Visões do Império (2021) - Joana Pontes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Visões do Império (2021) - Joana Pontes

Post by Cabeças »

Image

Um documento que achei muito interessante, sobretudo para quem tiver tido família no contexto colonial, que faz parte da nossa História e que foi palco de tantos dramas, muitos deles que se projetaram nas décadas posteriores, com repercussões que ainda fazem parte da memória colectiva e individual de muitas pessoas e famílias.

Mas este documentário é muito mais do que uma simples mostra de fotografias, permite-nos também no início perceber o drama do esquecimento, a perda de identidade e da memória tanto de modo individual como em termos familiares, com a compra e venda de espólios fotográficos muitos deles com dedicatórias e contextos específicos, importantes para muitas pessoas e famílias num determinado tempo, e que acabam muitas vezes perfeitamente anónimas numa qualquer caixa para venda na Feira da Ladra.

Com a participação, entre outros, da Filipa Lowndes Vicente e do Miguel Bandeira Jerónimo, o documentário evolui depois para um registo mais alargado de situações históricas em termos fotográficos, mostrando-nos e permitindo-nos perceber claramente de que modo a fotografia foi utilizada em termos políticos para mascarar a realidade dos factos e de contextos específicos.

Sinceramente, gostei muito. Não é um documentário por vezes fácil de ver, por vezes é chocante pelas realidades que mostra, mas penso que pode contribuir para ajudar a que algumas pessoas olhem com outros olhos para a História do colonialismo português.



https://www.imdb.com/title/tt12160800/? ... _sr_srsg_0
Cabeças
Image
Post Reply