O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Novidades, lançamentos e características das edições no nosso país.

Moderator: Pedro Pereira de Carvalho

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Cabeças »

Caros,

Como recente e ainda incrédulo e maravilhado possuidor (finalmente) de um LCD, apercebi-me agora da razão de muitas das críticas que tenho lido ao longo dos anos acerca do anamorfismo ou não de alguns filmes, bem como da sua imagem em termos gerais.

Por exemplo o Jacob's Ladder, um filme que adoro e cuja imagem me parecia bem na TV velhinha de 19 anos, deu-me a má surpresa de ter uma imagem sofrível no LCD. Bom, este filme também já tem uns anitos, devem ter pegado na VHS e feito transferência directa... :doubt: Já o "Rasto Mortal", um daqueles séries D com o Van Damme que aluguei anteontem, tem uma imagem fantástica!

Mas vamos ao título do tópico... a primeira coisa que fiz foi ir buscar filmes de referência para ver como ficavam no monstro. E vejo então que o Abismo, por não ser anamórfico, fica uma TRETA! Agora é que percebo como referi as irritações do pessoal com estes assuntos, dantes para mim na 4:3 parecia-me tudo bem! :-)))
O Abismo está uma treta e o Titanic (a primeira edição) também está uma treta, não deve ser anamórfico!

Já o Gladiador!!!! salut-) Que imagem brutal!

A pergunta que faço é se a nova edição do Titanic (saíu uma especial há uns tempos) já é anamórfica, alguém sabe? Do Abismo penso que não saíu mais nenhuma pois não?

Lembram-se de mais alguns exemplos deste tipo que valha a pena trocar?

Abraço
Cabeças
Image
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Darkav »

Eu comprei a nova edição especial do Titanic de 4 discos que anda por aí à venda por 10€, e é uma nova transferência anamórfica.
User avatar
Paulo Sousa Dias
Fanático
Fanático
Posts: 598
Joined: February 20th, 2002, 1:28 pm
Location: Lisboa / Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Paulo Sousa Dias »

Olá,

Como disse o Darksav, a nova edição do Titanic é anamórfica.

Do Abismo, que eu saiba, ainda não saíu mais nenhuma versão (tenho a edição especial com 2 discos). Podes sempre fazer zoom à tv para encher o ecrã...É claro que vai perder um bocado de qualidade de imagem, e as legendas provavelmente vão ficar cortadas, mas é uma alternativa a ver o filme numa janelinha no meio do ecrã :-)))
Paulo Sousa Dias
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Cabeças »

Pronto, a nova edição do Titanic de 4 discos está um espectáculo, também já a tenho. Como sempre digo, BD para quê?! :-)))

Não consigo é perceber porque razão não fazem uma edição também como deve ser para o Abismo, a imagem e o ratio da edição disponível são um nojo. Andei a ver se encontrava alguma referência na net, mas apenas encontrei isso mesmo... referências, mas nada de concreto.

E tanto filme da treta com uma qualidade de imagem fabulosa...

Bah! evil-)
Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by lud81 »

Pois é, eu também levei com o mesmo golpe. Eu já sabia disso, mas como tinha TV 4:3 e há 8 anos não pensava mudar, não me importava assim muito. Mas também não tenho muitos DVDs não-anamórficos. Com imagem em 2.35:1 penso que só tenho o Abismo mesmo, não me lembro de mais nenhum de momento.

Mas depois há a colecção Stanley Kubrick. O único anamórfico é o 2001. Os outros são 1.66:1 não-anamórfico ou 1.33:1.

Cabeças wrote:Pronto, a nova edição do Titanic de 4 discos está um espectáculo, também já a tenho. Como sempre digo, BD para quê?! :-)))
Realmente, desde que se tenha um leitor de DVD que faça o upscaling, BD para quê? O BD será mesmo só para aqueles filmes mais especiais e mais modernos, pois um DVD num leitor com upscale fica mesmo quase perfeito. Mesmo a minha edição do Heat, que não é a especial, mas aquela mesmo velha que não extras nenhuns e 25 legendas (aquelas que a Warner fazia quando o DVD ainda era criança), mesmo essa fica com uma imagem espectacular (esta é anamórfica), portanto não tem assim muito a ver com o DVD ser mais velho ou mais novo.
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by DarkPhoenix »

As potencialidades do BD esmagam o DVD, deixem-se lá de comparações.
Ainda ontem revi o "King Kong" em BD e a imagem é um esplendor e o detalhe abundante.

Estranho que só diz não precisar do BD, quem ainda não o tem... :mrgreen:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Cabeças »

DarkPhoenix wrote:As potencialidades do BD esmagam o DVD, deixem-se lá de comparações.
Ainda ontem revi o "King Kong" em BD e a imagem é um esplendor e o detalhe abundante.

Estranho que só diz não precisar do BD, quem ainda não o tem... :mrgreen:

Eu tenho! Temos a PS3... :twisted:
Cabeças
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by DarkPhoenix »

Cabeças wrote: Eu tenho! Temos a PS3... :twisted:

Então se a tens, como é que te dá para isso?

Um exemplo, é sabido que a recente edição dvd do "Blade Runner" tem uma qualidade de imagem fantástica ( para o defunto formato ).
No entanto, eu também possuo a edição BD e a imagem é muito superior.

Não sei qual o interesse em estarem a negar a óbvia supremacia do novo formato, especialmente na resolução da imagem.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by lud81 »

Eu não estou a negar a superioridade do BD em relação ao DVD, é claro que é superior. Como espaço para 50 GB e capacidade para 1080p nativo, ai dele se não fosse superior! Só estou a dizer que a imagem de um DVD num leitor que faz upscale é bem satisfatória.
Image
User avatar
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4022
Joined: February 13th, 2004, 2:58 pm
Location: Norte

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by DarkPhoenix »

A noção de "satisfatório" varia conforme o nível de exigência, é subjectivo.
No meu caso, o dvd já não me satisfaz para determinado tipo de cinema, como espectáculo visual.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by lud81 »

DarkPhoenix wrote:A noção de "satisfatório" varia conforme o nível de exigência, é subjectivo.
De acordo. E na minha opinião os níveis de exigência estão cada vez mais "ridículos", sem ofensa. Convenhamos que quanto mais se tem, mais se quer, e o mesmo aplica-se aqui na qualidade de imagem. Quando surgir o formato que seguirá o BD, e ele vai surgir, iremos ver pessoas a dizer que o BD já não satisfaz, e isso será ainda mais ridículo. :wink: Mas vai acontecer, acredita.

Já existe uma definição superior ao 1080p. E não é pouco, é para aí 4 vezes superior.
Image
Martin Scribbler
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 158
Joined: August 22nd, 2009, 1:07 am

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Martin Scribbler »

Eu cresci a alugar filmes nos clubes de video em edições VHS com a imagem toda esbatida e em formato 4:3, não é por uma diferença minima de definição que vou passar do DVD para o Blu-Ray. De futuro lá comprarei coisas em Blu-Ray, mas vou continuar a comprar em DVD se o preço o justificar, e o que já tenho em DVD é para ficar , a não ser que a edição que tenha seja mesmo má (comprei um dos filmes coreanos da Colecção Fantasporto que anda na Fnac, por amor de Deus... :roll: ).
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Cabeças »

DarkPhoenix wrote:
Cabeças wrote: Eu tenho! Temos a PS3... :twisted:

Então se a tens, como é que te dá para isso?

Um exemplo, é sabido que a recente edição dvd do "Blade Runner" tem uma qualidade de imagem fantástica ( para o defunto formato ).
No entanto, eu também possuo a edição BD e a imagem é muito superior.

Não sei qual o interesse em estarem a negar a óbvia supremacia do novo formato, especialmente na resolução da imagem.
Coloco aqui algumas considerações minhas repescadas sobre este assunto e que sintetizam o que penso:

A mudança de patamar foi efectivamente do VHS para o DVD e com um bom LCD/Plasma, um bom leitor e um dvd como "deve ser" em termos de imagem e som, tem-se uma imagem fabulosa. Sinceramente, para mim chega, está óptimo, não preciso de mais. E mesmo em relação aos dvds mais antigos, com imagem mais fraca, um leitor de dvd que faça o upscaling resolve o problema

A imagem dos BD para mim, é "boa demais". Quero dizer, tem algo de "eléctrico", de "artificial". A vida real não tem imagens assim. Sinceramente, prefiro a imagem do DVD, também é extraordinária e é mais parecida com a vida real.

O BD faz-me lembrar o HDR (os que gostam de fotografia sabem o que é). As fotos em HDR são belíssimas, uma obra de arte, são fantásticas... mas não correspondem à realidade.

Para mim a questão da artificialidade, prende-se com o facto de que a realidade, pelo menos tal como eu a vejo, está muito mais de acordo com a imagem dvd do que com a imagem BD...a imagem BD é sem sombra de dúvida fantástica, mas a realidade que nos cerca não tem nem a cor, nem o brilho nem a definição que o BD apresenta! É apenas por isso que falo da (para mim) artificialidade da imagem BD.

Claro que há aqui o outro factor, para mim importantíssimo: o facto de ter uma colecção feita em DVD e sinceramente não vou mesmo estar a trocar tudo outra vez como fiz com as VHS e alguns vinis.

Vamos andar a trocar de colecções e de leitores de cada vez que há saltos tecnológicos? Com a introdução recente do 3D que maravilha tantos foristas (a mim não, sinceramente), se começarem a reeditar os filmes em 3D vocês vão trocar e comprar tudo novamente?

E quando chegar o Quad HD? O sistema revolucionário (a Toshiba já tem écrãs que fazem o upscale dos 1080 para o QHD), que como sabem tem qualquer coisa como 3840x2160 pixéis? Embora os 1080 se devam aguentar uns anos devido por enquanto aos custos, quando o mercado estiver - se o BD conseguir - massificado com BD, as empresas vão lançar o QHD, novos leitores, reeditar os filmes todos novamente!... E nós caros amigos, ou neste caso vocês, vão comprar e vender os filmes todos novamente?! :-)))

Eu não sou nada de andar atrás da última moda e saibam que me costumo manter até minimamente actualizado em relação a tudo o que é tecnologia, que adoro. Apenas penso que tem que haver bom senso nas opções, eu pelo menos tenho outras prioridades, outros objectivos, outras coisas que gostava de fazer. Tenho a minha colecção feita com todos os filmes que foram importantes na minha vida, agora quero investir noutras coisas, o investimento nos dvds será só de acompanhamento em relação a filmes que eu ache que merecem a compra. E digo isto com alívio, foi um investimento brutal durante muitos anos. Para mim chega amigos, era o que me faltava agora ir vender tudo por tuta e meia para voltar a comprar tudo novamente e enriquecer ainda mais as empresas gananciosas. Sobretudo estando tão contente com a imagem que tenho neste momento! :-D
Cabeças
Image
DREAMASTER
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2879
Joined: November 10th, 2003, 8:54 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by DREAMASTER »

A malta esquece q muitas edições até 2003, anamorficas e não anamorficas, eram feitas a pensar nas tv's 4:3 e não nos plasmas e LCD de 16:9. Por isso é q esses dvd's veem-se muito bem nas tv's antigas 4:3 e não nas tv's de ecra panoramico :wink:
Close your eyes, look into the dream
Winds of change will winds of fortune bring

[VENDO] DVD's e Boxsets
Luisfg
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 268
Joined: September 27th, 2002, 4:23 pm
Location: Braga

Re: O Abismo e o Titanic novas versões, anamorfismo etc

Post by Luisfg »

E que dizer das novas edições de filmes mais antigos da Columbia (Sony Pictures) e da Warner?
É tudo cortado para 4:3 e quando lá aparece um que mantém o formato original não é anamórfico. Parece que essas distribuidoras estão a andar para trás.
Post Reply