Gran Turismo 5

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rmm
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Re: Gran Turismo 5

Post by rmm »

A jogar GT5, o primeiro GT que já joguei em permanência.

E o que posso dizer, comparando com Forza 3, é que o que este é razão, GT5 é coração.

Forza 3 é simplesmente o melhor jogo de corridas que já joguei. Tudo nele é de uma precisão clinica, desde a fisica extraordinariamente cuidada, os carros escolhidos, o modo carreira. Um teste a sério à precisão do jogador.

GT5 é um jogo cheio de altos e baixos. E quando é alto é muito alto, quando baixo muito baixo. Desde a falta de heterogeneidade gráfica, à fisica geralmente muito pobre, a rábula inacreditável dos standards e premiums e a falta de cockpit view naqueles.
Mas é no modo carreira e nas provas especiais que se vê o coração deste jogo e mantém o jogador o colado ao ecrã. A adição dos karts, nascar e ralis, apesar de imperfeitos, traz aquela dose de megalomania tipica dos japoneses e muito importante para que um jogo seja realmente bigger than life.
A isto se junta uma selecção de pistas globalmente mais mítica do que a do F3.
Inacreditável ainda pela negativa, para já, são as colisões com som de bloco de cimento e os muros invisiveis nos limites das pistas em exterior. Sinais de estagnação nos 90s?

São as primeiras impressões, de quem vai ainda no level 15.
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DarkPhoenix
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Re: Gran Turismo 5

Post by DarkPhoenix »

Concordo com a ideia da razão vs coração.
Uma pena que o coração tenha as válvulas entupidas...

Apesar de imensos defeitos, GT5 mostra alma e paixão automóvel.
Ideias brilhantes, como as lições de Nascar, o Nordschleiffe a ultrapassar Mercedes de várias eras e estilos, toda uma série de extras que arrancam sorrisos.
O ridículo de lavar os carros, os prémios que se vão ganhando ( uma buzina?!? )...

GT5 poderá até tornar-se mais divertido do que Forza 3.
O que para mim, não será nada de especial, já que nem gostei muito do F3, embora o considere de imediato o melhor jogo do género desta geração.
A série Forza teve o seu pico no segundo jogo.
O terceiro tem para lá uma série de circuitos horríveis, uma paleta de cores berrantes, e uma interminável sucessão de provas sem qualquer recompensa.
A partir do momento que atingimos o nível 50, já não há incentivo para continuar e o calendário de provas por começar ainda vai a um terço (?!?).
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Rui Santos
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Re: Gran Turismo 5

Post by Rui Santos »

Depois de ler as tuas opinões por aqui e ler atentamente outros 2 foruns, acho realmente que a PD fez um bom jogo que está a ser criticado sobretudo pelo efeito de espera de 6 anos.

Como grandes defeitos normalmente apontam a parte gráfica :cry: (de todo inesperado vindo da PD), e ter 800 carros standard.
Nos pontos +, uma longa carreira, ser GT e surpresa... a fisica. (esta confesso que a mim me deixa espantado visto que a principal razão para me deliciar com o Forza foi a sua fisica bastante diferente da do GT)

Em todo o caso, parece um bom jogo, confirma-se que a edição Uk é igual à Pt. O livro da collectors está em Pt em Portugal e em Inglês na edição UK.
Por causa da birra da msft... ando a namorar um volante para o natal. O melhor preço que encontro para o Logitech DF GT é 80£ em Uk.
Mas por enquanto acho que deixo passar... vou esperar um saldo.

Fica um video que me parece real e que demonstra que o grafismo de GT5 não supera o do Forza



Recomendo a leitura do artigo do Eurogamer comparando GT e Forza, e analisando detalhadamente a parte técnica.
E para os mais curiosos no forum Zwame tem um tópico com quase tudo do GT5
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=505849
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Re: Gran Turismo 5

Post by lud81 »

Hoje passei a manhã a jogar Gran Turismo 5 na Fnac da Guia numa beleza destas:

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Logitech G27. :-)))
A TV era uma LED de 55'', por acaso não reparei na marca...

E não era uma demo, pareceu-me ser o jogo completo. Desliguei todos os assists e fiz contra-relógio nas pistas Suzuka e Laguna Seca com um Pagani Zonda R. Para as mudanças não usei a caixa de velocidades aí da foto. Ela estava lá, só que não estava montada num suporte, logo estava inutilizável. Usei as patilhas no volante.

A condução pareceu-me muito similar à do Forza, agora que tenho jogado sem assists. Um pouco diferente, mas também estava a usar um carro que nunca conduzi no Forza. As pistas pareceram-me ligeiramente diferentes do Forza... mas isso também pode ter a ver com conduzir com volante e num carro diferente, claro que isso muda tudo. Uma diferença que me lembro bem era na pista Laguna Seca, pareceu-me que no GT5 a distância entre as curvas 4 e 5 (ver imagem) era mais curta que no Forza. No Forza consigo fazer aquela dobrazinha no meio das duas curvas a fundo em 4ª ou 5ª e ainda tenho tempo para abrandar bem para 2ª e fazer a curva 5 sem problemas de maior. No GT5 isso não resultava lá muito bem. Mas lá está, pode ter a ver com a velocidade e distância de travagem dos carros. No Forza uso principalmente o Audi R10.

-No Forza 3, se reduzirmos cedo de mais o motor vai à vida aos poucos, isso não me pareceu acontecer no GT5.
-Não encontrei nada nos menus do GT5 para desligar a música.
-A Nurburgring Full não estava disponível, se calhar tem de ser desbloqueada mas achei estranho. Só estava a Nurburgring GP.
-Nâo consegui nunca engrenar a marcha atrás. :-? O que quer dizer que sempre que ficava de frente para uma parede tinha de fazer restart pois não conseguia sair... No Forza se reduzirmos para lá da 1ª, entra a marcha atrás, no GT5 não... Não faço ideia como se faz nem tão pouco se sequer o jogo tem a opção. Mas acho esquisito que não a tenha.

Quanto aos gráficos, quando vejo vídeos HD do GT5 tendo a pensar que é mais bonito que o Forza, ou mais realista. Sobretudo pela palete de cores usada. O Forza usa uma palete de cores vivas e fortes e o GT5 usa uma palete mais séria, realista, na minha opinião, e isso faz com que pareça mais realista sem que tenha necessariamente melhores gráficos tecnicamente. Mas jogando sinceramente não notei diferença nenhuma, não disse wow nenhuma vez e não vi nada de novo (também é preciso ter em conta a TV de uma grande superfície, normalmente não estão devidamente calibradas). Mas pormenor engraçado, até soltei uma gargalhada quando vi a sombra de um carro no vídeo que dá se deixarmos o menu em paz, a sombra parecia um serrote tal era os jaggies! :lol: Não exagero se disser que parecia uma sombra de Playstation 1. Não estou a dizer que todas as sombras do jogo são assim, estou a falar de uma em particular que reparei.

Bom, se têm Xbox 360 é Forza, se têm PS3 é GT. Penso que ambos são muito equivalentes tanto em gráficos como em condução e não vale a pena entrar em guerrinhas parvas e dizer que um não presta e o outro é o maior. Não, são ambos os maiores e ambos exclusivos do seu próprio sistema.

E o que eu queria mesmo era ter aquele volante cá em casa! salut-) :-)))

Um conselho a quem vá jogar o jogo num setup igual... Tenham cuidado depois quando regressarem ao vosso carro. :-))) Os pedais do Logitech são duros (como os dum Ferrari) e o volante é pequeno. Quando regressei ao meu carro, os primeiros minutos foram estranhos... tive que voltar a habituar-me a ele! :shock: É que eu não joguei 10 ou 20 minutos ao GT5, joguei para cima de uma hora! :lol: Também não estava ninguém à espera para jogar, senão tinha cedido o lugar com prazer e ficava a ver também.

Fica o aviso... :wink:
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DarkPhoenix
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Re: Gran Turismo 5

Post by DarkPhoenix »

Mais umas horas de GT5 e mais umas opiniões...

Não há cá guerrinhas de jogos ou consolas, apenas factos.

E um facto incontornável é que o Forza 3 é um produto altamente polido, perfeitamente acabado e equilibrado.
Ao passo que GT5 é uma versão beta lançada precocemente no mercado.


As diferenças gráficas passam também - como o Lud apontou - pela paleta de cores.
Muito viva ( demasiado para o meu gosto ) no Forza, mais discreta e realista no GT.

Mas é preciso ver para crer a pobreza anedótica de alguns circuitos e dos 800 carros importados do GT4.


É admissível lançar-se uma coisa destas em finais de 2010?
Infelizmente, a crítica está a ser demasiado permissiva e condescendente, só porque o jogo se chama Gran Turismo, e a PS3 precisa de um simulador automóvel que a simbolize.
Fosse este mesmo jogo uma tentativa de um estúdio desconhecido em estabelecer um novo franchise, era logo enterrado vivo!

O engraçado é que mesmo eu - habitualmente imune a estas coisas - também dou por mim a desculpar as gritantes falhas de GT5...
As razões:
- o respeito que esta franchise merece, afinal eu jogo GT desde que saiu a versão Japonesa do primeiro em finais de 1997.
Posso afirmar que o jogo me ajudou a compreender a física automóvel, me ajudou a ser um melhor condutor...
Além disso, mudou o mundo dos jogos do género, obrigando a um esforço contínuo de melhoria e competitividade.
Sem GT, nunca teria existido MSR, PGR ou Forza, apenas para referir os melhores.
- o facto de a condução estar melhor, e do jogo ser realmente agradável e divertido.


E há uma diferença entre gostar-se de um produto e aceitar a sua superioridade.
Pessoalmente, até não gostei muito do Forza 3, o meu preferido é o segundo.
Não gostei da orientação casual, da berrante paleta de cores, da opção rewind, dos novos circuitos...
O que não me impede de o classificar como o expoente máximo do género.
Porque é um colosso de excelência a todos os níveis, mesmo que a orientação não esteja a meu gosto.
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Re: Gran Turismo 5

Post by Musicslave »

após varias horas de GT5 tenho a dizer que o jogo é quase tudo aquilo que eu esperava, e digo esperava porque o jogo tem defeitos incompreensíveis, mas tambem tem virtudes de grande nível.

começando pelos defeitos:

- as sombras dos carros são horriveis, é inadmissível um jogo de 2010 ter estas sombras, espero bem que a PD resolva isto com um patch.
- muitos dos carros standard são uma verdadeira pobreza, e sem a vista do cockpit, mas para mim o mais dificil de aceitar são algumas pistas e cenários que transitaram de GT4, cenários sem vida e com algumas paisagens a parecerem papel, laguna seca é bom exemplo, mais uma vez a PD deveria ter feito muito melhor, em vez de 700 e tal carros standard faziam 300 de grande qualidade.
- o embate dos carros é algo anedótico, parecem caixas, e se à 10 anos isto poderia ser perfeitamente aceitável, hoje em dia isso já não é assim, não digo para fazerem milhares de sons realistas, apenas que existisse alguma variedade.
- os danos visuais são coisa que para mim nem me aquece nem arrefece, já os mecânicos acho que deviam estar presentes, ou presentes mais cedo, porque pelo que se ouve dizer, a um nivel avançado os danos tanto fisicos como mecânicos já estão presentes.
- ultima nota para os tempos de loading que são muitos e alguns ate bem demorados, mesmo com a instalação de 30 min., nem quero imaginar que não faz instalação.

agora os pontos positivos:

- a longevidade do jogo é muito boa, temos provas para todos os feitios, à medida que vamos subindo de nivel vamos desbloqueando mais, para complementar temos pequenos bonus como o Karting, corridas de "pão de forma" na pista top gear, aulas de Nascar, AMG e o conhecido rali, já para não falar nas famosas licenças que adoro
o B-spec ainda não comecei por isso não posso falar, mas temos variadas provas que vão demorar ainda algum tempo ate que estejam completadas.
-o grafismo com a excepção do que referi acima está excelente, com os carros premium e os seus cockpits reproduzidos de forma brilhante, uma pena que a PD não tivesse feito mais, alguns standard estão num nivel perfeitamente razoável, alguns deles em pistas pouco diferem com os premium, apenas se notam grandes diferenças nos replays.
alguns cenários, principalmente os citadinos, estão também em excelente nível, felizmente são mais os cenários bons do que os maus, a juntar a isto temos ainda o ciclos dia/noite muito bem implementados, pena é que não estejam disponiveis em todas as pistas.
- a jogabilidade e física do carro melhorou em relação ao prologue, o carro agarra-se mais ao asfalto e a sua condução está mais precisa, já não se faz pião por tudo e por nada, claro que isto tambem varia de carro para carro, mas aqui a PD fez um bom trabalho ao garantir aquele "feeling" que GT sempre nos deu
- a variedade de coisas que podem alterar continua em grande, com uma grande variedade de peças e afinações que se podem fazer, nada de muito tunning, para isso existem os NFS.
- depois temos os pequenos bónus, tal como o museu, photo-mode de grande qualidade e o editor, que não é mais do que algo para nos distrairmos, o objectivo não era fazer algo complexo, apenas que dese para editar, mas concordo que poderiam ter existido mais opções, mas isto tambem pouco me afecta já que não pretendo passar muito tempo a editar.
- apesar de ter feito poucas corridas no online tenho que dizer que as corridas foram feitas sem o minimo de lag, com salas privadas, restrições de potencia nos carro e com variação de realismo, enfim um online de qualidade em que pretendo passar muito tempo, apenas critico a demorar para entrar numa sala.

posto isto tenho a dizer que estou a adorar e muito este novo GT, podia e deveria ter melhorado em varios aspectos, mas estes em nada prejudicam a jogabilidade que no fundo é o que mais interessa, os pontos positivos ultrapassam e bem os negativos.


apenas acrescento alguns reviews que se lêem por aí, em que criticam como por exemplo o tempo que demorou a ser feito o jogo, ou a interface do mesmo.
a mim a interface está simples e de boa leitura, o tempo de desenvolvimento do jogo em nada afecta, porque raio é que se critica isto, o que me interessa é se o jogo esta bom ou não, e não o tempo que demorou a fazer, por mim ate podia ter demorado mais um ano.
não vou entrar em guerra de jogos com o Forza porque nunca o joguei logo não posso tirar conclusões, apenas vi o video que o Rui postou acima.

9/10

peço desculpa pelo longo testamento
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Rui Santos
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Re: Gran Turismo 5

Post by Rui Santos »

Em relação ao vídeo que coloquei não dá para ver a jogabilidade. Foi apenas para ver uma comparação gráfica ainda que parcial.

Forza é para mim excelente pela sua fisica/jogabilidade muito mais que pelo grafismo ou som.

Boa review.
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justlooking
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Re: Gran Turismo 5

Post by justlooking »

Um video interessante no youtube, gt5 vs realidade:

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Cabeças
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Re: Gran Turismo 5

Post by Cabeças »

Por acaso estive um bom bocado na fnac chiado a ver primeiro um adulto que devia já ter bastante experiência e depois um puto que batia num muro e depois ficava lá 5 minutos a tentar sair. Estou a falar do GT5, o Forza nunca vi ao vivo.

Achei os gráficos fabulosos... no vídeo aqui posto entre os dois jogos comparativamente o GT5 parece muito escuro, mas no LCD, caramba! Que imagem brilhante e fabulosa!

Adoro este tipo de jogos, mas até agora só os tenho jogado no pc. Na fnac chiado também tinham um kit de cadeira, volante e pedais. Aquilo no meu quarto a jogar pela noite dentro como écrã de 40º e o som ligado à aparelhagem, era fantástico...

Mas pasmo ao ver o preço dos jogos. 70 euros por um jogo é... "normal"? :shock:
E o kit da cadeira... para aí 200 euros, não é? nails-)
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Re: Gran Turismo 5

Post by Musicslave »

cara cabeças, 70 é o normal neste país, felizmente existe uma grande variedade de lojas online no uk que vendem o mesmo jogo e neste caso em PT por 45€.

sim, esse kit deve andar à volta desse preço
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DarkPhoenix
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Re: Gran Turismo 5

Post by DarkPhoenix »

Cabeças wrote:Por acaso estive um bom bocado na fnac chiado a ver primeiro um adulto que devia já ter bastante experiência e depois um puto que batia num muro e depois ficava lá 5 minutos a tentar sair. Estou a falar do GT5, o Forza nunca vi ao vivo.

Achei os gráficos fabulosos... no vídeo aqui posto entre os dois jogos comparativamente o GT5 parece muito escuro, mas no LCD, caramba! Que imagem brilhante e fabulosa!

Adoro este tipo de jogos, mas até agora só os tenho jogado no pc. Na fnac chiado também tinham um kit de cadeira, volante e pedais. Aquilo no meu quarto a jogar pela noite dentro como écrã de 40º e o som ligado à aparelhagem, era fantástico...

Mas pasmo ao ver o preço dos jogos. 70 euros por um jogo é... "normal"? :shock:
E o kit da cadeira... para aí 200 euros, não é? nails-)


A "tua amiga" Sony é assim, investe no mercado em Portugal.
Ao contrário da concorrência.

A Playseat é de longe a marca mais representativa do mercado das "kit da cadeira" a que te referes.
O site PT dá-te uma ideia dos preços:

http://www.playseat.com/shop/pt/

200€? Querias.... :mrgreen:
Começa nos 350€.

Encontras alternativas de outras marcas na Amazon, ao que parece as Playseat estão novamente esgotadas por lá...

http://www.amazon.co.uk/GameRacer-Pro-D ... -2-catcorr


Claro que depois a juntar à "cadeira", tens que comprar um volante.
A qualidade mínima começa no Driving Force GT:

http://www.amazon.co.uk/Logitech-Drivin ... 598&sr=1-1

Acho que este preço da Amazon está caro.
O volante ronda habitualmente os 90€.

Mas a piada é que a Sony tem espalhado volantes de 200€ pelos hipermercados.
São os Logitech G27, brinquedos muito competentes, mas que custam os olhos da cara.



Eu tenho e uso no GT5 um Wheel Stand Pro, à volta de 100€:

http://www.wheelstandpro.com.pt/

e um Logitech Driving Force Pro ( comprado ao "desaparecido" Daffyduck há 5 anos... ) que já não se vende.
Era o supra-sumo da Logitech, antes dos G25 e afins começarem a elevar a fasquia.
Ainda hoje, está acima da média, é um volante excelente e brilha muito alto no GT5.



Quanto aos 70€ por jogo, só dá quem quer, quem nada em dinheiro, ou quem é "patriótico" ao ponto de engordar chulos e o IGAC ( ou chulos do IGAC, também fica bem ).
Na Amazon a cerca de 45€, portes grátis:

http://www.amazon.co.uk/Sony-Gran-Turis ... 144&sr=1-1

O jogo é o mesmo, vem com os mesmos idiomas da versão "portuguesa".
Só não traz é o autocolante "traduzido em português"... :-)))




Quanto ao grafismo do GT5...
É o seu ponto mais fraco.
Ocasionalmente maravilha, habitualmente desilude.
Claro que para quem nunca viu melhor, pode parecer um espectáculo.

Grafismo aparte, o jogo está muito bom.
Muito bom mesmo, ao ponto de eu andar a desgraçar a minha vida nele..... %-) orgulho-)
Duas semanas para a minha próxima viagem, e ainda não tenho nada programado.
GT5 está muito viciante. Mesmo.


Forza é melhor em quase todos os aspectos, mas não justifica a compra de uma X360 a quem tem uma PS3.
Assim como não se justifica a compra de uma PS3 para o GT5, a quem já tem a X360.
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Re: Gran Turismo 5

Post by lud81 »

Cabeças wrote:Por acaso estive um bom bocado na fnac chiado a ver primeiro um adulto que devia já ter bastante experiência e depois um puto que batia num muro e depois ficava lá 5 minutos a tentar sair. Estou a falar do GT5, o Forza nunca vi ao vivo.
Isso de bater no muro e depois não conseguir sair aconteceu-me a mim, e eu considero-me "com experiência". :-))) No meu caso deveu-se a não conseguir descobrir como se engrena a marcha atrás. :roll: E quando se está de frente para um muro, sem marcha atrás não se vai a lado nenhum.


Dark, tens algum volante para a 360? Se sim, qual? Acho que só há 2 bons, né? O oficial e o Fanatec que custa um balúrdio.
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Re: Gran Turismo 5

Post by DarkPhoenix »

para a X360, tenho o Logitech Drive FX.
Ficou-me por 30€ (!!) na Amazon há mais de um ano.
É um volante decente, excelentíssimo para o preço.

ps: não é como o G27, nem como o DFPro.


A X360 está muito mal servida de volantes, cortesia da estupidez da Microsoft.
Ridículo que a consola com - de longe - a melhor oferta em jogos de condução, não tenha as opções do PC ou da PS3 em termos de preço/qualidade nos volantes...
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Re: Gran Turismo 5

Post by Glorioso »

DarkPhoenix wrote:para a X360, tenho o Logitech Drive FX.
Ficou-me por 30€ (!!) na Amazon há mais de um ano.
É um volante decente, excelentíssimo para o preço.

ps: não é como o G27, nem como o DFPro.


A X360 está muito mal servida de volantes, cortesia da estupidez da Microsoft.
Ridículo que a consola com - de longe - a melhor oferta em jogos de condução, não tenha as opções do PC ou da PS3 em termos de preço/qualidade nos volantes...
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Re: Gran Turismo 5

Post by lud81 »

Pois esse é o tal que custa um balúrdio, para cima de €300 ou €400.
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