Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
ruigomezz
Novato
Posts: 4
Joined: August 31st, 2010, 11:51 am

Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by ruigomezz »

Boas, sou novo por estas bandas e confesso que depois de muito procurar não encontrei tópico que me ajudasse a esclarecer a minha dúvida... uma vez que sou um perfeito leigo nesta matéria, admito...rsrs

Tenho um TV Plasma e um leitor DVD Samsung (que inclui o sistema de som 5.1) e sempre me fez imensa confusão porque razão não consigo ouvir o som da TV através das colunas do DVD?!?!?! Pensei eu que por ter apostado na ligação por HDMI esse problema ficasse resolvido, pura ilusão.
Agora que falei com alguns amigos, falaram-me que tenho de ter um receptor AV ou amplificador (não sei qual a diferença ou se é a mesma coisa) para lá ligar tudo, a TV, o leitor e as colunas. Será essa a solução???

Se sim, o que me aconselham em termos desse receptor? Não quero gastar muitos €€€€ até porque não sou assim tão exigente no som, apenas quero aproveitar o facto de ter as colunas.

Além disto, liguei à poucos dias o meu portátil à TV por VGA e claro, o som, sai do portátil (grande barraca, rsrs).
A minha segunda questão é, depois de ter um receptor, esta questão também fica resolvida? Ou tenho de ligar o portátil ao receptor?

Eu sei que está um pouco confuso mas agradeço a ajuda!

Obrigado
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by Grande Guru »

ruigomezz

Primeiro q tudo bem vindo ao forum.

1) para ouvires o som da TV nas colunas do DVD/amplificador, a tua TV terá de ter, e em principio terá, uma saída áudio, digital (menos comum) ou analógica (mais comum), q terás de ligar a uma entrada (se tiveres) desse DVD/amplificador.

Se n tiveres uma saída de áudio bem identificada, algumas TV's conseguem, via SCART, passar o som para o amplificador, neste caso terias de arranjar um cabo SCART numa extremidade e RCA Stereo na outra.

2) A diferença entre receptor e amplificador é q um receptor inclui tb rádio e o amplificador não, ou seja ambos amplificam mas o receptor têm um rádio incluído.

3) Ao ligares à tv o portátil via VGA nunca terás som na TV pq o VGA só passa imagem. Normalmente as tv's têm associadas à entrada VGA uma entrada aúdio, ou seja, terás de passar a imagem do portátil para a TV via VGA e o som através de um cabo jack de 3,5 mm, q ligas da saída do portátil à entrada da TV q deverá estar junto ao VGA por onde passas a imagem.

Agora se quiseres ter um som melhor, ligas o portátil por vga à TV e a saída de som do portátil ao amplificador usando um cabo 3,5 mm em uma extremidade e RCA Stereo na outra..

Verifica se o amplificador/DVD que tens actualmente tem entradas áudio disponíveis para ligares aparelhos externos, neste caso a tua tv e o teu portátil.

É natural q tenhas dúvidas, logo continua a escrever, que no q puder/souber ajudo.
ruigomezz
Novato
Posts: 4
Joined: August 31st, 2010, 11:51 am

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by ruigomezz »

Grande Guru, muito obrigado por tão rápida resposta!

Em relação à alínea 1) digo-te que tenho a ligação TV-DVD por HDMI! Pelo que sei esta tecnologia passa imagem e som, será assim?
Agora já me ocorreu mas ainda não tentei, ligar as colunas directamente na TV, será que vou obter o som dos canais da TV e os filmes lidos no DVD, a sair nas colunas?

Bom, a diferença entre receptor e amplificador está bem entendida por mim, não preciso de um receptor pois o meu leitor de DVD já tem recepção de rádio!

Na alínea 3) falas de uma entrada áudio na TV junto ao VGA, terei de investigar, se de facto, lá estiver, óptimo, tá resolvido..;)

Para terminar este post, um resumo que espero estar correcto: NÃO PRECISO DE COMPRAR UM AMPLIFICADOR!!!
Estou a pensar que talvez o meu leitor de DVD tenha a capacidade de receber todos os outros aparelhos, certo?
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by Grande Guru »

ruigomezz:

Calma...LOL

1) Sim o hdmi passa som e imagem, mas neste caso, está a passar o sinal do DVD para a TV e não o contrário, q era aquilo q precisavas para ter som no amplificador proveniente da TV.

2) Para ligares as colunas directamente à TV a mesma tem de ter saída própria para colunas, a maioria n tem. Se ligares as colunas à TV o som do DVD sai pelas colunas ligadas à TV sim, perdes é a qualidade de amplificação do amplificador, a n ser q a TV tenha uma amplificação melhor. Tb convém, se for o caso (a TV aceitar colunas) veres no manual da TV que tipo de colunas aceita (impedância) a ver se é compatível com as colunas q lá queres ligar. Impedâncias diferentes resultam em aquecimento excessivo do aparelho (TV), ou seja, desaconselho a instalação.

3) Sobre o teu actual amplificador tens de verificar se tem entradas disponíveis para essas ligações, provavelmente terá apenas uma.
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2228
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by NFCDS »

ruigomezz, podes dizer qual a TV e kit Home Cinema que tens? Ajudava imenso.
ruigomezz
Novato
Posts: 4
Joined: August 31st, 2010, 11:51 am

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by ruigomezz »

NFCDS wrote:ruigomezz, podes dizer qual a TV e kit Home Cinema que tens? Ajudava imenso.
Pois, eu sei que ajuda mas tenho primeiro de me mentalizar em tirar a TV do sítio onde está, dá uma trabalheira...rsrs
Mas logo que tenha a informação, coloco-a aqui, obrigado!!!
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by Grande Guru »

ruigomezz: Um pormenor q me escapou. Que tipo de TV tens? ou seja, é com box? se for, deves ligar ao amplificador a box.
ruigomezz
Novato
Posts: 4
Joined: August 31st, 2010, 11:51 am

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by ruigomezz »

Grande Guru wrote:ruigomezz: Um pormenor q me escapou. Que tipo de TV tens? ou seja, é com box? se for, deves ligar ao amplificador a box.
Não tenho qualquer box! Apenas a antena analógica.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Dúvidas sobre receptores/amplificadores

Post by Grande Guru »

Pois, assim tens mesmo de ver se a tv tem alguma saída áudio para ligares ao amplificador.
Post Reply