Toledo

Coloquem aqui as vossas fotografias de viagens, viagens de sonho, ou as vossas fotografias
Post Reply
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
Posts: 53
Joined: October 18th, 2020, 6:44 pm

Toledo

Post by ZédaAdega »

Image

https://es.wikipedia.org/wiki/Toledo

Na semana passada concretizei o meu velho sonho de visitar Toledo, a antiga capital romana da Lusitania...

O motivo histórico e pessoal de eu querer visitar esta antiga capital de Espanha (até ao séc. XVI) e Lusitânia Romana é o de que eu sou Lisboeta e Alfacinha de gema, e sei que o centro de Lisboa foi arrasado no Terramoto/Tsunami/Incêndio de 1755, sobrando apenas alguns vestígios no Bairro Alto, Alfama e afins.

Eu queria percorrer as ruas ainda com a antiga planta turtuosa intacta, da cidade irmã de Lisboa há 2000 anos atrás, que fica 60 km a sul de Madrid e também banha o Rio Tejo.

Image

Parámos o carro no lado Oeste, junto desta ponte medieval pedonal, mas o resto do caminho era muito íngreme, estilo elevador da Glória no Bairro Alto, feito a pé.

A primeira noite correu mal, pois não sabiá-mos que do lado Oeste a encosta era muito íngreme e os bares e cafés estavam quase todos fechados às 22:00, e na primeira tasca que vimos aberta, após 30 minutos a caminhar a pé, pedi um Cognac e um café, o cognac foi-me trazido num copo alto com 2 grandes cubos de gelo que saquei para o chão com o auxílio da colher do café e apenas lá estava um dedo de altura de brandy, para me tentarem enganar enquanto turista estrangeiro.

Na 2ª noite fomos de táxi chamado pelo hotel de 5 estrelas (10 euros), que nos deixou na parte Este, mais alta e cheia de bares e turistas, e eu disse logo ao camarero que "Quiero un cognac Magno, pero servido numa copa de señor, como dios manda", quando se fala assim com os espanhóis usando espressões madrilenas do Franquismo, que ouvi na série "Cuenta-me como pasó", os gajos aparecem logo com um grande cálice com uma quantidade grande de brandy, que demorei 30 minutos a beber. :lol:

Image

Queria elogiar o hotel Cigarral El Bosque, de 5 estrelas com piscina, que nos custou 85 euros por noite na semana passada, reservado na véspera.

Eu estive a manhã toda dentro dessa piscina da foto acima, com vista para Toledo. Os hotéis em Espanha custam metade do preço dos hotéis portugueses por regra.

Quando eram 13:00 abrirarm o bar da piscina e ligaram a música, eu fui lá pedir 1 café, 1 descafeínado e 1 Martini. Dei uma nota de 10 euros à espera de troco... O camarero disse que faltava 1 euro... Não pedi mais nada... :-?

Ao menos o martini e os cafés podiam ser trazidos para a mesinha, junto à espreguiçadeira da piscina. Eu tinha 1 garrafa de Martini dentro do mini-frigorífico do quarto à minha espera, que no supermercado espanhol custa apenas 8 euros, por isso não houve stress :wink:

Mas recomendo bastante este hotel de 5 estrelas, para quem queira visitar Toledo, em oposição aos hotéis antigos no centro da cidade, onde um gajo tem de reservar e pagar garagem para o carro a 10 minutos a pé e depois vir a acartar malas pela encosta acima.

O pequeno-almoço não está incluído e custa 11 euros por pessoa, nós optamos por pagar porque era muito bom, comida e bebida à descrição com ovos mexidos, estrelados, bacon frito, fiambre, paio, queijos, frutas, sumo natural de laranja, etc. e tudo mais 1 par de botas.

Image

A nível de diversões, o cansaço era tanto que apenas fomos ao museu Ilusiona, dedicado a ilusões de Óptica, onte tirámos algumas fotos a fazer macacadas.

https://www.iluziona.com/museo/

No entanto pensei ir ver os quadros do pintor do século XVI El Greco, que nasceu na Grécia, logo após o colapso do Império bizantino, estudou na Itália com os pintores do Renascimento e depois acabou os dias a viver em Toledo. O bilhete era apenas 2 euros, mas estávamos demasiados cansados para caminhar por aquelas ruas turtuosas medievais.

Image

Também descobri que em Madrid, a 60 km, existia a passagem de terror oficial e licenciada do Walking Dead, com reconstituição de vários cenários da série, e premiada, interdita a hipertensos, etc. onde os zombies andam atrás de nós, como na antiga feira popular de Lisboa. O bilhete era caro e era necessário fazer marcação, a minha mulher tinha medo de lá entrar, não fomos... :-(

Em conclusão, dou uma recomendação de 100% a Toledo. A estética e cor são completamente diferentes de Lisboa, pois na região eles construíam os edifícios com tijolos de barro vermelho, ruínas romanas não existem (tirando umas fundações ao redor de Toledo). A cidade em si é da época medieval, mas o seu encanto para mim é a planta com ruas tortuosas e posição defensiva, banhada pelo rio tejo em 2 lados (que faz mesmo de fosso de castelo, pelo seu desnível) e muralhas pelos outros lados, do tempo do século I de Toletum e Olisipo, cidades romanas.

Image
Toledo na primeira metade do século XIX (David Roberts)
Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
Post Reply