(Nostalgia) Música Vanguarda (New Wave): Clips You Tube

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

(Nostalgia) Música Vanguarda (New Wave): Clips You Tube

Post by JoséMiguel »

Boas, este post é para apreciadores de música alternativa vanguarda (em inglês dizia-se New Wave, mas é a mesmíssima coisa), a criançada/miudagem (nascidos nos anos 80 :-?) mais tarde chamou-lhe Gothic Rock, mas, na minha opinião, essa terminologia é limitada e inadequada, pois não abrange tantas bandas e géneros.

Curiosamente, ouvindo agora estas músicas 20-30 anos depois de terem sido feitas, mais parecem pop-rock ligeiro, mas eu sempre achei que tinham (e continuam a ter) melodia e sonoridade bonitas.

Aqui vai:


Cascade dos Siouxsie and the Banshees, com Robert Smith dos The Cure a tocar guitarra :shock:


Ave Dementia dos Marionettes, julgo que não existem videoclips, este é um video fan made engraçado :lol:


Love Will Tear Us Apart dos Joy Division, mas aqui interpretado pelos New Order (que são os mesmos gajos, mas apenas porque não curto a voz do gajo (Ian Curtis?) da versão original)


The Model dos Kraftwerk (versão em inglês), a malta alcântara-mixada do techno music acha que estes gajos são os pais da música techno electrónica actual, mas a mim não me parece, isto tem melodia agradável e não incomoda os ouvidos e a cabeça como a música techno, por isso não vejo a relação entre os 2 géneros antagónicos, mas claro é só a minha opinião :-D


Yours Truly 2095 dos Electric Light Orchestra, não sei se será esticanço chamar a isto de música vanguarda ou não, mas eles lançaram um álbum em 1981, entitulado Time, em que todas as letras são sobre um gajo dos anos 1980's que viajou no tempo para 2095, isto é inédito e como eu gosto de ficção científica adoro este álbum pato-)


Little 15 dos Depeche Mode


Girlfriend in a Coma dos Smiths


Just Like Heaven dos The Cure


Butterfly on a Wheel, The Mission

Eu cheguei a dançar em discotecas a maioria destas músicas... :-))) Se gostaram dos clips, comentem saint-)
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: (Nostalgia) Música Vanguarda (New Wave): Clips You Tube

Post by Darkav »

A música dos anos 80 terá sempre um gosto especial para quem a viveu na altura, que mais ninguém irá compreender. Ainda hoje ouço albuns dos 80's que na altura não prestei a devida atenção. De vez em quando entro em modo on-repeat com Icehouse, Talk Talk, The Mission, Depeche Mode, ou até descobrindo bandas novas, como os Chameleons.

Mas o que estou mesmo a gostar é deste 80's revival que se está a fazer sentir já há alguns anos. Pode passar um pouco despercebido para a maioria, mas ele anda aí em força. Não estou a falar dos velhos grupos dos anos 80 que têm voltado com albuns novos, como os Duran Duran (que até gosto bastante no novo album deles) ou que se reunem para uns concertos como os Simple Mids ou até mesmo os Dead Can Dance (eles vêm ao Porto!), mas sim de grupos novos com som dos anos 80. Estão presentes em vários estilos, como electro-pop, indie, alternativa, etc. Tenho descoberto música nova todos os meses dentro dessa onda, e isso tem-me dado imenso prazer.

Assim por alto, alguns que me consigo lembrar:


Scratch Massive


Zola Jesus


Twin Shadow


Hooray For Earth


S.C.U.M


Washed Out


She Wants Revenge
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: (Nostalgia) Música Vanguarda (New Wave): Clips You Tube

Post by Darkav »

Ups, talvez tenha fugido ao tópico. Sorry, entusiasmei-me quando o estava a escrever :-P
Post Reply