[TV Nostalgia] Knight Rider - O Justiceiro

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

[TV Nostalgia] Knight Rider - O Justiceiro

Post by kon-el »

Image

A Silver Age das séries de TV nos 80's normalmente tinha 2 fórmulas para ter sucesso: Um genérico agradável e cuja música ficava na nossa mente e um canastrão com jeito para as senhoras e que dava uma perninha na comédia e na acção. Knight Rider, A Super Máquina no Brasil ou O Justiceiro em Portugal, possuía essas 2 características e subia a parada com uma terceira que era o facto de ter um carro que além de ter estilo e bom design, falava.



O grande Glen A. Larson foi a mente que deu origem a este show com uma simples ideia "Lone Ranger com um carro algo que fosse Sci-fi mas com alma de um Western". A série começa quando o detective Michael Long leva um tiro na cara e o milionário Wilton Knight salva o mesmo e após uma operação plástica concede-lhe a identidade de Michael Knight(David Hasselhoff) e contrata-o para ser o músculo na sua fundação de combate ao crime, a FLAG (Fundation of Law and Governement) e ao leme do programa piloto KITT (Knight Industries Two Thousand) um carro com características muito próprias (que incluía falar com a voz de William Daniels). Michael iria responder a Devon Miles(Edward Mulhare) enquanto que Bonnie Barstow(Patricia McPherson) era a mecânica responsável pelo bom funcionamento do Kitt (mais tarde substituída por April Curtis[Rebecca Holden] na temporada 2 e somente nessa).

Image

KITT era a estrela da série, um Pontiac Trans Am com uma inteligência artificial que o permitia falar com um leve sotaque de modo quase arrogante e com um sentido de humor ao nível do sotaque. As pessoas amavam as suas respostas a animais ou outros humanos que se aproximassem dele sem ter o seu parceiro humano por perto, os seus one liners para Michael ou claro está todas as coisas que o carro podia fazer como atingir grandes velocidades, ter acesso a computadores a toda a hora, ser à prova de balas, grandes saltos, etc. Em Portugal foi no ano de 1984 que podemos ver pela primeira vez a série no Canal 1 no habitual horário das séries do género que era no Domingo de tarde. No começo da década de noventa, a TVI decidiu dar a versão dobrada do Brasil o que levou a uma nova popularidade da série mas no sentido de gozar com o facto de agora ser tudo com o sotaque brasileiro.





A série primava pelo plot básico de ir-se investigar algo ou de ajudar um amigo que aparecia após muito tempo se se verem. Também existente na série era a tensão sexual entre o protagonista masculino e a feminina ou as diferentes guest star femininas que surgiam. Depois era muita acção com acordes musicais na hora certa e façanhas que se vistas em slow motion vê-se o quão falsos eram mas já fazia parte do charme das séries nos anos 80.

Image

Os plots tinham clichés a rodos como o "irmão gémeo" de Michael (que na verdade era o filho de Wilton Knight o qual baseou o seu rosto aquando da plástica de Long) Garth Knight. Mesmo assim foi um dos episódios favoritos do pessoal mais que não seja porque incluía um Camião tipo Tir chamado Goliath que também tinha algum dos materiais de Kitt e quase destruiu o mesmo.



Outro dos episódios favoritos incluía o mesmo cliché de irmão gémeo maligno mas desta feita seria o carro. KARR (the Knight Automated Roving Robot com a voz de Peter Cullen conhecido por ser a voz de Optimus Prime) que apareceu em mais que um episódio e fez-nos vibrar com o confronto dos 2 carros.



Foram 4 temporadas todas elas já editadas em dvd, Portugal já as teve todas editadas enquanto que no Brasil só três viram a luz do dia até agora, que primaram pela energia carismática dos 2 protagonistas, Michael e Kitt, e de ter apenas 2 secundários que conseguiam cativar todos os fãs. Na 4ª fizeram uma jogada típica no anos 80 que era tentar agradar uma parte da audiência e colocaram mais uma personagem que falhou no aspecto de cativar as pessoas.

A série foi um sucesso de audiências e merchandising com brinquedos e afins a serem vendidos a bom ritmo. Devido a ter sempre ao longo dos anos uma boa legião de fãs existiram diversas tentativas de ressuscitar a mesma, quer com filmes (Knight Rider 2000 uma sequela com Hasselhof e Mulhare) quer com uma série vagamente baseada no conceito da original (Team Knight Rider de 1997).

Finalmente em 2009 tentou-se de novo uma temporada com tudo a ver com a série original desde um canastrão como personagem principal até à tensão sexual entre os 2 protagonistas. No entanto pecava por ter demasiadas personagens a aparecer no pequeno ecrã (quando deviam ser no máximo 3) e apesar do facto das femininas serem extremamente atraentes isso não resultou em boas audiências e quando decidiram ouvir as críticas e cortar no excesso já foi tarde demais. A voz do carro desta vez pertencia a Val Kilmer que era das poucas coisas "cool" da série onde o facto do carro ser quase um transformer não apelou muito aos fãs mesmo quando trouxeram a voz de Peter Cullen de novo para fazer de novo o Karr.

Nota 8,5 em 10
Musicslave
Especialista
Especialista
Posts: 1156
Joined: July 4th, 2007, 11:33 am
Location: Águeda

Re: [TV Saudade] Knight Rider - O Justiceiro

Post by Musicslave »

que nostalgia..
eu era/sou grande fã..
aos domingos era religioso estar a ver a série, apesar de todos os defeitos (que na altura não os víamos bem) e serie era bastante apelativa, todos queríamos ser como o Michael..
ao ver a Raw desta semana tambem tive o sentimento de nostalgia..
Post Reply