O mundo enlouqueceu?

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4410
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by rui sousa »

Vai ser interessante perceber se algo realmente muda quando a pandemia terminar. Porque é como diz o outro: prognósticos... só no fim do jogo :)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Samwise »

technicolor wrote: March 19th, 2020, 2:55 pm Olhando os estacionamentos do bairro onde vivo, habitualmente vazios a esta hora do dia e vendo-os hoje, um dia que deveria ser uma jornada regular de trabalho, todos cheios de carros deu-me para voltar a este tópico com algumas reflexões avulso.

Esta pandemia (e o estado de emergência que hoje por cá se iniciou ) para além do lado assustador evidente que tem, pode representar uma oportunidade de reflexão e mudança significativa no estilo de vida de parte das populações.
O teletrabalho parece ser para já o aspecto mais destacado mas existem outras mudanças a nível social por exemplo:
uma maior solidariedade que parece emergir nesta crise em alguns sectores da sociedade...
o próprio modelo económico (o questionar da validade do modelo Neoliberalista)
a espantosa descida dos níveis de poluição observada em alguns locais principalmente os que comportam normalmente uma brutal carga humana,
a retracção no consumo de bens menos essenciais,
a mudança no ideal de vida em que se troca a aquisição de "património" material (casa própria, carro topo de gama casa de férias ) por um património emocional composto por vivência de experiências, de viajar sem grande conforto apenas para conhecer outras culturas (actuais ou de tempos passados) fazendo-o fora do circuito de comércio turístico tradicional... etc
e também o outro lado, o da tecnologia de realidade virtual cada vez mais envolvente (adictiva?) e as novas profissões a ela associadas... e impacto cultural e até fisiológico que essa veneração da tecnologia pode ter em determinados grupos...
Por mais que eu gostasse de acreditar que "o mundo" iria mudar "para melhor" devido a algo deste género, aposto neste momento as fichas todas na número que diz que "muita coisa vai ter de mudar para ficar tudo na mesma". Acredito que alguma pessoas vão passar a olhar para a vida por outro prisma, se calhar até muitas, mas as fontes de poder, e o enraizamento da forma como esse poder se acumula e perpetua, vão manter a sua rota "normal" - e a pandemia Corona é apenas uma pequena "glitch" nessa rota. Só de pensar como vai ser financiada posteriormente toda a "ajuda" que está a ser neste momendo preparada, e o custo que vão colocar em cima da benesse... -stop- (Quem vai pagar a factura, quem é? grr-) )

Os modelos económicos vão sofrer ajustes, mas os fluxos de dinheiro vão permanecer, na sua maioria, inalteradaos.

Os modelos de vida também, suponho, venham a ser mais ou menos os mesmos, e vai provavelmente suceder um agravamento das posições entre algumas nações em disputa do poder a nível mundial. Se não, a título de exemplo, veja-se só o que este artigo está a sugerir:

https://sol.sapo.pt/artigo/688651/-guer ... a-nacional

Para todos nós que vivemos no ocidente, o que pretendemos é muito "simplesmente" que a vida regresse à "normalidade" - não creio que a nossa ambição colectiva nos permita, para já, sonhar com algo acima disso, com outro paradigma de consciêncialização...
Last edited by Samwise on March 21st, 2020, 9:24 am, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4869
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by nimzabo »

Sem outras considerações acerca do que escreveram quero referir que da gripe espanhola não parece ter saído um mundo melhor do que antes.

E nesta altura do campeonato um desfecho possível em termos geopolíticos é a passagem da China a principal potência mundial.
Não me admirava que num futuro mais ou menos distante o Trump ainda acabasse na prisão.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by JoséMiguel »

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Samwise »

nimzabo wrote: March 21st, 2020, 9:15 am E nesta altura do campeonato um desfecho possível em termos geopolíticos é a passagem da China a principal potência mundial.
Sim, e nesse caso creio que a resposta "ocidental" será uma união maior entre Europa e EUA contra esse "inimigo comum".
Não me admirava que num futuro mais ou menos distante o Trump ainda acabasse na prisão.
Não sei. O tipo é resiliente à brava. Parece que resiste a tudo (mesmo à sua própria estupidez). O Corona para ele é "peanurs"...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4869
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by nimzabo »

Eu não tenho a mesma perspectiva que tu relativamente à China.
Percebo que historicamente tem havido um alinhamento a ocidente mas também acho que há vantagens num mundo mais multipolar do que tem sido até aqui.
Penso que os EUA têm feito muita coisa mal feita e que já vai sendo tempo de perderem alguma da influência que têm tido.
Os EUA têm um peso excessivo nas principais instituições internacionais e usam-no em proveito próprio.
Não vejo a China como um inimigo nem percebo que a UE tenha que ver.

E quanto ao Corona não é peanuts, nem para o Trump.
Não sei se tens visto algumas das intervenções* a propósito do virus incluindo as conferência de imprensa mais recentes... e os EUA já estão quase a ter tantos casos diários de infecção como a Itália. Hoje ou amanhã são capazes já de ser o país com mais infectados nas ultimas 24 horas.

* por exemplo
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Samwise »

nimzabo wrote: March 22nd, 2020, 11:33 am E quanto ao Corona não é peanuts, nem para o Trump.
Não sei se tens visto algumas das intervenções* a propósito do virus incluindo as conferência de imprensa mais recentes... e os EUA já estão quase a ter tantos casos diários de infecção como a Itália. Hoje ou amanhã são capazes já de ser o país com mais infectados nas ultimas 24 horas.

* por exemplo
Quando eu digo que é peanuts para o Trump, é do ponto de vista da popularidade. Parece que nada o abala...

Quanto ao Corona nos States, vai ser mau. Muito mau. Até porque não há praticamente SNS por lá.

Quanto à China, eu não discordo completamente do que dizes, mas também não concordo completamente. Acho que nalgumas questões pode haver aproximação, mas noutras não. Prefiro ser "dominado" por um mundo em que os EUA mandem mais, do que um em que a "China" mande mais, sobretudo porque são formas diferentes de domínio. Uma parte de uma democracia (mesmo que musculada e impositiva) e outra de um estado totalitário. Isso para mim é o ponto essencial(íssimo).
Last edited by Samwise on March 22nd, 2020, 2:51 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4869
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by nimzabo »

Concedo que não sabemos muito bem como é uma ordem mundial liderada pelos chineses e pode até ser pior que a dos americanos.
Mas também não sei se poderá haver um desequilíbrio tão grande.
O mundo estava, antes do vírus, a mexer-se em várias frentes com várias regiões a desenvolver-se e isso já não é bem a situação que os EUA tiveram.
Os chineses vão ter um mundo muito diferente para liderar, se for mesmo esse o caso. E também em termos tecnológicos.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Samwise »

O mundo estava, antes do vírus, a mexer-se em várias frentes com várias regiões a desenvolver-se e isso já não é bem a situação que os EUA
Sim, sem dúvida, mas..

... voltando um pouco atrás até ao ponto em que estávamos mais na perspectiva de previsão sobre o que vai acontecer (em vez de na de opinião pessoal sobre o que seria ideal), a minha noção é de que a China vai ficar numa situação privilegiada por tempo indeterminado, e que em resposta directa a essa situção, os EUA vão "esforçar-se" para inverter o estado das coisas, e que vão olhar para a Europa, estrategicamente, como uma das fontes mais importantes de apoio. Isto em termos gerais, e considerando todas as incógnitas e territórios desconhecidos que hão-de resultar da, para já, crise mundial. Um dos cenários que se prevê como provável é a crise passar a recessão.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4869
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by nimzabo »

E continuam a ser a principal potência militar...
É tudo muito imprevisível.
Por exemplo a Coreia do norte, em plena crise do vírus, anda a lançar misseis.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Samwise »

nimzabo wrote: March 22nd, 2020, 3:35 pm Por exemplo a Coreia do norte, em plena crise do vírus, anda a lançar misseis.
Há altura melhor? O mundo está com as calças na mão.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Samwise »

Outro exemplo:

https://www.publico.pt/2020/03/17/econo ... 70-1908142

Do lado da marca, foi uma "óptima altura" para mandar uma bomba destas cá para fora. A Comunicação Social publicou a notícia, mas passou completamente despercebida no meio do Apocalipse Corona, dos sindicatos nem pio, e pronto, está despachado o assunto com zero contestação mediática.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Um pouco off-topic (afinal estamos no Off-Topic mesmo :-) ), acho que vão haver algumas alterações nos paradigmas de trabalho e comportamento social.

Uma boa parte das empresas vai começar a apostar em grande no teletrabalho para prevenir situações como a presente. Vai aumentar a aquisição de material informático móvel (portáteis, smarthphones) e software de apoio a esses equipamentos. A aquisição de postos fixos vai continuar a diminuir até um valor mínimo.

Vai haver um aumento significativo de empresas a apostarem em soluções/produtos para a saúde. Os orçamentos governamentais no geral devem refletir uma aumento generalizado na I&D na área da saúde e prevenção - isto para governos que possuam capacidade de pensar a médio/longo prazo - vamos a ver o que acontece por cá em que pensa sempre a curto prazo.

O comércio online vai ganhar um impulso fortíssimo e muito do comércio tradicional vai ressentir-se. Talvez não se sinta tanto em climas temperados como o nosso, mas em climas mais extremos a diferença vai ser brutal. Por outro lado vai aumentar o isolamento social e terá de haver um reforço futuro em áreas de apoio domiciliário.

Eu diria que o turismo global vai sofrer um valente abanão, mas a memória é curta, talvez não. Num país como o nosso onde o turismo é uma das principais fontes de receita, vamos ter problemas.

E claro como já mencionaram noutros tópicos será uma grande machadada no cinema e talvez noutros espetáculos colectivos. Pode ser que alguns recuperem, mas que vão sofrer bastantes não tenho dúvida. Veremos como se comportam no futuro os grande festivais de música e outras artes, estas últimas já por si bastante afetados mesmo antes desta crise.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Por acaso escapou-me o post do technicolor e acabei por repetir algumas das ideias já mencionadas por ele. Peço desculpa se pareceu plágio.

Já agora outro panorama que vai com certeza mudar - e aqui espero bem estar enganado - é o reforço da xenofobia e isolacionismo dos países. Vai haver um maior controlo das fronteiras e da livre circulação de pessoas e bens devido ao receio de contaminações agora e futuras.

Humm, se houver suficientes interessados talvez devesse ser aberto um outro tópico - O pós vírus - com o que podemos esperar após o término desta crise.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7317
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: O mundo enlouqueceu?

Post by Cabeças »

Pelo menos também a horrível moda dos alojamentos locais, responsável por muitos dos desalojamentos selvagens que fizeram às pessoas, aumentos de renda criminosos que houve, tuk-tuks, hordas de turistas vai desaparecer ou acalmar muitíssimo.

Não tenho pena nenhuma de quem desalojou à bruta pessoas que viviam hã anos nas suas casas (alugadas) para fazer alojamentos locais. Tal como as pessoas ficaram sem as casas, eles agora ficam sem negócio. A ganância às vezes não compensa.

E espero que agora as rendas e o valor de compra da habitação retorne para os valores mais de acordo com os rendimentos das pessoas em termos de capacidade de endividamento.

Quanto à Economia, há muitos anos que transformaram Portugal num país de turismo, serviços a baixo custo e ordenados miseráveis da maioria dos cidadãos. E em vez de investirem milhões no SNS, na Educação, na indústria nacional ou na melhoria da vida das pessoas preferiram dar tudo à banca privada para tapar buracos financeiros criminosos e vender empresas de referência que davam lucro aos estrangeiros, ou entregá-las a privados.

A gestão do país tem sido miserável desde sempre, sempre a favor dos grandes grupos económicos e da banca privada. Claro que a Economia se vai ressentir! Mas o que é triste é que isso quer dizer que os que se vão ressentir mais são os mesmos de sempre.
Cabeças
Image
Post Reply