O caso de Neto de Moura e a Liberdade de Expressão

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

O caso de Neto de Moura e a Liberdade de Expressão

Post by Samwise »

O caso jurídico que anda por estes dias a ser preparado pelo advogado de Neto de Moura, e que visa processar uma série de figuras públicas que recenemente proferiram afirmações, também elas públicas, nos mais diversos orgão de comunicação soial e redes sociais, e que aparentemente o ofendem, tem tudo para ser o Next Big Thing a nível de debate sobre a Liberdade de Expressão.

Até porque tais afirmações se enquadram logo à partida num escopo social e num debate prévio já de si bastante alargado e importante: a violência doméstica e a questão da defesa do agradido perante o agressor - neste caso concreto, temos o agressor comum "o homem", e o agredido comum "a mulher". Neto de Moura tem estado debaixo de fogo público por ter deliberado, numa série de casos de violência doméstica e agressão, sentenças que humilham as agredidas e protegem os agressores.

Ou seja este debate é transversal à sociedsade, abrange várias componentes do plano social (a justiça e a esfera jurídica, a questão da violência doméstica e a liberdade de expressão, pelo menos)

A notícia:

https://observador.pt/2019/03/02/juiz-n ... politicos/

Algumas situações verificadas no passado:
https://www.tsf.pt/pesquisa.html?q=neto%20de%20moura


Não resisto a comentar já este caso, pela importância do que está em causa.

O advogado de Neto de Moura está a ser bem claro e insistente na afirmação de que isto não é um caso de liberdade de expressão, mas sim um caso de ofensa e enxovalhamento.

Eu discordo frontalmente logo aqui. Isto É um caso de Liberdade de Expressão. Está precisamente em causa se essas "ofensas" e esse "enxovalhamento" fazem ou não parte daquilo que é socialmente aceitável considerar dentro dos limites da Liberdade de Expressão. Ou seja, se deve ser permitido a qualquer cidadão (e entre estes, os humoristas, comentadores e jornalistas visados no processo) chamar "besta" e"otário" a Neto de Moura, e dizer que "ele devia ir meter coisas no anus", sem que isso seja considerado uma prática judicialmente condenável. E é por aqui que eu acho que o combate em tribunal, se chegar a isso, vai encarrilar.

Será muito grave para a democracia que temos que uma decisão judicial desse razão a Neto de Moura. No passado, e regra geral, a decisões em casos do género têm deliberado a favor dos "ofensores", considerando que não houve qualquer ofensa sentenciável. mas neste caso temos um juiz, alguém do "aparelho", a acusar, e isso pode fazer alguma diferença. :?:

Eu defendo que toda a gente tem o direto de ofernder quem quiser - inclusivemente o Presidente da República, das forma que quiser, com as palavras que quiser, sem ter de responder perante a justiça por causa disso. Para mim o limite da Liberdade de Expressão inclui este direito. Inclui o direito de chamar besta e otário a Neto de Moura.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: O caso de Neto de Moura e a Liberdade de Expressão

Post by Rui Santos »

Acho que o caso só é caso, porque o Neto de Moura é Juiz e à um certo receio que os juízes atuem de forma corporativta.

Como li na internet... é um daqueles casos, que ainda nos sujeitamos a ser julgado e mal julgado cá em Portugal, cabendo depois ao tribunal europeu de direitos do homem de corrigir a justiça Portuguesa. Ridículo.

O bom das redes sociais, é ver hoje o Twitter... e é só pessoal a pedir para ser processado. Não me lembro de tamanho absurdo por parte de um juiz, que insiste em culpar a lei (que sem duvida terá de ser melhorada para que determinados juízes não a leiam de forma literal).
Mas em vez de se defender com honra... decide processar todos os que gozam com ele.... sem palavras.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: O caso de Neto de Moura e a Liberdade de Expressão

Post by Samwise »

A resposta, por parte dos acusados, a esta ideia de serem processados está a ser brutal - pelo menos de alguns. A adaptação do jogo Galaxians do RAP ... :lol: :lol: :lol:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6164
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: O caso de Neto de Moura e a Liberdade de Expressão

Post by Rui Santos »

Não me lembro de algo tão parvo quanto este caso... isto não vai terminar bem. Pois ele irá ser gozado muito mais agora, e isso não é bom nem para a justiça, nem para ele...

Não estou a ver os políticos calados muito tempo... e isto ainda vai dar confusão e pressão para o afastar. Juro que não compreendo a criatura.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Post Reply