Saúde e Bem Estar - Running

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Sykor wrote:eu próprio estou a ter que acelerar/abusar a minha preparação para a meia de 5/10, porque "atrasei-me" em Agosto com uma lesão.
Então sempre foste correr a meia maratona ontem? Conseguiste atingir os teus objectivos?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Treinos a puxar pouco tempo antes da prova pagam-se :P

É certo que depende de cada do organismo de cada um, mas para mim o conceito de "boa semana de treinos antes da prova" faz-me confusão. As minhas semanas antes de uma "prova-objectivo" são de descanso, com 1 ou 2 treinos de baixo ritmo só para "rolar" e manter as pernas ativas.

A minha preparação final para a meia de Lisboa foi menos atribulada isso é certo ;) No domingo anterior, treino de 22Kms em ritmo um pouco abaixo (6m20s) do que pretendia impor na prova, para "provar" a mim mesmo que estava pronto para a distância. Imenso sofrimento após o 16.º km mas o facto de o meu circuito de 4Kms incluir duas subidas, uma das quais com inclinação apreciável, não ajudou. A partir daí foi descanso, e dois dias antes da prova (sexta portanto), 8/9 Kms, com companhia, a rolar num circuito menos puxado.

A prova correu 5 estrelas (para quem vinha de uma experiência atribulada/sofrida em março). Tempo modesto é certo (meio minuto abaixo das 2h10), mas que me deixou plenamente satisfeito.
Ritmo equilibrado ao longo da prova, mas sempre em ligeiro crescendo (nisso o pulsimetro é ferramenta essencial), poucas ou nenhumas dores, e ainda deu para apertar nos últimos 3/4 quilómetros.
Confusão fez o maldito GPS do telemóvel que para não variar "andou aos esses" e põs-me mais 1km na distância percorrida, baralhando os dados que me ia apresentando relativamente ao ritmo médio.

Agora é virar-me novamente para os 10Kms, voltar a ganhar pernas para tempos da casa dos 50/55 mins, e assim quando repetir a meia de março em Lisboa baixar das 2 horas será uma "coisa fácil" (espero eu). :lol:

EDIT: Posts cruzados... :roll:
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Boas Sykor! Antes de mais, os meus parabéns por teres concluído a meia maratona de Lisboa. yes-) É um marco que fica para sempre e que muito orgulho dá a um corredor. Há 2 anos atrás, quando comecei a correr, via a Meia Maratona como algo muito distante / impossível e sonhava um dia poder finalizar uma...
Sykor wrote: Treinos a puxar pouco tempo antes da prova pagam-se :P

É certo que depende de cada do organismo de cada um, mas para mim o conceito de "boa semana de treinos antes da prova" faz-me confusão. As minhas semanas antes de uma "prova-objectivo" são de descanso, com 1 ou 2 treinos de baixo ritmo só para "rolar" e manter as pernas ativas.
Pois se calhar não me expliquei bem, mas o que queria dizer com essa da "boa semana de treinos antes da prova" era precisamente treinar com baixa intensidade de forma a não cansar os músculos. Foi o que fiz na semana anterior à Meia Maratona do Porto. NA semana anterior à Meia Maratona de Ovar, não o fiz, pois não estava à espera de ir corrê-la... Só me decidi depois de o mal já estar feito... :-(
Sykor wrote:
Ritmo equilibrado ao longo da prova, mas sempre em ligeiro crescendo (nisso o pulsimetro é ferramenta essencial),
Desculpa-me a ignorância, mas o que é um "pulsímetro"? :oops:
Sykor wrote:
Confusão fez o maldito GPS do telemóvel que para não variar "andou aos esses" e põs-me mais 1km na distância percorrida, baralhando os dados que me ia apresentando relativamente ao ritmo médio.
Há uns meses atrás experimentei fazer umas corridas com o telemóvel com a aplicação Runtastic, a qual usa o GPS do telemóvel para ir contabilizando o percurso e no final apresenta uns quadros muito bonitos com o percurso, distâncias, ritmo, etc. Como por vezes o GPS não reconhecia com exactidão o sítio exacto onde eu estava a correr, no final os dados saiam sempre falseados... Chegou uma altura em que me fartei da experiência e voltei ao meu cronómetro, o qual tem sido uma companhia inseparável. Desde que comecei a correr, ainda na altura em que corria apenas 2,5km, que contabilizo os meus tempos. Depois insiro-os numa folha de cálculo de um ficheiro excel, no qual, em vários separadores, tenho uma série de gráficos diferentes que me permitem observar a minha evolução. Num dos percursos de 10km que faço, gravo o meu tempo de 2,5 em 2,5km, por isso é enbgraçado ver no gráfico a minha evolução em cada uma das 4 partes de 2,5km do total dos 10km. Consegue-se ver muito bem onde é que não puxei tanto ou onde me fui mais abaixo... Agora que estou a fazer treinos de 21,6km, já não consigo controlar com tanta exactidão, mas tenho apontado sempre o tempo que faço no primeiro percurso de ida e no percurso da volta, os quais são iguais e tem os mesmos 10,8km cada.
Sykor wrote:
Agora é virar-me novamente para os 10Kms, voltar a ganhar pernas para tempos da casa dos 50/55 mins, e assim quando repetir a meia de março em Lisboa baixar das 2 horas será uma "coisa fácil" (espero eu). :lol:
E até lá não tencionas participar em mais provas? Eu não quero perder este ritmo. Já me inscrevi na Meia Maratona de Famalicão e na Maratona do Porto, ambas em Novembro. Em Dezembro devo fazer a S. Silvestre (10 km) do Porto e a volta de Paranhos (tb 10km) e vou procurar mais provas em que possa participar. Gostava de fazer mais meias maratonas ao longo do ano. Recentemente houve uma em Coimbra, mas era um pouco longe e não me senti motivado a ir para lá sozinho...

Já falta menos de um mês para a Maratona do Porto e estou algo ansioso. A distância máxima que corri foram os 21,6km... 42 km é muita fruta mesmo... A ver vamos se a conseguirei terminar... nails-)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Lorde X wrote:Boas Sykor!
[...]
Sykor wrote:
Ritmo equilibrado ao longo da prova, mas sempre em ligeiro crescendo (nisso o pulsimetro é ferramenta essencial),
Desculpa-me a ignorância, mas o que é um "pulsímetro"? :oops:
Monitor de frequência cardiaca. São relativamente baratos. O que uso agora, depois do velhinho da Sigma ter encomendado a alma, é do Lidl e gosto bastante dele. Tendo em conta a relação preço(<20€)/especificações não conheço melhor.
Lorde X wrote:
Sykor wrote:
Confusão fez o maldito GPS do telemóvel que para não variar "andou aos esses" e põs-me mais 1km na distância percorrida, baralhando os dados que me ia apresentando relativamente ao ritmo médio.
Há uns meses atrás experimentei fazer umas corridas com o telemóvel com a aplicação Runtastic, a qual usa o GPS do telemóvel para ir contabilizando o percurso e no final apresenta uns quadros muito bonitos com o percurso, distâncias, ritmo, etc. Como por vezes o GPS não reconhecia com exactidão o sítio exacto onde eu estava a correr, no final os dados saiam sempre falseados... Chegou uma altura em que me fartei da experiência e voltei ao meu cronómetro, o qual tem sido uma companhia inseparável. Desde que comecei a correr, ainda na altura em que corria apenas 2,5km, que contabilizo os meus tempos. Depois insiro-os numa folha de cálculo de um ficheiro excel, no qual, em vários separadores, tenho uma série de gráficos diferentes que me permitem observar a minha evolução. Num dos percursos de 10km que faço, gravo o meu tempo de 2,5 em 2,5km, por isso é enbgraçado ver no gráfico a minha evolução em cada uma das 4 partes de 2,5km do total dos 10km. Consegue-se ver muito bem onde é que não puxei tanto ou onde me fui mais abaixo... Agora que estou a fazer treinos de 21,6km, já não consigo controlar com tanta exactidão, mas tenho apontado sempre o tempo que faço no primeiro percurso de ida e no percurso da volta, os quais são iguais e tem os mesmos 10,8km cada.
Mesmo com o telemóvel (com a app Endomondo), que já uso há alguns anos pela vertente multidesporto, nunca deixei de usar cronometro. Mas gosto de registar com o GPS do tlm, como método de registo "preciso" dos meus ritmos. E porque assim chego a casa e não tenho que me ralar com atualizar o registo. É só deixar sincronizar. Ajuda a ver onde e como estamos a manter os ritmos. Só que às vezes com prédios e/ou obstruções aquilo "dança" por todo o lado em termos de registar as coordenadas GPS. :lol:
Lorde X wrote:
Sykor wrote:
Agora é virar-me novamente para os 10Kms, voltar a ganhar pernas para tempos na casa dos 50/55 mins, e assim quando repetir a meia de março em Lisboa baixar das 2 horas será uma "coisa fácil" (espero eu). :lol:
E até lá não tencionas participar em mais provas? Eu não quero perder este ritmo. Já me inscrevi na Meia Maratona de Famalicão e na Maratona do Porto, ambas em Novembro. Em Dezembro devo fazer a S. Silvestre (10 km) do Porto e a volta de Paranhos (tb 10km) e vou procurar mais provas em que possa participar. Gostava de fazer mais meias maratonas ao longo do ano. Recentemente houve uma em Coimbra, mas era um pouco longe e não me senti motivado a ir para lá sozinho...

Já falta menos de um mês para a Maratona do Porto e estou algo ansioso. A distância máxima que corri foram os 21,6km... 42 km é muita fruta mesmo... A ver vamos se a conseguirei terminar... nails-)
Até lá farei algumas sim, até porque estou ligado ao clube de atletismo cá do sitio e há imensas provas na zona, geralmente mais viradas para os miúdos mas também com provas para seniores/veteranos, por normas com distâncias mais curtas que os 10kms. Por isso acabarei sempre por participar nelas. Já que vou com o miúdo, faço também uma "perninha" só porque sim.
Para além disso, São Silvestre de Lisboa é para repetir, GP Fim da Europa (Sintra) em Janeiro, etc etc etc. Já tenho planeadas meia dúzia de provas "grandes" para outros tantos meses até ao próximo verão em 2015.
Mas estas semanas que faltam até à S.S. de Lisboa vão ser mesmo de treinos e provas "menores" para divertir.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

E já está feita a Maratona do Porto! Uma prova que, à 2 anos atrás, quando eu pesava mais 40 quilos do que peso hoje, se me dissessem que um dia a iria completar, eu não acreditaria... Mais, apostaria facilmente dinheiro em como tal não seria verdade... :mrgreen:

Na altura eu não conseguia correr 1 minuto seguido sequer e detestava correr, pelo sofrimento que associava a esse desporto.

Apenas em Agosto último comecei a treinar a sério com o objectivo de correr este ano meias maratonas e uma maratona. Como já não tinha muito tempo, fiz a maluqueira de seguir um plano de treinos aburdamente ambicioso... ainda para mais para quem nunca tinha corrido mais de 15km (apenas uma vez): Correr uma meia maratona de 2 em 2 dias. Em 15 dias corri 6. A uma velocidade lenta e custando-me muito as primeiras. Depois o meu corpo foi progressivamente se habituando. Graças a esse treino consegui fazer as Meias maratonas do Porto e de Ovar. Só que, até ao dia de hoje, 22km era a distância maior que eu tinha corrido...

E o que eu ouvi sobre a prova da maratona assustou-me realmente, deixando-me plenamente convencido que "até aos 30km, todos chegam... daí em diante começa a quebrar tudo: músculos, coração, articulações..." e que "entre os 30 km e os 35 km a vontade de desistir é muito grande e quem a conseguir superar, normalmente consegue terminar a prova".

Como nunca tinha corrido mais de 22 kms, corri os primeiros 29 kms completamente à defesa, tentando manter um ritmo constante, sem puxar nas descidas e salvaguardando-me ao máximo nas subidas. Até que cheguei aos 31 kms e verifiquei que, surpreendentemente, ainda me sentia fresco. Nessa altura comecei a ultrapassar corredores encostados ao lado da estrada ou a caminhar... Faltavam cerca de 10km e julguei que conseguiria terminá-los sempre a puxar. Bem, quase consegui. Dos 31 aos 39km, ultrapassei umas centenas de corredores, pois acelerei o mais possível. Só aos 39 é que quebrei um pouco e aos 40 / 41, com a subida final, as pernas começaram finalmente a pesar-me... Mas sempre a correr e sentido-me bem, apesar de (finalmente) cansado, terminei a prova sensivelmente com o tempo que almejava: 3H45m. O tempo do chip electrónico até foi ligeiramente abaixo dessa marca.

Sinceramente não achei que a maratona fosse o "bicho papão" de que me tinham falado... talvez o meu receio também tenha ajudado pois protegi-me bastante. Nos 10km finais ultrapassei umas centenas que tinham corrido bem à minha frente, muitos deles, mas mesmo muitos, já a passo... Lembro-me de nos primeiros kms ter sido ultrapassado por algumas "lebres", as quais imprimiam acelerações, aos impulsos, como se estivessem a correr na praia...

A sensação com que fiquei é que é uma prova que nada tem a ver com os 10km ou a meia maratona. É um autêntico grande prémio de fórmula 1. Aqui a gestão das idas às boxes e do reabastecimento de combustível é essencial. Finalmente senti a importância da ingestão de água e da reposição de energia durante a corrida. Até aqui nunca tinha sentido que precisasse de hidratar durante uma corrida. Aliás, sempre que corri (em treino) meias maratonas, bebi 1 litro no final, mas durante a corrida, nada...

Nesta prova, desde os 20km, de 5km em 5km, nos postos de abastecimento oficiais, apanhei na corrida sempre uma garrafa de água, meia banana e/ou um cubo de marmelada. E notei mesmo que a energia que estes últimos me davam durava 1 a 2 km... E que o cansaço muscular desaparecia quase milagrosamente. Nunca tinha sentido nada assim... Ajudaram bastante os 5 cartuchos de gel que levei no cinto, os quais ia tomando entre os postos de abastecimento... Só que eles terminaram antes dos 39 km e que falta senti de um último que me ajudasse nos 3 km finais...

Depois no final, lá recebi a medalha de finisher, uma garrafa de vinho do Porto e uma T-Shirt técnica, ambas com a identificação desta prova.

Logo que puder, irei postar aqui fotos da "my precious!" :twisted
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Sykor »

Parabéns pela conquista. ;)

Em relação à gestão, pela comparação entre as minhas duas unicas experiências numa meia, gerir o nosso esforço, manter-nos sempre bem hidratados e alimentados, dá uma frescura que traz muitos dividendos no fim. Na altura em que os outros começam a sofrer/penar, é quando se pensa "já que aqui estou, podia acelerar e gastar o resto das energias", e de repente estamos a fazer 30s/1m abaixo do ritmo até aí.

Para a maioria a filosofia (errada) é de "vou fazer um bom tempo na primeira metade, pq posso quebrar na parte final", quando deviam era baixar/controlar o ritmo ao inicio para manterem esse mesmo ritmo ou acelerar no final.

Mas 3h45 é um óptimo tempo, muitos parabéns

E quanto ao beber durante os treinos longos: é uma chatice, mas levar uma garrafita na mão cria o hábito de hidratar (controladamente). Eu uso uma das 2 garrafas (300ml) que vinham com o cinto de hidratação que comprei recentemente no Lidl. Experimentei correr com o cinto, e não me adapto pq aquilo passa o tempo a "saltar" na cintura/costas. Acabei por me habituar a correr com uma na mão (até se adaptam bem à mão).

Mas acho que há algumas que trazem um "coldre" elástico para se colocar na mão sem ser preciso agarrar. Seja como for, hoje em dia, treino com previsão de duração acima da hora: levo água, gel caseiro e barra de cereais.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Sykor wrote:Parabéns pela conquista. ;)
Obrigado! salut-) Ainda estou nas "nuvens" por ter conseguido, com relativa facilidade, algo que para mim era impensável atingir algum dia...
Sykor wrote: pela comparação entre as minhas duas unicas experiências numa meia
Não sabia que já tinhas corrido uma 2ª meia maratona. Quando o fizeste e em qual? Conseguiste melhorar o teu tempo?
Sykor wrote: Para a maioria a filosofia (errada) é de "vou fazer um bom tempo na primeira metade, pq posso quebrar na parte final", quando deviam era baixar/controlar o ritmo ao inicio para manterem esse mesmo ritmo ou acelerar no final.
Vi muitos a correr nessa perspectiva e custou-me ultrapassá-los, quando já tinham arrebentado, e ver o seu ar desolado.
O receio grande com que fui correr a maratona acabou por me ajudar muito. Mas para a próxima já parto com a vantagem de saber quando é que devo fazer a arrancada final. Consegui manter um ritmo elevado desde os 31 aos 39. Na próxima maratona vou guardar-me até aos 35 e a partir daí é que vai ser dar tudo por tudo. :-)))
Pena é que ainda falta muito para a próxima... Quase um ano é mesmo muito tempo. Até lá vou tentar fazer o máximo possível de meias. Já me inscrevi na de Famalicão e na de Amarante. Estou a equacionar ir à de Lisboa...
Sykor wrote: E quanto ao beber durante os treinos longos: é uma chatice, mas levar uma garrafita na mão cria o hábito de hidratar (controladamente). Eu uso uma das 2 garrafas (300ml) que vinham com o cinto de hidratação que comprei recentemente no Lidl. Experimentei correr com o cinto, e não me adapto pq aquilo passa o tempo a "saltar" na cintura/costas. Acabei por me habituar a correr com uma na mão (até se adaptam bem à mão).

Mas acho que há algumas que trazem um "coldre" elástico para se colocar na mão sem ser preciso agarrar.
Cheguei a experimentar alguns desses cintos, mas não me adaptei a nenhum deles pela mesma razão que apontaste. O saltar da garrafa enquanto se corre. Acabei por devolver todos dentro do período de garantia de satisfação de 15 dias.

Tenho que me informar dessa do coldre de plástico pois desconhecia por completo.
Sykor wrote: Seja como for, hoje em dia, treino com previsão de duração acima da hora: levo água, gel caseiro e barra de cereais.
Na semana anterior à da maratona, devido ao meu profundo receio de não a conseguir terminar, comprei algumas "ferramentas" para me ajudarem na corrida. Umas sapatilhas Nike para pronador (infelizmente sou pronador e mais do pé direito...) e umas meias de compressão, tendo usado ambos na corrida com bons resultados. Também comprei umas perneiras de compressão, as quais usei num dos treinos anteriores à maratona, mas náo me adaptei a elas, talvez porque se sobrepunham em parte às meias normais de corrida, ou porque para não se sobreporem, eu puxava-as eventualmente demasiado para cima...

E ainda comprei algo que se revelou de uma utilidade extrema. Um cinto para colocar o dorsal e com 6 elásticos para tubos de gel. Comprei na Decathlon uma embalagem de 6 tubos de gel da Aptonia. Não foram baratos. Custaram se não me engano 3,99€ os 6 tubos. Usei 1 num dos treinos para me habituar e levei 5 para a corrida. Sempre que consumi um, senti de imediato os músculos das pernas a revigorar e o cansaço milagrosamente a desaparecer. Pena que acabei com os 5 tubos antes dos 39 kms e não me reabasteci ao km 40. Por esse motivo os 3 últimos kms custaram-me um pouco. Até aos 39 kms, enquanto fui consumindo com regularidade os tubos de gel que levava no cinto e as meias bananas e os cubos de marmelada que eram fornecidos nos postos de abastecimento de 5km em 5km, quase que foi um passeio... Só quando o combustível terminou é que a maratona verdadeiramente me custou.

Aqui a imagem do cinto que comprei, da marca kalenji:
Image

E aqui a imagem de um par de cantis que comprei, tb na Decathlon e que dá para adaptar ao cinto da imagem supra. Não experimentei ainda, mas são pequenos e parece-me que não irão oscilar muito durante a corrida.
Image

Mas fiquei curioso acerca do gel caseiro que mencionaste. Como o fazes? E como o carregas? E a barra de cereais?
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
miguelj
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 219
Joined: May 30th, 2001, 11:48 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by miguelj »

Incrível como o tópico do espaço 1999 me trousse aqui...

Eu comecei a fazer umas “corridas” á 3 meses. Comecei com um programa que encontrei na net “Couch to 5 Km (C25K)” e funcionou bastante bem, o meu problema atual é o excesso de peso que impede qualquer tentativa de bons tempos.

Também comecei com cerca de 122kg de peso e atualmente já perdi uns 12kg mas mesmo assim ainda é muito peso para correr e os meus melhores tempos no 5km andam á volta dos 7:30 min por Km e a minha corrida mais longa foram 7,5Km em 1h.

De momento parece-me que o melhor que tenho a fazer é esquecer a velocidade e preocupar-me mais com o aumentar da duração e da frequência dos treinos, algo como passar das atuais 3 vezes por semana para 5 vezes por semana e dos atuais 40min para 1h por treino.

O meu objetivo para os tempos mais próximos será baixar dos 100Kg de peso.

Algo que começo a sentir falta é ter objetivos muito definidos para os treinos, tal como quando seguia o programa C25K. Tenho urgentemente que achar um programa para seguir e deixar de fazer o que me apetece de cada vez que vou treinar.

Já agora Lorde X tens alguns conselhos ou historias mais antigas que queiras partilhar? Que tempos e distâncias fazias nessa altura? Com que velocidade perdeste peso? Algum programa de treinos que tenhas seguido ou alguma recomendação que queiras fazer?

Obviamente que eu adoraria fazer 5km em menos de 30min e é com certeza um objetivo meu mas sem descer dos 100Kg não me parece que seja um objetivo alcançável.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

miguelj wrote: Incrível como o tópico do espaço 1999 me trousse aqui...
.
Boas Miguel (por coincidênca também me chamo Miguel. É o meu segundo nome próprio :wink: ) Já agora como foi a travessia do Espaço 1999 para aqui?
miguelj wrote:
Eu comecei a fazer umas “corridas” á 3 meses. Comecei com um programa que encontrei na net “Couch to 5 Km (C25K)” e funcionou bastante bem, o meu problema atual é o excesso de peso que impede qualquer tentativa de bons tempos.

Também comecei com cerca de 122kg de peso e atualmente já perdi uns 12kg mas mesmo assim ainda é muito peso para correr e os meus melhores tempos no 5km andam á volta dos 7:30 min por Km e a minha corrida mais longa foram 7,5Km em 1h.

De momento parece-me que o melhor que tenho a fazer é esquecer a velocidade e preocupar-me mais com o aumentar da duração e da frequência dos treinos, algo como passar das atuais 3 vezes por semana para 5 vezes por semana e dos atuais 40min para 1h por treino.

O meu objetivo para os tempos mais próximos será baixar dos 100Kg de peso.

Algo que começo a sentir falta é ter objetivos muito definidos para os treinos, tal como quando seguia o programa C25K. Tenho urgentemente que achar um programa para seguir e deixar de fazer o que me apetece de cada vez que vou treinar.

Já agora Lorde X tens alguns conselhos ou historias mais antigas que queiras partilhar? Que tempos e distâncias fazias nessa altura? Com que velocidade perdeste peso? Algum programa de treinos que tenhas seguido ou alguma recomendação que queiras fazer?

Obviamente que eu adoraria fazer 5km em menos de 30min e é com certeza um objetivo meu mas sem descer dos 100Kg não me parece que seja um objetivo alcançável.
Engraçada a segunda coincidência, pois eu também tinha mais de 120 quilos quando comecei a fazer dieta. Mas só comecei a correr quando já pesava apenas 88 quilos. Entretanto desci para os actuais 82, tendo nas últimas férias de Verão chegado mesmo a pesar 79 por força de muita corrida e excesso de praia e piscina! :-D

Por acaso tenho apontado toda a evolução do meu peso durante a dieta que realizei, bem como os meus tempos desde que comecei a correr. Tenho tudo numa folha de excel e gosto imenso de observar os gráficos que mostram a sua evolução. Além disso, isso também me tem ajudado a melhorar os meus tempos de corrida.

No dia 30/05/2012 comecei "oficialmente" a fazer dieta. Na altura pesava 120 kg, mas lembro-me de me pesar nas semanas anteriores e de o ponteiro passar dos 120, mas como era algo traumatizante, nunca fixei bem o valor ao qual ele chegava...

Durante uns 4 meses só fiz caminhadas. Tentava fazer entre 4 a 5 caminhadas por semana, de 1 hora cada. Numa dessas vezes tentei correr mas não consegui chegar sequer a 1 minuto de corrida... Na altura também detestava correr e nem sequer pensava um dia dedicar-me a isso mais a sério, por isso louvo o teu esforço e intenções! salut-)

A minha primeira corrida, de 2,5km, foi no dia 15/10/2012. Na altura pesava cerca de 88 quilos. Demorei 16'40'' a fazer os 2,5 kms, o que se traduz na velocidade média de 6.4m/km... É curioso comparar tal valor com a velocidade média de 5.21m/km que consegui na Maratona do Porto que corri no último fim de semana... orgulho-)

Mesmo quando comecei a correr e a apontar os meus tempos, nunca pensei dar grande continuidade a isso. Como já apontava a evolução do meu peso, também o comecei a fazer relativamente às primeiras corridas, mas não tinha um objectivo definido.

Com o tempo e na medida em que a corrida me foi deixando de custar, comecei a tomar-lhe o gosto e a dedicar-me cada vez mais.
Um dos aspectos do qual retiro grande satisfação da corrida é o de poder ouvir música de que gosto. Como não tenho tempo para ouvir música em casa e neste momento não passo muito tempo a guiar (normalmente apenas uso o carro para ir e voltar do trabalho e para buscar e levar a minha filha ao infantário. Mas ela já começa a pedir-me as suas músicas, por isso, normalmente as músicas que ouço no carro são infantis... :-( ), é a altura do dia em que consigo mesmo ouvir música a valer! E que bem que me sabe...

Quanto à forma como perdi peso, consulta o tópico que abri aqui, onde poderás encontrar informação detalhada sobre o tipo de dieta que fiz, a qual me fez perder durante 4 meses, uma média de 2 quilos por semana. Ou seja, consegui perder peso muito rapidamente:

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=20&t=48523

Por aquilo que me contas, acho que te estarás a precipitar ao dedicar-te já à velocidade. Eu não sou de modo algum um "expert", mas o que fiz e comigo resultou muito bem, foi ir aumentando a distância de corrida. Claro que fui sempre apontando os tempos e tentando melhorá-los, mas sempre que me sentia mais confortável com determinada distância, aumentava-a. Por outro lado, acho que a tua prioridade deve ser neste momento perder peso. Logo que o consigas, irás, de certeza, não só melhorar os teus tempos, mas também retirar mais satisfação da corrida.

Assim, tendo começado a correr a distância de 2,5km no dia 15/10/2012, aumentei para 5km no dia 13/02/2013. No dia 19/07/2013 comecei a correr 10km.

Ainda em 2013 participei em 2 provas. A Urban Trail do Porto e a S. Silvestre do Porto. Nesta última caí e de tal acidente resultou mês e meio parado sem correr e 6 meses seguintes a tentar recuperar a forma física perdida. Só em Julho deste ano é que comecei a aproximar-me dos tempos que fazia nos 10km antes de ter caído. Ou seja, foi mesmo muito tempo perdido...

Apenas em Agosto deste ano comecei a correr a distância de meia maratona. E com um treino intensivo de 3 meias maratonas por semana, lá consegui finalizar as Meias Maratonas do Porto e de Ovar e esta última Maratona do Porto.

Quanto à regularidade dos treinos, o princípio que eu sempre segui foi o de dar sempre 48 horas de intervalo entre corridas, de forma a dar oportunidade aos músculos para descansarem. Muitos corredores fazem treinos em dias seguidos, e variam o tipo de treino, com séries, treinos longos e curtos, etc... Eu não. Normalmente, ainda agora, corro apenas 3 vezes por semana, sempre com um dia de intervalo entre corridas, e o meu treino é correr a distância que estou a treinar, à maior velocidade... Não será o mais aconselhado, mas comigo resultou em pleno!

Por outro lado, sempre tentei correr, por semana, pelo menos a distância total da prova para a qual estava a treinar. Quando estabeleci o objectivo de correr uma maratona, comecei a tentar correr, por semana, pelo menos essa distância total.

Além disso, as corridas longas são aquelas que me dão maior satisfação. Não gosto de séries rápidas... Gosto, isso sim, de correr grandes distâncias, a um ritmo constante, o que me permite sentir-me em paz interior e ir ouvindo uns bons álbuns de música... 8)

Neste momento estou a fazer 3 corridas por semana, mais ou menos de 22km cada. Em princípio irei manter este tipo de treino, com apenas uma alteração. Logo que puder, vou começar a fazer 1 treino de 42km por mês...

Para os próximos 3 meses já estou inscrito em 3 Meias Maratonas e 3 provas de 10km.

Sempre que fores tendo novidades quanto às tuas corridas, vai postando aqui, pois é sempre bom partilharmos e aprendermos uns com os outros. yes-)
Last edited by Lorde X on November 6th, 2014, 3:50 pm, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
miguelj
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 219
Joined: May 30th, 2001, 11:48 am
Location: Portugal

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by miguelj »

Foi esta tua frase que me troce aqui...
E agora depois destas corridas todas já naõ ficaria mal no fato. Antes, com 120 quilos, só mesmo se vestisse o fato dos alienígenas do episódio Bringers of Wonders...
Como deves calcular a parte a bold despertou logo o meu interesse :wink:
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

miguelj wrote:Foi esta tua frase que me troce aqui...
E agora depois destas corridas todas já naõ ficaria mal no fato. Antes, com 120 quilos, só mesmo se vestisse o fato dos alienígenas do episódio Bringers of Wonders...
Como deves calcular a parte a bold despertou logo o meu interesse :wink:
Engraçado pois não desconfiava que essa frase iria ter este efeito... :wink:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Sykor, quanto tiveres oportunidade, diz como fazes o gel energético caseiro e como o transportas.

Isso é algo que para mim neste momento é preemente pois com os treinos longos que estou a fazer e as provas nas quais já me inscrevi, tenho que arranjar uma forma mais económica de me fornecer energia durante as corridas.

Gostei dos tubos de gel da Aptonia que comprei na Decathlon, só que 4,99 por 6 tubos de gel, os quais dão para uma maratona, não fica propriamente barato...

Estive a pesquisar na net e num site brasileiro (http://www.ehow.com.br/proprio-gel-ener ... mo_259564/) encontrei a seguinte receita caseira de gel energético:
Ingredientes:

5 xícaras de xarope de arroz integral
3 xícaras de mel
2 xícaras de melaço
1/8 colher de sal

Instruções:

1 - Acrescente 5 xícaras de xarope de arroz integral, 3 xícaras de mel, 2 xícaras de melaço e 1/8 colher de sopa de sal em uma panela pequena.
2 - Coloque a panela no fogão com fogo baixo. Deixe a mistura aquecer por um ou dois minutos, mexendo-a constantemente. O ideal não é cozinhar os ingredientes, mas sim aquecê-los um pouco para facilitar a mistura do gel.
3 - Desligue o fogo e retire a panela do fogão.
4 - Coloque um funil em uma garrafa de água ou bebida isotônica. Despeje o gel no funil até que ela fique 3/4 cheia ou contendo cerca de 30 mL.

Dicas & Advertências:

- É possível comprar xarope de arroz integral e melaço em lojas de produtos orgânicos ou de alimentos saudáveis.
- Guarde o gel não utilizado dentro da geladeira, em um recipiente hermético, por até uma semana.
A mesma receita encontra-se neste blog português: http://objetivo42.blogspot.pt/2012/08/t ... naria.html
Tempo para a Culinária
E tal como tinha dito, aqui fica a receita de como fazer um gel energético caseiro.
Existem apenas 3 ingredientes base:

Mel
Melaço
Geleia de Arroz

O mel e o melaço foram fáceis de adquirir, o problema foi a geleia. Digo isto porque o nome em Inglês é "brown rice syrup", que traduzido à letra significa xarope de arroz integral. Ora, mas e encotrar isto? Isso é que foi uma aventura, porque ninguém a quem perguntei sabia o que raio isto era (inclusive perguntaram-me se não era vinagre de arroz =S).
Depois lá experimentei ir até ao Celeiro e eventualmente encontrei. Não com o nome de xarope, mas de geleia. E mesmo assim, até no Celeiro aquilo tem 2 nomes, pois no talão está "Delicia de Arroz"...

E agora a receita propriamente dita:
Voçês querem uma proporção de 50% de Geleia de Arroz, 30% de Mel e 20% de Melaço.

Para vos dar o exmplo, na minha primeira "fornada" usei 5 colheres de sopa de geleia, 3 de mel e 2 de melaço (deu-me para 4 geis de 30ml cada)
Mexi bem, juntei sal (pois transpiro bastante e então agora com o calor...), e depois juntei umas gotas de sumo de limão e de lima (isto é opcional, e podem juntar quaisquer sabores que queiram, inclusive café para dar aquele "boost" da cafeína).
Depois volta-se a mexer bem e está feito. Se acharem que está demasiado viscoso, podem juntar água (mas não muita).

Agora, onde colocar a mistela?

Neste passo têm de ser imaginativos. Arranjem algo que seja pequeno, que dê para caber num bolso, e que seja fácil de manusear, pois não se esqueçam que isto é para se tomar enquanto se corre.
Eu usei frascos de Soro Fisiológico. Lavei-os bem, e depois arranquei a parte que deita as gotas. Os meus têm a capacidade de 60ml, por isso, se eu considerar cada gel como 30ml, cada frasquinho dá para 2 geis, porreiro não? =P

Quanto a quando os tomar, a norma é tomar-se um gel a cada 25-45 mins. Pessoalmente, acho que se não forem correr mais do que 1 hora, não vale a pena tomar isto (só estão a meter quantidades enormes de açucar no vosso corpo, que provavelmente não precisam).
Agora se foram correr mais de 1 hora, vão testando a altura ideal para o tomar. Não devem tomar quando já estiverem sem energia, mas também não devem tomar mal tenham corrido uns kms.
Eu, se for fazer um treino até 20kms, apenas tomo um gel aos 10km. Se for correr mais que isso, tomo 2, um aos primeiros 10km e outro nos segundos 10km.

E pronto aqui fica a maneira de como fazer um gel caseiro, que podem personalizar como quiserem (há pessoal que até põe sementes de chia lá para dentro) e ainda ficam a poupar uns valentes euros.
Hoje preparei pela primeira vez a "mistela" e amanhã já a irei experimentar durante a corrida. Estive a testar alguns recipientes e vou usar uma embalagem de polpa de fruta do Macdonalds, onde inseri o gelcom uma seringa de 10ml. No total, coloquei 25 ml de preparado, ou seja, ficou pouco cheia e por isso, consegui fazê-la passar pelo buraco do meu cinto de corrida.

Vou levar 2 embalagens comigo. Tenciono correr 2 horas e ingerir a primeira à 1h de corrida e a segunda à 1H30.

Com tempo irei pesquisar outras receitas na net, procurando pelo termo "Homemade energy gel". Aparecem vários sites com receitas, mas ainda não tive tempo de os consultar.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Ontem fui correr a Meia Maratona de Famalicão, enquanto a minha mãe, mulher e filha faziam a caminhada de 5km.

Fiquei super orgulhoso da minha filha que, apenas com 5 anos concluiu, sem qualquer colinho, a caminhada de 5km! Pelo que me contaram, a certa altura ela disse que estaria muito cansada, mas quando lhe perguntaram se queria colo, recusou e com determinação continuou a caminhar até ao final! :-D

Já a Meia Maratona a mim não me correu conforme eu pretendia, mas sem qualquer culpa para o leilão! :mrgreen:
O meu tempo final, na casa da 1H41m não foi mau. Fiquei entre os primeiros 500 corredores, em mais de 1400, deixando quase 1000 atrás de mim, mas o meu objectivo era superar o meu record pessoal, na casa da 1H40, conseguido na Meia Maratona de Ovar, tentando chegar à 1H35 ou mesmo à 1H30...

E estava bem preparado e na minha melhor forma física de sempre...

Então, o que falhou... 3 diferentes razões...

1) O percurso da Meia Maratona de Famalicão é mais acidentado do que as das Meias que fiz anteriormente... Muita subida e descida...

2) Fui demasiado ambicioso e comecei com um ritmo excessivamente elevado. Fiz os primeiros 5km em 21m... Se tivesse mantido esse ritmo, teria chegado ao final com um tempo de 1H28m... Claro que não aguentei e a partir daí tive de reduzir...

3) Tinha preparado 4 bisnagas de gel energético caseiro, de 30ml cada, que levava no cinto. Tinha testado as mesmas num treino e programei tomá-las aos 12, 14, 16 e 18km do percurso.
As 3 primeiras resultaram em pleno, tendo eu queimado a energia rápida que me forneceram, imprimindo a passada mais rápida que conseguia. Aos 18km, após ter esgotado a energia da que tinha tomado 2kms antes, preparei-me para tomar a última, quando não encontrei nenhuma... Por azar, sem eu notar, tinha caído... Sem reservas de energia, fiz os últimos 3 km em esforço...

Conclusão: Não foi um mau tempo, mas senti-me como um treinador de futebol com a táctica do jogo bem estudada, só que, por azar, a bola bate algumas vezes no poste e na barra e não entra...

Mais uma medalha de Finisher (vou tentar logo postar aqui algumas fotos, pois tal poderá motivar quem estiver indeciso em se meter nestas "andanças". Eu, ainda para mais, prometi à minha filha que lhe ia encher uma caixa de medalhas, por isso ela pergunta-me frequentemente quando é que é a próxima corrida e fica toda satisfeita quando lhe trago uma nova medalha no final... :-) ), mas a amarga sensação de que podia ter quebrado o meu record pessoal e ter ficado na casa da 1H35m, o que era o meu objectivo e, por culpa própria, não o consegui...

Apercebi-me que aqueles relógios com GPS e que permitem saber em tempo real o ritmo a que estamos a correr, são essenciais. Tenho de arranjar um. Se tivesse um nesta corrida, apercebia-me que estava a correr a um ritmo demasiado elevado e não teria me desgastado tão cedo.

Por outro lado, percebi porque é que a organização não publicou no site um gráfico com os desniveis ao longo do percurso, o que teria ajudado quem, como eu, não conhecia nada do mesmo. Quem corre grandes distâncias, tem preferência por percursos mais planos. Saber antecipadamente que iriamos ter tantos desniveis, iria provavelmente desmotivar muitos daqueles que se inscreveram...

Uma última nota para a probreza franciscana das ofertas e do apoio aos corredores... Durante a corrida, apenas foi fornecida água (nada de Powerade, cubos de marmelada, bananas...) e no final, nada mais do que a medalha, quando ter-nos ia sabido muito bem um qualquer alimento que nos ajudasse a restabelecer as forças, tal como é feito em muitas outras provas...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Samwise »

Mesmo tendo em conta que não atingiste o objectivo a que te propuseste (de fazer um tempo abaixo de 1h40m - e chegar aos 1h35m) estás de parabéns pelos resultados que tens conseguido ao longo desta tua "caminhada pelo desporto e pela saúde". És um exemplo modelo, e os textos que colocas aqui deviam também servir de referência em locais de ainda maior visibilidade (e de visibilidade mais direccionada dentro do meio e do mundo do desporto).

Eu acho que na vida nunca corri mais do que 5km de seguida, neste momento não devo conseguir chegar aos 2km (cheira-me), e comprovadamente não tenho nem nunca tive problemas de "peso excessivo" - ou seja, em igualdade de circunstâncias externas, eu estou em vantagem em relação a muita gente, mesmo não podendo avaliar os esforço relativo desta forma tão linear. Mas é necessário uma grande dedicação e força de vontade para alcançar aquilo que tu fizeste - e que ainda estás a fazer. É mesmo impressionante e inspirador. salut-) salut-) salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Saúde e Bem Estar - Running

Post by Lorde X »

Samwise wrote:Mesmo tendo em conta que não atingiste o objectivo a que te propuseste (de fazer um tempo abaixo de 1h40m - e chegar aos 1h35m) estás de parabéns pelos resultados que tens conseguido ao longo desta tua "caminhada pelo desporto e pela saúde". És um exemplo modelo, e os textos que colocas aqui deviam também servir de referência em locais de ainda maior visibilidade (e de visibilidade mais direccionada dentro do meio e do mundo do desporto).

Eu acho que na vida nunca corri mais do que 5km de seguida, neste momento não devo conseguir chegar aos 2km (cheira-me), e comprovadamente não tenho nem nunca tive problemas de "peso excessivo" - ou seja, em igualdade de circunstâncias externas, eu estou em vantagem em relação a muita gente, mesmo não podendo avaliar os esforço relativo desta forma tão linear. Mas é necessário uma grande dedicação e força de vontade para alcançar aquilo que tu fizeste - e que ainda estás a fazer. É mesmo impressionante e inspirador. salut-) salut-) salut-)
Obrigado, mas acredita que o que estou a fazer não é nada de extraordinário e que qualquer pessoa que se disponha a isso, conseguirá o mesmo ou ainda mais do que eu...

O "grande segredo" que eu bem tenho difundir por aqueles que detestam correr, tal como eu detestava, é que rapidamente o nosso corpo se habitua ao esforço e deixa de sentir qualquer dor ou cansaço... isso se estivermos a correr numa velocidade à qual ele está habituado.
Actualmente, os meus treinos costumam durar perto de 2 horas, nas quais eu corro numa velocidade confortável. E durante esse lapso de tempo, não sinto dor nem cansaço...

Além disso, correr traz imensos benefícios e não só para a nossa saúde física. Para mim é essencial, não só porque serve de "válcula de escape" do stress acumulado, mas também porque é um momento em que eu consigo fazer algo que adoro e, infelizmente, nunca lhe consigo dedicar o devido tempo e atenção, que é ouvir música!

Já pensei em inscrever-me num clube de corrida. Quando corro, vejo muitos corredores com T-shirts alusivas ao clube a que pertencem. Mas não só a falta de tempo me tem demovido, como o facto de correr ser uma experiência muito pessoal... Não sei se gostaria de correr em grupo...

Infelizmente, acho que para já ainda não consegui arrastar ninguém para a corrida e bem tenho tentado, junto de familiares, amigos, etc... A maioria não gosta porque, lá está, associam sempre a corrida a algo desagradável...

Todos nós, sendo dvdmaníacos, temos em comum sermos igualmente coleccionadores... acho que poderei ter algum sucesso por aqui quando começar a postar fotos das medalhas de "Finisher"... São bem bonitas e é uma colecção que dá muito gosto construir! :-)))
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply