Vingadores Stern vs Vingadores Busiek

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Vingadores Stern vs Vingadores Busiek

Post by kon-el »

Desta vez vou para um grupo e um que irá aparecer muito nestes tópicos "versus" mas vamos lá

VINGADORES ROGER STERN

Image

Roger Stern: 1983 a 1987 (com paragens pelo meio)
Números: 189-191, 201, 227-279, 281-288

Roger Stern é um dos escritores mais talentosos que já passou pela Indústria Norte-Americana dos Comics e as suas passagens por títulos como Vingadores ou Homem-Aranha são recordadas com saudades e consideradas uma das melhores das personagens.

Stern ficou boa parte da década de 80 no grupo mais poderoso da Marvel e deixou a sua marca com as suas histórias épicas de onde se destaca obviamente a saga em que os Vingadores são dominados pelo grupo vilão Mestres do Terror.

Image

O autor não teve sempre ao seu dispor os "grandes 3" da equipa (Cap, Thor e Iron Man) mas conseguiu fazer com que alguns dos seus membros ficassem na história como alguns dos melhores Vingadores, como Capitã Marvel por exemplo. Namor, Hércules, Cavaleiro Negro foram outros heróis da Marvel que Stern utilizou, e bem, como membros da equipa e se tornaram parte da história da equipa dos Vingadores.

Uma equipa que tem membros tão diferentes, irá ter sempre diferenças de opinião e discussões devido às diferentes mentalidades existentes e Stern jogava com isso de uma maneira excelente com algumas storylines que ajudavam a isso como o colocar a Vespa como líder da equipa.

Membros antigos como Gavião Arqueiro ou Hank Pym também foram alvo da atenção de Stern que os ajudou a sair da equipa principal dos Vingadores com toda a honra que mereciam. Ele ajudou a solucionar a história do esgotamento nervoso do Pym e fez o mesmo recuperar a sua sanidade e até ajudar a equipa de modo a afastar a má imagem deixada nos últimos tempos. Quanto ao Gavião ajudou o mesmo a liderar uma equipa de Vingadores.

Image

Como todos sabem a rotatividade da equipa é uma imagem de marca dos Vingadores e durante uma parte de Stern essa mesma rotatividade foi usada até ser estabilizada na parte final e nas 2 grandes histórias do autor à frente desta equipa com poucas mudanças na mesma. O roster a dada altura consistia em Capitão América, Vespa, Hércules, Cavaleiro Negro, Namor e Capitã Marvel. Starfox, Mulher-Hulk, Thor (com a armadura) e Doutor Druida foram outros membros de longa duração.

Uma das primeiras grandes storylines que ajudou a que o autor deixasse a sua marca nas equipas envolveu um dos membros mais importantes da equipa, o Visão, a se tornar de tal maneira megalómano que numa tentativa de conquistar a paz mundial decide controlar todos os computadores do mundo. Essa história fez com que os Vingadores ficassem com uma má imagem perante o governo e o mundo e ajudou a estabelecer a equipa dos Vingadores da Costa Oeste abrindo assim a que outros membros se juntassem à história dos Vingadores aumentando o roster.

O Assalto ao Olimpo onde os heróis decidem enfrentar os Deuses de modo a salvar o Hércules, mal tratado na outra grande storyline do Ataque à Mansão, e uma história onde o Super Adaptóide reúne vários robôs para atacar a equipa são outras das grandes histórias deste excelente escritor que escreveu a ouro o seu nome no historial dos Vingadores.

Image

Quanto a vilões, Stern não usou todos os clássicos dos Vingadores mas um desses foi utilizado de forma suprema numa história em que Kang e Immortus mais uma vez utilizam a equipa de heróis para a sua desavença.

Na arte esta passagem de Stern foi marcada por 2 artistas, Al Milgrom e John Buscema sendo que este último em conjunto com a arte final de Tom Palmer ajudou a que as sagas do escritor atingissem outro nível ainda mais épico.

A marca do autor na equipa ficou também noutros acontecimentos como a co-criação dos Vingadores da Costa Oeste ou a participação em séries como Avengers Forever, na mudança da equipa da Mansão para uma Hidrobase e nos membros novos como Capitã Marvel (que mais tarde se tornou líder) ou vilões como Nebula.

O que gostei mais nesta fase foi realmente a rotatividade da equipa e algumas das grandes histórias criadas pelo escritor e a arte de John Buscema. O que menos gostei foi para o final a atenção dada a membros como o Doutor Druida...

Image

Image

Image

Image

Image

Image
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Re: Vingadores Stern vs Vingadores Busiek

Post by kon-el »

VINGADORES KURT BUSIEK

Image

Kurt Busiek: 1998-2002
Números: Vol.3 1-15, 19-56

Kurt Busiek entrou nos anos 2000 em grande na Marvel conduzindo alguns dos seus maiores títulos e entre eles encontrava-se o da maior equipa da companhia, os Vingadores.

Com uma grande paixão pela equipa, e com bons artistas ao seu lado, ajudou a revitalizar estes heróis para o novo milénio pegando em elementos básicos como os "grandes 3" da equipa + os "3 médios-grande" (Feiticeira, Visão e Gavião) e uma pequena rotatividade da equipa em conjunto com grandes histórias envolvendo 2 dos maiores inimigos da mesma, Ultron e Kang.

Image

Quase no virar do milénio era preciso revitalizar os títulos dos maiores heróis da companhia após a saga que foi Heroes Reborn e para os Vingadores os escolhidos foram o eterno artista supremo da equipa, George Pérez e um fanboy da mesma Kurt Busiek.

Foi-lhes dado carta branca para escolherem o roster e os mesmos utilizaram uma velha mania dos Vingadores que era a de reunir muitos heróis numa storyline e escolher desses a sua equipa deixando em suspense o leitor sobre quais seriam os escolhidos. Não inventaram muito e colocaram uma base sólida da equipa com membros mais que conhecidos e respeitados e com a junção de 2 novatos Flama e Justice.

Rapidamente Busiek utilizou outra coisa normal nos Vingadores que era a de juntar um membro praticamente desconhecido, neste caso o Thriatlon aproveitando uma das primeiras storylines do autor com a equipa. A equipa consistiu durante muito tempo em: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Feiticeira Escarlate, Visão, Gavião Arqueiro, Wonder Man, Justice, Flama, Thriatlon, Ms Marvel e até Silverclaw.

Image

A arte de Peréz ajudou a que este título atingisse rapidamente os topos de vendas e a preferência por parte dos leitores e críticos e as histórias ajudavam. Busiek não usou muito das discussões e conflitos e foi mais pelos problemas pessoais dos membros e como afectavam a equipa, desde os problemas de saúde de Flama, passando pelo triângulo Magnum-Feiticeira-Visão e indo até dos poucos conflitos usados como o entre o Cap e o Gavião por causa da liderança do veterano Steve Rogers.

Esse conflito ajudou a que o Arqueiro saísse dos Vingadores para ir liderar outra equipa de Busiek, os Thunderbolts e depois foi amplamente utilizado o problema de alcoolismo de Miss Marvel ajudando até a trazer outros membros antigos dos Vingadores como o Mercúrio.

O escritor bebeu na melhor fonte da equipa que é o seu leque de vilões carismáticos e fez várias histórias onde os mesmos ganharam destaque por mais pequeno papel que costumassem ter até então. Grim Reaper, Kulan Gath, Nefaria, Ultron e Kang deram bastante trabalho aos heróis sendo que estes 2 últimos foram alvos de 2 grandes histórias envolvendo uma boa parte de Vingadores activos e na reserva.

Image

Quando não estavam nestas grandes aventuras, Busiek fazia uso da interacção entre os heróis e até mesmo em situações da sua vida social conseguindo até trazer um favorito do seu desenhista, o mutante Fera para uma saía com o seu amigo de sempre Simon.

No aspecto da arte, o autor esteve sempre bem acompanhado, para além de Pérez, estiveram com ele Alan Davis e Kyeron Dwyer o que ajudou a manter constante o nível da revista e não defraudar os seus leitores.

Ultron Unleashed e Kang Dynasty foram as 2 grandes marcas e ambas tiveram momentos marcantes quer visualmente quer a nível de importância histórica para os Vingadores e o autor ainda foi mais longe e ajudou a criar 2 das sagas mais importantes da equipa, o mítico e há muito desejado JLA/Avengers e o Avengers Forever.

Sinceramente gostei bastante desta fase mas existiram momentos menos conseguidos e outros que se arrastaram como a fase final com o Kang.

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Post Reply