The Abyss (1989) James Cameron 4K (finalmente!)

Novidades, datas de lançamento e características de edições de Região 1, 2 (excepto Portugal), 3 e 4.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7317
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

The Abyss (1989) James Cameron 4K (finalmente!)

Post by Cabeças »



E pronto, o final de uma longa espera. yes-)

À esquerda, a edição que saíu cá no ano 2000, infeliz e incompreensivelmente sem ser anamórfica e sem o disco de extras legendado. Mas tem as duas versões do filme. Foi uma das minhas maiores desilusões na altura, quando larguei a TV convencional, a minha fiel Pionner SD28AV1 com 70mm que durou 30 anos e comprei o 1º ecrã foi dos primeiros filmes que quis ver e nem queria acreditar. Pensava que era uma grande edição. Mas não era.
Ao meio a edição chinesa que expandiu a versão normal emulando o anamorfismo, mas artificialmente. Esta edição na altura foi bem vinda, mas só corre em leitores multi-região. Ou então tem que se fazer uma cópia no pc, claro. Isto das regiões é das coisas mais aviltantes que a indústria fez. Sempre achei ridículo comprar um filme original e não poder vê-lo no leitor que tiver.

E à direita finalmente depois de uma espera de 24 anos, a versão que os cinéfilos e colecionadores mereciam: 4K, bluray e um bluray de extras! O que posso dizer sobre esta edição?... em termos de extras estão legendados (em inglês), contrariamente à edição nacional do longinquo ano 2000 que não tem legendas nenhumas nos extras. E esta edição definitiva tem tambem dois extras muito bons com o Cameron (atualmente) a palrar durante uns 45 minutos no toal sobre os temas "Deep Dive: A conversation with James Cameron" e "The Legacy of the Abyss". Tem também o "Under Pressure", que está no dvd nacional, mas este legendado, e "Archives", onde referem estar todos os extras do dvd.

Quanto à qualidade do filme nesta edição em 4K, que tanta polémica tem dado, deixo-vos a minha opinião sincera: claro que é um filme com 35 anos, o 4K não é semelhante a um 4K atual. Mas estive a ver o filme quase todo e penso que foi feito um trabalho digno. Eu diria que a qualidade, em termos de comparação, equivale a um bluray razoável. Pena o filme ter o ratio que não preenche na totalidade o ecrã, preferia que tivesse. Mas estou sinceramente muito contente com esta edição. :-D
Cabeças
Image
Post Reply