Onde Anda o Cinema Alemão?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

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Ricardo Ribeiro
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Onde Anda o Cinema Alemão?

Post by Ricardo Ribeiro »

Estava aqui a pensar para os meus botões. Os cinemas britânicos, italiano, espanhol e francês brindam-nos anualmente com uma quantidade razoável de filmes de interesse, e com umas quantas obras verdadeiramente espectacular. Porque será que sinto que da Alemanha não chega o mesmo fluxo de produções notáveis?

Será que de facto na Alemanha não se faz bom cinema com frequência? Será que por algum motivo estamos fora do circuito comercial da produção germânica?
Ricardo Ribeiro
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Cinedie
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Post by Cinedie »

Não estou muito por dentro da produção germânica, mas é provavelmente uma questão relacionada com circuitos. A língua se calhar é um factor de desincentivo. Em todo o caso, "cinema comercial" qualquer que seja a língua (não inglesa) tem um espaço limitado. Um thriller como Tattoo não fica atrás do produto mediano similar de Hollywood que chega por cá aos quilos, mas ao ser falado em alemão e ao não ter uma estrela no cartaz só cá chegaria se tivesse ganho prémios nos grandes festivais europeus ou tivesse sido comprado por um estúdio norte-americano (que provavelmente o dobraria em inglês, já que é "comercial"; mas nos dias de hoje seria mais natural um remake).

Este ano no Fantasporto:

O NOVÍSSIMO CINEMA ALEMÃO

Till Eulenspiegel - Eberhard Junkersdorf
Back to Gaya – Leonard Fritz Krawinkel & Holger Tappe (Alem/Esp/GB)
Vinzent – Ayassi
Gate to Heaven – Veit Helmer
Die Mitte – Stanislaw Mucha
September - Max Farberbock
Tuvalu – Veit Helmer
Bibi Blocksberg – Hermine Huntgeburth
Luther – Eric Till
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Luis Canau
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Ricardo Ribeiro
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Post by Ricardo Ribeiro »

Ó Cinedie, a americanada nesta equação está de fora. É outra guerra. Todos sabemos. A minha questão prende-se com o paralelo entre as nações europeias economica e demograficamente mais ricas e como é estranho que talvez a mais isso tudo de entre elas fique aparentemente tão aquém das outras em termos de cinema. Factor linguistico? Duvido. Português é português e o resto é o resto. Português não precisa de legendas, o resto sim. Não vejo porque o alemão haveria de ser bastardo e as outras línguas europeias legítimas.

Agora, eu na minha ignorância interrogo-me: dessa lista que forneceste relativamente ao Fantasporto, quantos desses filmes são minimamente "normais", não reservados a uma minoria intelectual e/ou pseudo-intelectual? É que quando falamos em cinema espanhol, francês, inglês e italiano não temos que nos preocupar com essas questões, porque, sem chegar à escala americana, há produções para todos os gostos.

Passar-se-á o mesmo com o cinema alemão e por algum motivo anda por ai escondido? E se não, porque será?
Ricardo Ribeiro
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Cinedie
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Post by Cinedie »

Eu acho que o factor linguístico tem algum peso, mesmo não sendo, em caso algum, razão exclusiva para comprar ou rejeitar um filme. O francês, sobretudo, é uma língua que não é estranha a uma boa parte do público mesmo fora dos circuitos de arte e ensaio e o italiano anda lá perto. No cinema não-anglófono o que nos chega mais continua a ser o tal cinema não comercial ainda que nos últimos anos tenham aparecido alguns filmes "comerciais" franceses, espanhóis, etc. Mas creio que têm alguma dificuldade em encontrar um segmento relevante de público. Posso estar errado, não tenho números. Quer dizer, uma retro Fassbinder certamente que tinha umas linhas de apoio nos jornais e mãos cheias de pessoas a assistir (i.e., dez), mas um filme de acção alemão seria desprezado nos media - como os filmes de acção americanos - e dificilmente atrairia o "grande público". Não estreou há dois ou três anos atrás um thriller alemão dobrado em inglês? Creio que sim. É um sinal das rotas comerciais; se for aos EUA tem mais possibilidades de entrar noutros países europeus.

Os filmes que passam no Fantasporto possivelmente são de géneros diversos. Estou apenas a presumir. Só conheço o Tuvalu. Têm por lá passado, esporadicamente, outros filmes germânicos. Um deles estreou também, se não estou em erro: A Experiência. No mesmo ano passou um road-movie-comédia-romântica chamado Im Juli, repleto de encontros e desencontros. Ocorre-me outro com uma senhora madura algures numa estância de férias que se envolvia com um gigolo jovem... não me lembro do título, nem onde o vi... Em 2002 passaram vários títulos, diversos de género e com qualidade (*). Por essa(s) amostra(s) eu diria que existe uma produção relevante e diversificada de cinema alemão. Se não chegam cá é porque não são de realizadores celebrados pela crítica ou não ganham prémios importantes, por um lado, ou porque o apelo comercial de um filme falado em alemão não convence os distribuidores, por outro.

(*) Im Juli, Das Experiment, Der Tunnel, Hundstage, Legion of the Dead,... O terceiro um épico, originalmente feito para TV, sobre fugas através do muro de Berlim, o quarto é realmente Áustriaco, ops, e último é uma comédia gore, muuuito má.
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Luis Canau
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Thanatos
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Post by Thanatos »

Olha, curioso, anda no Goethe Institut um ciclo de cinema alemão em colaboração com a Medeia Filmes. Claro que o Goethe Institut fica em Lisboa...
Cinedie
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Post by Cinedie »

Este mês (7 a 14) passaram uns filmes no King:
http://www.goethe.de/wm/lis/prog/cineprog.htm

Era este que te referias? Tinha lido sobre o evento, mas nem me lembrei desse outro exemplo de exposição às cinematografias germânicas. Claro que continuamos fora do circuito comercial... Em todo o caso, quem queira escolher e procurar cinema mais "específico" vai tendo algumas oportunidades de o fazer, mesmo em salas de cinema. Se morar em Lisboa ou no Porto.
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Luis Canau
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Post by Thanatos »

Sim era esse que me referia... e atenção que o Goethe Institut (no Campo Mártires da Pátria) volta e meia exibe filmes alemães ou teatro ou até música... ou seja são activos em termos culturais. É preciso é ter paciência e ir passando por lá. Ahh e come-se bem no restaurante deles! 8)
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Ricardo Ribeiro
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Post by Ricardo Ribeiro »

Há uns dias falei com um amigo meu alemão sobre esta questão. Segundo ele, o cinema alemão para as grandes audiências não existe mesmo, e isto porque o público alemão se encontrar completamente americanizado em termos cinematográficos, condenando ao fracassso iniciativas para produzir filmes nacionais de agrado geral.
Ricardo Ribeiro
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Post by Tojal City »

Olha parece o nosso país, mas ao menos os Alemães ainda lançam ocasionalmente um das boot, never ending story ou um goodby lenine.
Tojal City
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Post by Tojal City »

E não saiu agora um filme sobre o Hitler muito controverso?
siroco
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Post by siroco »

o cinema alemão para as grandes audiências não existe mesmo, e isto porque o público alemão se encontrar completamente americanizado em termos cinematográficos, condenando ao fracassso iniciativas para produzir filmes nacionais de agrado geral.
Lá como cá, lá como cá... :-(
mas ao menos os Alemães ainda lançam ocasionalmente um das boot, never ending story ou um goodby lenine.
E nós lançamos um "Tráfico" e um "Tarde Demais" yes-)
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Post by alquimista »

E nós lançamos um "Tráfico" e um "Tarde Demais"
O "Tráfico" foi juntamente com "A Crónica dos Bons Malandros" um dos piores filmes portugueses que vi na minha vida. Infelizmente comprei a porcaria dos filmes na colecção do Correio da Manhã...

O "Tarde Demais" , achei do melhor que se fez nos ultimos anos. Acho que não teve nada que não tivesse gostado. Talvez a banda sonora que é tão podre de conceptual que mete nojo, mas a verdade é que até dá uma atmosfera porreira e demente ao argumento.

Agora no dia em que em portugal se fizesse algo como o "Das Boot" ou o "Neverending Story" eu ficaria muito contente. Especialmente um Neverending Story...podia ser que me arranjassem um emprego lá a desenhar cenários para aquilo. 8)

Mas realmente também me pergunto as vezes por onde anda o cinema alemão.
Penso que o Inspector Max não conta , pois não ?
Ah não é o Max, é o Rex...perdão. :-D
Frances
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Post by Frances »

Para existir um festival organizado cá pelo Goethe Institut, é porque também existe cinema alemão...

http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?t=18841
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siroco
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Post by siroco »

Lamento que não tenhas gostado Alquimista, mas para mim foram os dois melhores filmes portugueses dos últimos tempos, vi ambos no cinema e agora também comprei a edição do "Correio da Manhã", só os filmes, sem pasquim :twisted: .

No "Tráfico" acho hilariante a dupla de padres "sulfúricos" e o acto final com os sem-abrigo a lerem "Os Desastres de Sofia" é de antologia, daqueles momentos mágicos que sempre me acompanharão. No "Tarde Demais" eliminava todas as cenas que não incluem os 4 homens e o rio, acho que cortam um bocado o ritmo e quebram o clima opressivo.
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Post by Skywatcher »

O Rex é austríaco. :wink:

Um abraço,
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