Stardust (2007) - Matthew Vaughn

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

H'Omac
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 261
Joined: August 13th, 2007, 12:13 pm
Location: Pelo planeta em que vivemos...

Post by H'Omac »

Tolkien é um criador , criou aos poucos e poucos toda a terra média na sua cabeça , uma criação destas não é para um qualquer ...
um génio entre nós era o que tolkien era...
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

H'Omac wrote:Tolkien é um criador , criou aos poucos e poucos toda a terra média na sua cabeça , uma criação destas não é para um qualquer ...
um génio entre nós era o que tolkien era...
O grande trunfo da obra de Tolkien é a complexidade das línguas que criou para as raças da Terra-Média (sendo a sua especialidade, foi o catalisador para a criação de tudo o que veio a seguir). O resto não é original, com muitas influências da mitologia nórdica (elfos, anões, a Volsungsagga, o Kalevala finlandês) e do poema épico "Beowulf", assim como da história de Inglaterra (influência dos saxões na construção do povo de Rohan, por exemplo). Acima de tudo a história tem uma ressonância mitológica que era o que ele pretendia, mas a obra sofre muito precisamente pelo excesso de pormenor, o que nem sempre é bom, porque acaba por não deixar muito à imaginação do leitor (o ciclo de Terramar, de Ursula K. Le Guin, não se perde em descrições exaustivas, mas consegue criar um universo próprio onde os personagens são muito bem definidos) e torna-se cansativo (pessoalmente, quando iniciei a leitura de "A Irmandade do Anel" em português, fiquei pasmado com a quantidade de vezes que o autor descrevia na viagem de Frodo e Sam as paragens para comerem). Ninguém nega o trabalho de Tolkien e basta ver o tempo que lhe levou a escrever as obras para perceber que não é coisa para qualquer um, mas não deixa de ter as suas falhas.
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

H'Omac,

Permite-me corrigir-te mas, Tolkien não era um criador. Era sim um compilador de ideias.
Dizer que o Tolkien "inventou"/criou toda a terra média, é um erro tão grande como afirmar que o Bill Gates "inventou" o computador.

... e abaixo seguem alguns exemplos:

- Os Elves pertencem à mitologia Germânica/Nórdica. Nesta mitologia, os Elves (à semelhança dos de tolkien) são imortais e belos. Na mitologia germânica, são também como que deuses da fertilidade.
Elf vem da palavra Norse "álfr", que quer dizer branco ou albino.
Ainda nesta mitologia (bem mais antiga que Tolkien), os elves viviam numa região que dá pelo nome de Álfheim (a actual província Sueca de Bohuslän) e... o último rei dos elves (pasmem-se as almas) chamava-se Gandalf.

- Os Orcs vêm aparecem pela 1ª vês na lenda épica Beowulf, datada do periodo de 700-750 DC. "Orc" significa "demonio" ou "Ogre" em Inglês Arcaico. Existem várias lendas pela Europa fora, utilizando Ogres e descrevendo-os das mais diversas formas. Tolkien optou por utilizar a palavra do Inglês arcaico e descrevê-los como verdes, para parecer mais original. De facto, a parte do serem verdes é totalmente de sua autoria.

- Os Anões (Dwarves) vêm do Inglês arcaico dweorgas ou dwarrows e fazem também parte da mitologia Norse (Germânica). É nesta mitologia que os anões são apresentados pela 1ª vez como, fabulosos a trabalhar o metal (criadores da corrente que prende o lobo Fenris e forjam o martelo de Thor, o Mjornir), como tendo longas barbas e vivendo em subterrâneos. Na mitologia Norse, os anões são apresentados como espiritos da terra e os elfos como espiritos da natureza e da fertilidade.

De facto o Tolkien inventou os Hobbits (Hobbit vem do Inglês arcaico "hol-bytla" - "Hole-Dweller") como sendo uma variante bem disposta dos anões, com uma personalidade baseada (segundo o proprio tolkien afirmou) na novela "Babbitt", escrita em 1922 por Sinclair Lewis.
Toda a parte "evil side" (excepto Orcs) é também fruto da imaginação de Tolkien e, para quem já leu tolkien, pode-se ver que é a parte mais mal desenvolvida, sem grande informação e onde tudo fica um pouco no ar.

Tolkien, foi beber 90% à mitologia Norse/Germanica, do que é relatado nas suas obras. Acontece que, até à edição do Sr. Dos Aneis, os ingleses tinham muito pouca ou nenhuma informação sobre esta mitologia, tal como acontece à maior parte dos fãs de Tolkien, como tal, acabam por o ver como um visionário.
Se lerem um bocadinho sobre a mitologia Norse, vão ver que o Tolkien, não inventou... apenas usou!
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

Um compilador de ideias? Ok, então há que perceber o valor da originalidade e da consistência com que ele foi capaz de juntar tudo e torná-lo em algo único.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Gollum wrote:Um compilador de ideias? Ok, então há que perceber o valor da originalidade e da consistência com que ele foi capaz de juntar tudo e torná-lo em algo único.
Não foi nem original ao compilar essas ideias. Há uns posts atrás nomeei N outros autores que também o fizeram.

Já se escrevia Mediaval-Fantastico antes de Tolkien e continuou-se a escrever depois de Tolkien.

Tolkien calhou ser o que teve maior marketing por detrás.

Para os verdadeiros apreciadores do genero literário, para aqueles que já leram mais do genero para lá do "Sr. dos Aneis", não é comum nomearem Tolkien como o seu escritor favorito.

Percebo que o pessoal tenha gostado dos filmes (que até estão bem feitos). Aceito que, para quem nunca ouviu falar do genero, fique de boca aberta e considere aquilo o fim do mundo em cuecas mas, devo dizer que, o homem, nem a nivel de escrita, nem a nivel de história, se pode considerar um génio.

Sim, dou-lhe os parabéns por ter escrito o "harry Potter" do século 20, mas "please" não endeusem o homem.
H'Omac
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 261
Joined: August 13th, 2007, 12:13 pm
Location: Pelo planeta em que vivemos...

Post by H'Omac »

Rocha , se este homem não é um génio é o que?? :doubt:

Acho que não é propriamente fácil criar uma lingua , e pode não ter "inventado" a terra média , mas a ideia que ele teve , o misturar de todas as ideias entre todos esses monstros da mitologia , entre a terra media , e criar as suas linguas , acho que so por isso este homem pode ser considerado um génio...
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

H'Omac,

Julio Verne é um Génio!

Arthur C. Clark é um génio!

Isaac Asimov é um génio!

H.P. Lovecraft é um génio!

E são génios porque inventaram conceitos. Porque inventaram realidades. Porque criaram de base ideias a partir do nada.

O Tolkien não inventou, adaptou uma realidade que já existia (mitologia Norse) e que não é nenhum conto de fadas, para um conto infantil/adolescente.

Perguntas "se não é um génio é o quê?"... é um escritor famoso, como tantos outros, que por acaso, acontecer ser o mais famoso no genero literário em que se insere... mas isso não faz dele o melhor escritor, nem numa forma global, nem sequer no genero a que se dedicou.

O Lovecraft (por exemplo) inventou uma lingua, inventou uma realidade e (para alguns) uma religião. Asimov inventou grande parte dos conceitos da robotica que existem hoje em dia. Acho que nem vale a pena falar em Julio Verne... e isto são apenas alguns exemplos.

By the way, a lingua que tu dizes que Tolkien criou, é uma mistura de Gaélico com Inglês arcaico!

Aceito que gostes dos livros/filmes mas acredita, no genero, existe bastante melhor escrito por outros autores... infelizmente ainda não chegou ao cinema... quando chegar, dás-me razão.

Se leres um pouco sobre mitologia Norse... vais ver que a tua opinião do Tolkien muda.
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

Rocha wrote:
Gollum wrote:Um compilador de ideias? Ok, então há que perceber o valor da originalidade e da consistência com que ele foi capaz de juntar tudo e torná-lo em algo único.
Percebo que o pessoal tenha gostado dos filmes (que até estão bem feitos). Aceito que, para quem nunca ouviu falar do genero, fique de boca aberta e considere aquilo o fim do mundo em cuecas mas, devo dizer que, o homem, nem a nivel de escrita, nem a nivel de história, se pode considerar um génio.

Sim, dou-lhe os parabéns por ter escrito o "harry Potter" do século 20, mas "please" não endeusem o homem.
Gostava de perceber a suposição de que não li os livros?
Discordo da tua opinião e considero Tolkien um génio, mas cada um com a sua.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Gollum wrote:
Rocha wrote:
Gollum wrote:Um compilador de ideias? Ok, então há que perceber o valor da originalidade e da consistência com que ele foi capaz de juntar tudo e torná-lo em algo único.
Percebo que o pessoal tenha gostado dos filmes (que até estão bem feitos). Aceito que, para quem nunca ouviu falar do genero, fique de boca aberta e considere aquilo o fim do mundo em cuecas mas, devo dizer que, o homem, nem a nivel de escrita, nem a nivel de história, se pode considerar um génio.

Sim, dou-lhe os parabéns por ter escrito o "harry Potter" do século 20, mas "please" não endeusem o homem.
Gostava de perceber a suposição de que não li os livros?
Discordo da tua opinião e considero Tolkien um génio, mas cada um com a sua.
Não vejo como é que, consegues ler que eu supus que não leste os livros.

Acredito que os tenhas lido.

Mas... não leste mais nada do género pois não?
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Rocha wrote:By the way, a lingua que tu dizes que Tolkien criou, é uma mistura de Gaélico com Inglês arcaico!
E finlandês (daí a influência do Kalevala).
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Rocha wrote: Sim, dou-lhe os parabéns por ter escrito o "harry Potter" do século 20, mas "please" não endeusem o homem.
Ok, não endeusem o homem, mas também não o deitem tanto abaixo... Agora o LOTR e toda a saga da Middle Earth é o Harry Potter do Sec XX??? :roll:

Quanto às línguas, posso estar enganado, mas tenho a impressão de que o Tolkien não criou apenas uma língua, mas pelo menos umas 4. O Élfico, a dos Anões, a dos Orcs e ainda o Black Speech que é antigo (os Orcs não falam Black Speech). E mesmo em Élfico há 2 versões da língua.
Image
H'Omac
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 261
Joined: August 13th, 2007, 12:13 pm
Location: Pelo planeta em que vivemos...

Post by H'Omac »

Rocha wrote:H'Omac,

Julio Verne é um Génio!

Arthur C. Clark é um génio!

Isaac Asimov é um génio!

H.P. Lovecraft é um génio!

E são génios porque inventaram conceitos. Porque inventaram realidades. Porque criaram de base ideias a partir do nada.

O Tolkien não inventou, adaptou uma realidade que já existia (mitologia Norse) e que não é nenhum conto de fadas, para um conto infantil/adolescente.

Perguntas "se não é um génio é o quê?"... é um escritor famoso, como tantos outros, que por acaso, acontecer ser o mais famoso no genero literário em que se insere... mas isso não faz dele o melhor escritor, nem numa forma global, nem sequer no genero a que se dedicou.

O Lovecraft (por exemplo) inventou uma lingua, inventou uma realidade e (para alguns) uma religião. Asimov inventou grande parte dos conceitos da robotica que existem hoje em dia. Acho que nem vale a pena falar em Julio Verne... e isto são apenas alguns exemplos.

By the way, a lingua que tu dizes que Tolkien criou, é uma mistura de Gaélico com Inglês arcaico!

Aceito que gostes dos livros/filmes mas acredita, no genero, existe bastante melhor escrito por outros autores... infelizmente ainda não chegou ao cinema... quando chegar, dás-me razão.

Se leres um pouco sobre mitologia Norse... vais ver que a tua opinião do Tolkien muda.
Rocha

Tolkien criou linguas , acho que não é facil ciar linguas

Tolkin pode nao ter criado a terra media , mas juntou todas as ideias da mitologia entre a terra media , e a todos os monstros mitológicos , criou linguas para cada uma das especies...

Eu considero este homem um génio por ter criado linguas e ter compilado todas as ideias , criando um conto lendário , O Senhor Dos Aneis
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

H'Omac wrote:Tolkien criou linguas , acho que não é facil ciar linguas
Para ele era fácil porque essa era a área de estudo e trabalho dele, a filologia. Daí que ele tenha começado a "construção" da Terra-Média (outro termo com ressonância na mitologia nórdica, Midgard) pelas línguas.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Argaroth01 wrote:
H'Omac wrote:Tolkien criou linguas , acho que não é facil ciar linguas
Para ele era fácil porque essa era a área de estudo e trabalho dele, a filologia.
Oh, muito obrigado, então assim também se pode dizer que pintar e esculpir era fácil para o Michelangelo porque era a área dele, fazer filmes era fácil para o Kubrick porque era a área dele, compôr sinfonias era fácil para o Mozart porque era a área dele. Percebes o que quero dizer? Deitar abaixo o feito do Tolkien só porque "era fácil para ele sendo a área dele" soa-me completamente ridículo.

Já deu para perceber que não querem que se endeuse o homem e eu até posso simpatizar com isso. Mas deitá-lo tanto abaixo e querer banalizá-lo à força é ainda pior.
Image
H'Omac
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 261
Joined: August 13th, 2007, 12:13 pm
Location: Pelo planeta em que vivemos...

Post by H'Omac »

Argaroth01 wrote:
H'Omac wrote:Tolkien criou linguas , acho que não é facil ciar linguas
Para ele era fácil porque essa era a área de estudo e trabalho dele, a filologia. Daí que ele tenha começado a "construção" da Terra-Média (outro termo com ressonância na mitologia nórdica, Midgard) pelas línguas.
Argaroth01 ...

A Terra Media já tinha sido imaginada , criada quando tolkien teve a ideia de juntar as linguas que tinha criado , aos monstros mitológicos , e por fim pôr tudo isto a viver na terra media dando rigem ao seu livro o senhor dos anís , esta obra é uma obra de um génio , porque?
Porque ele criou linguas para os monstros mitologicos
Porque ele escolheu os monstros que iriam viver na terra média
E Porque eu acredito que não á ninguem no mundo (presentemente) capaz de ter uma ideia tão genial como este homem teve, ele juntou as ideias e criou um mundo no qual ninguem tinha pensado...

H'Omac
Post Reply