Os clássicos são melhores que os filmes actuais???

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

Skywatcher wrote:Eu diria antes da educação cultural.
Eu considero-me muito pouco educado a nivel de cinema "clássico" anterior à década de 70. Mas quantos mais tenho visto (mérito a quem me tem "obrigado" e aconselhado nesse departamento), mais gosto, e melhor e mais facilmente os compreendo e aprecio. Existe de facto uma outra estética própria de cada época, que tenho aprendido a apreciar.
Não considero que a minha capacidade cultural tenha diminuido ou aumentado. Continua a mesma, i.e., a minha.

Um abraço,
O termo "capacidade cultural" refere-se à bagagem, por assim dizer, em termos de conhecimentos que possam ser aplicados na crítica de algo.
A capacidade cultural muda quando vês mais um filme, quando lês mais um livro, ou ouves mais uma música e até mesmo quando experiencias uma situação nova na tua vida que te altera algumas "verdades" antes consideradas por ti inquestionaveis.

Educação cultural é um termo que já não gosto tanto, até porque educação normalmente refere-se mais a conhecimento ganho através de uma relação professor-pupilo, da qual nunca fui grande fã(espcecialmente no nosso sistema de ensino). Prefiro aprender tudo aquilo que me é possível sozinho porque acho que, não só aprendo mais(já que não estou limitado aos conhecimentos do meu professor), bem como aprendo aquilo que me dá mais gosto, retendo assim muito mais informação e trabalhando-a muito mais facilmente em meu proveito.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Talvez o facto de ser de uma área técnica me formate um diferente entendimento das palavras. Para mim capacidade sempre me foi apresentado como o limite até ao qual podes encher um qualquer contentor (o teu cérebro como contentor de conhecimento, p.ex.), sendo que há pessoas com mais capacidade que outras, o que resultará numa maior apreensão de conhecimento quando sujeitas aos mesmos "inputs" culturais.

A educação que tenho considero que apenas parte dela me foi dada pelos professores, grande parte da minha educação sobre vários temas foi através do auto-didactismo, e se me considero educado/instruído/conhecedor em relação a um assunto, seguramente que o sou devido a várias componentes dessa mesma educação.

Um exemplo simples era que eu há uns anos, quando provei whisky não me agradou particularmente, até porque eram todos iguais para mim. No entanto, algumas pessoas deram-me umas dicas sobre as diferenças que devia procurar (componente da educação mestre-pupilo), e a partir daí comecei a desenvolver esse meu recém adquirido gosto sozinho, provando e descobrindo (componente auto-didacta). Houve uma educação do meu gosto. A minha capacidade de gostar de whisky essa, considero que sempre existiu, caso contrario não gostaria nunca.

Mas provavelmente, uma vez mais, estaremos a falar do mesmo conceito, apenas utilizando formas de descrição diferentes.

Um abraço,

PS: Mau o aluno que deixa limitar pelos conhecimentos do professor, e pior ainda o professor que não o incentiva a investigar mais além...
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

"Mau o aluno que deixa limitar pelos conhecimentos do professor, e pior ainda o professor que não o incentiva a investigar mais além..."-->verdade

Eu não sou contra a relação professor-estudante, mas não tive muito poucas experiencias nessa área. São extremamente raros os professores que compensam o trabalho de ir às aulas.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Rui Luís Lima
Iniciado
Iniciado
Posts: 90
Joined: August 23rd, 2005, 9:09 pm
Location: Lisboa

O Filme Clássco?

Post by Rui Luís Lima »

Olá 8)

Antes de mais...o que é o filme Clássico?

O Cinema Americano dos anos 30, 40, 50 a época dos grandes Estúdios?

Já agora uma história... qundo fui comprar, por causa de uma troca, "The Last Picture Show"/"A Última Sessão de Cinema" do Peter Bogdanovich e não o encontrava, pedi ajuda ao funcionário da loja... e a resposta que recebi foi..."está nos filmes clássicos"...anos 70!!!!!

Senti-me mesmo velhote!!!!!

Será que ao comprar essa obra-prima que é o "Metropolis" do Fritz Lang ou o "Sunrise" do Murnau ou o "True Heart Susie" do Griffith... que foram das últimas obras do cinema mudo que vi no grande écran...(e recordo que o prmeiro filme mudo que vi no grande écran no Palácio Foz, em meados dos anos setenta foi "A Mulher na Lua" me irão dizer que está naquele canto das velharias!!!!

É claro que há cinema clássico, mas a sua catalogação não é tão simples como isso... o meu clássico favorito (a preto e branco) é o "Casablanca"! ou será o "Vertigo" (e aquelas cores) sinceramente não sei, são demasiados os filmes.
Mas só para terminar, o cinema clássico norte-americano situa-se para mim nas décadas 30, 40 e 50.... depois foi o colapso do sistema dos Estúdios e os célebres contratos de sete anos com as estrelas. David O'Selzenick fez fortuna a alugar estrelas.... e quando surgiram os cineastas nascidos com a televisão nos anos 60 a fazerem grandes filmes com poucos recursos foi o colapso e entretanto surgem as novelle vagues em todo o mundo... até que o cinema americano recupera a liderança com o nascimento de uma nova geração chamada de movie-brats... o resto da história todos sabemos.

Saudações cinéfilas! 8)
RUI LUÍS LIMA
PCN
Novato
Posts: 2
Joined: October 3rd, 2005, 3:28 pm

Re: Os clássicos são melhores que os filmes actuais???

Post by PCN »

Borreicho wrote:Adoro cinema! Contudo nunca consegui apreciar os clássicos. Apesar daqueles que são considerados os melhores filmes de sempre serem clássicos, prefiro os actuais.

E pergunto aos entendidos. Os clássicos são melhores que os filmes actuais?
Em termos de criatividade não tenhas dúvidas: os clássicos são muito melhores do que a maioria dos actuais...
Image
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Post by waltsouza »

Em termos de criatividade não tenhas dúvidas: os clássicos são muito melhores do que a maioria dos actuais...
Estás a falar de clássicos de que altura? Que décadas? É que clássicos os há em todas as décadas (30, 40, 50, 60, 70, 80, 90). Por isso estar a estipular essa regra - os clássicos são melhores que os actuais - parece-me relativo e limitativo. Um filme que hoje seja considerado bom, poderá ser o clássico de amanhã. Normalmente quando se fala em clássico pensa-se sempre em filmes com mais de 30 anos mas no cinema a sua definição abrange mais épocas e periodos.
Rui Luís Lima
Iniciado
Iniciado
Posts: 90
Joined: August 23rd, 2005, 9:09 pm
Location: Lisboa

Cinema Clássico!

Post by Rui Luís Lima »

Olá Cinéfilos! 8)

A Linguagem cinematográfica (goste-se ou não) foi criada por David Wark Griffith e a ele o Cinema tudo deve... se não acreditam, leiam o longo e saboroso artigo, talvez o mais citado de sempre em todo o universo: "Dickens, Griffith e Nós" escrito por Serguei Eisenstein.

Um Abraço Cinéfilo!

PS- Foi com um prazer enorme que assisti na Cinemateca ao filme dos Lumiére "Chegada de um Comboio à Cidade" e imaginei os espectadores do Grand-Café ao verem a aproximação do comboio a fugirem em alvoroço para não serem esmagados por aquela locomotiva que os ameaçava, nascia o plano sequência! Depois há sempre aquele filme de Paz dos Reis com os operários a saírem da sua fábrica, imitação de um filme dos Lumiére mas também a primeira obra portuguesa, que tive a oportunidade de ver em cópia restaurada no Forum Picoas... Depois esse Mágico que tal como Griffith morreu ignorado por todos, chamado Méliés criou os efeitos especiais... embora a truncagem tenha nascido com os Lumiere quando a máquina encravou e quando voltou a filmar o viatura que estava a ser filmada deu origem a um carro funerário... enfim Histórias da Cinéfilia!

Aquele Abraço Cinéfilo para todos e a continuação de um excelente forum de opiniões! O Cinema é uma Aventura Infinita!!!!
RUI LUÍS LIMA
Gollum
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 7th, 2003, 6:12 pm
Location: Portugal

Post by Gollum »

E onde é que se poderia ler esse "saboroso artigo"?

É que Rui, tu és poço de cultura cinematográfica, mas às vezes é díficil ver o fundo...lol :-)
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Rui Luís Lima
Iniciado
Iniciado
Posts: 90
Joined: August 23rd, 2005, 9:09 pm
Location: Lisboa

Griffith

Post by Rui Luís Lima »

Olá Gollum! 8)

O célebre artigo tão citado por tanta gente e possivelmente tão pouco lido, foi editado na íntegra no catálogo editado pela Cinemateca Portuguesa aquando da integral que passou nas suas duas salas (Felix Ribeiro e Luís de Pina)

O célebre artigo "Dickens, Griffith e Nós" foi traduzido por Álvaro Carvalho e tem início na página 96 do referido volume.

Saudações Cinéfilas! 8)
RUI LUÍS LIMA
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4863
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Os clássicos são melhores que os filmes actuais???

Post by nimzabo »

up
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
Posts: 53
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Re: Os clássicos são melhores que os filmes actuais???

Post by ZédaAdega »

O Nimzabo anda a desenterrar tesourinhos do fórum... :badgrin:

Eu comecei a ler a primeira página do tópico e não me apercebi que tinha sido escrita no ano de 2005, julguei que era malta nova do fórum...

Em 2005 o OP (original poster) declara que não gosta de filmes clássicos (velhos) e que prefere filmes modernos de 2005, uma declaração perigosa num fórum de Cinema... :lol:

Não tem mal nenhum ele ter declarado isso, se ele gosta de filmes ao ponto de escrever sobre eles no fórum, tudo bem. Eu por exemplo não acho graça nenhuma aos filmes do "Padrinho" e "Era uma Vez na América", que foram dos filmes mais secantes e aborrecidos que já vi, mas sei reconhecer que possuem qualidade em várias vertentes, por uma questão de bom senso. Eu simplesmente não tenho nenhum interesse ou gosto em ver histórias desse género.

Uma grande parte da minha intervenção neste fórum, foi a mostrar filmes desconhecidos (em Portugal) do Bloco Comunista, onde eu manifestei a minha preferência pela Cinematografia mais natural e complexa desses países do Leste Europeu, em oposição à doutrina de Hollywood, onde as vedetas estão numa roulotte, num cenário artificial e a câmara filma o gajo nº1 que diz qualquer coisa, há um corte e surge a câmara nº 2 a mostrar o 2º actor a reagir, em seguida a câmara americana corta e volta a filmar o actor nº1, e assim sucessivamente. Nunca achei graça a isso, nem em criança sequer... Essa doutrina norte-americana de montagem possui uma designação técnica qualquer que não me lembro, mas de que não gosto. Os ditos clássicos de Hollywood foram filmados segundo essa doutrina de montagem cinematográfica, que para mim é muito foleira.

Por isso foi para mim uma alegria ter descoberto o Cinema de Leste, onde os realizadores e operadores de câmera, também achavam que a montagem de Hollywood era foleira.

Se calhar para mim, muitos filmes de Leste dos anos 50 ou 70, eram visualmente mais apelativos do que os filmes americanos do mesmo período. O OP não explica qual a queixa dele contra os filmes clássicos... É que podem ser de várias naturezas: Preto e Branco, Censura Moral, Maneirismos da Época, Cinematografia em Geral, Montagem, etc.

Já se passaram 19 anos desde que foi aberto este tópico, e já cresceu uma nova geração para quem o "Aliens" (1986) e o "Back to The Future" (1985) é Cinema Clássico! :twisted:

São excelentes filmes que eu vi em miúdo, e prefiro que a malta nova chame ao "Aliens" de clássico, em detrimento do "Casablanca", pois eu eu acho que o "Aliens" é N vezes superior ao "Casablanca", mas isso é apenas a minha opinião pessoal, já que eu acho que o "Casablanca" é apenas mais um filme da treta, produto da época.
Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 410
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Os clássicos são melhores que os filmes actuais???

Post by Luis.Manuel »

Tanto quanto me recordo (anos 60), acho que sempre se fizeram bons e maus filmes, não só em Hollywood mas um pouco por todo o mundo, da Espanha ao México, da Turquia à India e Hong Kong e obviamente em Portugal também.

Os antigos, mesmo sendo maus, alguns tem talvez um certo "charme", os bons são coisas que descobri depois de Abril de 74 guiado por criticas de cinema publicadas nos jornais diários que o meu pai comprava religiosamente ao regressar a casa.

Como curiosidade deixo alguns exemplos de péssimos filmes que me recordo de ver nas famosas sessões duplas dos desaparecidos "cinemas de bairro" de Lisboa. (2 filmes por 5 escudos :lol: )

Image

Image

Image

Image

Image

Sobre a definição de "clássicos" ela para mim não é muito clara. Acho que estará mais ligada ao cinema americano e europeu. No entanto grandes filmes se fizeram na Índia (sim) no Japão e até nos antigos países comunistas... Resumindo, para mim existem bons ou maus filmes, antigos ou contemporâneos.
Post Reply