não conseguem melhorar mais o seu record pessoal. E aí começam a aplicar-se menos e os tempos a piorar... o que acaba por ser mais fonte de insatisfação...

Também reparei que usufruo bem mais da corrida, se o meu objectivo passar a ser a distância e não a velocidade...
E neste momento estou nessa indecisão... Entre a velocidade e a distância. Julgo que esta última irá ganhar e que continuarei a investir nela, até porque me sinto bem melhor fisicamente e mentalmente, quando corro longas distâncias. E a distância, como o provou aquele indiano, é algo de que não temos que abdicar enquanto os anos passam yes-)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Como agora estás "embalado" para tentar a maratona em Novembro e já deves ter em mente o que pretendes fazer, não é a melhor altura para "experiências". Mas (opinião/percepção pessoal) os treinos de séries são eficazes, quanto mais não seja para variar a "monotonia" 1x por semana.

Eu também só os introduzi nos meus hábitos, depois de me "estabelecer" nos 10Kms. Até aí preocupei-me só em fazer a distância, e fazê-la de forma consistente. Depois disso adicionar um treino de séries 1x por semana ajudou a melhorar os meus ritmos.

Circuito de 1200 metros, 800 feitos em ritmo bem acima do habitual, 400 em jogging para recuperar, primeiros treinos 4 repetições, depois 6 e 8 (à medida que fui avançando na preparação). Acrescentando um par de quilómetros em ritmo lento para aquecer, e outro tanto para abrandar no fim, e fica um treino para "desenjoar" no ponto ;)
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Sykor wrote: Circuito de 1200 metros, 800 feitos em ritmo bem acima do habitual, 400 em jogging para recuperar, primeiros treinos 4 repetições, depois 6 e 8 (à medida que fui avançando na preparação). Acrescentando um par de quilómetros em ritmo lento para aquecer, e outro tanto para abrandar no fim, e fica um treino para "desenjoar" no ponto ;)
Obrigado salut-) Irei experimentar após a maratona, embora ainda não me tenha acontecido enjoar a corrida... :mrgreen:

Mas há outra razão para eu investir na resistência em vez da velocidade, embora tenha de aprofundar mais esse assunto. É que me parece que fará melhor ao nosso coração correr a velocidades mais lentas, distâncias superiores, do que o inverso. Pelo menos eu sinto que puxo menos por ele, mas por outro lado que ele tem ganho mais resistência. Pelo menos assim o espero...
É que eu não quero que o dia do meu enterro chegue rápido... Eu corro para prolongar a minha expectativa de vida e não o contrário... :lol:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Em termos cardíacos, a corrida lenta será sempre (à priori) mais benéfica a longo prazo que a intensidade alta. Não sou entendido, mas a filosofia dominante (e tem a sua lógica) é que fortalece muito mais um regime de baixa intensidade mas longo, do que um regime de intensidade extrema que mal permite ao organismo "lidar com a porrada".
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Ontem depois de uma semana atípica, fui correr a Meia Maratona de Ovar. Foi a primeira vez e apenas a 2ª Meia Maratona que corri. Gostei bastante do percurso, principalmente da parte em que fomos ao Furadouro e passamos pela marginal junto da Praia. Maioritariamente plano, mas com umas subidas nos últimos kms.

Não me preparei devidamente. Aliás, só me inscrevi na 4ª feira anterior. Tinha feito um treino na 2ª feira de quase 22km a puxar, o que me deixou bastante cansado muscularmente. Na 4ª feira, horas antes de me decidir inscrever, corri 10m tb a puxar e quebrei fisicamente... De 4ª feira a domingo, andei a tomar brufen por causa da garganta e a aplicar à noite Picalm nos músculos das pernas para ver se conseguia que as dores musculares me passassem.. nesses dias não treinei...
Ou seja, as perspectivas de conseguir um bom tempo eram nulas... :-?

Comecei a corrida e as dores musculares fizeram-me crer que nem sequer iria conseguir terminá-la... Aos 3km já estava bastante cansado... E depois o que sucedeu? Os músculos devem ter aquecido (tinha feito um aquecimento antes da corrida, mas breve, pois não tive espaço para mais) e as dores e o cansaço foram progressivamente passando... Até que cheguei aos 18/19 km (altura em que tinha quebrado na Meia Maratona do Porto) e notei que ainda me sentia fresco e que podia mesmo conseguir um tempo melhor do que a do Porto (tinha ficado na casa da 1H43m) , inclusivé abaixo da 1H40m... Então passei esses 2 últimos kms a acelerar e a ultrapassar alguns corredores...
Conclusão, por poucos segundos não fiquei na casa da 1H39... :-D

Mas fiquei com uma sensação agridoce pois se tivesse corrido descansado, com uma boa semana anterior de treinos, poderia ter feito bem melhor... Agora o meu objectivo para a Meia Maratona de Famalicão é ficar na casa da 1H35... A ver vamos... Mas claro, antes disso tenho a Maratona do Porto. Aí o meu objetivo é bem mais modesto.. Acabar em menos de 4 horas...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply