Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Sub-Fórum para colocar os tópicos de lançamentos de dvd's no mercado nacional.

Moderator: Pedro Pereira de Carvalho

Post Reply
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by Strangelove »

Para assinalar o lançamento do pack DVD com seis obras de Pasolini, a Risi Film convida para uma conversa sobre Pasolini, ou da análise poética do real. Dia 7 de Novembro, às 18h30, na livraria Linha de Sombra.

Dia 7 de Novembro às 18h30 na Livraria Linha de Sombra - Cinemateca Portuguesa

Pasolini, ou da análise poética do real
Conversa e leituras em torno da obra literária e cinematográfica de Pier Paolo Pasolini


Convidados:
Clelia Bettini, Investigadora independente
Rui Miguel Ribeiro, editor das Edições Saguão


Entrada livre.


Morada: Rua Barata Salgueiro 39, 1250-042 Lisboa





A Risi Film prepara-se para lançar, em edição especial, a caixa de seis filmes de Pier Paolo Pasolini.
Cinco longas-metragens de ficção e um documentário culminam em seis obras incontornáveis do cinema, em cópias restauradas.
Os seis filmes foram exibidos nas salas de cinema em Abril do ano passado, no ciclo "O Cinema Segundo Pier Paolo Pasolini", organizado pela Risi Film por ocasião do centenário daquele que foi um dos maiores intelectuais do século XX.


Accatone (1961)
Mamma Roma (1962)
Comícios de Amor (1962)
O Evangelho Segundo São Mateus (1964)
Passarinhos e Passarões (1966)
Rei Édipo (1967)


PVP: 32,50€

Classificação etária do pack: M/16



O pack está disponível para aquisição em pré-venda, submetendo o pedido por email, para o endereço distribuicao@risifilm.pt.


Com o apoio do ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual






https://risifilm.pt/noticias/lancamento ... o-pasolini
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by rui sousa »

Uma desilusão este pack... um projecto financiado pelo ICA, que não tem discos prensados mas DVD-R (e em nenhum lado vem isso mencionado), além de também o celofane parece ter sido embalado mal e porcamente numa cave? Enfim... queria apoiar este lançamento, mas assim que o comprei ontem, no lançamento na Linha de Sombra, e vi o interior, pedi a devolução. grr-)
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by Strangelove »

Obrigado pela info, Rui.
Estive prestes a comprar via email, mas como estou distante, hesitei um pouco.
Parece que vou comprando os filmes via MoC e em BR.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by rui sousa »

Strangelove wrote: November 30th, 2023, 10:05 pm Obrigado pela info, Rui.
Estive prestes a comprar via email, mas como estou distante, hesitei um pouco.
Parece que vou comprando os filmes via MoC e em BR.
Ora essa. É uma pena, de facto. Mas quando vi a edição nem queria acreditar. Uma oportunidade perdida.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by Cabeças »

Bom, eu venho um pouco qual cavaleiro solitário em defesa do pack :-)))

Concordo que o facto de não terem informado que os filmes são dvd-r gravados foi realmente deselegante. Mas sinceramente, o facto de serem dvd-r a mim não me causa problema algum, embora compreenda e respeite quem não goste. Não me causam problema algum tal como não me causam nenhum problema algumas edições espanholas em bluray (algumas em bluray-r) que alguns colecionadores dizem que não são "oficiais", mas que são vendidas pela amazon... para mim são oficiais e tenho muitos filmes mesmo em bluray que não teria de outro modo.
Na minha opinião, Espanha tem feito e continua a fazer um grande serviço aos colecionadores portugueses, sobretudo após alguns iluminados terem assassinado o mercado nacional. grr-)

Quanto ao pack, posso dizer-vos que todos os dvd-r são dvd9, confirmei um por um, portanto não há compressão alguma (relembro que um dvd5 só admite cerca de 4,7 GB):

Accatonne - 6912 GB
Mamma Roma - 5735
O Evangelho segundo São Mateus - 7023
Comícios de Amor - 6538
Passarinhos e Passarões - 6148
Rei Édipo - 5617

Experimentei todos os discos e correm todos sem problemas. Quanto à qualidade da imagem, sinceramente acho-a óptima! salut-)

O pack inclui um folheto de cerca de 30 páginas com uma introdução sobre Pasolini de 3 páginas escrita pelo António Pedro Vasconcelos. Tem também um texto de duas páginas do próprio Pasolini, e uma citação do José Tolentino Mendonça. Depois, cada filme é referido em duas ou três páginas, com textos de Pasolini sobre o filme, mas também com outras contribuições, nomeadamente de Bernardo Bertolucci, Neva Cerantola, Alberto Moravia, João Lopes, Luís Miguel Cintra, Adriano Aprà, Jorge Silva Melo, João Mário Grilo, Martin Scorsese, João Benárd da Costa, José Tolentino Mendonça, Isabel Ruth, e Alain Bergala.
Penso que é um bom documento a acompanhar o pack! salut-)

O pack parece-me também bem conseguido em termos de apresentação, sinceramente! Deixo embaixo algumas imagens da capa, dos labels e de uma página do folheto para ficarem com uma ideia.

Eu estou muito contente por ter comprado este pack! :-D



Image

Image

Image

Image

Arrepende-te e vai comprar outra vez o pack, Rui Sousa! :-)))
Cabeças
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by rui sousa »

Não me arrependo. Eu vi o interior (abri a caixa para depois descobrir que eram DVD-R), e acho vergonhoso que em lado nenhum do pack seja mencionado serem DVD-Rs. Afinal, estamos a falar de uma caixa produzida com dinheiros estatais, e duvido que, no processo de candidatura do projecto, tenha sido referido que o mesmo seria feito desta forma.

A Warner Archive tem edições MOD ("manufactured on demand", feitas em DVD-R) e menciona sempre, na caixa, que o disco é um DVD-R.

Por mais bonita que seja a apresentação (e o booklet está cheio de gralhas, nem o reviram como deve ser), acho preferível optar por outras edições estrangeiras, ou até ver os filmes na FILMIN em HD.

Mas cada um sabe o que faz ao seu dinheiro, claro. :-D
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by Cabeças »

rui sousa wrote: December 3rd, 2023, 11:00 pm Não me arrependo. Eu vi o interior (abri a caixa para depois descobrir que eram DVD-R), e acho vergonhoso que em lado nenhum do pack seja mencionado serem DVD-Rs. Afinal, estamos a falar de uma caixa produzida com dinheiros estatais, e duvido que, no processo de candidatura do projecto, tenha sido referido que o mesmo seria feito desta forma.

A Warner Archive tem edições MOD ("manufactured on demand", feitas em DVD-R) e menciona sempre, na caixa, que o disco é um DVD-R.

Por mais bonita que seja a apresentação (e o booklet está cheio de gralhas, nem o reviram como deve ser), acho preferível optar por outras edições estrangeiras, ou até ver os filmes na FILMIN em HD.

Mas cada um sabe o que faz ao seu dinheiro, claro. :-D
Eu compreendo e respeito perfeitamente a tua frustração e os teus argumentos, claro. salut-)
Abraço
Cabeças
Image
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Pack "O Cinema Segundo Pasolini"

Post by Helder Fialho »

Cabeças wrote: December 2nd, 2023, 11:32 am Na minha opinião, Espanha tem feito e continua a fazer um grande serviço aos colecionadores portugueses, sobretudo após alguns iluminados terem assassinado o mercado nacional. grr-)

É bem verdade. Não só aos coleccionadores, como a qualquer pessoa. Sobretudo as edições da Divisa, muitas delas têm legendas em português e muitas vezes tratam-se de filmes que não têm edição portuguesa, como é o caso de vários filmes mudos. Nesses casos, a única forma de podermos vê-los em português é através das edições espanholas que vêm com legendas em português. Às vezes até os próprios extras têm legendas em português.
Post Reply